Ocártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-dos-tintureiros.
Usostradicionais: amenorreia, ataque apoplético, celulite, coágulos no sangue,colesterol alto, contusões, deslocamentos, febre, histeria, inflamações, perdade peso, resfriados, sarampo.
Propriedadesmedicinais: analgésico, anticoagulante, anti-inflamatório, antioxidante,carminativo, diaforético, diurético, emenagogo, imunoestimulante, laxante.
Ocártamo também é rico em ácido oleico ômega-9, uma gordura monoinsaturadasaudável. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidasregularmente e, segundo os pesquisadores, podem cortar o risco de doençascardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácidooleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC).Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o óleo de cártamo é capaz dediminuir rapidamente os níveis de colesterol em cerca de metade das pessoas.Outro estudo realizado na mesma universidade constatou que o ácido oleicoestimula a produção do lipídio oleil-etanolamida (OEA), substância que reduz oapetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado “maucolesterol”.
Éuma das mais ricas fontes de ácido linoleico. O ácido linoleico conjugado (CLA) em forma de suplemento é necessário paramanter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível ótimiado deCLA apenas seguindo uma dieta normal. O cártamo é usado na perda de peso comoum queimador de gordura.
Ocártamo ajuda na circulação do sangue e alivia a dor. É usado como unguentopara contusões, deslocamentos e inflamações.
Fonte:Plantas Medicinais e Fitoterapia (texto adaptado)