A queda de cabelo pode ser resultado de diversas disfunções no organismo como estresse, problemas hormonais, alimentares ou disfunções de fundo genético.
Esse problema pode levar a quadros de baixa autoestima e até mesmo de depressão.
Diante desses riscos, aos primeiros sinais de queda ininterrupta dos fios, é importante procurar um especialista para diagnosticar a causa o mais rapidamente possível.
A alimentação é um fator fundamental, tanto para prevenir queda de cabelo, como para o tratamento em casos mais graves de calvície.
Os fios são compostos em sua maior parte por proteínas, principalmente a queratina, nutriente que deve constar na dieta.
Ricos em colágeno e queratina, fundamentais para que os cabelos se mantenham saudáveis e não entrem em nenhum quadro de enfraquecimento e queda, os grãos são fortes aliados conta a queda de cabelo.
Os aminoácidos presentes no arroz, feijão e lentilha, produzem proteínas fundamentais para a formação desses nutrientes.
Uma boa dica é trocar o arroz comum pelo integral, que também é rico em zinco e vitamina B, que controlam os hormônios e a formação das celulas.
Para potencializar esses benefícios, que tal unir alguns grãos em uma saborosa salada?
Anote a receita:
Salada agridoce de grãos
INGREDIENTES
200 g de grão-de-bico cozido e escorrido
200 g de lentilha cozida e escorrida
200 g de feijão-azuki cozido e escorrido (pode usar outro tipo de feijão; a vantagem do azuki é ser de fácil digestão)
200 g de vagem cozida e escorrida
4 cebolinhas picadas
1 maço (pequeno) de coentro picado
1/4 colher (chá) de pimenta-caiena (opcional)
MODO DE PREPARO
Em uma tigela, misture os grãos, a vagem, o aipo e o coentro picados.
Reserve.
Em uma tigela pequena, com a ajuda de um batedor de ovos, misture o vinagre, o azeite, o mel e a pimenta, despejando a mistura, em seguida, sobre os grãos.
Sirva frio.
Além dos grãos, outros alimentos podem ajudá-lo a prevenir a queda de cabelo.
Confira abaixo alguns alimentos ricos em proteínas e outras propriedades que ajudam a combater essa disfunção e ter cabelos mais saudáveis:
Peixes - Os frutos do mar são alimentos muito ricos em magnésio, outro composto importante para que se formem as proteínas que compõem as fibras dos cabelos.
Frutas - Por que não trocar outras sobremesas ou o lanche da tarde por frutas?
Ao menos uma vez ao dia, é importante ingerir uma fruta.
Melancia, banana e ameixa são frutas ricas em vitamina B6, componente que age na constituição da pele e dos fios capilares.
Consumir frutas ao menos três vezes por semana ajuda a evitar a queda de cabelo.
Temperos - Na hora de temperar a comida também é preciso pensar na saúde.
Normalmente os temperos ajudam a combater certos sintomas do organismo. A pimenta e o gengibre, por exemplo, possuem efeito anti-inflamatório, protegendo o couro cabeludo.