Conhecero estilo de vida, os pensamentos, sensações e sentimentos de quem procura ummédico ayurvédico faz parte do diagnóstico e tratamento dessa milenar arte decurar.
Asdoenças que já se manifestaram no corpo são tratadas com métodos suaves ouintensos de desintoxicação que incluem dietas, massagens e ervas medicinais.
Asalterações que se manifestam nas sensações, pensamentos e emoções – e queantecedem o aparecimento dos primeiros sintomas físicos – são perceptíveis etratáveis com métodos sutis que reequilibram o funcionamento dos chakras,prevenindo o aparecimento dos males físicos e devolvendo o bem-estar.
A abordagemterapêutica sutil
Umconjunto de orientações é prescrito de acordo com a peculiaridade de cada caso.Entre elas, encontramos:
-A orientação terapêutica de impressões sensoriais adequadas para orestabelecimento dos sentidos por meio de estímulos da natureza.
-Pranayamas ou respirações próprias e dirigidas a cada desequilíbrio. Acalmam aagitação da respiração, que perturba a mente e os sentidos. Purificam o canalsutil (sushuma) que controla as funções dos chakras.
-Mantras são sons ou palavras energizados de modo especial, que libertam a mentedo seu condicionamento. A vibração dos sons apropriada e particular para cadachakra traz sua harmonia.
-Cores têm efeitos apaziguadores e estimulantes. Cada cor tem afinidade epropriedade terapêutica por um chakra.
Podemosresumir no seguinte quadro:
Muladhara– som: LAM – cor: vermelho
Svadhishthana– som: VAM – cor: alaranjado
Manipura– som: RAM – cor: amarelo
Anahata– som: YAM – cor: verde
Vishuddha– som: HAM – cor: azul-celeste
Ajna– som: SHAM KSHAM – cor: azul-índigo
Sahasrara– som: AUM – cor: violeta
-A meditação é também usada como tratamento, pois acalma a mente e assimreequilibra todo o sistema orgânico e psíquico.
Amelhoria apenas dos sintomas que levaram o paciente ao médico é insuficiente. Obem-estar deve ser conquistado de forma permanente, e para isso a chave deacesso à manutenção da saúde necessita ser a ele devolvida.
Observaro próprio corpo todos os dias, aprender a reconhecer os sinais de desarmonia,os incômodos orgânicos, os pensamentos e sentimentos alterados é o início doprocesso de cura.
DraMaisa Misiara, médica homeopata e ayurvédica, responsável pela Clínica CítaraSaúde em São Paulo; docente do Instituto de Cultura e Escola de Homeopatia.
Fonte:Cítara Saúde