Aprevenção da obesidade inclui seguir uma dieta saudável e realizar exercíciosde forma regular. Mas algumas terapias alternativas podem ajudar nesteprocesso.
Normalmentea obesidade ocorre quando se consome mais calorias do que o corpo necessita. Écausada, por exemplo, por dietas pouco saudáveis, falta de atividade física,sono insuficiente e má gestão do estresse, quando não ocorre por fatoresgenéticos ou hormonais.
Poderesultar em doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão arterial alta, artrite,doença da vesícula biliar ou em câncer de mama, de cólon, dos rins, do útero edo esôfago.
Alémde cuidar da alimentação, pode-se combater a obesidade com terapiasalternativas e exercícios de corpo-mente.
Aioga é comprovadamente um dos meios mais eficazes no combate à obesidade.Sessões diárias, ou feitas três vezes por semana, podem auxiliar a perda depeso de forma saudável.
Etambém a acupuntura. Essa técnica pode resultar em redução significativa depeso.
Emum estudo realizado recentemente, 21 mulheres obesas participaram de umprograma de controle de peso de 10 semanas. O programa incluía uma sessão deduas horas semanais de tai chi ou uma hora de exercícios padrão. No fim doprograma, os participantes demonstraram ter uma grande redução do percentual degordura corporal. E ainda tiveram melhorias na pressão arterial e de humor.
Oresultado positivo de todas as técnicas depende, claro, da dieta. Não adiantafazer duas horas diárias de ioga e comer toda espécie de carboidratos, gordurase açúcares.
Umaboa dica para “matar” o desejo pela comida é a substituição do que “se iacomer” por um copo de água. Se necessário, beba dois copos de água em vez decomer um bombom, por exemplo.
Outraforma inteligente de lidar com esse desejo incontrolável pela comida é prepararpalitos de cenoura. Coma um sempre que possível. São nutritivos, contêm açúcarpara “saciar” o organismo e não engordam tanto quanto um pedaço de bolo, porexemplo.
Acrescenteum limão espremido sobre os palitos de cenoura e eles ficarão ainda mais saborosos.
Fonte:Outra medicina