Quandovemos ou ouvimos alguém dizer que teve cólica renal, não avaliamos o que issoquer dizer na realidade dos fatos. Geralmente a pessoa chora de dor, grita ealguns até desmaiam de tanta dor. Eliminar os cristais que formam os cálculos éuma tarefa lenta que demora meses de paciência e dor. Os cálculos renais sãoformados de pequenos cristais de sal e outras substâncias minerais dos rins.
Amedicina hoje dispõe de várias estratégias para eliminá-los, o que não segarante é que a pessoa não os desenvolva de novo. Tudo vai depender do estilode vida adotado. Vejamos algumas dicas preventivas:
Líquidosem abundância – aumentar o consumo de água é, com certeza, uma das terapiasmais eficazes que existem para prevenir a concentração de sais minerais queformam os cálculos. Geralmente se recomenda tomar dois litros de água por dia,para que se urine em torno disso também e os canais e locais competentes sejamlimpos pela ação da água no organismo.
Ocálcio – de todos os cálculos, 92% são compostos de cálcio ou seus derivados.Se a pessoa tem disposição de ter cálculos por causa do cálcio, melhor olhar epassar em revista os alimentos ricos em cálcio, como leite, queijo, manteiga elaticínios. A maioria do cálcio ingerido pelas pessoas vem dos laticínios.Também há muitas frutas e legumes que trazem para o organismo oxalato de cálcio,que, se o organismo estiver deficiente, não é eliminado, causando o cálculo.Quem tem predisposição para cálculos deve restringir o uso de alimentos ricosneste elemento (oxalato de cálcio). Esses alimentos são feijão, beterraba,aipo, chocolate, uva, pimenta verde, salsa, espinafre, morango, abóbora e chá.
Remédiospara o estômago: certos antiácidos populares são ricos em cálcio, por isso, limiteo uso deles, pois o cálcio se acumula nos rins.
VitaminaA – descobriu- se que a vitamina A reveste as vias urinárias, evitando aformação de cálculos futuros. Cada ser humano precisa de 5000 UI de vitamina Apor dia, o que pode ser conseguido com meia xícara de batata- doce ou meiaxícara de cenoura, e também com uma porção de 100 gramas de damasco, brócolis oumoranga. Deve-se apenas ter o cuidado para não ingerir doses elevadas devitamina A, o que pode causar intoxicação.
Proteínas– o excesso de carne ingerida nas refeições pode trazer o comprometimento dosrins, em virtude do excesso de proteína animal.
Sal– é bom começar a restringir o uso do sal, principalmente quem não bebe água esó toma refrigerante. O uso do sal deveria ser de meia colher de chá por diapor pessoa. O sal está presente em salgadinhos, salgados, batatas fritas equeijos industrializados.
VitaminaC – esta vitamina, em grande quantidade, tende a criar pedras nos rins paraquem tem ou já teve cólicas renais.
Paraeliminar os cálculos renais, recomenda- se o uso de cápsulas de quebra- pedralogo após as refeições.
Fonte:Medicina Natural (texto adaptado)