Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525

Depressão – tratamento natural

$
0
0

O tratamento da depressão de forma natural e permanente pode ser achave para ter uma vida saudável e feliz novamente. A depressão pode prejudicartoda a nossa vida, incluindo o rendimento no trabalho, relacionamentos,esportes e vida social em si. Assumir o problema e procurar tratamento é umadecisão extremamente importante. A depressão pode ser causada pordesequilíbrios químicos associados com o corpo físico ou ser resultado de um estressemental, que pode afetar a saúde de forma profunda.

Tomarremédios antidepressivos pode proporcionar um alívio temporário dos sintomas,mas geralmente eles causam danos incalculáveis para a saúde física. O caminho natural pode ser uma saída, pois traz bons resultados sem efeitos secundáriosprejudiciais. No entanto, deve-se observar que cada pessoa pode ter melhoresresultados com um tipo de tratamento em especial.

O tratamento dadepressão na medicina alternativa

Pesquisascomprovaram que a medicina alternativa, usada isoladamente ou em conjunto commedicamentos convencionais, pode significar uma redução na quantidade demedicamentos necessários para o tratamento da depressão, bem como dos sintomasdepressivos.

Umadas maiores descobertas nos últimos anos tem sido a constatação de que avitamina D pode afetar o humor, especialmente em pessoas que foramdiagnosticadas com a deficiência, que causa transtorno afetivo sazonal (TAS),uma depressão que aparece nos meses de inverno, quando há falta de sol. Adeficiência também ajuda na perda de massa óssea, causando osteoporose, uma vezque o corpo necessita de uma quantidade suficiente de vitamina D para absorvero cálcio.

Osníveis de serotonina muito baixos podem desempenhar um papel importante nohumor e pesquisadores acreditam que isso pode levar à depressão, ao transtornoobsessivo-compulsivo (TOC), à ansiedade ou a ataques de pânico.

Outrosremédios naturais e suplementos que ajudam a combater os sintomas depressivos ea regular os níveis de serotonina e a função do cérebro são:

-5-HTP, um precursor da serotonina.

-Vitaminas do complexo B, cujos níveis baixos no organismo podem causardepressão. As vitaminas do complexo B ajudam a transformar a proteínaproveniente da alimentação em serotonina, um hormônio do “bem-estar”, quetambém está presente em muitos remédios tradicionais para depressão.Pesquisadores descobriram que as deficiências de folato e de vitamina B-12podem estar entre as causas da depressão. Estes nutrientes também tendem aajudar a medicação antidepressiva a funcionar melhor.

-Óleo de peixe ômega-3 – melhora a comunicação entre as células do cérebro.Adicionar ômega-3 na dieta faz com que haja no cérebro um equilíbrio degorduras consideradas saudáveis. Os ácidos graxos ômega-3 são muito importantespara a construção de um cérebro saudável.

Outrasindicações para tratar a depressão naturalmente são acupuntura, meditação (ajudaa controlar o estresse e traz muitos outros benefícios), exercícios físicos (liberamendorfina – estimulantes naturais), além de um bom sono, para reduzir oestresse.

Uso da homeopatia

Otratamento homeopático é baseado na procura da causa de cada depressãoespecífica. Se a causa para o início da depressão não é detectada, o tratamentohomeopático é baseado em sintomas pessoais. Todo mundo é um indivíduo único,bem como todos os sintomas são únicos.

Umdos principais remédios homeopáticos para a depressão causada pela dor é Ignatia amara. A Ignata também pode ajudar a tratar distúrbios psicológicos causadospor vários motivos, como separação, perda de emprego e até mesmo experiênciasde abuso.

APulsatilla é um tipo de remédiohomeopático que pode beneficiar pessoas inclusive com a depressão bipolar, quepossuem variações repentinas de humor. Pessoas com baixa autoestima podem sebeneficiar da Natrum murlatlcum. Esteremédio homeopático pode ajudar pessoas com tendência a muito choro, além deajudar a liberar ressentimentos.

Pessoasdeprimidas, independentemente da causa, podem levar mais tempo para perceberuma mudança com base na gravidade da depressão.

Ervas

Ervassedativas como camomila, erva-cidreira e aveia podem diminuir as tensõesnervosas e elevar o estado de espírito.

Alavanda misturada com flores de borragem em preparações herbais pode ser um bomremédio natural para a depressão.

Ohipérico, conhecido também como erva-de-são-joão, talvez seja a erva maisconhecida no tratamento de depressão. Estudos sugerem que o fitoquímicopresente na erva, a hipericina, pode ter monoamina oxidase, que auxilia nessacondição. A erva também parece influenciar nos níveis de dopamina enorepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e o funcionamentodo neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estarno cérebro. Embora também usado, o hipérico é menos eficaz no tratamento dasoscilações de humor, depressão bipolar e no tratamento do transtorno afetivosazonal. A erva é utilizada de várias maneiras, como cápsulas, chá ou tintura.

Existeum fitoterápico muito bom chamado Ansiodoron, que vem em gotas ou comprimido. Émuito seguro e ajuda nos distúrbios do sono e da ansiedade. Pode ser usadotambém por crianças.

Aromaterapia

Aaromaterapia é também uma alternativa útil para ajudar a produzir maissentimentos positivos. Para apoiar a cura emocional, o toque em forma demassagem pode melhorar muito a recuperação. Para o tratamento da depressão,escolha tônicos estimulantes e óleos essenciais, como jasmim e angélica, que podemser usados pelo menos três vezes por semana em banhos e massagem nos pés. Oóleo essencial de jasmim age como um sedativo para os nervos e ao mesmo tempo émuito estimulante, antidepressivo e produz um cheiro muito agradável epositivo. O perfume de rosas cria uma sensação de bem-estar e leve euforia e hámuito tempo é reconhecido como um bom antidepressivo.

Sejaqual for a opção no tratamento da depressão, lembre-se de que a força devontade interior pode ser o maior dos aliados na cura. Acreditar que a cura dadepressão é possível pode ser um grande começo.

             
Fonte:Plantas Medicinais e Fitoterapia (texto adaptado)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525