-->
Cuidado com a arteriosclerose!
Muitas vezes, ela age silenciosamente e o primeiro e último sinal dela é a morte.
Arteriosclerose é o endurecimento da parede das artérias e é a principal causa de morte no mundo ocidental.
Ela ocorre quando há o acúmulo de gordura, cálcio e outros elementos nas paredes das artérias, reduzindo o calibre delas e trazendo uma deficiência de sangue aos tecidos irrigados por elas.
A arteriosclerose atinge 10% da população acima de 50 anos.
Como seu progresso é lento, muitas vezes passa despercebida, pois é necessário haver uma obstrução arterial de cerca de 75% do calibre de uma artéria, para que surjam os primeiros sintomas isquêmicos.
Em sua fase avançada, a arteriosclerose pode provocar uma súbita interrupção, por entupimento das artérias, da circulação do sangue pelo corpo.
É por isso que, muitas vezes, o primeiro sinal da arteriosclerose é a morte.
Um tipo de arteriosclerose é a aterosclerose.
A diferença é que esta atinge artérias de grande e médio calibre, como as artérias carótidas, coronárias e as dos membros inferiores.
Dicas para prevenir e tratar a arteriosclerose
- Consumir alho cru, cebola crua e saladas em abundância.
- Beber em jejum 1 copo de suco de berinjela com laranja.
- Comer todos os dias cenoura crua.
- Comer maçã todos os dias.
Receitas
Chá de alcachofra: 50 g de folhas de alcachofra em um litro de água durante 12 minutos.
Tomar uma xícara (café) duas ou três vezes por dia, longe das refeições.
Tintura de alho: macerar 25 g de bulbos de alho, bem cortados, em 100 ml de álcool de cereais e deixar apurar por 15 dias. Tomar de de 20 a 30 gotas ao dia, diluídas em água.
Vinho de cebola: macerar 500 g de cebola em 1 litro de vinho branco seco e deixar apurar por oito dias. Adicionar 100 g de mel e tomar um cálice, duas ou três vezes por dia.
Suco de limão e laranja – misturar o suco de um limão e o suco de uma laranja com um copo de água fervente. Tomar de manhã em jejum, durante vários dias.
Limão: tomar pela manhã, em jejum, o suco de três limões diluído em igual quantidade de água durante, pelo menos, dez dias. Interromper o tratamento por sete dias e, depois, repeti-lo por mais dez.
Tangerina: esmagar cinco sementes de tangerina e deixar macerar em um copo d’água durante uma noite. Tomar pela manhã em jejum.
Chá de sete-sangria: ferver 20 g da planta sete-sangrias em um litro de água durante cinco minutos. Deixar em infusão por mais 20 minutos. Tomar uma xícara (chá) de duas em duas horas.