Nodinâmico contexto da reeducação alimentar, de tempos em tempos um novo alimentoalcança o status de “novidade da vez” por causa de suas propriedadesnutricionais superiores. Foi assim com a linhaça, a quinua e, agora, oamaranto, nobre cereal cultivado na região dos Andes e do México, e que ganhacada vez mais adeptos nos grandes centros urbanos.
Oamaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico, minerais comocálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bomfuncionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos maisdiferentes perfis e necessidades específicas.
Porseu alto valor proteico, de 14% a 20% a mais, quando comparado a outroscereais, e de minerais, atua na manutenção e no aumento da massa magra ematletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterole a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população deidosos e adultos em geral.
Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizadocomo substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas comintolerância à lactose.
Umaporção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase odobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras.
O alimento também funciona como uma ótimaopção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controleda glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares,maior do que as encontradas na aveia, no milho e no trigo.
Oamaranto é uma fonte de tocotrienóis, um tipo de vitamina E, que diminui osníveis de colestreol no sangue. Além disso, contém óleo poli-insaturado,encontrado principlamente no germe da semente. É um óleo rico em ácidolinoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no proceso anti-inflamatóriodo organismo.
Umacaracterística singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em suacomposição, substância somente encontrada em quantidades significativas nosóleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem açãoantioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação dometabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.
Comercializadoem flocos naturais e com forma e consistência similares às da aveia, oamaranto pode ser consumido com frutas eiogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de serincorporado a sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces esalgados.
Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)