Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525

Potássio reduz risco de infarto

$
0
0


Ingestão de potássioreduz risco de infarto do miocárdio e acidente vascular cerebral

Oconsumo de potássio, combinado à redução de sal, provoca melhores efeitos àsaúde cardiovascular. A conclusão é resultado de um estudo publicado no“Archives of Internal Medicine”, realizado com 2.974 pacientes pré-hipertensos.

Ospesquisadores analisaram a excreção de sódio e de potássio na urina dospacientes para estabelecer uma relação entre a ingestão desses minerais e aocorrência de eventos cardiovasculares relacionados à pressão alta, comoinfarto e acidente vascular cerebral (AVC). Os melhores resultados foramencontrados ao combinar baixa ingestão de sódio com alto consumo de potássio.

Nessecaso, as chances de o paciente desenvolver algum problema cardiovascular foramaté 50% menor. Ao avaliar somente a redução de sódio no organismo (sem aliar aum maior consumo de potássio), os pesquisadores de cinco instituições dos EUAconstataram que os participantes com baixa ingestão do mineral tiveram 20%menos risco de sofrer AVC ou infarto.

A importância dopotássio

Opotássio ajuda a promover a dilatação dos vasos e melhora o fluxo sanguíneo.Além disso, melhora a sensibilidade à insulina, o que pode ajudar pacientes quedesenvolveram resistência ao hormônio. As principais fontes de potássio são osalimentos ricos no mineral, como melão e tomate, e os sais que substituem o salde cozinha convencional, conhecidos no mercado como light.

Hámuito tempo se sabe, por meio de extensa literatura médica, que o excesso desódio retém líquido no organismo, ajuda a formar edemas e enrijece as artérias,facilitando o aparecimento e/ou o agravamento de hipertensão arterialsistêmica, e que hipertensão leve pode ser controlada só com restriçãodietética de sal, diminuindo o aparecimento de complicações da doençahipertensiva, como insuficiência cardíaca e renal, infarto do miocárdio eacidente vascular cerebral.

Osódio é elemento essencial ao metabolismo e imprescindível à atividade elétricacelular, além de outras funções. Entretanto, por vício cultural alimentar,ingerimos, sob forma de sal de cozinha, o dobro ou o triplo (8 a 12 gramas por dia)de sódio necessário, que uma dieta equilibrada já fornece a partir do sódio dosalimentos (2 a 4 gramas por dia). A American Heart Association recomenda 2300 miligramasde sódio na dieta diária. No entanto, para as pessoas que já sofrem de pressãoarterial alta, de meia idade e idosos e negros recomenda apenas 1500 miligramaspor dia. Como corrigir a ingestão excessiva? Reeducando o hábito alimentar aodesprezar o saleiro ou a pipoca salgada. Como visto, só isso é capaz de reduzirem 20% o surgimento de graves consequências cardiovasculares.

Comeruma dieta baixa em sódio não significa que seu alimento tem de ser insípido e quevocê deve cortar todo o sal na dieta. Existem centenas de maneiras de temperarsaudavelmente a alimentação, com vinho, limão, pimenta, frutas e substitutivosdo sal de cozinha (cloreto de sódio), abundantes no mercado. A relativanovidade é a potenciação negativa do mesmo risco quando se combina maioringestão de potássio com redução de sódio.

Sódioe potássio trabalham em união – e com outros minerais –, equilibrando a pressãosanguínea e controlando a contração das fibras musculares, inclusive as docoração, além de manter sob controle o volume de líquidos no organismo. Por seuturno, o potássio é um elemento insubstituível na fisiologia do coração, nageração de energia para a atividade celular, nas contrações musculares e natransmissão de estímulos nervosos.

Orelativo aumento da ingestão de potássio induz à troca, pelos rins, de sódioexcedente por potássio, com vantagens. Ao contrário do sódio, em proporçõesadequadas relaxa a musculatura vascular, dilata os vasos, aumenta o fluxosanguíneo e reduz a pressão arterial, diminuindo o trabalho cardíaco eaumentando a vida útil do coração. Existe muito mais potássio que sódio dentrodas células. Por isso, níveis normais de potássio e sódio no sangue circulantesão respectivamente de 5,5 e 140 mEq/L.

Assimé que o potássio pode estar normal no sangue e baixo nas células, dificilmenteocorrendo essa desproporção com o sódio. Por isso também a maior ingestão dealimentos ricos em potássio pode fornecer o plus que as células estãonecessitando, o que justifica abundante ingestão desse mineral, normalmentepresente em banana, tomate, couve, folhas verdes, melão, espinafre, batata elegumes em geral. Lembre-se, entretanto, que equilibrar a dieta não significahipertrofiá-la.

Autor do texto:Carlos A. M. Gottschall, cardiologista

Alimentos ricos empotássio:damasco, uva-passa, tâmara, amêndoa, ameixa seca, figo seco, castanha-do-pará,melão, banana, abacate, cereja, amora, coco, mamão, figo, uva, feijão, ervilha,lentilha, espinafre, batata, salsa, mandioca, beterraba, cenoura, couve, aipo,couve-flor, milho, brócolis, tomate, nabo, alface, leite, farinha de soja.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525