Adeptosda dieta saudável ganham um substituto para o chocolate convencional, uma opçãomais saudável para quem não consegue viver sem chocolate.
Frutoda alfarrobeira, árvore nativa da Costa do Mediterrâneo, a alfarroba é umavagem cuja polpa, quando torrada e moída, torna-se um excelente substituto aocacau. Alternativa do chocolate em barra, os produtos de alfarroba sãoproduzidos com óleo de palma da Malásia, a mais rica fonte de tocotrienóis(vitamina E), e adoçados com edulcorante natural maltitol. Esse pó, contudo,possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e degordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarrobapossui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sucrose, glucose efrutose), em torno de 38% a 45%.
Aalfarroba é uma vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom-escura esabor adocicado, que mede em torno de 10 a 20 cm de comprimento e demora emtorno de um ano para amadurecer. Dentro dessa vagem encontram-se de 10 a 16sementes, ou quilates, que na Antiguidade eram utilizados pelos mercadores paraavaliar o peso das joias, em razão do seu pouco peso e uniformidade, de ondevêm as palavras "karat" e "kilat".
Sem cafeína, glúten,lactose e colesterol
Outravantagem em relação ao cacau é que o alfarroba não contém cafeína e teobromina(presentes no cacau), dois fortes estimulantes do sistema nervoso e do ritmocardíaco, que são inclusive transmitidos aos bebês através do leite materno. Emcertas pessoas, a teobromina desencadeia reações alérgicas visíveis. O cacaucontém também feniletilamina, um composto que pode provocar enxaquecas ereações alérgicas.
Emboraapresente um alto teor de açúcares, a alfarroba possui um baixo teor calóricodevido à quantidade quase imperceptível de lipídios e alta quantidade defibras. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pelaproteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativada incidência de diarreias indefinidas, desordens nutricionais e incidência deúlceras.
Aalfarroba ainda possui vitamina B1 e alto teor de vitamina B2. O fato de nãohaver açúcar (sacarose) na sua formulação torna o produto light e permite boaaceitação pelos diabéticos. Por não conter glúten, a alfarroba pode serconsumida por celíacos, pessoas com restrições ao glúten. Reduz efetivamente,também, a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poderhipocolesterol é o dobro de outras fibras.
Valores nutricionais
Aalfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitaminaB1 tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina do feijãofava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A do que a berinjela, o aspargo e abeterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2, cálcio, magnésio e ferro, bemcomo um correto balanceamento de potássio e sódio.
Estudosrecentes mostraram que a alfarroba não contribui com nenhum tipo de glúten naingestão de dieta e que possui propriedades antioxidantes. Reduz efetivamente aassimilação da ingestão diária do excesso de colesterol. Seu poderhipocolesterol é o dobro do de outras fibras.
Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)