Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Chá de guaçatonga trata herpes, úlcera, afta e mau hálito

$
0
0

A guaçatonga (Casearia sylvestris) ou erva-de-bugre é indicada para problemas de ácido úrico, artrite, circulação, depósitos gordurosos, diarreia, dores do peito e do corpo, gastrite, hematoma, inchaço das pernas, inflamação, micose, mau hálito, feridas na boca, obesidade, pressão alta, reumatismo, úlceras, além de ser vermífugo e tônico cardíaco.

Externamente, compressas de chá morno da guaçatonga servem para eczema, feridas, picada de inseto, sarna, sapinho e herpes.


Nesse caso, prepara-se a infusão com duas colheres de sopa da erva para um copo de água fervente.

Pesquisa realizada pelo Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Araraquara constatou que a planta acelera a cicatrização de úlceras gástricas e duodenais.

Para fazer o chá, ferva um litro de água, apague o fago e jogue duas colheres de sopa da erva.

Abafe e beba morno. 

Tome durante o dia.


Receita de óleo de orégano, que, segundo pesquisas, combate câncer, bactéria, vírus, fungos e vermes

$
0
0


Pesquisas atuais têm apontado o óleo de orégano como um eficaz remédio no tratamento do câncer.

Ele também é considerado um dos mais eficazes óleos de ação antimicrobial e antifúngica.

Existem dezenas de espécies, muitas das quais nem são "oréganos verdadeiros", e isso pode interferir em muito no uso terapêutico desta planta e em suas indicações.


O orégano (Origanum vulgare), também conhecido por orégano selvagem, é uma planta condimentar largamente utilizada na culinária.

Seu óleo essencial, de coloração marrom-avermelhada, apresenta como componente majoritário o carvacrol (65% no mínimo), um poderoso agente antioxidante e anti-inflamatório. No entanto, alguns óleos dessa espécie, como aqueles provenientes da Espanha, possuem pouco carvacrol e muito timol. 

Tal característica faz com que tais óleos se assemelhem muito (em cheiro e indicações) ao óleo essencial de tomilho.

O carvacrol possui propriedades antibacterianas, anti-inflamatórias, antimelanomicas, antioxidantes, antirradicais livres, antifúngicas e anticancerígenas, todas comprovadas cientificamente.

Além do carvacrol, existem mais de dez compostos presentes no óleo essencial e considerados todos de propriedades antitumorais, anticarcinogênicas e preventivos do câncer.

Em experiências práticas o orégano tem se mostrado extremamente eficaz no tratamento de infecções de todos os tipos e processos inflamatórios, como furúnculos, feridas inflamadas, pneumonia, acne, sinusite, amigdalite, artrite, tuberculose, problemas estes muitas vezes anteriormente tratados com antibióticos alópaticos e não resolvidos.

Hoje o grande problema destes antibióticos está no fato de as bactérias estarem criando resistência a eles. Remédios que há dez anos faziam efeito hoje já não servem para tratar as mesmas doenças. Inclusive até mesmo o AZT já não está dando mais o mesmo resultado para o tratamento da aids. Mas com óleos essenciais retirados da planta acontece um processo interessante e que vem sendo estudado: as bactérias e os microrganismos em geral não criam resistência ao longo do tempo. A explicação para isso estaria talvez no fato de o óleo essencial ser proveniente de uma complexa engenharia biológica presente na planta que produz um produto totalmente exclusivo seu, feito especificamente para resistir ao meio ambiente.

Outra explicação estaria no fato de óleos essenciais naturais possuírem uma frequência energética muito alta, o que por observações in vitro comprovou-se ter uma ação inibitória do crescimento de bactérias.

Outras pesquisas sobre o uso do óleo essencial dos oréganos já vieram a comprovar que suas propriedades vão ainda mais longe.

Catorze pacientes que receberam administração oral de óleo de orégano por dia após seis semanas tiveram um completo desaparecimento de parasitas intestinais como Entamoeba hartmanni, Endolimax nana e Blastocystis hominis

Também se constatou, a uma diluição de 2%, completa eliminação em culturas de Candida albicans (cândida), Enterococcus fecalis, Pseudomonas aeruginosa, Staphylococcus aureus, entre muitos outros.

Em uma observação do centro Aeron de Biotecnologia na Califórnia, constatou-se o potencial de diversas ervas utilizadas como tempero na alimentação terem uma atividade hormonal, auxiliando inclusive no equilíbrio de distúrbios menstruais e tendo uma ação reguladora do crescimento de células cancerosas no útero. Entre estas, citam-se o orégano e mais uma dezena de outras, como tomilho, soja, damiana, verbena e lúpus. Esta observação soma-se a uma feita sobre os efeitos antioxidantes de ervas empregadas como temperos no Mediterrâneo e que têm ocasionado uma baixa de casos de mortalidade por doenças cardíacas em pessoas que consomem a dieta típica da região. Em países orientais onde se utilizam muitas ervas como tempero, o índice de distúrbios homonais e cardíacos é bem inferior àquele observado nas pessoas habituadas à típica dieta ocidental.


Também a Faculdade de Farmácia da Turquia demonstrou uma atividade do óleo de orégano (Origanum onites) como efetivo na prevenção do diabetes melitus e como retardador do desenvolvimento de uma série de complicações advindas com a doença. Também se estudou a possibilidade de efeitos do óleo sobre os níveis de glicose do sangue, mas nenhuma alteração neste sentido foi constatada.

Noutro estudo, o  óleo extraído do orégano mostrou-se efetivo contra uma bactéria perigosa e muitas vezes resistente a drogas.

Harry G. Preuss, responsável pelo estudo, testou o óleo de orégano em uma bactéria do gênero staphylococcus responsável por uma variedade de infecções e que tem se mostrado resistente a muitos antibióticos.

O óleo de orégano e a bactéria foram misturados em um tubo de ensaio e foram comparados os efeitos do óleo com efeitos de antibióticos tradicionais como estreptomicina, penicilina e vacnomicina. O óleo de orégano em pequenas doses inibiu o crescimento da bactéria tanto quanto os demais antibióticos.

Outro aspecto do estudo examinou a eficácia do óleo de orégano e do carvacrol, considerado o maior componente antibacteriano do orégano, em 18 camundongos infectados pela bactéria staphylococcus

Seis camundongos receberam óleo de orégano por 30 dias, e 50% desse grupo sobreviveu após o tratamento. Seis receberam carvacrol em óleo de oliva ao invés de óleo de orégano, porém nenhum sobreviveu mais do que 21 dias.

Outros seis camundongos receberam óleo de oliva sem agentes (grupo controle) e morreram dentro de três dias.

A experiência foi realizada novamente para reiterar as descobertas, demonstrando que existem outros componentes no óleo de orégano além do carvacrol que possuem propriedades antibacterianas.

Dicas e avisos

O óleo de orégano pode reduzir a capacidade do organismo de absorver ferro, por isso se deve tomar um suplemento de ferro enquanto tomar as cápsulas de orégano, e as mulheres grávidas não devem usar o óleo de orégano.

Se você é alérgico a hortelã, tomilho, manjericão e sálvia, pode ser alérgico ao óleo de orégano também. 

Se você tiver irritações de pele ou vômitos, interrompa o uso das cápsulas.


RECEITA DE ÓLEO CASEIRO DE ORÉGANO

Lave 2 colheres (sopa) de orégano.

Espere secar.

Coloque-o em uma toalha ou papel toalha e deixe secar naturalmente.

Reserve.

Aqueça levemente uma xícara de azeite extravirgem de oliva.

Coloque em um recipiente de vidro limpo e tampe.

Coloque o orégano no óleo quente.

Agite o frasco para cobrir o orégano com o óleo e para iniciar o processo de liberação do óleo do orégano no óleo de base.

Deixe repousando na geladeira durante três dias para permitir que o óleo do orégano se misture bem com o óleo de base.

Use para preparar alimentos ou para massagem. 

Os 10 vegetais mais contaminados por agrotóxicos

$
0
0

Os países do Terceiro Mundo são os principais mercados para a indústria de defensivos agrícolas. 

O Brasil, por exemplo, é um dos maiores consumidores de agrotóxicos  no mundo, movimentando US$ 2,5 bilhões ao ano, com um volume de 250 mil toneladas de produtos utilizados. 


Existem no mundo 20 grandes indústrias do setor, das quais 8 atuam no Brasil

Nos países desenvolvidos é diferente, porque as restrições ao uso de agrotóxicos são mais severas. Não é para menos: os habitantes são bem-informados e escolarizados.

Só para se ter uma idéia da grandeza do problema, no ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) analisou, em vários Estados brasileiros, dez vegetais, a fim de saber os níveis de agrotóxico.

O pimentão e a uva (ver relação abaixo) são os alimentos que mais apresentaram amostras irregulares em relação a resíduos de agrotóxicos.

As hortaliças e frutas continham resíduos de agrotóxicos com a função de INSETICIDAS, ACARICIDAS e FUNGICIDAS. 

No meio ambiente os resíduos de agrotóxicos contaminam o solo e a água dos açudes e rios, além de animais.

Nos seres humanos, pode afetar a saúde do aplicador do produto e do consumidor.

Existe comprovação de que alguns pesticidas provocam doenças autoimunes, como lúpus, alergias, câncer e doenças neurológicas.

Diante de tantas evidências, por que será que não se investe pesadamente em agricultura orgânica? 

Simples: porque aos grandes laboratórios não interessa a saúde da população.

O que importa é o LUCRO. 

Veja agora os dez vegetais mais contaminados e a porcentagem, entre parênteses, de amostras contaminadas:

- Pimentão (80,0%)

- Uva (56,40%)

- Pepino (54,80%)

- Morango (50,80%)

- Couve (44,20%)

- Abacaxi (44,10%)

- Mamão (38,80%)

- Alface (38,40%)

- Tomate (32,60%)

- Beterraba (32,00%)

Super-receita caseira para espinhas e pelos encravados

$
0
0
Espinhas e foliculite/pelos encravados.

Dois problemas bastante chatos.

É por isso que eles estão entre as publicações mais pedidas por nossos leitores.

Demorou, mas conseguimos uma receita que resolve os dois problemas.



Mas antes um alerta: a receita resolve os problemas, mas, se não houver uma boa higienização, eles voltarão.

Assim sendo, lave as regiões afetadas com sabonete com propriedades antissépticas, duas vezes por dia, de manhã e à noite.

A receita que vamos ensinar é poderosíssima.

Ela extermina vírus, bactérias, fungos, enfim faz uma limpeza profunda.

E isso porque há nela a junção perfeita de três fortes exterminadores de organismos nocivos: o álcool, a água oxigenada e o ácido salicílico (na forma de aspirina na receita).

São esses três ingredientes que vão fazer uma profunda limpeza, acabar com as espinhas e resolver a questão dos pelos encravados.

A receita está a seguir.


INGREDIENTES

Álcool 70%

Água Oxigenada volume 10

Glicerina pura em líquido

20 aspirinas

Pote plástico para guardar a mistura

MODO DE PREPARO

Misture 180 mL de álcool 70% e 60 mL de água oxigenada voluma 10. 

Amasse 20 aspirinas e coloque esse pó na mistura líquida, chacoalhe o frasco para derreter bem a aspirina.

Em seguida acrescente 1 colher de sopa de glicerina à mistura. 

Chacoalhe novamente e espere pelo menos 30 minutos para que a aspirina se dissolva ainda mais.

Use 2 vezes por dia na pele seca e limpa.

É normal que parte da aspirina não se dissolva e acumule no fundo do frasco.

Por isso sempre misture bem antes de usar.



Receita do suco verde completo

$
0
0


Existem muitas receitas de suco verde por aí.

Mas poucas são tão nutritivas como esta.

É por isso que a chamamos de "suco verde completo".

E o "completo" não é exagero, pode crer!

Conseguimos reunir nesta receita uma rica variedade de frutas, verduras e sementes.


O resultado é uma bebida supernutritiva e bastante saudável.

Além disso, ela é bastante desintoxicante, realizando uma verdadeira "faxina" no organismo.

Anote a receita:

INGREDIENTES

200 mL de água de coco

1 folha de couve-manteiga

2 fatias de abacaxi

1/2 maçã

1 kiwi

1 colher (sopa) de semente de linhaça

6 uvas roxas

1/2 centímetro de gengibre

1 castanha-do-pará

MODO DE PREPARO

Bata tudo no liquidificador, coe e beba na hora.

Se quiser, acrescente algumas pedras de gelo algumas folhas de hortelã para enfeitar.


Excelente remédio antidepressivo natural

$
0
0


A depressão pode prejudicar toda a nossa vida, incluindo o rendimento no trabalho, relacionamentos, esportes e vida social em si.

Assumir o problema e procurar tratamento é uma decisão extremamente importante.

A depressão pode ser causada por desequilíbrios químicos associados com o corpo físico ou ser resultado de um estresse mental, que pode afetar a saúde de forma profunda.

Tomar remédios antidepressivos pode proporcionar um alívio temporário dos sintomas, mas geralmente eles causam danos incalculáveis para a saúde física.

O caminho natural pode ser uma saída, pois traz bons resultados sem efeitos secundários prejudiciais. 

ANTIDEPRESSIVO NATURAL

Esta receita é feita com a erva-de-são-joão e não costuma produzir efeitos colaterais, diferentemente dos remédios alopáticos.


A erva-de-são-joão, ou mentastro, é tônica, antidisentérica, anti-reumática (uso externo), antidiarreica, antidepressiva, febrífuga, anti-inflamatória, antiflatulenta, antiespasmódica e estimula o apetite. 

Também é indicada para resfriados, cólicas menstruais, tensão-pré-menstrual.

O chá da erva-de-são-joão é um excelente antidepressivo.

Os resultados normalmente começam a ser sentidos após duas semanas de tratamento.

Continue o tratamento sem pausa até verificar que que você está curado da depressão.

Vamos à receita.


INGREDIENTES


1 colher ( chá ) de folhas secas de erva-de-são-joão

1/2 litro de água filtrada

MODO DE PREPARO

Em uma panela, coloque a água e as folhas, e leve ao fogo até começar a ferver.

Desligue o fogo antes de ferver.

Espere esfriar com a tampa fechada para abafar, e beba morno ou frio conforme sua preferência.

Tome de 3 a 5 xícaras (chá) por dia.


Vitamina emagrecedora de ameixa, linhaça e erva-doce

$
0
0
Outra receita muito boa para ajudar a emagrecer.

Todos os ingredientes desta vitamina têm propriedades desintoxicantes.


A ameixa é muito rico em fibras.

Ela facilita a digestão, promove o bom funcionamento do intestino e regula o colesterol.


A ameixa é uma fruta que combate o envelhecimento precoce, pois contém antocianina, uma substância com ação antioxidante que promove a eliminação dos radicais livres. 

Ela também é ótima para a circulação sanguínea e combate o mau colesterol.

A fruta evita a formação de coágulos e atua contra o aparecimento de problemas cardíacos.

A linhaça é riquíssima fibra, cálcio, fósforo, ômega 3 e magnésio.

Ela é um alimento anticâncer e ótima para eliminar o colesterol ruim.

As sementes da erva-doce  são ótimas para tratar indigestão, eliminar gases, inchaço, acidez estomacal, asma, bronquite, espasmos, cólicas, dor de barriga, dor de cabeça, inflamações, tosse,  má digestão, palpitações, inchaço, gripe, resfriado, catarro e coriza.

Ela é diurética e sudorífica, por isso é ótima para ajudar a emagrecer.

Agora anote os ingredientes da vitamina de ameixa, linhaça e erva-doce:

250 mL de água

10 ameixas secas 

3 colheres (sopa) de sementes de linhaça

Meia colher (chá) de sementes de erva-doce

Agora o modo de preparo:

Ponha as ameixas e as sementes de erva doce para ferver numa panela com 250 mL de água.

Abaixe o fogo e cozinhe por 10 a 12 minutos.

Deixe esfriar.

Ponha no liquidificador.

Acrescente as sementes de linhaça e bata até obter a consistência desejada.

Sirva na hora.

Tome duas vezes por dia.

Esta vitamina pode ser seu café da manhã e jantar.







Receitas caseiras para limpar o intestino

$
0
0


Para alguns terapeutas naturalistas, os intestinos são o ponto de apoio de todas as enfermidades. 

Diante disso, o tratamento de rejuvenescimento ou voltado para a restauração da saúde e da vida deve começar pela limpeza dos intestinos, uma vez por semana, durante dois meses, com administração de purgantes, laxantes, lavagem intestinal ou jejuns terapêuticos.


As pessoas, segundo esses naturalistas, têm o sangue sujo ou envenenado e envelhecem precocemente porque não fazem, periodicamente, a limpeza do intestino.

Eis algumas dicas de purgantes naturais e de limpeza intestinal:

a) Bater no liquidificador e tomar imediatamente ao deitar ou ao despertar, uma vez por semana, durante dois meses, a seguinte mistura:

- 1 copo de suco puro de laranja, 8 ameixas secas e uma fatia de mamão. Depois de coar, adicionar 10 colheres de leite de magnésio e tomar.

b) Tomar, ao despertar, semanalmente, durante um mês, um copo de suco de mastruço, contendo 5 colheres de óleo de rícino. Este purgante limpa os intestinos, pulmões e fígado, como também elimina vermes e lombrigas. Muito ideal para desintoxicar todo o organismo.

c) Tomar, ao despertar, semanalmente, durante seis semanas, um copo de chá de sene, contendo 2 colheres (de sopa) de óleo de rícino. Este purgante, além de limpar os intestinos, é recomendado para quem deseja emagrecer.

d) Usar a cada dez dias, durante quatro a seis semanas, lavagem dos intestinos via retal, contendo um litro de água amornada, suco de um limão e uma colher de sal marinho. Esta lavagem deve ser administrada em pessoas magras e de baixa estatura. Em caso de vermes e lombrigas, a lavagem pode ser preparada com chá de hortelã-miúda e macela.

e) Usar, durante três dias consecutivos, lavagem dos intestinos, via retal, preparada com um litro de água fervente, 2 colheres de café (não pode ser solúvel) e uma colher de sal. Aplicar quando estiver morna. Esta lavagem retal é recomendada para pessoas portadoras de enfermidades do fígado e do baço.


Chá para aliviar os sintomas da TPM e cólicas menstruais

$
0
0

Este chá proporciona um imediato alívio nos sintomas da tensão pré-menstrual (TPM) e das cólicas que ocorrem durante a menstruação.

A hortelã libera os gases e acalma a mente.

A verbena relaxa o corpo e regula a menstruação, além de aliviar dores e tensões.

A calêndula é excelente para a saúde do útero.

O chá é muito fácil de fazer e a receita vem a seguir.

INGREDIENTES

1 colher (chá) hortelã

1 colher (chá) flores de calêndula

1 colher (chá) de verbena

MODO DE FAZER

Lave as ervas numa peneira ou escorredor.

Reserve-as.

Ferva 600 mL de água.

Depois de ferver a água, acrescente as ervas e feche a panela.

Tome o chá morno.

A dose é 1 xícara (200 mL) três vezes por dia.

Talvez você tenha dificuldade de encontrar a verbena.

Existe uma loja virtual, a Chá e Cia, que vende essa erva.

E importante: este chá não pode ser tomado durante a gravidez.

Atendendo a pedidos: outra vez a receita do Yakult caseiro

$
0
0



Muitos leitores nos solicitaram a republicação desta receita, que é um dos sucessos deste blog.

O Yakult caseiro é ótimo e tão saudável quanto o que você compra no supermercado.

A receita é muito simples.

Ferva um litro de leite de vaca desnatado.


Lave bem um pote de vidro com tampa e esterilize com água quente.

Passe o leite para o pote e mantenha-o bem tampado.

Quando o leite estiver morno (cerca de 37 graus, ou seja, a temperatura que não causa queimadura quando em contato com a pele), adicione dois potinhos de Yakult.

Mexa delicadamente o leite com uma colher limpa.

Enrole o pote em uma toalha de rosto limpa e coloque em um saco plástico.

Aqueça levemente o forno (uns 50 graus), desligue e guarde o pote dentro.

O Yakult caseiro leva de oito a dez horas para ficar pronto. 

Se você morar num lugar muito frio, em vez de aquecer o forno, coloque dentro dele uma bolsa de água quente.

É importante trabalhar com tudo bem limpo e esterilizado, pois não pode haver contaminação durante a manipulação dos ingredientes.

Tome uma pequena quantidade deste Yakult, pois em excesso ele desregula o intestino.



Fonte: livro "A cura da cândida: Eu consegui. Você também pode", página 106.

Barrinha de cereais caseira

$
0
0

Que tal você mesmo(a) fazer sua barrinha de cereais?

Vale a pena!

Boa parte das barrinhas vendidas no mercado contém gordura hidrogenada e outras substâncias pouco saudáveis.

Esta é 100% natural, sem nenhum aditivo.

Além de ser, uma ótima fonte de energia.

Os ingredientes são:

250g de grão de trigo

50g de nozes picadas

100g de tâmaras picadas

100g de passas 

Modo de preparo

1. Antes de torrar o trigo, deixe-os de molho em água morna da noite para o dia.

Em seguida, escorra os grãos com o auxílio de uma peneira.

Retire 150g dos grãos e deixe o resto (100g) secar em uma travessa coberta com pano limpo e seco até o dia seguinte.

2.Torre os 150g de trigo ainda úmidos.

Aqueça uma frigideira grande em fogo alto.

Reduza o fogo para médio e ponho um quarto dos grãos.

Torre essesgrãos sacudindo a frigideira, até que dourem por igual.

Repita a operação até dourar todos os grãos.

3. Deixe esfriar e coloque no processador ou pilão e quebre os grãos sem moer.

4. Torre as nozes do mesmo modo que os grãos de trigo.

5. Coloque os grãos de trigo não torrados em um processador com as tâmaras até obter uma pasta. 

Acrescente as passas e as nozes, mexendo bem.

Abra a massa numa travessa retangular de vidro, coloque o trigo torrado por cima e corte em barrinhas.

Deixe secar por algumas horas e sirva.



Gelo de clorofila e gengibre alimenta e desintoxica

$
0
0
Podemos dizer que o gelo de clorofila e gengibre é um picolé funcional.

Isso porque ele nutre as células e desintoxica o organismo.


A clorofila, o pigmento que dá a cor verde a alguns vegetais, é excelente para a saúde.


Ela promove uma limpeza no intestino e no fígado, ajudando a eliminar as toxinas.

Por ter ter uma estrutura parecida com a hemoglobina do sangue, a clorofila ajuda no processo de oxigenação, dá mais energia e acaba com a fadiga.

Os sucos verdes são boa forma de nutrir o corpo com clorofila.

Mas, para quem não possui tempo de prepará-los todos os dias, uma boa alternativa é fazer cubinhos de clorofila e congelá-los, para que possam ser utilizados a qualquer momento.

Nesta receita que vamos ensinar, um dos ingredientes é a couve.




Essa hortaliça age diretamente nas enzimas do fígado e é ingrediente essencial em qualquer dieta desintoxicante. 

Outro ingrediente, a salsinha, é diurética e ótima para os rins e para combater a celulite.

E pra fechar, o gengibre é bactericida e estimulante do metabolismo.

Vamos à receiita.

INGREDIENTES

4 folhas grandes de couve

20g de gengibre

Meio maço de salsinha

250 a 300mL de água

MODO DE PREPARO

Lave muito bem as folhas de couve e retire os talos, faça o mesmo com as salsinhas.

Reserve.

Descasque o gengibre e coloque tudo no liquidificador junto com 250ml de água.

Bata.

Se necessário, coloque mais 50mL de água.

Não é preciso coar.

Coloque tudo em forminhas de gelo e leve ao congelador.

Rende quase duas forminhas.


Xarope de cenoura é ótimo para tratar gripe, resfriado e tosse

$
0
0


Todo mundo sabe que a cenoura é rica em vitamina A e, portanto, ótima para a visão.

Mas cenoura contra gripe, resfriado e tose?

Sim, sim.

A cenoura é rica em vitamina A e também contém vitamina C, boa parte do complexo B, além de cálcio, ferro, potássio, sódio e fósforo.


Essa riqueza de nutrientes é que faz a cenoura, ou melhor, seu xarope ser muito bom para os casos de gripe, resfriado e tosse.

O xarope é muito fácil de fazer.

Você vai cortar uma cenoura em rodelas finas e coloque-as num recipiente de vidro.

Jogue por cima duas colheres (sopa) de açúcar, o  sumo de meio limão e 1 colher (sopa) de mel.

Deixe repousar por cerca de 24 horas.

Passado esse prazo, o xarope já pode ser consumido.

Tome 2 vezes por dia.

Óleo caseiro de gengibre e centelha-asiática combate e elimina celulite e varizes

$
0
0


Este óleo tonifica e hidrata a pele e é excelente para tratar celulite e varizes.

Os dois principais ingredientes dele são o gengibre e a centelha-asiática.

O gengibre melhora a circulação e tem propriedades anti-inflamatórias.
Centelha asiática

A centelha também tem ação anti-inflamatória.

Ela ainda estimula a formação de colágeno, dando firmeza à pele.

A pimenta e o limão, outros dois ingredientes da receita, melhoram a circulação e são antioxidantes, ou seja, ajudam a eliminar as toxinas da pele e do corpo.

Ainda há na receita o óleo de amêndoas, que hidrata e é rico em zinco e vitamina E, nutrientes importante para a beleza da pele. 

A receita está logo a seguir.

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de óleo de amêndoa

2 colheres (sopa) de centelha-asiática

2 gotas de óleo essencial de pimenta

3 gotas de óleo essencial de gengibre

2 gotas de óleo essencial de limão

MODO DE PREPARO

Aqueça o óleo de amêndoas em banho-maria.

Acrescente a centelha.

Misture, devagar, o óleo de amêndoas e a centelha.

Espere esfriar.

Acrescente os óleos essenciais.

Guarde num potinho de vidro com tampa e use no máximo em dois meses.

A dosagem são duas vezes por dia (amanhã e noite).

Antes de usar, na primeira vez, passe um pouquinho do óleo no cotovelo para ver se ocorre alguma reação alérgica.

Chá de goji berry e damiana combate a depressão e melhora o desempenho sexual

$
0
0


Combinamos neste chá dois ingredientes altamente energéticos.

Tanto a goji berry como a damiana são tônicos para o corpo e a mente.

A damiana é uma erva que, além de a depressão e a aniedade, combate o cansaço e melhora o desempenho sexual.

As bagas da goji berry elevam a fertilidade, fortalecem o coração, aumentam a resistência e amenizam os sintomas da menopausa.


Veja abaixo como preparar o chá.

INGREDIENTES

600 mL de água

2 colheres (sopa) de bagas de goji berry

1 colher (sopa) de damiana 

MODO DE PREPARO

Ponha a água para ferver.

Depois que a água ferver, coloque as bagas de goji e a damaniana.

Feche a panela.

Tome 3 xícaras por dia por no máximo 30 dias.

Dê uma pausa de uma semana e retome se quiser.

Importante: grávidas não podem tomar este chá.

Suco anti-inchaço e emagrecedor

$
0
0

Sempre buscamos, para nossos leitores, boas receitas.

Essa é uma preocupação constante da equipe Cura pela Natureza.

E o suco que ensinaremos adiante não foge do padrão das receitas deste blog.

Ele é muito bom!

São muitas as virtudes deste suco.


Para começar, ele é um forte emagrecedor, pois acelera o metabolismo, é diurético e tem poucas calorias.

Além disso, é antioxidante (combate os radicais livres) e ótimo purificador do sangue: ajuda na cura da acne e de outros problemas de pele.

Graças à enzima bromelina, do abacaxi, ele é expectorante. 

E ainda aliva as cólicas menstruais e intestinais.

Por tudo isso, sem dúvida é um excelente suco.

Vamos agora à receita.

Anote:

INGREDIENTES

1 maçã

2 fatias de abacaxi

2 fatias de gengibre

suco de 2 limões

6 folhas de hortelã

200 mL de água

MODO DE PREPARO

Higienize bem os ingredientes.

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.

Receita natural que ajuda prevenir Alzheimer e Parkinson

$
0
0
Esta receita purifica o sangue e é rica em ácidos graxos ômega 6 e 9.

Por isso ela funciona como um ótimo preventivo contra doenças degenerativas, como Alzheimer e Parkinson 


Também é excelente para a prisão de ventre.

Anote a receita:

INGREDIENTES

2 colheres (sopa) de sementes de linhaça

1 limão

1 maçã

MODO DE PREPARO

Triturar a seco, em liquidificador, as sementes até virar pó.

Adicionar o suco de um limão e a maçã picada com ou sem casca (se a maçã for cultivada com pesticida, é preciso retirar a casca).

Ingerir em jejum, ao acordar.

Basta uma vez por dia.

É importante triturar a linhaça na hora todos os dias, pois o óleo dela oxida rápido.

O limão, a linhaça e a maçã combatem os radicais livres, que contribuem para o envelhecimento.

Se desejar, pode acrescentar suco de laranja ou qualquer outro cítrico.

Pomada caseira excelente para tratar picadas de insetos, arranhões, feridas, pancadas e hematomas

$
0
0
Esta pomada caseira é uma excelente alternativa natural para tratar arranhões, picadas de insetos, feridas, pancadas e hematomas.

Ela é feita com cera de abelha e alguns óleos de ervas medicinais, ingredientes que atuam como um bálsamo que auxilia a pele a se recuperar.

Com uma fórmula muito inteligente, esta pomada é muito superior a alguns medicamentos comercializados pelo mercado.

Anote a receita.

INGREDIENTES

4 colheres e meia de chá de óleo de calêndula

2 colheres de chá de óleo de erva-são-joão

8 gramas de cera de abelhas

12 gotas de óleo essencial de mirra

12 gotas de óleo essencial de lavanda

4 gotas de  óleo essencial de melaleuca

4 gotas de óleo essencial de equinácea

4 gotas de óleo essencial de centelha asiática

MODO DE PREPARO

Em banho-maria, aqueça os óleos de calêndula e de erva-são-joão junto com a cera de abelha.

Assim que esfriar, ponha os outros óleos essenciais e mexa bem.

Guarde em um pote de vidro esterilizado com tampa.

A pomada dura até três meses se conservada em local fresco e seco.

Receita de sabão em pó ecológico feito com óleo de cozinha usado

$
0
0

O sabão em pó comercializado nos supermercados são caros e agridem sua saúde e o meio ambiente.

Não é o caso deste sabão em pó caseiro, que, além de econômico, não contamina o meio ambiente como os industrializados, além de não nos intoxicar.

Se o leitor não sabe, todos os produtos que você usa para lavar suas roupas deixam resíduos no tecido.

Assim, quando vestimos uma camisa, uma calça, uma cueca ou calcinha, por exemplo, esses resíduos são transferidos para o nosso corpo, intoxicando-nos.

Por isso vale muito a pena fazer esta receita.

INGREDIENTES

1 L de óleo de cozinha usado

1 kg de soda cáustica 

Um sabonete

Um tablete de anil

MODO DE PREPARO

Pique o sabonete.

Coloque todos os ingredientes no fogo e mexa até que formem uma farofa.

Deixe esfriar e passe em um triturador até que o pó fique fino, tal como o de sabão.

Com o uso de uma colher, coloque ao sol para secar.

ATENÇÃO!

A soda cáustica é bastante corrosiva em contato com a pele. 

Por isso este sabão só pode ser feito por adultos!

E quem o fizer precisa usar sempre luvas, máscara e avental. 

Em caso de salpicos,  neutralizar com vinagre.

É essencial comprar um produto que seja 100% soda, sem qualquer outro químico adicionado. 

A soda cáustica e os demais ingredientes da receita são vendidos em lojas de produtos de limpeza.

Super-receita para tratar rinite, gripe e resfriado: chá de hortelã, sabugueiro, urtiga e crisântemo

$
0
0
Quer ficar longe de rinite, gripe e resfriado ou encurtar a duração desses males?

Tome este chá como preventivo ou durante a ocorrência de gripe, resfriado ou de crises de rinite.

Todos os ingredientes da receita protegem o corpo de agentes patogênicos (como o vírus da gripes) e têm ação antialérgica, especialmente contra pólen, mofo e poeira.

A hortelã tem propriedades antibacterianas e expectorantes.


Entre outras indicações, ela trata tosse, inflamação da boca e da garganta, catarro, dor de ouvido, dor de cabeça, febre e bronquite.

O sabugueiro é um poderoso agente antivirótico.

Seu chá e extrato são ótimos remédios para nos proteger de gripes e outras doenças viróticas.

A urtiga é excelente para secar os seios da face e altamente eficaz em casos de alergias e de rinite alérgica.

E finalmente o crisântemo, muito popular na China, é muito eficaz no tratamento de gripes.

Vamos à receita:

INGREDIENTES

1 litro de água

1 colher (sopa) de hortelã

1 colher (sopa) de urtiga

1 colher (sopa) de flores de sabugueiro

1 colher (sopa) de flores de crisântemo

MODO DE PREPARO

Ferva 1 litro de água.

Quando a água ferver, desligue o fogo e ponha imediatamente as ervas.

Feche a panela.

Deixe descansar por uns 15 minutos.

Passado esse tempo, pode coar e servir.

Tome de 3 a 4 xícaras por dia como preventivo (no inverno) ou para combater as doenças.

Não tome por mais de 7 dias.

E, sempre depois de uma sequência de dias de uso, dê um intervalo/descanso de uma semana. 






Viewing all 1525 articles
Browse latest View live