Asmulheres podem enfrentar várias dificuldades durante seu fluxo menstrual. Háaumento da umidade na área vaginal e pode haver infecções. Podem ter febre, dorextrema na região da virilha, tontura, náuseas e vômitos, etc. Em algumasmulheres, os efeitos são mais agressivos do que outros. E a coisa maispreocupante é que os sintomas podem voltar a ocorrer mês após mês. O termobiológico para problemas menstruais é dismenorréia.
Ervas úteis notratamento da menstruação
Assafétida(Ferula fetida) – É conhecida poraumentar a secreção do hormônio feminino progesterona. Assim, facilita amenstruação. Usar assafétida frita em ghee e misturada com leite de cabra e umacolher de mel por um mês pode reduzir as dores durante a menstruação e tambémtornar o fluxo reduzido.
Açoca(Saraca indica) – A casca da árvoreasoka é dada a mulheres que experimentam perda de sangue extrema durante amenstruação devido a miomas uterinos ou leucorreia. A planta tem um efeitoestimulante na parede uterina e da camada de muco no trato reprodutivo.
Bambu(Bambusa bambos) – Atua como um emenagogoque estimula a menstruação. Suas folhas são prescritas para essa finalidade. Oconsumo regular das folhas do bambu promove e regula o fluxo menstrual.
Mil-folhas(Achillea millefolium) – A infusão defolhas quentes serve como emenagogo. A decocção da erva pode corrigir períodosirregulares. A erva também produz um óleo que pode ser usado no tratamento dedistúrbios reprodutivos do sexo feminino.
Chicória(Chichorium intybus) – Sementes dechicória são preparadas em uma decocção para tratar problemas de menstruaçãoobstruída.
Endro(Anethum sowa) – Esta erva perfumada é eficiente para estimular ciclosmenstruais e ajuda na regulação menstrual. Meninas anêmicas são propensas amenstruação espasmódica, que pode ser bastante dolorosa. A decocção de endro épreparada com as folhas de salsa para tratar esses problemas.
Ginger(Zingiber officinale) – Climas friosàs vezes podem causar períodos menstruais dolorosos e irregulares. Uma infusãode gengibre adoçada com mel corrige tais problemas.
Henna(Lawsonia alba) – Henna é um agentede arrefecimento. Supositórios de suas folhas são feitos e colocados na vaginapara as mulheres que têm problemas de menstruação excessiva.
Hermal(Peganum harmala) – O hermal é uma erva pouco conhecida, mas em ayurveda éprescrita regularmente para problemas menstruais dolorosos.
Babosa(Aloe vera) – É um estimulante do útero. Por isso, serve nos casos demenstruação dolorosa.
Nardo(Nardostachys jatamansi) - É uma erva muito popular indiana utilizada notratamento das cólicas menstruais e nas irregularidades dos ciclos.
Capim-limão(Cymbopogon citratus) – É usado na menstruação dolorosa e difícil. Pode sertomado na forma de chá.
Dieta para o períodomenstrual
1.Evite todos os alimentos da constipação, especialmente na última semana do ciclomenstrual, como alimentos fritos, ácidos e ricos em proteínas.
2.O peixe é uma boa indicação de dieta nos períodos dolorosos. Peixes contêmácidos graxos ômega-3, que ajudam a aliviar os espasmos durante a menstruação.Produtos de aves, carnes e laticínios devem ser evitados.
3.Entre os vegetais, abóbora branca, mamão e pepino são bons para a dismenorreia.
Tratamentos para menstruação
Liquidifiquealgumas sementes de gergelim em um copo de água e beba duas vezes por diaquando tiver dores menstruais.
Comasalada com beterraba cozida neles ou beba suco de beterraba.
Exercício que ajudana redução da dor menstrual
Deitede costas sobre uma cama firme, dobre as pernas e leve os joelhos até o queixo.Repita dez vezes.
Fonte:Hicow (texto adaptado)