Composto ayurvédico tradicional, Triphala(três frutas) é uma fórmula especialmente elaborada para manter o processonatural de limpeza do organismo com suavidade. Combina três frutas comcaracterísticas únicas, levemente ácidas e adstringentes: amla (Emblica officinalis), beheda (Terminalia belerica) e harada (Terminalia chebula). Em ayurveda,Triphala é o mais balanceado de todos os compostos, considerado a pedra angulardas terapias na Índia. O princípio fundamental da ayurveda é definido comoajudar a manutenção da saúde e induzir o equilíbrio do organismo. A chave desteobjetivo é a manutenção de ambos, digestão e eliminação, seguidas por nutriçãoe tonificação do organismo. Este princípio contrasta com os severos regimes delimpeza, frequentemente usados no Ocidente, que geralmente empregam laxativos,purgativos e diuréticos. A ação destes produtos é puramente eliminativa,podendo levar ao desequilíbrio orgânico por depleção mineral causada pordependência deles.
Triphalaé especialmente benéfico para aqueles pacientes com tendência a ter um tratogastrintestinal preguiçoso devido a um estilo de vida sedentário e ao consumoexagerado de carne vermelha, carboidratos refinados e produtos lácteos.
Astrês frutas de Triphala em ayurveda são conhecidas também como “myrobalans”, queem conjunto possuem as seguintes características:
Amlafruit – Emblica officinalis (emblicamyrobalan fruit) – é a fruta mais usada na Índia para a promoção da saúde.Ácida e adstringente, também conhecida como groselha indiana, possui açãolaxante moderada e restauradora do tônus gastrintestinal. Devido a esta característica,é muito usada no tratamento de úlcera, inflamação do estômago, intestinos,constipação e congestão hepática. Conforme o Prêmio Nobel Dr. Linus Pauling,Amla é reconhecida pela sua extrema capacidade antioxidante, superior a todasas frutas devido à sua alta concentração de vitamina C. Contém vinte vezes maisvitamina C que uma laranja.
Behada– Terminalia belerica (Belericmyrobalan fruit) – é considerada a fruta de maior ação laxativa, rica emcompostos fenólicos, contendo 31% de ácido linoleico. Além disso, éadstringente, tônica, digestiva e antiespasmódica.
Harada– Terminalia chebula (chebulicmyrobalan fruit) – é laxativa, adstringente, lubrificante, restauradora,antiespamódica e mantenedora das mucosas.
Acombinação destas três frutas contrabalanceia cada um dos sistemas corpóreosidentificados em ayurveda, de maneira a restaurar e manter em harmonia osistema como um todo.
Quais benefíciospodem ser obtidos com Triphala?
Conforme o herbalismo ayurvédico, todos são beneficiados.Triphala é considerado o mais balanceado de todos os compostos herbáceos. Ele édestinado à manutenção da digestão normal, assimilação e eliminação, que éimportante para todos. Também é indicado contra vermes intestinais e, por ser natural, pode ser usado até por crianças.