Asemente de chia, ou semente de sálvia, é da família da linhaça, podendo serempregada na culinária da mesma maneira e muito interessante para os queapresentam alergia à linhaça.
Assimcomo a linhaça, apresenta cores diferentes: dourada e escura, branca ou preta.A branca fica mais discreta nas receitas.
Éum excelente substituto do ovo em receitas.
Paraum ovo grande, utilize uma colher das de sopa de chia triturada em 1/4 dexícara de água. Aguarde uns cinco minutos para formar um gel e utilize.
Opoder aglutinante da chia é tão bom que ela pode substituir parte da gomaxantana ou CMC nas iguarias sem glúten, podendo até mesmo omiti-los. Ótimaopção para as pessoas que apresentam intolerância à goma xantana ou ao CMC.Para este fim, basta substituir a quantidade pedida na receita pela mesmaquantidade de chia triturada.
Assementes de chia eram utilizadas na alimentação dos incas, maias e astecas porproporcionar uma grande energia e resistência. Foram redescobertas e estãosendo reintroduzidas na alimentação saudável devido a estudos ressaltando seusnutrientes e propriedades.
Contémcinco vezes mais cálcio do que o leite; tres vezes mais ferro que o espinafre; quinzevezes mais magnésio que os brócolis; duas vezes mais potássio que a banana; trêsvezes mais antioxidantes que o mirtilo. É também rica em manganês e boro (quetambém é fundamental para os ossos).
Depoisde séculos de obscuridade, a semente da planta Salvia hispanica, conhecida comochia, mais uma vez assume um papel como fonte de alimento de suma importânciana dieta de pessoas conscientes do papel da alimentação na saúde. Chia é apalavra maia para força. Chamaram a chia de "alimento executivo",porque os mensageiros poderiam correr o dia todo com apenas um punhado desementes e com uma incrível resistência.
Oque as pesquisas estão constatando é que as sementes de chia têm um dos maioresperfis de benefícios científicos de todos os alimentos conhecidos, incluindo:baixar o nível de açúcar no sangue; baixar a pressão arterial; aumentar aenergia e a resistência; melhorar a saúde cardiovascular; estimular ocrescimento e o desenvolvimento neurológico da criança; contribuir para afluidez da membrana neural; melhorar as funções neurológicas; melhorar a saúde docólon e do intestino; diminuir o refluxo gastroesofágico e a azia; tornar aperda de peso saudável;
Achia também oferece um surpreendente equilíbrio de macronutrientes, óleos efibras. Com mais cálcio que o leite integral, mais magnésio que brócolis, maiscapacidade antioxidante que a uva mirtilo, mais ferro que o espinafre, maispotássio que bananas e mais proteína que o feijão, a soja e a ervilha, também éa mais alta fonte de ômega 3 de origem vegetal. É um alimento de megaenergia econstrutor de endurance (resistência). Por não ter glúten, é ótima paracelíacos.
Comofonte de proteínas, as sementes são facilmente digeridas e absorvidas,resultando em um rápido transporte de nutrientes para o tecido e para autilização pelas células. Esta assimilação eficiente faz a chia muito eficazquando o rápido desenvolvimento do tecido é necessário, como durante períodosde crescimento de crianças e adolescentes, o crescimento e regeneração dostecidos de uma mulher durante a gestação e a lactação, durante o treinamentoatlético ou competições que necessitam de grande resistência e durante areabilitação de uma lesão ou doença.
Assementes de chia oferecem a maior porcentagem natural conhecida de ácido graxo,ômega 3 (60%-64%). Os ácidos graxos são necessários para a absorção dasvitaminas lipossolúveis A, D, E e K e da atividade glandular normal,especialmente para as suprarrenais e a glândula tireoide. Eles também nutrem apele e são essenciais para deixar saudáveis mucosas e nervos, bem como para o funcionamentonormal do sistema reprodutivo. Também podem ser importantes na redução dedepósitos de colesterol.
Acamada externa da semente é rica em fibras solúveis e mucilagem. As fibrasinsolúveis arrastam detritos e toxinas das paredes do cólon.
Comoas sementes de chia podem conter até dez vezes seu peso em água, há uma maioreficiência na utilização dos fluidos do corpo e o equilíbrio de eletrólitos docorpo é muito melhor. Isso também significa uma melhor absorção de nutrientes,enquanto permite uma regulação mais eficiente do intestino. O coloidegelatinoso hidrofílico formado pelas sementes de chia, quando misturado comágua e o suco gástrico, cria uma barreira física entre os carboidratos e asenzimas digestivas. Os carboidratos são digeridos e transformados em glicose(açúcar no sangue) a um ritmo lento e uniforme, com um pico de insulinanecessário para reduzir o nível de açúcar no sangue, por isso a chia é ótimapara pessoas com diabetes. Essa lenta conversão de carboidratos em energia é umgrande auxiliar na resistência tão sonhada pelos maratonistas.
Essegel no estômago retarda a digestão e a absorção dos carboidratos e tem um dosperfis mais amplos de nutrientes que qualquer alimento disponível. Essa riquezade nutrientes ajuda a criar uma sensação de saciedade ao longo de um períodosignificativo de tempo, porque muitas das necessidades nutricionais do corpoestão sendo totalmente satisfeitas. Beber um copo de gel de chia antes de umarefeição pode reduzir significativamente a fome e a necessidade de comer tanto,bem como diminuir o desejo por alimentos doces. Essa plenitude ajuda noemagrecimento saudável, sem comprometimento da saúde.
Achia pode ser armazenada por longos períodos de tempo, até cinco anos, semficar rançosa. Isso acontece porque ela contém antioxidantes poderosos queprotegem seus óleos saudáveis.
Textode Claudia Marcelino
Fonte:Dietas GSC