Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Os hábitos e as plantas medicinais que evitam as doenças do coração

$
0
0
-->

As doenças cardiovasculares são uma das principais causas de morte no mundo.

Cuidar da saúde do nosso coração dia a dia é a melhor forma de prevenção.

Infelizmente a maioria das pessoas opta por alimentação rica em gordura, sedentarismo e hábitos nocivos, como o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, fatores que põem em risco nosso bem-estar.

Por isso, hoje daremos algumas dicas para prevenir as doenças cardiovasculares e manter a saúde.

Alimentação

Sem dúvida, um dos fatores que mais influenciam a prevenção de doenças cardíacas é a alimentação.

Quando consumimos alimentos ricos em gordura, nosso organismo trabalha para processá-la e transformá-la em energia, mas, quando esta energia não é utilizada, ela se acumula no corpo em forma de gordura.

Este acúmulo termina afetando nossas artérias, causando seu bloqueio, dificultando a passagem de sangue para o coração.

Por isso comece a cuidar da sua alimentação, seguindo estas sugestões:

• coma carne vermelha moderadamente e faça substituições consumindo outros tipos de proteína animal, mais saudáveis, como frango, peru e peixes, especialmente de águas frias, ricos em ômega 3, muito benéfico para o coração;

• evite comer embutidos com frequência, pois contêm muita gordura, colesterol e sal;

• opte por pratos grelhados, assados ou feitos a vapor e controle a ingestão de frituras, lanches e doces;

• coma mais vegetais, legumes e frutas, alimentos repletos de nutrientes, vitaminas e minerais benéficos à saúde do coração;

 • em geral devemos moderar o consumo de gordura e colesterol em tudo que comemos, pois são os principais responsáveis pelos males que afetam nossa saúde cardiovascular.

Estilo de vida

sedentarismo e a obesidade são fatores que influenciam as doenças do coração.

Portanto, uma das principais medidas para evitá-las é manter um peso saudável e, além disso, praticar atividades físicas regularmente.

Os esportes e exercícios cardiovasculares favorecem nosso coração, pois aumentam o fluxo sanguíneo e ajudam a queimar calorias, fato que, por sua vez, ajuda a eliminar a gordura acumulada no corpo.

Por outro lado, hábitos como o consumo excessivo de bebidas alcoólicas e fumar influem de forma negativa na saúde do nosso coração, aumentando as possibilidades de que problemas cardíacos apareçam no futuro.

Realizar atividade física pelo menos três vezes por semana e ter uma dieta e estilo de vida saudáveis são as melhores formas de prevenir as doenças cardiovasculares e manter nossa saúde.

 As ervas que previnem as doenças do coração

  • Chá verde– Devido à presença de catequinas, que evitam que a gordura acumule-se nas paredes das artérias, o chá verde é muito eficaz no combate ao colesterol.

  • Folhas de oliveira Graças às suas propriedades medicinais, estas folhas normalizam os valores da pressão arterial sistêmica.

  • Garcina-cambogia Contém ácido hidroxicítrico, contribuindo para o bloqueio parcial da síntese de ácidos gordos, reduzindo a conversão destes em gordura, contribuindo ainda para diminuir o apetite.

  • Espinheiro-branco Suas propriedades medicinais ajudam a regular a pressão e a controlar arritmias cardíacas.

  • Ginkgo-biloba– Esta planta ajuda a diminuir a agregação plaquetária e a melhorar a circulação sanguínea.

  • Alho Contém propriedades cientificamente comprovadas que regulam os níveis de colesterol, diminuindo o risco de doenças cardíacas.








    Conheça a maca-peruana, que, entre outros benefícios, auxilia no emagrecimento, aumenta a potência sexual e ajuda as mulheres com dificuldade de engravidar

    $
    0
    0
    -->


    A maca (Lepidium peruvianum – Lepidium meyenii), também conhecida como maca-peruana, é uma planta que se assemelha a um nabo e cresce nas montanhas andinas do Peru.

    A raiz da planta é seca e utilizada em pó há mais de dois mil anos para combater a fadiga e agir como um estimulante sexual, apesar de que diretamente não age no sistema nervoso central.

    Não contém cafeína, como guaraná e café, por isso não afeta o sistema nervoso central.

    A maca-peruana é basicamente um alimento muito rico em nutrientes e é vendida como um suplemento nutricional.

    Recentemente, a planta ganhou popularidade como uma erva afrodisíaca por aumentar o vigor e o desejo sexual.

    A raiz é um alimento muito nutritivo, repleto de vitaminas, esteróis de plantas, muitos minerais essenciais, aminoácidos e gorduras saudáveis.

    Tradicionalmente, tem sido usada por proporcionar uma variedade de benefícios à saúde.

    Tanto homens como mulheres têm relatado aumento significativo no desejo sexual, aumento de energia, vigor e sensação de bem-estar geral.

    Algumas mulheres relataram bons resultados para aliviar os sintomas da TPM e menopausa.

    Além disso, ela melhora a fertilidade e possui propriedades que estimulam a produção de hormônios pelo organismo.

    Isto a torna útil no tratamento de deficiências hormonais, sendo uma das melhores opções  para a reposição natural de hormônios.

    Vários homens relataram ereções mais fortes, que ao mesmo tempo duravam por maiores períodos, melhorando o prazer sexual.

    Não por acaso, no Peru, muitos homens e mulheres usam a planta para melhorarem a vida sexual.

    A erva está ficando cada vez mais popular em todo o mundo, particularmente nos os EUA, Europa e Japão, como um suplemento dietético para reforçar a vitalidade.

    A raiz da planta tem uma longa história de uso sem problemas de toxicidade.

    Ao contrário de ervas medicinais que podem ter vários efeitos negativos quando usadas indevidamente, esta não tem toxicidade conhecida, sem contar que faz parte da dieta diária de muitos peruanos nativos desde antes da chegada dos conquistados espanhóis.

    Pesquisadores concluíram que a planta não tem potencial de toxicidade, podendo considerar o seu uso a longo prazo como suplemento alimentar.

    A erva não possui restrições de uso durante a gravidez.

    Na verdade, a maca-peruana mantém os níveis de progesterona alta e os hormônios em equilíbrio, o que é benéfico para uma mulher grávida que está em seu primeiro trimestre de gestação.

    A grande quantidade de sais minerais, aminoácidos e vitaminas na raiz também a tornam um suplemento pré-natal nutricional.

    Alguns efeitos colaterais podem ocorrer ao iniciar o uso do pó de maca em virtude dos sintomas de desintoxicação, principalmente em pessoas acostumadas a consumir somente alimentos processados e cozidos.

    Pessoas com qualquer condição de doenças crônicas, doenças hepáticas (como insuficiência hepática, cirrose ou hepatite), doenças renais (como insuficiência renal) e alergias (alergias a alimentos, corantes e conservantes) só devem utilizar a maca com recomendação médica.

    Um resumo das propriedades medicinais da maca

    Efeito afrodisíaco

    Um dos grandes destaques da maca é seu divulgado efeito afrodisíaco. Um estudo publicado no Asian Journal of Andrology e conduzido por um pesquisador da Universidad Peruana Cayetano Heredia, no Peru, observou os efeitos da maca em homens com idades entre 24 e 44 anos durante quatro meses. Os resultados mostraram aumento da quantidade de sêmen, na contagem de espermatozoides e na motilidade espermática. Outras pesquisas destacaram ainda que a ingestão do tubérculo aumentava o desejo sexual e reduzia os níveis de estresse e ansiedade do indivíduo. Acredita-se que o alimento tenha ação sobre o hipotálamo e as glândulas suprarrenais, o que lhe conferiria tais efeitos estimulantes.

    Aliada no processo de emagrecimento

    "Muitas pessoas consideram carboidratos os grandes vilões do emagrecimento, mas isso não passa de mito", aponta o nutricionista Israel Adolfo. Quem deseja perder peso de forma saudável deve se preocupar com as calorias ingeridas e um plano que alie dieta e exercícios. Assim, embora mais da metade da composição da maca peruana seja de carboidratos (59%), ela pode ajudar quem deseja emagrecer por ser rica em fibras, que aumentam a saciedade, reduzindo o apetite. O profissional reforça, entretanto, que apenas o consumo do alimento sem qualquer mudança de hábito ou acompanhamento não apresentará mudanças significativas. Junto com um plano alimentar, por outro lado, pode ser um grande aliado.

    Atuante contra o diabetes

    Segundo o nutrólogo Roberto Navarro, membro da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran), a maca-peruana pode prevenir o desenvolvimento do diabetes de duas maneiras. "Ela diminui a velocidade da absorção de glicose pelo corpo graças ao alto teor de fibras e também porque inibe a ação de uma enzima que atua no processo de digestão", explica. Isso evita a liberação de grandes quantidades de insulina de uma só vez, o que poderia levar à resistência celular à substância, favorecendo o diabetes.

    Benéfica para o coração

    "A maca peruana contém ômega 3, que protege a saúde cardiovascular graças a seu efeito vasodilatador e regulador do colesterol", afirma a nutricionista Roseli Rossi, especialista em nutrição clínica funcional da clínica Equilíbrio e Nutricional, em São Paulo. O ômega 9 nela presente também atua sobre o colesterol, diminuindo o nível total e do colesterol ruim (LDL) e aumentando as taxas do bom colesterol (HDL). Para completar, aminoácidos da maca peruana estão envolvidos no controle de gorduras no sangue e da hipertensão.

    Auxiliar no tratamento da anemia

    "Em 100 g de maca-peruana é possível obter 16.6 mg de ferro, nutriente que em baixas concentrações no organismo pode levar à anemia ferropriva", explica o nutricionista Israel. A necessidade diária do nutriente varia de 11mg a 8mg para homens e de 15mg a 18mg para mulheres, conforme a idade. O ferro é um nutriente fundamental para a síntese de células vermelhas do sangue e para o transporte de oxigênio. Para aumentar a biodisponibilidade do nutriente no organismo, lembre-se de consumi-lo com alguma fonte de vitamina C para ajudar na absorção.

    Reforço para a imunidade

    A maca peruana também é conhecida por funcionar como um tônico revigorante. De acordo com a nutricionista Roseli, ela é conhecida como uma planta adaptógena, que como o próprio nome sugere, auxiliam na adaptação a condições adversas do ambiente, aumentando a força e a resistência muscular. "Fitoterapeutas afirmam terem bons resultados na recomendação da maca para tratamento de pacientes com síndrome da fadiga crônica", conta.

    Inimiga da osteoporose

    A osteoporose é uma grande preocupação principalmente do público feminino após a menopausa, quando os níveis de estrógeno, hormônio que protege os ossos, diminuem no organismo. "Neste caso, a indicação do uso da maca peruana pode funcionar como uma medida de prevenção da doença, já que 100 g oferecem 150 mg de cálcio", afirma o nutricionista Israel. Para se ter uma ideia do que isso significa, vale lembrar que 100 g de leite oferecem cerca de 100 mg do mineral. A prática regular de exercícios e a exposição solar saudável também são recomendadas para evitar a osteoporose.

    Calmante da menopausa

    "A maca alivia os sintomas comuns da menopausa, como ondas de calor, sem os efeitos colaterais de tratamentos químico-hormonais disponíveis no mercado", aponta a nutricionista Roseli. A atuação do alimento sobre os níveis hormonais é, até o momento, a melhor hipótese para explicar a relação. Diminuição da fadiga, elevação na libido e barreira contra a desidratação da pele são algumas das características observadas com o consumo do alimento.

    Fontes: Blog da dra. Débora Fonseca e Portal Minha Vida

    Ervas e chás milagrosos para engravidar

    $
    0
    0
    -->

    · Vitex ( Vitex agnus castus) - tomar 40 gotas do extrato, que deverá ser utilizado por meses para que os benefícios possam aparecer. Tem sido muito recomendado por médicos.

    · Damiana ( Turnera diffusa )- pode ser utilizada em forma de chá ou se preferir comprimidos.

    · Alcaçuz ( Glycyrrhiza glabra ) raiz - não deve ser utilizado se tiver pressão alta.

    · Dong quai (Angélica sinensis) - também é utilizado contra a infertilidade masculina.


    Chá de maca, urtiga e salsaparrilha para engravidar

    Fazer uma infusão com:

    2 colheres de sopa de maca

    1 colher de sopa de urtiga

    1 colher de chá de salsaparrilha.

    Este chá pode ser bebido durante todo o dia, duas a três vezes.

    Chá de inhame para engravidar


    Retire a casca de um Inhame e ferva em 1 copo (requeijão) de água.

    Modo de tomar: em jejum, meio copo durante sete dias, de preferência a partir do 7º dia do ciclo até o 14º.

    Ação esperada do chá: estimula a produção dos ovários promovendo a liberação de dois ou mais óvulos e/ou prolonga o período fértil, fazendo durar o tempo disponível do óvulo para fecundação.

    Efeitos colaterais: pode provocar náusea, diarreia e vômito.

    Precauções: no caso de qualquer sintoma adverso, suspender o uso do chá.

    Contraindicações: não utilizar em crianças, gestantes, pessoas com disfunções intestinais e em idosos.

    OBSERVAÇÕES IMPORTANTES

    1. O chá tem que ser consumido no mesmo dia e, como a casca fica embaixo da terra, tem que ferver muito bem, uns cinco minutos no mínimo.

    2. O melhor inhame é o tipo japonês, aquele redondinho e cabeludinho, pois a casca tem mais propriedades, mas o outro inhame, o do Norte, que é maior, também pode ser usado.

    3. Sempre usar a casca toda do inhame. E, embora o do Norte seja maior, as concentrações são menores, por isso até com ele é para usar toda a casca.

    4. O inhame que causa coceira na pele, quando descascado, não deve ser usado, pois está com alta concentração de substâncias tóxicas.

    Insônia e outros distúrbios do sono têm cura na natureza: a tília

    $
    0
    0
    -->

    As alterações do sono são frequentes e incluem desde os incômodos de uma noite de insônia até problemas crônicos em que se passam noites inteiras sem dormir ou com um sono tão leve que, ao acordar, se sente como se não se tivesse dormido.

    A sua origem pode estar na obesidade, na ansiedade e no estresse, um cansaço físico excessivo ou álcool, tabaco ou cafeína.

    Dormir pouco ou mal pode provocar inúmeras alterações no organismo.

    A natureza nos oferece várias opções para combatermos os distúrbios de sono, entre elas, a tília.

    O uso da tília  (infusão das flores ou decocção da casca) como sedativo remonta ao Renascimento e é hoje um dos remédios vegetais mais utilizados.

    As flores da tília são uma fonte rica em magnésio, com propriedades sedativas, antiespasmódicas e vasodilatadoras.

    Têm também mucilagens e pequenas quantidades de tanino, que as tornam emolientes e anti-inflamatórias; e glicosídeos flavonoides, que as tornam suavemente diuréticas e sudoríficas.

    As suas aplicações são muito variadas, mas todas elas giram em torno das suas propriedades sedativas e relaxantes: afecções do sistema nervoso (como excitação nervosa, angústia e ansiedade), insônias, enxaquecas, afecções respiratórias, cardíacas, digestivas, da pele, etc.

    Preparação e emprego: infusão das flores ou decocção de casca – 30g de casca por 1 litro de água durante 10 ou 15 minutos. 

    Também se pode empregar externamente como em banho de flores de tília e em compressas (para afecções da pele ou para a beleza).

    Seu fígado e estômago estão fracos? A betaína pode ser a solução

    $
    0
    0
    -->

    google_ad_client = "ca-pub-2111964789743799";

    /* Port rede 2 */

    google_ad_slot = "8814246787";

    google_ad_width = 300;

    google_ad_height = 250;

    //


    A betaína é um composto metabólico derivado do aminoácido glicina e pode ser obtida pelo consumo de alimentos: frutos do mar, especialmente invertebrados marinhos; gérmen ou farelo de trigo;  espinafre; e beterraba. 

    Foi descoberta no século 19, no suco da beterraba, e desde então muitos efeitos tem-se atribuídos a ela.

    Na forma de cloridrato, a betaína pode estar associada à pepsina, e dessa forma contribuir para o tratamento da hipocloridria, ou seja, auxiliar nos distúrbios digestivos, principalmente na assimilação de proteínas e também em casos de produção excessiva ou baixa de ácido clorídrico. 

    Em ambos os casos, os sintomas são parecidos e algumas vezes a utilização de antiácidos mascara a real causa da disfunção digestiva.

    A pepsina, uma enzima digestiva, é produzida pelas paredes do estômago, sendo secretada pelo suco gástrico e tem como função digerir proteínas.

    No entanto, como ela só atua em meio ácido, o estômago também produz o ácido clorídrico (HCL), que converte o pepsinogênio em sua forma ativa, a pepsina, que por sua vez atua na digestão dos alimentos proteicos.

    A deficiência do HCL contribui para a redução dos níveis de pepsina, consequentemente, os alimentos não são digeridos, e os sintomas de hipocloridria se desenvolvem.

    O cloridrato de betaína é recomendado como fonte adicional de HCL para pessoas com hipocloridria (baixa produção de HCL).

    Alguns dos sintomas relacionados a esse fator incluem: queimação, inchaço, eructação, sensação de satisfação ou peso estomacal, especialmente após as refeições, náuseas após comer ou tomar suplementos,  candidíase por repetição, azia, indigestão, mau hálito, diarreia ou constipação intestinal, gases, unhas fracas, acne, urticárias, presença de alimentos nas fezes, entre outros.

    Com o envelhecimento, a secreção de HCL também pode reduzir e resultar em níveis menores de pepsina, o que dificulta ainda mais o processo de digestão.

    O cloridrato de betaína pode ser usado pelo estômago para aumentar os níveis de pepsina também.

    A combinação de cloridrato de betaína e pepsina atua como um excelente tônico estomacal, auxiliando nos processos digestivos e melhorando os sintomas da hipocloridria.

    A betaína também estimula as células do fígado a se livrarem de toxinas.

    Além disso, age para proteger os dutos do fígado e bílis, que são importantes para o fígado funcionar corretamente.

    Esta substância é ainda indicada por alguns especialistas para diminuir o risco de doenças da artéria coronária e cerebral, uma vez que reduz a inflamação no corpo, permitindo que os vários sistemas funcionem com maior harmonia.

    Recomenda-se o consumo de 200-500mg de betaína até duas vezes ao dia, imediatamente antes das refeições.

    A betaína, por precaução, não deve ser utilizada por gestantes, nutrizes e por pessoas possuem com úlceras duodenais e estomacais ou que façam uso de medicamentos que possam causar úlceras.

    A esquecida vitamina D é muito importante para a nossa saúde e pode curar doenças como hipertensão e esclerose múltipla

    $
    0
    0
    -->

    A vitamina D promove a saúde dos dentes e ossos em crianças, contribuindo para o não aparecimento do raquitismo.

    Além disso, melhora a densidade óssea (massa óssea), auxilia na construção e prevenção da perda óssea, e protege o corpo contra a fraqueza muscular, uma vez que promove a maior absorção de cálcio no sangue.

    A vitamina D reduz o risco de certos tipos de câncer em homens e mulheres, como câncer de próstata, de mama e de cólon.

    Pode reduzir riscos associados à gravidez, certas infecções relacionadas, incluindo vaginose bacteriana (vaginite), que representa uma ameaça de parto prematuro e óbito fetal.

    Previne ou melhora as condições, tais como diabetes e esclerose múltipla.

    Ela também pode reduzir o risco de doença cardíaca, pressão arterial e os níveis de colesterol ruim no corpo.
    Aprimora o funcionamento do sistema imune (sistema imunológico), prevenindo assim, o surgimento de doenças autoimunes, como a gripe e alergias sazonais.

    Condições de pessoas portadores de artrite reumatoide podem ser melhorada com boas fontes de vitamina D.

    A deficiência de vitamina D no organismo pode ter efeitos adversos sobre a saúde de um indivíduo.

    Os efeitos em crianças geralmente são indicados pela presença de raquitismo, doença que deforma os ossos e dentes.

    Em adultos, a deficiência da vitamina D é indicada pela presença de osteomalacia, osteoporose, diabetes tipo 1, dor muscular e óssea e certos tipos de câncer.

    Devido ao fato da vitamina D influenciar a produção de hormônios no corpo, também pode melhorar determinadas condições de pele, como psoríase, vitiligo e esclerodermia, além de controlar o humor.

    Em países que têm condições de luz baixa durante alguns meses do ano, o organismo é incapaz de obter a sua quota adequada de vitamina D através da síntese natural.

    Durante esse período, suplementos de vitamina D3 podem ajudar na redução dos sintomas de depressão e transtorno afetivo sazonal.

    Suplementos à base de vitamina D para pessoas que têm deficiência dela no organismo certamente resultarão numa melhora geral na saúde.

    No entanto, um médico deve ser previamente consultado.

    Aprenda a eliminar os agrotóxicos dos vegetais, em casa, de modo prático e barato

    $
    0
    0
    -->
    Tirar os agrotóxicos que contaminam a nossa salada é muito simples.

    Numa farmácia, compre uma seringa de 5 ml e um vidrinho de tintura de iodo a 2% (custa cerca de R$ 4,00).

    Numa tigela de plástico, coloque um litro de água filtrada.

    Usando a seringa, adicione 5 ml de tintura de iodo à água filtrada.

    Lave os vegetais, frutas e legumes e coloque-os na tigela durante uma hora. 

    Passado esse tempo, lave novamente os vegetais e eles estarão prontos para consumo, sem cheiro, sem cor diferente e totalmente livres dos agrotóxicos que nos envenenam e são a causa de várias doenças.

    A fonte dessa dica é o dr. Lair Ribeiro, especificamente uma palestra dele, cujo trecho que fala sobre isso pode ser visto aqui: 

    http://www.youtube.com/watch?v=FN25vFdydRo


    Saiba como evitar a anemia

    $
    0
    0
    -->

    Apresentamos um quadro de anemia quando os níveis de hemoglobina no sangue ficam abaixo dos valores considerados normais. 
    Os sintomas da doença são esgotamento físico, cansaço, falta de energia, apatia, tristeza frequente e, em alguns casos, problemas para respirar e taquicardia.
    Diante de um caso de anemia é importante recorrer a um bom médico, mas algumas medidas poderão ajudá-lo a prevenir esta doença:
    O primeiro deles: comer alimentos ricos em ferro nas refeições.
    Alimentos de origem animal são uma fonte importante de ferro, especialmente as carnes vermelhas, preferencialmente magras, e o fígado bovino; mariscos e outros frutos do mar, como camarões; e peixes de águas frias, como o atum, as sardinhas e o salmão, que também são ricos em Ômega 3, que ajuda a manter sua saúde.
    Entre os alimentos de origem vegetal, as melhores fontes de ferro são o feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico.
    Junte a esse grãos verduras como couve, espinafre, brócolis e acelga, que, além de leves e nutritivas, são ricas em ferro e, portanto, ajudam a prevenir e a combater a anemia.
    É importante aumentar a ingestão de alimentos com vitamina C ou usar um suplemento com essa vitamina, pois ela favorece a absorção de ferro pelo organismo.
    Faça exames de fezes periodicamente, pois, se você tiver parasitas, o ferro adquirido pela alimentação será "roubado" por eles.
    Seguindo essas recomendações,  você certamente ficará longe da anemia.

    Cardamomo: a aromática e poderosa semente que, entre outras propriedades, combate a insônia e a impotência sexual

    $
    0
    0
    -->

    O cardamomo é uma especiaria cujo uso data de remotos tempos.

    Os antigos egípcios, gregos e romanos já o apreciavam.

    Chegou à Europa através das velhas rotas das caravanas e, depois do açafrão e da baunilha, tornou-se a especiaria mais cara.

    O cardamomo é usado mais intensamente na Índia e no Oriente Médio.

    Na França e nos Estados Unidos, seu óleo é utilizado em perfumaria.

    Entre os árabes, ganhou a fama de ser afrodisíaco.

    Por isso é acrescentado ao café de modo a compensar o efeito da cafeína, que baixaria a libido, segundo a crença deles.

    Na medicina aiurvédica, o uso do cardamomo no café (quando se comem-se ou se engolem os grãos ao final) é indicado para proteger o fígado.

    Os antigos egípcios mastigavam cardamomo para embranquecer os dentes e  melhorar o hálito.

    Na medicina chinesa, é usado contra problemas do aparelho digestivo, como a dor de estômago, náuseas e vômitos.

    Tem efeito digestivo, antisséptico, diurético, laxante e expectorante.

    Uma boa opção para auxiliar no tratamento de gripes e resfriados.

    Basta apenas uma pequena colher de café para prevenir a formação e auxiliar a excreção do muco das vias aéreas.

    Para realçar o aroma das sementes de cardamomo, deve-se torrá-las previamente.

    Abra o invólucro da cápsula e retire as sementes.

    Aqueça uma frigideira, coloque nela as sementes e mexa até que elas fiquem completamente torradas.

    Quantidades sugeridas para uso em vários pratos:

    1/2 colher (sobremesa)de cardamomo moído na salada de frutas para 4 pessoas.

    12 sementes esmagadas para infusão em 1 litro e 1/2 de água.

    1/4 de colher de sopa de cardamomo moído no bolo de chocolate com nozes.

    1 semente para 300 ml de café.

    Insônia

    A medicina indiana recomenda: leite morno com noz-moscada e pó de 1 semente aromática de cardamomo.

    A mistura deve ser tomada em pequenos goles antes de ir para a cama.

    Funciona como um ótimo relaxante.

    Açaí: o superalimento que normaliza o colesterol, melhora a imunidade e é conhecido como Viagra da Amazônia

    $
    0
    0
    -->

    O açaí  riquíssimo em nutrientes e tem grande quantidades de antioxidantes de qualidade.

    É por isso que tem fama mundial de “superalimento”.

    Os cientistas descobriram que o açaí é rico em antocianinas, o grupo de substâncias químicas do vinho tinto que reduz o risco de doença cardíaca.

    O açaí contém dez vezes mais dessas substâncias que o vinho tinto.

    Os nutrientes antioxidantes e regenerativas do açaí mantêm as células funcionando em sua plenitude e retardam o envelhecimento.

    Açaí é rico em vitamina E , que é essencial para a produção de tecidos.

    As antocianinas e fitoesteróis ajudam a reduzir a erosão da camada protetora da pele e a proteger os tecidos conjuntivos, incluindo o colágeno.

    Ele também atua como um adstringente que dá tônus aos tecidos do corpo, incluindo a pele .

    Melhoria do sistema imunitário

    O açaí ajuda a aumentar as defesas naturais do corpo, reforçando o sistema imunológico.
    Pode evitar a oxidação, uma das principais causas da fraqueza do sistema imunológico, e também reduzir a frequência de doenças infecciosas.

    Isso evita danos ao DNA, o que reduz os riscos decorrentes de agentes cancerígenos e mutagênicos. 

    Recuperação dos músculos 

    Açaí é uma mistura de aminoácidos essenciais e oligominerais que são vitais para a força e a recuperação após o esforço atividades. 

    Os nutrientes do açaí, incluindo uma grande quantidade de lipídios naturais, fornecem energia e resistência para enfrentar esportes competitivos e as tarefas diárias. 

    Açaí e potência sexual

    Dois benéficos efeitos da popular da fruta são o aumento de energia e o da resistência.

    A fruta contém amplos ácidos graxos (gorduras boas) que metabolizam o colesterol e ajudam o organismo na produção de estrogênio e da testosterona.

    É por isso que o açaí é conhecido como o "Viagra da Amazônia".

    Vale muito a pena, portanto, incluir o açaí em sua dieta e na de sua família.

    Procure comprá-lo na forma mais natural possível.

    Se na sua região não tem a fruta in natura, procure-a sob a forma de polpa congelada e pasteurizada ou sob a forma de pó liofilizado.

    A obesidade e seus mitos

    $
    0
    0
    -->

    Um artigo da "New England Journal of Medicine" pôs abaixo sete mitos da obesidade:

    1. Pequenas mudanças na ingestão calórica ou no gasto energético produzem grande perda de peso mantida a longo prazo

    A teoria por trás desse mito está na regra das 3.500 calorias, que prega que a redução dessa quantidade de energia na dieta (ou aumento de gasto calórico equivalente) é igual a uma perda de 450 g de peso corporal. Desta forma, uma pessoa que aumenta o gasto energético diário em 100 calorias caminhando 1,6 km por dia, por exemplo, perderia mais de 22,7 kg em cinco anos. Na verdade a perda real de peso neste processo é de apenas 4,5 kg, porque as mudanças na massa corporal alteram a necessidade energética do organismo.

    2. Estabelecer metas realistas para perda de peso é importante para evitar a frustração

    A hipótese é razoável, mas os estudos científicos mostram que metas ambiciosas estão relacionadas a resultados melhores de emagrecimento.

    3. Emagrecimento rápido e acentuado está associado a resultados ruins em longo prazo, como voltar a engordar

    Em estudos clínicos, a perda de peso rápida tem sido associada à manutenção do peso menor por mais tempo. Na comparação entre dois grupos seguindo uma dieta de 800 a 1.200 calorias por menos de um ano e por mais de um ano, os que emagreceram rapidamente perderam 16,1% de peso corporal e os demais, 9,7%. Não está claro por que alguns obesos emagrecem mais rapidamente que outros, mas a recomendação de perder peso devagar pode influenciar o sucesso do tratamento.

    4. É importante ser avaliado periodicamente durante um programa de emagrecimento

    Cinco testes com 3.910 participantes durante nove meses avaliaram as mudanças na dieta periodicamente e mostraram uma perda média de menos de 1 kg, mas nenhum benefício ligado especificamente à vigilância. A explicação dos autores do artigo é simples: pessoas que entram voluntariamente em programas de emagrecimento se dispõem a aderir ao comportamento proposto para a perda de peso.

    5. Aulas de Educação Física nas escolas reduzem ou evitam a obesidade infantil

    Três estudos diferentes mostram que os efeitos das aulas no Índice de Massa Corporal (IMC) das crianças são inconsistentes e duas análises mostram que os exercícios nas escolas não têm a combinação eficaz de frequência, intensidade e duração para ter efeito na redução do IMC ou na prevalência de obesidade.

    6. Amamentação protege contra a obesidade

    Esta diretriz da OMS, quando testada em um estudo com 13 mil crianças acompanhadas por mais de seis anos, não foi comprovada, embora a amamentação tenha diversos benefícios para a mãe e para o bebê e não deva ser deixada de lado.


    7. Atividade sexual queima entre 100 e 300 calorias


    Um homem de 70 kg gasta em média 3,5 calorias por 
    minuto nas fases de excitação e orgasmo, o mesmo gasto energético obtido em uma caminhada leve. Como uma relação sexual dura em média 6 minutos, o total gasto é de aproximadamente 21 calorias — menos que uma maçã! Se esse homem estivesse assistindo a um jogo de futebol na TV, teria gasto 7 calorias.

    Fonte: O Globo


    Kambô: a vacina extraída de um sapo e usada com sucesso por índios da Amazônia

    $
    0
    0
    -->

    O kambô é uma resina retirada de uma perereca que vive na Amazônia, a Phillomedusa bicolor.

    Essa resina contém peptídeos analgésicos e de fortalecimento do sistema imunológico que provocam a destruição de microrganismos patogênicos.

    A aplicação é realizada sobre a pele e transportada rapidamente para todo o corpo pelos vasos linfáticos.

    Os índios indicam a vacina para qualquer distúrbio e desequilíbrio, afirmam que purifica o sangue eliminando as impurezas, mas quem não tem nenhum sintoma usa o kambô para reforçar a imunidade.

    Após o inicio do tratamento é indescritível o estado de conscientização e clareza de pensamentos; a sensação de harmonia e de felicidade é visível; os sonhos, a percepção e a intuição melhoram; a autoestima retorna.

    Diz a lenda que os índios da aldeia estavam muito doentes e de tudo havia feito o pajé para curá-los.

    Todas as ervas medicinais que conhecia foram usadas, mas nenhuma livrara seu povo da agonia.

    O pajé então se embrenhou na floresta e, sob os efeitos da Ayahuasca, recebeu a visita do grande Deus.

    Este trazia nas mãos uma rã, da qual tirou uma secreção esbranquiçada e ensinou como deveria ser feita a aplicação dessa secreção nos enfermos.

    Voltando à aldeia da tribo, e seguindo as orientações que havia recebido, o pajé pôde curar seus irmãos índios.

    A história pode nos parecer exótica ou mesmo inverossímil, mas a perereca existe.

    Ela recebeu dos índios catuquinas a denominação de kambô, também podendo ser chamada de kampum ou kempô dependendo da tribo indígena.

    E é usada pelos indígenas para prevenir, curar ou afastar o “panema” – conhecido entre os índios e caboclos como preguiça, baixo-astral, má sorte (na caça, na pesca, na colheita ou na conquista amorosa).

    O curandeiro guarda a secreção da perereca numa espátula de madeira gerando pequenas queimaduras na pele, com um pedaço de cipó (titica) em brasa, aplicando a secreção nas queimaduras.

    O efeito da “vacina do sapo” – como é popularmente conhecida – é curto, porém muito forte.

    Ocorre uma forte onda de calor, que sobe pelo corpo até a cabeça.

    A dilatação dos vasos sanguíneos parece provocar uma circulação mais veloz do sangue, deixando o rosto vermelho.

    Em seguida a pessoa fica pálida, a pressão baixa, podendo provocar náuseas, vômitos e/ou diarreia.

    Esse processo dura cerca de 15/20 minutos, com uma sensação muito desagradável, mas aos poucos a pessoa retorna à normalidade.

    Em seguida a pessoa se sente mais leve, como se tivesse feito uma boa limpeza, presenciando uma maior disposição.

    Pesquisas científicas vêm sendo realizadas sobre as propriedades da secreção de Phylomedusa bicolor desde a década de 80 ou antes.

    Os primeiros a “descobrir” as propriedades da secreção para a ciência moderna foram os pesquisadores italianos.

    Amostras das pererecas foram levadas do Peru para um pesquisador nos EUA que já tinha pesquisado e patenteado anteriormente substâncias da rã Epipedobates tricolor, utilizada tradicionalmente pelos povos indígenas de Equador.

    Também foram publicadas pesquisas sobre as propriedades da secreção por pesquisadores franceses e israelenses.

    Mais recente, a Universidade de Kentucky (EUA) pesquisou (e patenteou) uma das substâncias encontradas na secreção em colaboração com a empresa farmacêutica Zymogenetics.

    Resultados surpreendentes

    As pesquisas revelaram que a secreção da Phyllomedusa bicolor contém uma série de substâncias altamente eficazes, sendo as principais a dermorfina e a deltorfina, pertencentes ao grupo dos peptídeos.

    Esses dois peptídeos eram desconhecidos antes das pesquisas de Phyllomedusa bicolor.

    Dermorfina é um potente analgésico e deltorfina pode ser aplicada no tratamento da Isquemia (um tipo de falta de circulação sanguínea e de falta de oxigênio que pode causar derrames).

    A secreção do kambô também possui substâncias com propriedades antibióticas e de fortalecimento do sistema imunológico.

    A Anvisa determinou a suspensão de toda a propaganda com alegações de propriedades terapêuticas e/ou medicinais, veiculadas em todos os meios de comunicação, da vacina do sapo, por meio da Resolução nº 8, porque ainda não existe comprovação científica que garanta qualidade, principalmente segurança e eficácia da substância.

    Em Pindamonhangaba, interior de São Paulo, um homem de 52 anos morreu após a aplicação da vacina.

    Ainda não se sabe se o kambô realmente pode envenenar e até mesmo matar quando aplicado incorretamente por gente despreparada.

    Esta matéria não recomenda o uso do kambô, apenas mostra um tratamento tradicional da medicina indígena da Amazônia.

    Com a dieta das combinações, você emagrece e melhora a digestão

    $
    0
    0
    -->

    Desde a infância, nos ensinaram que se deve comer um pouco de cada coisa.

    Mas, segundo a dieta das combinações, essa não é a maneira certa de se alimentar.

    O que é realmente importante é aprender como combinar os grupos alimentares.

    Alimentos diferentes precisam de diferentes sucos gástricos para uma digestão eficiente.

    Ao combinar alimentos errados, os sucos gástricos de ambos, neutralizam um ao outro e a comida fica mais tempo retida no estômago e nos intestinos, atrapalhando a digestão.

    Com isso, ocorre fermentação, muito prejudicial por causar toxicidade e alergias alimentares.

    Por exemplo, alimentos ricos em proteína exigem enzimas ácidas para uma boa digestão, enquanto que alimentos ricos em carboidratos exigem enzimas alcalinas.

    Portanto aprender a combinar os alimentos vai melhorar sua digestão, aumentar sua energia e ainda vai lhe poupar de diversos incômodos como: inchaço e peso no estômago, azia e ainda  ajudará você a emagrecer cerca de 2 quilos por semana.

    A combinação de alimentos está classificada através dos grupos alimentares:

    Proteínas: carnes, produtos lácteos, ovos, nozes e sementes.
    Carboidratos: pães, massas, batatas, arroz e legumes.
    Gorduras: azeite, manteiga, azeitonas, abacate.
    Vegetais: folhas verdes, brócolis e repolho, vegetais de baixo índice glicêmico (cenoura, nabo).
    Açúcares: açúcar refinado, mel, geléias, xaropes, bem como frutas doces, como banana ou frutas secas.
    Ácidos: vinagre, produtos em conserva, suco de laranja, suco de limão.
    Frutas: melancia, melão, laranja, morango, pera, maçã etc

    Boas Combinações

    Combinações ruins
    Proteínas e Vegetais
    Gorduras e Vegetais
    Carboidratos e Gorduras
    Proteína e carboidrato
    Frutas e Carboidratos
    Proteínas e Gorduras
    Frutas e proteínas


    Evite combinar amido e proteínas, coma-os separadamente.

    A digestão química do amido normalmente começa quando uma enzima chamada ptialina é liberado que converte o amido em maltose.
    Ao mesmo tempo, as proteínas causam a secreção de ácido clorídrico, que destrói a enzima ptialina, causando uma interrupção no processo de digestão do amido.

    Isso dificulta a digestão e atrapalha o metabolismo.

    Evite combinar carne com doces na mesma refeição.

    Os doces, ao chegarem ao estômago, juntamente com as proteínas (carne, ovos), causam o bloqueio da digestão e provocam dores de estômago.

    Coma doces e frutas separadamente da refeição, de preferência após 1 a 2 horas.

    Evite combinar frutas com outros alimentos, coma-os separadamente.

    As frutas são ricas em minerais e vitaminas, eles são digeridos rapidamente sozinhos.

    Com proteínas ou carboidratos, sua digestão é difícil.

    O único alimento que combina bem com frutas é iogurte, que também é rápido e fácil de digerir.

    Iogurte com frutas é a melhor combinação de alimentos para emagrecer também.

    Evite comer mais de uma fonte de proteina na mesma refeição.

    Proteínas são difíceis de digerir porque são mantidas no estômago por longas horas, até que os sucos gástricos tenham realizado sua tarefa.

    Comer vários tipos de proteínas em uma refeição prolonga o processo de digestão, causando indigestão ou fermentação que leva a gases no estômago.

    Comer apenas um tipo de proteína em cada refeição aumenta a atividade metabólica.

    Evite combinar amidos e alimentos ácidos (suco de limão, laranja, morango, goiaba, frutas vermelhas, manga, abacaxi, maçãs, limão, melancia, etc.).

    Alimentos ricos em amido requerem enzimas alcalinas para uma boa digestão e a combinação dos dois leva a neutralização de todo o processo digestivo, levando à indigestão. Frutas cítricas combinam melhor com proteínas como nozes e sementes, ajudando numa melhor absorção de nutrientes.


    Não combine sucos, chá, café ou álcool com alimentos sólidos.

    Essas bebidas dificultam a digestão e o tanino presente no chá inibe a absorção de cálcio, ferro e zinco dos alimentos ingeridos com eles.

    Combinando os alimentos corretamente, além de ajudar a melhorar a digestão e absorção dos alimentos, ainda vai ajudar a acelerar seu metabolismo e assim fazer você desinchar e emagrecer naturalmente, sem se privar de nenhum alimento.

    E o mais importante vai evitar a formação de gases devido à indigestão, dando-lhe saúde e disposição.

    Cardápio - dieta das combinações

    Café da Manhã

    Opção 1
    1 xícara de chá sem açúcar
    4 torradas de pão integral
    2 fatias de queijo fresco magro
    Opção 2
    1 copo de iogurte desnatado diet
    1 fatia de pão integral
    1 colher (sobremesa) de gel
    eia diet
    Opção 3
    1 copo de suco de cenoura e beterraba
    1 fatia de pão integral
    1 colher (sopa rasa) de cream cheese light
    Opção 4
    1 copo de leite desnatado
    1 taça pequena de sucrilho
    s
    Opção 5
    1 xícara de chá de ervas sem açúcar
    2 fatias de pão integral
    1 fatia de blanquet de peru
    1 fatia média de queijo fresco
    Opção 6
    1 copo de suco com erva-doce, beterraba, cenoura e hortelã
    2 torradas de pão integral
    1 fatia média de queijo fresco
    Opção 7
    1 copo de iogurte desnatado
    2 torradas
    1 colher (sobremesa) de margarina light
    1 colher (de sobremesa) de gel
    eia diet

    Lanches (Escolha 1 opção abaixo)

    * 1 caixinha de suco de frutas light + 1 torrada
    * 1 fruta (kiwi, pêra, 1/2 papaia, banana-prata, figo ou damasco)
    * 1 taça de gelatina diet colorida + 1 fruta
    * 1 copo de água de coco + 1 fatia de queijo branco
    * 3 biscoitos integrais

    Almoço

    Opção 1
    1 prato com cenoura e beterraba
    1 filé de peixe gratinado (com queijo prato light)
    1 prato (sobremesa) de brócolis refogado
    sno azeite
    Opção 2
    1 prato de alface e tomate
    2 almôndegas (médias) de soja
    1 prato (sobremesa) de abobrinha refogada
    1 porção (3 colheres de sopa) de arroz integral
    Opção 3
    1 prato com agrião, milho e grão-de-bico
    1 prato (sobremesa) de escarola refogada no azeite
    1 panqueca light (com cenoura, espinafre e beterraba)
    Opção 4
    1 prato com rúcula, alface
    -americana e tomateseco
    1 porção de bife rolê
    1 prato (sobremesa) de cenoura sautée
    Opção 5
    1 prato com pepino, alface e tomate-cereja
    1 berinjela refogada no azeite com tomate
    seco
    1 prato (sobremesa) de espaguete ao molho de vegetais e ervas
    Opção 6
    1 prato de tabule 2 quibes (pequenos) de soja
    1 prato (sobremesa) de mostarda refogada no azeite
    1 prato (sobremesa) de espaguete com molho de tomate
    Opção 7
    1 prato de tomate, cebola
    -roxa e cebolinha verde
    1 filé médio de frango com molho à base de ricota e mostarda
    1 prato (sobremesa) de couve refogada no azeite -

    Lanche da tarde (Escolha 1 opção)

    * 1 barra de cereais
    * 1 taça de salada de frutas
    * 1 copo de iogurte natural desnatado
    * 1 xícara de chá de ervas (sem açúcar) + 1 fatia de queijo branco
    * 1 porção de grãos de soja (torrados)

    Jantar

    Opção 1
    1 prato (fundo) de sopa cremosa de mandioquinha
    1 porção de suflê com peito de peru e palmito
    Opção 2
    1 prato (fundo) de sopa cremosa de beterraba, com músculo e iogurte
    1 pastel de forno com recheio de escarola
    Opção 3
    1 prato (fundo) de caldo de legumes com massa tipo cabelo-de-anjo
    1 filé de frango médio grelhado
    1 prato (sobremesa) de cenoura refogada no azeite
    Opção 4
    1 prato (fundo) de caldo de legumes batidos
    1 sanduíche com pão italiano recheado com espinafre, creme de leite light, tomate
    seco e muçarela de búfala
    Opção 5
    1 prato (fundo) de sopa cremosa de aspargos com frango
    1 prato (sobremesa) de legumes refogados no azeite (cenoura, chuchu, vagem)
    Opção 6
    1 prato (fundo) de sopa cremosa de cenoura
    1 sanduíche com 2 fatias de pão integral e peito de peru, ricota e requeijão light
    Opção 7
    1 prato (fundo) de sopa de lentilha
    1 pedaço de torta de kani com abobrinha

    Antes de dormir (Escolha uma opção)

    * 1 fruta (até 6 morangos, 1 laranja-lima, 1 maçã assada com canela ou 1 fatia média de abacaxi cozido)
    * 1 copo de suco de frutas sem açúcar
    * 1 copo de leite desnatado
    * 1 iogurte diet

    Os segredos da saúde e da boa alimentação

    $
    0
    0
    -->



    O que você não deve fazer

    1.     Não coma alimentos industrialmente processados tais como biscoitos, bolos, cookies, refrigerantes, etc.

    2.     Evite os adoçantes refinados como açúcar, dextrose, glucose e xarope de frutose.

    3.     Evite farinha de trigo refinada como pão branco, bolos, biscoito e massas.

    4.     Evite todos os óleos e gorduras hidrogenados (margarinas) ou parcialmente hidrogenados (óleos enlatados).

    5.     Evite todos os óleos vegetais feitos de soja, milho, açafrão, girassol, algodão e canola.

    6.     Não use óleos poli-insaturados (óleos vegetais) para fritar, refogar ou cozinhar.

    7.     Evite alimentos fritos.

    8.     Não pratique o vegetarianismo radical. Os produtos animais oferecem nutrientes vitais que não são encontrados nos vegetais.

    9.     Evite produtos que contêm proteínas em pó (liofilizadas) como leite em pó, leite de soja, carne de soja, sopas em pó, etc.

    10.   Evite o leite pasteurizado. Não consuma leite com baixo teor de gordura, leite em pó, ou produtos que imitam o leite.

    11.   Evite ovos de granja e carnes processadas industrialmente.

    12.   Evite as carnes processadas como salsichas, enchidos, presuntos, salames, que contêm MSG (monoglutamato de sódio) e outros aditivos.

    13.   Evites as sementes, grãos e castanhas rançadas ou preparadas impropriamente, geralmente encontradas na granola. Evite também os flakes.

    14.   Evites as frutas e legumes enlatados, irradiados, pulverizados e geneticamente modificados.

    15.   Evite os aditivos artificiais, especialmente o MSG (monoglutamato de sódio), proteínas hidrolisadas dos vegetais (soja) e o aspartame, que são neurotoxinas. Muitas sopas, molhos e condimentos preparados contêm MSG sem ser citado na embalagem.

    16.   Evite consumir em excesso alimentos com cafeína, como café e chá preto.

    17.   Evite panelas/embalagens de alumínio e produtos que contêm alumínio, como os antiácidos, desodorantes antitranspirantes e bicarbonatos impuros.

    18.   Não beba água fluorada.

    19.   Não beba bebidas destiladas.

    20.   Não use forno micro-ondas para preparar alimentos.
       Use-o apenas para aquecer.

    O que você deve fazer

    1.     Coma sempre os alimentos integrais e naturais.

    2.     Coma somente alimentos que se deterioram, mas come-os antes que isso aconteça.

    3.     Coma carne de animais que foram criados naturalmente, inclusive ovos.

    4.     Na impossibilidade de beber leite integral sem pasteurização com segurança, beba-o fermentado como iogurte natural e coalhada, queijos e manteigas.

    5.     Use apenas as gorduras e óleos tradicionais, incluindo manteiga e outras gorduras animais, azeite extravirgem , óleo de semente de linho, óleo de gergelim, gordura de coco e outras palmeiras tropicais.

    6.     Coma frutas e vegetais fresca de preferência orgânicos, em saladas, sopas ou cozidas no vapor.

    7.     Use grãos integrais , castanhas e sementes, que devem ser preparadas como brotos, fermentados para neutralizar o ácido fítico, que é um antimetabólito/antinutriente.

    8.     Use vegetais, frutas e bebidas lactofermentadas (fermentação provocada pela coalhada com lactobacilo) regularmente na dieta.

    9.     Retire, pelo cozimento de ossos de animais, o conteúdo de gordura e colágeno e use-o em porções no preparo de sopas, ensopados, etc.

    10.   Use chás de ervas em substituição ao café com moderação.

    11.   Use água de boa qualidade sem adição de flúor e cloro.

    12.   Use sal marinho não refinado e pó de vegetais que possuem alto teor de sódio (cebolinha, salsa, coentro, etc).

    13.   Faça a sua salada usando limão e azeite de oliva extravirgem.

    14.   Use os adoçantes naturais com moderação, como o mel, suco de cana desidratado e estévia.

    15.   Use apenas vinhos e cerveja não pasteurizados e com moderação.

    16.   Cozinhe apenas em panelas de aço inox, vidro, ferro fundido e de ágata de boa qualidade.

    17.   Use apenas suplementos naturais.

    18.   Durma bem, faça exercícios físicos e receba luz natural.

    19.   Pense positivo e minimize o estresse.

    20.   Pratique o perdão.

    Ovo - verdades e mentiras sobre esse alimento

    $
    0
    0
    -->
    O ovo é o segundo alimento mais completo do mundo.

    O primeiro é o leite materno; o terceiro, o coco; e o quarto, a quinua.

    Tudo que é necessário para que haja vida está no ovo.

    Mas por que já ouvimos tantas vezes a mídia e médicos falarem mal desse alimento?

    Provavelmente, por desinformação.

    É por isso que este artigo, além de esclarecedor, tem o objetivo de derrubar todos os preconceitos contra o consumo do ovo.

    Muitos associam o ovo ao colesterol elevado.

    Isso, porém, é um grande equívoco, pois até hoje não houve nenhuma pesquisa que conseguisse comprovar essa tese.

    O problema do colesterol é recente e começou com o consumo de óleos vegetais,  como o de soja, o de milho e, nos dias de hoje, com o pior de todos, o de canola.

    Outra coisa: o colesterol não é uma substância que deva ser banida do nosso corpo, pois é essencial à vida e a partir dele é que ocorre toda a síntese de hormônios sexuais no corpo.

    Voltando ao ovo: na sua composição, encontramos –

    - ácidos graxos saturados;

    - ácidos graxos insaturados;

    - 20 aminoácidos;

    - 14 minerais;

    - 12 vitaminas.

    Entre estas últimas, destacamos as vitaminas A, B12, A, D, E, K e os folatos.

    Esse alimento é muito proteico, tanto que obtemos 20% da nossa necessidade diária de proteína quando consumimos um simples ovo.

    No ovo há bastante lecitina, ótima para a circulação e o cérebro.

    Há também no ovo muita luteína e zeaxantina, substâncias que diminuem a incidência de doença cardiovascular, combatem a degeneração macular nos olhos (relacionada com a idade) e previnem a catarata e a retinose pigmentar, sendo, portanto, ótimas para a saúde dos olhos.

    Um estudo de 2008 da Nutricion and Metabolism comprovou que o ovo tem os seguintes benefícios:

    - ação anti-Inflamatória (sendo capaz de diminuir a Proteína C Reativa);

    - emagrecimento (como efeito indireto, pois o ovo aumenta o hormônio mais abundante do corpo, adiponectina, antigamente chamado de GBP28);

    - aumento do HDL, o colesterol bom;

    - diminui os níveis de insulina, funcionando como preventivo do diabetes.

    O melhor ovo é, sem dúvida, o caipira, pois, além de não conter hormônios artificiais, tem mais nutrientes, chegando a ter 20 vezes mais ômega 3 que o não caipira.

    Mas, na falta do caipira, é preferível consumir o ovo produzido em escala industrial a não consumir nenhum ovo.

    Coma, portanto, ovo.

    E sem medo.

    A sua saúde agradece!



    Tratamento natural para rachaduras nos pés

    $
    0
    0
    -->


    Este é um problema muito chato e comum.

    O tratamento natural para rachaduras nos pés é simples e muito eficiente.


    Faça o seguinte:


    moa um punhado de arroz até obter uma farinha fina e adicione algumas colheres de mel e vinagre de maçã o suficiente para obter uma pasta grossa.


    Se as rachaduras forem muito profundas, adicione uma colher de azeite de oliva.


    Mergulhe os pés em água morna por 20 minutos e faça uma massagem suave com essa pasta.


    Pode deixar a pasta nos pés, só tire o excesso!


    Se o pé estiver com a pele muito grossa, à medida que for sarando, dá para ir lixando até que fique fininho e curado!

    Para moer o arroz, basta colocar num pacotinho e bater com o martelo até virar pó ou bater no liquidificador.

    Como ter cabelos bonitos e sem gastar com produtos caríssimos

    $
    0
    0
    -->

    A maioria das pessoas não faz a conexão entre dieta e cabelo saudável, mas a ligação é forte.

    A medicina tradicional chinesa acredita que o consumo exagerado de açúcar é o principal culpado da queda de cabelos.

    Isso explicaria o motivo pelo qual os americanos sofrem com a calvície em quantidade maior do que qualquer outro povo.

    Até mesmo o consumo excessivo de frutas pode levar à queda de cabelo.

    Muitos que aderirem a uma dieta de alimentos crus têm experimentado esse fenômeno.

    Por outra lado, o alto consumo de proteína animal e produtos lácteos também contribui para a calvície e para cabelos fracos e sem brilho devido ao sangue ácido.

    No entanto, há outros culpados: gorduras, deficiência de iodo e desidratação são obstáculos para o cabelo saudável também.

    A melhor aposta para cabeleiras brilhantes e volumosas é adotar uma dieta abundante em vegetais, óleos saudáveis, como coco e azeite extravirgem de oliva, nozes, sementes e algas.

    Sementes de linhaça e chia são especialmente benéficas devido ao seu alto teor de ácidos graxos essenciais.

    É importante o reforço com suplementos como vitaminas do complexo B (especialmente biotina), zinco, ferro e cálcio.

    É também essencial para a saúde do cabelo inibir a produção DHT, que é derivada do hormônio testosterona.

    Os remédios naturais que bloqueiam a DHT incluem saw palmetto, urtiga, chá verde e óleo de semente de abóbora. 

    Tratamento para dar força, brilho e beleza a seu cabelo

    Duas substâncias químicas encontradas na água da cidade, cloro e flúor, enfraquecem o cabelo.

    Por isso, um bom filtro de chuveiro é uma obrigação para o cabelo saudável.

    Xampu também é ruim, pois está repleto de produtos abrasivos e químicos.

    Mesmo quando xampus ecológicos são utilizados, o cabelo é despojado de óleos naturais e, posteriormente, os fios se “revoltam” contra o abuso.

    Condicionador é então necessário para domar a desordem.

    Folículos são posteriormente obstruídos, provocando perda de cabelos.

    Para evitar essa anarquia, um remédio simples e de baixo custo está disponível: bicarbonato de sódio e vinagre.

    Cabelo se acalma, a perda é minimizada e o brilho é restaurado.

    Para limpar o cabelo com bicarbonato de sódio, misture uma colher de sopa de pó para um copo de água em uma garrafa squeeze.

    Agite bem e aplique a mistura nas raízes, massageando por um minuto ou dois.

    Enxágue bem.

    Em seguida, vem a lavagem com vinagre, que suaviza e aumenta o brilho.

    Misture um copo de vinagre de maçã com um copo de água.

    Despeje sobre o cabelo, evitando o rosto e os olhos.

    Enxágue depois abundantemente com água. 

    Ter cabelos saudáveis e bonitos não é um sonho.

    O caminho para isso é uma dieta rica em nutrientes, a suplementação e a limpeza livre de xampus e outros produtos agressivos.

    Tensão pré-menstrual (TPM): causas e tratamentos naturais

    $
    0
    0
    -->

    Dores de cabeça, inchaço, irritabilidade, depressão e cansaço são apenas alguns dos sintomas desagradáveis ​​da tensão pré-menstrual (TPM), que afeta milhões de mulheres a cada mês.

    Mas, felizmente, a TPM não está inteiramente fora do controle de uma mulher. 

    Pesquisam mostram que a dieta desempenha um papel significativo na severidade dos sintomas da TPM, e muitas mulheres poderiam aliviar suas crises mensais simplesmente mudando a alimentação ou tomando suplementos nutricionais.

    A sociedade tem feito, em muitas ocasiões, piadas sobre as mulheres afetadas pela TPM.
    Mas a verdade é que essa síndrome pode ser um problema difícil, por vezes graves, para as mulheres.

    Dra. Mary D. Eades, em seu livro "Guia Completo para Doutores de Vitaminas", estima que cerca de um terço das mulheres sofre de sintomas relacionados como a oscilação de seus hormônios a partir da penúltima ou última semana de seu ciclo mensal.

    Algumas mulheres sentem esses sintomas sem tanta regularidade, porém cerca de uma em cada dez experimenta-os a todos os meses, de acordo com Eades.

    O fato é que a TPM pode se tornar tão grave a ponto de causar depressão geral na vida diária.

    Então, por que algumas mulheres sofrem mais do que outras e o que fazer para a TPM não atrapalhar a vida delas?

    A resposta pode ser encontrada na alimentação e nos suplementos naturais.

    A pesquisa sugere que os sintomas da TPM surgem mais frequentemente em mulheres com altos níveis de estrogênio no sangue em comparação com progesterona.

    Em "Alimentos que Combatem a Doença", Laurie Deutsch escreve: "TPM poderia ser referida como intoxicação estrogênio”.

    No entanto, há um número de formas naturais de lidar com um tal desequilíbrio e prevenir e superar os sintomas de TPM.

    Por exemplo, acredita-se que o alcaçuz reduza os níveis de estrogênio, aumentando simultaneamente os níveis de progesterona, criando um equilíbrio melhor.

    A soja (derivados, como tofu e missô) também pode ajudar os níveis de hormônio de equilíbrio e é por isso que muito menos japonesas  sofrem de TPM do que as americanas, de acordo com Robert Haas em "Remissões Permanentes".

    Óleo de prímula, óleo de linhaça, lavanda, salsa, pólen de abelha e a planta vitex são outros suplementos naturais que podem aliviar os sintomas da TPM.

    Também eficaz é a erva chinesa dong quai, que tem sido chamada de "presente da natureza para as mulheres", de acordo com a Earl Mindell em "Remédios Secretos".

    "É um tónico para o sistema reprodutor feminino e ajuda a regular o ciclo menstrual, especialmente os desequilíbrios que são responsáveis ​​por alguns dos sintomas da síndrome pré-menstrual”, escreve Mindell.

    Crescente evidência mostra que essa síndrome também pode ser desencadeada por deficiências de certas vitaminas ou minerais, especialmente de magnésio.

    "A deficiência de magnésio está fortemente relacionada como um fator da síndrome pré-menstrual. Níveis de magnésio em pacientes com TPM são significativamente menor do que em indivíduos normais", escrevem Michael T. Murray e Joseph L. Pizzorno na "Enciclopédia de Medicina Natural”.

    No "Guia de um Médico para Produtos Naturais da saúde que Funcionam", o Dr. James Howenstine escreve: "Muitas mulheres com síndrome pré-menstrual têm níveis elevados de açúcar e de gordura de leite e valores baixos de magnésio no sangue. Suplementação de magnésio parece ser uma necessidade, especialmente em pessoas que estão recebendo pouco magnésio a partir de sua água”.

    Mulheres com TPM também são frequentemente deficiente em cálcio, zinco e vitaminas do complexo B, especialmente a vitamina B6, e muitas vezes podem se beneficiar muito com a suplementação.

    Além da suplementação nutricional, as mulheres podem ajudar a prevenir a TPM fazendo mudanças em suas dietas.

    Comer mais alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, como peixes gordos e vegetais de folhas verdes, é importante, pois a deficiência dessa substância também foi associada à síndrome pré-menstrual.

    Dr. Stephanie Beling, em "Alimentos de Energia", recomenda às mulheres que sofrem de TPM tentar eliminar a carne e produtos lácteos da dieta e e aumentar a ingestão de frutas e legumes.

    Além da alimentação, muitas mulheres com TPM também se beneficiam com técnicas de relaxamento e meditação.

    Denise Foley, autora do livro "Enciclopédia da Mulher", sugere às mulheres que procuram aliviar a TPM e aumentar a saúde geral seguir um regime que inclui "a meditação, beber de oito a dez copos de água por dia e mudar para uma dieta de baixo teor de gordura, pobre em açúcar , com muito pouco álcool e sem cafeína”.

    Muitas mulheres aceitam síndrome pré-menstrual como um fato da vida e sofrem passivamente com isso, mas existem muitos remédios naturais disponíveis para ajudar a prevenir e tratar as dores da TPM.

    Como todos os problemas de saúde, você tem o poder de alterar o seu quadro de desconforto.

    Para tanto, basta dar ao seu corpo o que ele precisa.

    Cientistas descobrem que a cúrcuma (açafrão-da-terra) faz bem ao coração tanto quanto a prática de exercícios

    $
    0
    0
    -->


    Uma substância presente na raiz da cúrcuma (açafrão-da-terra) parece melhorar a saúde do coração tanto quanto exercícios físicos moderados.

    Essa é a conclusão de estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Tsukuba, no Japão.

    Nas últimas décadas, estudos científicos confirmaram as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes da cúrcuma graças ao trio de produtos químicos conhecidos como "curcuminoides", responsáveis pela cor amarelo-laranja da raiz.

    Apesar de apenas um desses produtos químicos ser devidamente conhecido como "curcumina", o nome é comumente usado para se referir a todos eles coletivamente.

    Os novos estudos compararam todos os efeitos do exercício e da curcumina sobre a saúde do coração e sobre as mulheres na pós-menopausa durante um oito semanas.

    Todos os estudos foram randomizados, duplo-cego e controlado com placebo.  

    Cúrcuma pode prevenir doenças do coração?

    No primeiro estudo, os pesquisadores selecionaram 32 mulheres para tomar um suplemento de curcumina ou fazer treinamento físico moderado ou a não participar de nenhuma dessas intervenções.
    Os pesquisadores mediram a função endotelial vascular dos participantes - a capacidade de resposta da camada de células que revestem os vasos sanguíneos, um indicador-chave da saúde cardiovascular - tanto no início e no final do estudo.

    Eles descobriram que, enquanto não houve melhora no grupo que nada fez, a função endotelial aumentou significativamente tanto no grupo de exercícios como no de curcumina.
    O mais surpreendentemente: a melhoria nestes dois grupos experimentais foi idêntica.

    O segundo estudo examinou os efeitos da curcumina na resposta das artérias a alterações na pressão sanguínea ("complacência arterial"), outra medida essencial da saúde cardiovascular.

    Neste estudo, 32 mulheres foram aleatoriamente designadas para receber um suplemento de curcumina ou uma pílula placebo, ou submeterem-se a uma rotina de exercícios com a curcumina ou com pílula placebo.

    Os pesquisadores não encontraram nenhuma melhoria significativa no grupo da pílula placebo.

    Melhorias significativas (e equivalentes) apenas no grupo de exercícios ou no da curcumina, e o maior aumento entre os participantes que se exercitaram e também tomaram o suplemento.

    No final do estudo, os investigadores examinaram os efeitos do exercício e curcumina na taxa de degeneração relacionada com a idade do ventrículo esquerdo do coração.

    Quarenta e cinco participantes foram distribuídos aleatoriamente em um dos quatro grupos, os mesmos utilizados no segundo estudo.

    Os investigadores observaram que o exercício com curcumina produziu aumentos significativos na saúde do coração.

    Neste estudo, no entanto, a curcumina sozinha não demonstrou oferecer qualquer benefício.

    Especificamente, a pressão arterial sistólica braquia diminuiu entre os participantes que se exercitaram e não tomaram a curcumina.

    No entanto, a frequência cardíaca diminuiu significativamente apenas entre os participantes que se exercitaram e tomaram curcumina.

    "Ingestão regular de curcumina poderia ser uma medida preventiva contra a doença cardiovascular em mulheres na pós-menopausa", escreveram os autores do primeiro estudo.

    "Além disso, nossos resultados sugerem que a curcumina pode ser uma alternativa potencial para os pacientes que são incapazes de se exercitar."

    A curcumina é melhor absorvida quando se ingere a raiz da cúrcuma (açafrão-da-terra) em vez de suplementos.

    Seis excelentes alimentos que você deve comer sempre

    $
    0
    0
    -->

    A seguir, seis dos mais saudáveis ​​alimentos que você deveria comer com frequência, mas provavelmente não come:

    Goiaba


    A goiaba é uma das frutas mais saudáveis ​​e pode ser encontrada com facilidade em quase todas as estações.


    Ela tem uma elevada concentração de vitaminas e minerais que ajudam a estimular o sistema imunitário contra os tipos comuns de constipação. 


    Não só isso, a goiaba contém mais potássio do que a banana, especificamente, 63% mais.


    Ela também contém o antioxidante licopeno, que ajuda a eliminar as toxinas do corpo.


    Quando ingerida de forma rotineira, a goiaba ajuda na prevenção do câncer de próstata. 

    Mirtilo

    Mirtilos frescos fornecem as melhores vitaminas e minerais, mas encontrá-los, em algumas regiões do Brasil, é muito difícil.


    Você, porém,  pode comprar mirtilos congelados ou em cápsulas.


    Não é a mesma coisa que consumir mirtilos frescos, mas mesmo assim você estará recebendo uma boa dose de antioxidantes, pois eles são muito ricos em fibras dietéticas, o pode impedir o ganho de peso.


    Além disso, esta fruta é excelente para a circulação, atuando contra todos os problemas circulatórios que perturbam nosso corpo.

    Repolho

    Muitas pessoas preterem o repolho em favor de outros legumes verdes e folhosos, como a alface.


    O que essas pessoas não sabem é que este vegetal é repleto de nutrientes que podem combater o câncer. 

    Beterraba

    Outro vegetal anticâncer é a beterraba, cujo consumo parece desagradável no início.


    A cor da beterraba, de que a maioria das pessoas não gosta, é de fato a principal atração do vegetal, pois os pigmentos responsáveis por essa cor são  tidos como substâncias que atuam para impedir o aparecimento de câncer. 

    Sardinhas

    As sardinhas, mesmo as enlatadas, contêm vários minerais, que as tornam ideais para uma dieta semanal.


    Sardinhas são ricas em ômega 3, ácidos graxos conhecidos por seus efeitos positivos em casos de colesterol e de perda de peso.


    Há também um monte de potássio, magnésio, zinco e vitaminas do complexo B, que podem ajudar a impulsionar o sistema imunológico de uma pessoa. 

    Abóbora (jerimum)

    Outro produto que a maioria das pessoas consome pouco é a abóbora, ou jerimum, em algumas regiões do Brasil.


    Infelizmente, pois a abóbora contém muita fibra de ótima qualidade para a boa digestão.


    Ela também tem muito poucas calorias, ideal para pessoas em dieta de emagrecimento. 


    É claro que esses não são os únicos alimentos saudáveis  que podem estar faltando em sua dieta.


    Tenha em mente que a marca de um indivíduo saudável é o equilíbrio.


    Ou seja, se a pessoa come uma refeição balanceada combinada com exercícios diários, há boa chance de ela desfrutar de uma vida longa e feliz. 
    Viewing all 1525 articles
    Browse latest View live