Usadoem cafés e saladas, o cardamomo (Elettariacardamomum) produz um agradável efeito aromático. Nos alimentos, é usado emcarnes, pudins, pães e biscoitos. Essencial na cozinha indiana, é usado notempero de arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes. Ótimono café árabe e para aromatizar licores. Especiaria aromática de saboradocicado, refrescante e picante, o cardamomo vem de uma planta de 1,50 metrode altura originária de Malabar, no sudoeste da Índia. Ele chegou à Europa pormeio das rotas de exploração do Oriente e era cultivado nos mosteiros durante aIdade Média. Suas sementes eram usadas na fabricação de uma massa doce que osmonges mascavam como chiclete. Os frutos do cardamomo contêm cápsulas alongadasou redondas que protegem cerca de 20 sementes. É uma das especiarias maiscaras, depois do açafrão e da baunilha, e amplamente utilizada nas cozinhasindiana, árabe e chinesa. Os melhores frutos são os provenientes da Índia e daGuatemala.
Ocardamomo é encontrado seco, em cápsulas, com as sementes soltas ou já moídas.É utilizado no preparo de arroz, omeletes, almôndegas, massas, bolos,pastelaria, cremes, licores, vinho e café. Na cozinha árabe é tradicionalmenteconsumido com o café e, na África, com o chá. Na Escandinávia e na Alemanha, éusado para condimentar vinhos, pudins, frutas cozidas, como pera e maçã, ealguns embutidos. Na Índia faz parte de algumas misturas de especiarias, como ocurry (caril) e o garam massala.
Vidrinhoscom cardamomo são encontrados em supermercados ou empórios. Prefira as cápsulasinteiras, pois as sementes perdem o aroma rapidamente. Existem diversos tiposde cardamomo: os de cápsula branca, marrom e verde. Os mais comuns são osverdes, que adquirem essa coloração por serem secados artificialmente. Osbrancos são clareados e os marrons não são do verdadeiro cardamomo, mas de umaespécie muito semelhante, porém menos aromática e mais canforada.
Ocardamomo integra duas tradicionais misturas de especiarias indianas: o garammassala, que combina cominho, sementes de coentro, pimenta em grão, cravo,macis, folhas de louro e canela; e o curry, que mistura grãos de coentro e depimenta, cúrcuma, gengibre e pimenta-malagueta. Ótimo no café árabe e paraaromatizar licores.
Preparando
Abraas cápsulas do cardamomo somente no momento em que for utilizá-las, pois elasperdem o aroma rapidamente. Retire as sementes cuidadosamente e, se preferir,torre-as em uma frigideira para ressaltar seu aroma. Utilize conforme asorientações da receita.
Dicas
Experimenteacrescentar algumas sementes de cardamomo ao café. Você sentirá um aroma e umsabor diferentes.
Chácom algumas cápsulas de cardamomo e casca de laranja é um excelente digestivo.Utilize cerca de oito sementes para um litro de água.
Assementes perdem seu sabor rapidamente quando moídas. Mesmo quando inteiras,perdem 40% de seu óleo essencial por ano, devendo ser mantidas nas cascas paramelhor conservação.
Uso medicinal
Osgrãos ajudam na digestão e melhoram o hálito.
Ocardamomo apresenta propriedades antisséptica, digestiva, diurética,expectorante e laxante.
Observações
Altasdoses podem provocar vômito.
Qualqueruso terapêutico deve sempre ser acompanhado por um médico.
Fonte:Fleischmann (texto adaptado)