Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525

Lichia para chapar a barriga

$
0
0

Alémde levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a umasubstância que regula as células de gordura: a cianidina.

Seo critério para fazer parte da sua dieta, ainda mais no verão, é não pesar na balança,saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais secomparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época defestas de fim de ano.

"Alicha tem apenas seis calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que umadulto pode comer ao longo de um dia", estima a nutricionista RaquelMagalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dezunidades suculentas, só vai gerar energia o suficiente para tostar em umaatividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um fim desemana na praia.

Masa leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão deestratégias antiobesidade. Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão,analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato delichia. Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura naregião da barriga do que os participantes tratados com placebo.

Acianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura dapolpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores – masincrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. Lembramos que não existemalimentos milagrosos para o emagrecimento. A lichia pode ajudar se for associadaa uma dieta equilibrada e à prática de atividade física.

Outroencanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, vocêjá alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente. "A vitaminaestimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia acicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita oenvelhecimento precoce", diz Carla Christimann, nutricionista do HospitalMoinhos de Vento, em Porto Alegre.

Mas,por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetidaao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve serarmazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida innatura.

Jáo mineral que aparece em maior abundância no fruto é o potássio. "Ele atuano equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínasmusculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamentomuscular em geral", diz Solange Saavedra, gerente técnica do ConselhoRegional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também éconhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boasdoses por quem pratica atividade física.

Fonte:Saúde (texto adaptado) 

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525