Para melhorar a qualidade da alimentação, é preciso aproveitar os benefícios dos vegetais. As beterrabas, além de serem usadas em saladas, podem ser preparadas como suco. O suco de beterraba é altamente laxante e ajuda na recuperação de emoções fortes (pânico, medo, ira). É depurativo do sangue, fortalecendo coração, fígado, vesícula biliar e glândulas endócrinas; combate anemia, diabetes, obesidade e tumores em geral.
Você sofre de pressão arterial? Pesquisadores descobriram que o suco da beterraba reduz a pressão arterial dentro de 24 horas, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico.
Além disso, o suco de beterraba aumenta a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais — segundo um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. O nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, aumentando o esforço necessário para que as pessoas cheguem à exaustão. O efeito de um copo de 500 ml do suco é maior que o de treinamento regular. A descoberta beneficia pessoas com doenças respiratórias e metabólicas, além de atletas de esportes de resistência.
Os cientistas ainda não sabem ao certo como o nitrato do suco de beterraba ajuda a aumentar a disposição física, mas eles suspeitam que a substância se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante o exercício.
Suco de beterraba, laranja e cenoura
Pegue o suco de duas laranjas ou duas laranjas sem casca e sem sementes, meia beterraba, uma cenoura e meio copo de água e bata tudo no liquidificador. Coe e beba.
A beterraba, quando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de antioxidantes e carotenoides – que são responsáveis pela cor vermelha e ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias.
As beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas ou para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal.
A laranja é uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio). Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70 mg desta vitamina. Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C: ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais, como betacaroteno, tiamina, fosfato e potássio.
A cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase supridas com apenas 100 gramas desse legume. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo. Contém também as vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.
Texto adaptado. Fonte: Beleza e Saúde
-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.