A equinácea (Equinacea purpurea, Equinaceaangustifolia) é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos maisconhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção e gripes eresfriados.
NosEstados Unidos, a partir de 1887, passou a ser empregada oficialmente pelamedicina; e em 1914 foi citada pela primeira vez como imunoestimulante.
Desdeentão, medicamentos contendo extratos da planta do gênero Equinácea têm sidoutilizados tanto sob receituário médico quanto de venda livre em vários paíseseuropeus, para prevenção e tratamento de gripes e resfriados.
Suaação sobre os mecanismos de defesa, já confirmada em diversos trabalhoscientíficos, torna a equinácea a planta imunoestimulante mais estudada domundo. Fortalece a habilidade do organismo em resistir a infecções, tanto bacterianasquanto virais, além de intoxicações.
Aequinácea vem se destacando no mercado fitoterápico internacional como a melhoropção terapêutica de prevenção e tratamento de doenças causadas por baixaimunidade, como é o caso de gripes e resfriados.
Imunoestimulante
Existemmuitos fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e osistema imunológico, como o estresse da vida moderna, a poluição e o abuso demedicamentos. A mais importante indicação da equinácea é como imunoestimulante,aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos à quimioterapia,prevenindo infecções e doenças temporárias como gripes, resfriados, abscessos,bronquite, herpes e dor de garganta.
Aequinácea já estabeleceu sua marca na medicina, principalmente em estudoseuropeus, como um "imunoestimulante" que fortalece o organismo contraagentes infecciosos de todos os tipos, vírus ou bactérias.
Aequinácea não elimina diretamente ou incapacita as bactérias infecciosas.Contudo, pesquisas recentes sugerem que ela ataca diretamente o vírus, o que atorna uma raridade entre os remédios de todos os tipos, inclusive osfarmacêuticos.
Como funciona
Aequinácea fortalece o sistema inumológico ao estimular as células-troncos namedula óssea e no tecido linfático a produzirem um número maior de glóbulosbrancos mais fortes, inclusive os linfócitos T, para combater as infecções. Emum estudo, a equinácea aumentou a atividade dos linfócitos T em 20% a 30% maisdo que um agente destinado especificamente para esse objetivo.
Emoutro estudo, a equinácea conseguiu que determinados glóbulos brancos quecombatem infecções – os leucócitos – aumentassem mais rapidamente naqueles apenascom viroses do que em outros com infecções predominantemente bacterianas, o queindica que a equinácea é melhor no combate de viroses do que de infecçõesbacterianas.
Outraexplicação interessante seria que a equinácea estimula a produção de interferon,uma substância natural do organismo e de grande importância em seu sistema dedefesa genérico.
Ações da equinácea
Estimulaa produção de leucócitos.
Atuacom um antibiótico natural.
Aceleraa reabilitação do organismo.
Temefeito anti-inflamatório.
Combateviroses.
Combatea candidíase.
Principais usos daequinácea
Noaumento das defesas do organismo.
Naprofilaxia das gripes e resfriados.
Nasinfecções do trato respiratório superior.
Nador de dente e gengivite.
Nosabcessos, furúnculos e pústulas.
Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)