Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525

Silimarina e sua proteção ao fígado

$
0
0

Silybummarianum (cardo-mariano ou cardo-leitoso) é a resposta da natureza aobombardeio constante das substâncias tóxicas ao nosso organismo devido à vidamoderna. Ela contém uma mistura de três flavonolignanas que juntas são chamadasde silimarina. A concentração de silimarina é mais alta no fruto, mas também éencontrada nas sementes e folhas.

Oefeito da silimarina na prevenção da destruição do fígado e na ampliação de suafunção relaciona-se grandemente com sua capacidade de inibir os fatoresresponsáveis pelo dano hepático, isto é, radicais livres e leucotrienos,acoplados com uma habilidade de estimular a síntese de proteína hepática(talvez o efeito mais interessante dos componentes do silibo sobre o fígado). Oresultado é um aumento na produção de novas células hepáticas para substituiras danificadas. Isso demonstra que a silimarina exerce um efeito protetor erestaurador sobre o fígado.

Ação antioxidante

Asilimarina impede o dano dos radicais livres, atuando como antioxidante, e émuitas vezes mais potente na atividade antioxidante do que a vitamina E. Asilimarina impede a depleção de glutationa (GSH) induzida pelo álcool e outrastoxinas hepáticas e aumenta GSH basal do fígado. Isso é extremamente útilquando a exposição a substâncias tóxicas é alta, devido ao papel vital daglutationa nas reações de desintoxicação.

NaEuropa o cardo-mariano é um medicamento fitoterápico popular confirmado porprovas científicas sólidas de como é possível evitar e reparar os danos aofígado, regenerando as suas células e grandes áreas do tecido hepático. Grandeparte das pesquisas tem sido feita na Alemanha, onde a planta tem apoio dogoverno como tratamento complementar de inflamações hepáticas crônicas ecirrose.

O que é ocardo-mariano?

Ocardo-mariano é uma praga, um cardo coberto por uma floresta arroxeada eespinhosa, e suas sementes são repletas de grandes benefícios farmacológicospara o fígado.

Nadécada de 1970, pesquisadores alemães da Universidade de Munique confirmaram alonga reputação do cardo-mariano como medicamento popular para o fígado aoidentificar os agentes farmacológicos protetores do fígado nas suas sementes ounos frutos de sua flor, e até mesmo detalhar a sua forma de ação contra astoxinas conhecidas como mais letais ao fígado.

Maisde duzentos estudos experimentais e clínicos revelam que o cardo-mariano é umaterapia eficaz para várias hepatopatias, inclusive fígado gorduroso, bastantecomum até em consumidores moderados de álcool – hepatite aguda e crônica, danosprovocados por medicamentos e exposição a substâncias químicas tóxicas e, atémesmo, cirrose avançada, geralmente irreversível e para a qual poucosmedicamentos farmacêuticos conseguem algum resultado, além de casos deinflamação do duto biliar.

Como funciona?

Oscomponentes ativos do cardo-mariano são um complexo de bioflavonoidesantioxidantes, que são conhecidos como silimarina. Esse complexo antioxidanteúnico exerce o seu poder curativo ao evitar danos às células hepáticassaudáveis e, simultaneamente, ao estimular a regeneração daquelas células jáprejudicadas, de acordo com amplas pesquisas realizadas.

Especificamente,a silimarina monta guarda nos sítios receptores externos das células, impedindoque as toxinas quebrem as membranas celulares adiposas e penetrem nas células.Ela também neutraliza as substâncias tóxicas que conseguem penetrar nascélulas.

Ademais,ela tem a capacidade única de estimular a síntese de proteína nas células dofígado pelo aumento da atividade genética (DNA e RNA). Isso, na verdade, ajudaa regenerar as células danificadas. O cardo-mariano também aumenta as outrasdefesas antioxidantes nas células hepáticas para neutralizar os invasorestóxicos. Por exemplo, um dos antioxidantes mais potentes do corpo humano é umasubstância altamente desintoxicante do sangue – a glutationa. Em seres humanossaudáveis, a silimarina aumentou as concentrações de glutationa no sangue em35%.

Ocardo-mariano também aumenta a ação de outro antioxidante potente, o superóxidodismutase, nas células daquelas pessoas que tenham hepatopatias. É interessanteobservar que esse antioxidante parece ter sido feito especialmente paracombater o tipo de radical livre prejudicial gerado pelo álcool no fígado.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525