Osusuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram na capital pernambucanacontarão com uma novidade a partir da segunda quinzena de janeiro. É que aPrefeitura do Recife está incorporando seis medicamentos fitoterápicos à listade produtos disponibilizados gratuitamente na rede municipal. Eles apresentampropriedades terapêuticas variadas, desde anti-inflamatórios, expectorantes ecalmantes a analgésicos, antidepressivos, digestivos e antiácidos.
Tratamentode origens antigas, a fitoterapia utiliza plantas medicinais em suas diferentesformas terapêuticas. Já os medicamentos fitoterápicos empregam derivados dosvegetais em preparações industrializadas, elaboradas por técnicas de farmácia.Os remédios oferecidos pela PCR são registrados na Agência Nacional deVigilância Sanitária, que exige o cumprimento de critérios de segurança,qualidade e eficácia.
“Nossaintenção é assegurar a integralidade da atenção no SUS, estimulando oaproveitamento da medicina tradicional ocidental tanto quanto das práticasintegrativas e complementares. Pretendemos trabalhar sempre o uso racional demedicamentos, valorizando e consolidando a política de assistência farmacêuticasingular, com foco na necessidade de cada indivíduo”, explicou o assessorexecutivo da Saúde do Recife, Tiago Feitosa.
Profissionaisda rede municipal foram capacitados para referendar a prescrição dosfitoterápicos na atenção básica. Os novos itens serão disponibilizados emapresentações variadas, como cremes, cápsulas, pomadas e xaropes. “O uso dosmedicamentos fitoterápicos se dará junto a outros dispositivos do modelo degestão e atenção à saúde, como o Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas e oapoio matricial”, completou Tiago Feitosa.
Conheçaquais são e as propriedades terapêuticas dos remédios fitoterápicos que serãofornecidos pela PCR:
Arnica:anti-inflamatória.
Hipericumperforatum (erva-de-são-joão): anti-inflamatória, calmante, cicatrizante,antisseborreica e antidepressiva.
Maytenusilicifolia (espinheira-santa): antiácida, analgésica, antidispéptica,cicatrizante, digestiva, antiulcerosa, anti-inflamatória e antiespasmódica.
Mikaniaglomerata (guaco): broncodilatadora, expectorante e antibacteriana.
Peumusboldus (boldo-do-chile): estimulante biliar, digestiva, sedativa,antibacteriana.
Valerianaofficinalis (Valeriana): tranquilizante, sedativa, relaxante, ansiolítica.
Fonte:Blog de Jamildo (texto adaptado)