Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Alimentação adequada pode funcionar como tratamento natural contra doenças

$
0
0


Problemascomuns como TPM e insônia podem ser amenizados com tratamentos naturais queenvolvem uma nutrição adequada. A ingestão de certos alimentos em determinadoshorários do dia pode contribuir para o bom funcionamento do organismo e paraajudar no combate de algumas enfermidades.

Paraproblemas como azia e gases, Sandra Chemin, do Centro Universitário São Camilo,São Paulo, e autora do Tratado de Alimentação, Nutrição & Dietoterapia(Roca), sugere a infusão de alecrim ou espinhadeira-santa. Tomando uma xícarapela manhã, alivia os gases e reduz sintomas de azia.

Paraquem tem problemas de colesterol alto, a primeira medida a se tomar, porexemplo, é eliminar frituras e substituir leite integral pelo desnatado paracortar as gorduras. A sugestão nutricional é a maçã. A fruta tem pectina eauxilia a diminuição do colesterol plasmático, que é um dos principaisresponsáveis pelos problemas cardiovasculares. Outra opção é adicionar ao cardápio uma colher de aveia, que vaidiminuir a absorção de gorduras e favorecer sua eliminação.

Chásde arruda ou de losna são ótimos para cólicas menstruais. A losna possui óleoscom capacidade anti-inflamatória e analgésica e pode ser facilmente encontradaem farmácias especializadas.

Parao desânimo, não existe nada melhor do que um café da manhã completo, rico emcereais, fibras e frutas frescas ou secas. Estes alimentos ajudam a regular ocortisol, que é o hormônio relacionado ao estresse. Nas demais refeições,aconselha-se a inclusão de ferro e vitamina B, presentes em alimentos comolichia ou verduras de folhas escuras; eles ajudarão na oxigenação dos tecidos,proporcionando disposição.

Ohomeopata e autor de Novíssima Medicina (Organon), Paulo Rosenbaum, indica oconsumo de frutas para manter o nível de vitaminas e minerais para pessoas comdepressão. A falta destes alimentos acelera o processo depressivo. O chocolateamargo também tem o papel de diminuir a sensação de tristeza e diminui tambémos níveis de hormônio do estresse, pois contém anandamida, substância quediminui estas sensações. “O regime alimentar, nesse caso, precisa servir comoestímulo para a pessoa voltar à vida criativa”, explica. Ele também destaca aimportância de investigar a origem do problema, como anemias.

AndreaBottoni, coordenador da equipe de nutrologia da Unidade Anália Franco doHospital São Luiz, São Paulo, aconselha, para quem sofre de hipertensão, ocontrole do consumo de sódio, que provoca o aumento da pressão arterial; e alertaque o sal está presente em alimentos industrializados e embutidos. Outroproblema é a rigidez das paredes das veias, que dificulta a circulaçãosanguínea. Ela é ocasionada pelo cigarro, pelo excesso de gordura e sal e pelonervosismo. Inclua frutas vermelhas e amarelas no cardápio.

Paraquem sofre de insônia e ansiedade, o conselho é incluir arroz, pão integral,leite, nozes e lentilha na alimentação. Contra a ansiedade, a dica é comerbanana-nanica com iogurte, pois ambos possuem triptofano, que age como calmantenatural. Esse aminoácido, presente nas proteínas, quando associado aocarboidrato, favorece a produção de serotonina, neurotransmissor que participada produção de melatonina, hormônio indutor do sono. Vale lembrar que osalimentos não curam, mas aliviam estes problemas.

Umproblema comum é o intestino preso. O que muitas pessoas não sabem é que umaboa alimentação resolve o caso. Andrea sugere a ingestão de fibras, presentesnos brócolis, abóbora cozida e sementes de linhaça, por exemplo. Outra fonterica de fibras são as folhas verde-escuras. O mingau feito de farelo de aveiatambém é uma boa opção.

Arinite alérgica pode ser amenizada pela ingestão de abacaxi e agrião. Assubstâncias presentes nesses alimentos quebram o muco e facilitam a respiração.São os chamados alimentos mucolíticos. A sugestão é da nutricionista efitoterapeuta Vanderlí Marchiori, de São Paulo, que também dá dica de comoamenizar os sintomas da TPM. Adicionar frutas vermelhas ao lanche é uma boapedida. Rosenbaum afirma: “Estudos comprovam os efeitos benéficos dos derivadosda soja, como tofu, leite de soja ou missô, ingrediente da culinária japonesa,para suavizar as mudanças hormonais”. Os dois grupos de alimentos auxiliam noequilíbrio do estrógeno e amenizam os sintomas da tensão pré-menstrual. Sandrapropõe complementar a dieta com fontes de vitamina B6, presente nas batatas,bananas e cereais integrais, além de cálcio, encontrado no leite e derivados, emagnésio, presente nas castanhas.

“Se os sintomas persistem, o acompanhamentomédico é indicado para individualizar o tratamento”, finaliza Rosenbaum.


Benefícios do amaranto

$
0
0


Nodinâmico contexto da reeducação alimentar, de tempos em tempos um novo alimentoalcança o status de “novidade da vez” por causa de suas propriedadesnutricionais superiores. Foi assim com a linhaça, a quinua e, agora, oamaranto, nobre cereal cultivado na região dos Andes e do México, e que ganhacada vez mais adeptos nos grandes centros urbanos.

Oamaranto é um cereal rico em proteínas de alto valor biológico, minerais comocálcio, fósforo, potássio, vitaminas e aminoácidos essenciais para o bomfuncionamento do nosso organismo. Seus muitos benefícios se estendem aos maisdiferentes perfis e necessidades específicas.

Porseu alto valor proteico, de 14% a 20% a mais, quando comparado a outroscereais, e de minerais, atua na manutenção e no aumento da massa magra ematletas e esportistas amadores, além de contribuir para a diminuição do colesterole a prevenção de doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer na população deidosos e adultos em geral.

Rico em cálcio, o amaranto pode ser utilizadocomo substituto do leite animal, sendo indicado para crianças e pessoas comintolerância à lactose.

Umaporção de amaranto contém mais cálcio do que um copo de leite e fornece quase odobro de ferro do que o trigo, além de ser uma fonte excelente de fibras.

O alimento também funciona como uma ótimaopção de variação nutritiva no cardápio dos celíacos, além de atuar no controleda glicemia em diabéticos, graças à alta concentração de fibras alimentares,maior do que as encontradas na aveia, no milho e no trigo.

Oamaranto é uma fonte de tocotrienóis, um tipo de vitamina E, que diminui osníveis de colestreol no sangue. Além disso, contém óleo poli-insaturado,encontrado principlamente no germe da semente. É um óleo rico em ácidolinoleico (um ácido graxo essencial), que auxilia no proceso anti-inflamatóriodo organismo.

Umacaracterística singular do amaranto é a grande concentração de esqualeno em suacomposição, substância somente encontrada em quantidades significativas nosóleos de fígado de animais marinhos. Suas propriedades naturais incluem açãoantioxidante, no combate aos radicais livres, aumento da oxigenação dometabolismo e proteção da membrana celular e do sistema imunológico.

Comercializadoem flocos naturais e com forma e consistência similares às da aveia, oamaranto  pode ser consumido com frutas eiogurte no café da manhã, como ingrediente de pães, bolos e doces, além de serincorporado a sopas, vitaminas, entre outras receitas de pratos doces esalgados.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Triphala para limpar o organismo

$
0
0


Composto ayurvédico tradicional, Triphala(três frutas) é uma fórmula especialmente elaborada para manter o processonatural de limpeza do organismo com suavidade. Combina três frutas comcaracterísticas únicas, levemente ácidas e adstringentes: amla (Emblica officinalis), beheda (Terminalia belerica) e harada (Terminalia chebula). Em ayurveda,Triphala é o mais balanceado de todos os compostos, considerado a pedra angulardas terapias na Índia. O princípio fundamental da ayurveda é definido comoajudar a manutenção da saúde e induzir o equilíbrio do organismo. A chave desteobjetivo é a manutenção de ambos, digestão e eliminação, seguidas por nutriçãoe tonificação do organismo. Este princípio contrasta com os severos regimes delimpeza, frequentemente usados no Ocidente, que geralmente empregam laxativos,purgativos e diuréticos. A ação destes produtos é puramente eliminativa,podendo levar ao desequilíbrio orgânico por depleção mineral causada pordependência deles.

Triphalaé especialmente benéfico para aqueles pacientes com tendência a ter um tratogastrintestinal preguiçoso devido a um estilo de vida sedentário e ao consumoexagerado de carne vermelha, carboidratos refinados e produtos lácteos.

Astrês frutas de Triphala em ayurveda são conhecidas também como “myrobalans”, queem conjunto possuem as seguintes características:

Amlafruit – Emblica officinalis (emblicamyrobalan fruit) – é a fruta mais usada na Índia para a promoção da saúde.Ácida e adstringente, também conhecida como groselha indiana, possui açãolaxante moderada e restauradora do tônus gastrintestinal. Devido a esta característica,é muito usada no tratamento de úlcera, inflamação do estômago, intestinos,constipação e congestão hepática. Conforme o Prêmio Nobel Dr. Linus Pauling,Amla é reconhecida pela sua extrema capacidade antioxidante, superior a todasas frutas devido à sua alta concentração de vitamina C. Contém vinte vezes maisvitamina C que uma laranja.

Behada– Terminalia belerica (Belericmyrobalan fruit) – é considerada a fruta de maior ação laxativa, rica emcompostos fenólicos, contendo 31% de ácido linoleico. Além disso, éadstringente, tônica, digestiva e antiespasmódica.

Harada– Terminalia chebula (chebulicmyrobalan fruit) – é laxativa, adstringente, lubrificante, restauradora,antiespamódica e mantenedora das mucosas.

Acombinação destas três frutas contrabalanceia cada um dos sistemas corpóreosidentificados em ayurveda, de maneira a restaurar e manter em harmonia osistema como um todo.

Quais benefíciospodem ser obtidos com Triphala?

Conforme o herbalismo ayurvédico, todos são beneficiados.Triphala é considerado o mais balanceado de todos os compostos herbáceos. Ele édestinado à manutenção da digestão normal, assimilação e eliminação, que éimportante para todos. Também é indicado contra vermes intestinais e, por ser natural, pode ser usado até por crianças. 

Sete alternativas “verdes” para perder peso

$
0
0


Manterhábitos saudáveis e fazer pequenas alterações nos costumes diários poderefletir na perda de peso. A luta contra a balança pode ganhar uma ajuda extrase alguns preceitos sustentáveis forem incluídos na rotina.

Osite norte-americano Tree Hugger produziu uma lista com sete dicas que podemfacilmente ser aplicados aos hábitos de qualquer pessoa.

1.Dirija menos – Para reduzir boa parte da pegada de carbono individual, não énecessário fazer grandes coisas, como parar de usar energia elétrica. Bastausar menos o carro. Comece pelos trajetos curtos, que podem ser percorridos apé ou de bicicleta. Este também é um impulso para deixar o sedentarismo delado. Aos poucos esta mudança será incorporada aos costumes e o retorno para asaúde e para o meio ambiente é garantido.

2.Participe de programas comunitários – Para que essa dica seja eficiente naperda de peso, o ideal é que os programas comunitários sejam ligados àagricultura. Isso não quer dizer que você deve se envolver em uma grandeplantação, podem ser trabalhos que envolvam pequenas hortas e até jardins. O melhordestas atividades é que elas tendem a influenciar a sua alimentação. Outraopção é apoiar o trabalho de pequenos agricultores locais, dando preferência aeles em detrimento das compras nos supermercados. Estes produtores também podemdar dicas sobre os melhores alimentos. Portanto aproveite o contato paraconhecer novas pessoas e adquirir conhecimento.

3.Dê preferência às refeições vegetarianas – Torne as frutas e vegetais a peçacentral de suas refeições. A carne pode ser substituída por alimentos combaixas calorias, como feijão e soja. Isso servirá para reduzir as medidascorporais, as despesas mensais e as emissões de carbono. Existem pratosdeliciosos que podem ser feitos sem carne. Algumas opções são lasanha deberinjela, grão de bico ao curry, nhoque de abóbora, entre outras coisas. Senão for possível eliminar totalmente a carne do cardápio, ao menos reduza afrequência com que ela será consumida.

4.Não beba suas calorias – Todos os vegetais do mundo não serão suficientes parareduzir o seu peso se você estiver bebendo centenas de calorias extras por diaem sucos com açúcar, refrigerantes, café, entre outras coisas. Quando estasbebidas são processadas comercialmente e chegam às geladeiras em garrafasindividuais, elas ainda cooperam para o aumento da sua pegada de carbono, alémda ingestão de calorias totalmente dispensáveis. Em vez disso, pegue umagarrafa de água reutilizável e mantenha-a cheia de água filtrada. Para dar umtoque especial, podem ser adicionados limões ou outras frutas cítricas, queacentuam o sabor e ainda darão mais refrescância à água.

5.Participe de um trabalho voluntário ao ar livre – Esta não é a maneira mais fácilde reduzir os números na balança, mas a partir do momento que você escolhealgum trabalho realizado ao ar livre, como plantar árvores, estará semovimentando e ainda auxiliando a preservação do meio ambiente. Esta atividadetambém servirá para que você conheça outras pessoas apaixonadas pelas mesmascausas que você, que podem ajudar a manter a sua motivação pelo trabalho.

6.Planeje uma horta caseira – Para manter um jardim ou horta caseira não énecessário ter muito espaço. Ela pode ser feita até mesmo em garrafas plásticasreaproveitadas. Estes pequenos recipientes podem comportar diversos vegetais,que posteriormente estarão presentes em sua dieta.

7.Pratique atividades ao ar livre – Movimentar-se ao ar livre faz com que vocêesteja em contato com a natureza. Isso pode servir de inspiração e incentivopara que você mantenha a prática esportiva e ainda te deixará mais atento àscausas ambientais. Desenvolver uma relação de amor com a natureza o tornarámais protetor e ainda vai diferenciar a forma como você respira o ar fresco ecomo encara os treinos.

Gordura trans e gordura hidrogenada

$
0
0


ASociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) nos ensina: desconfie dos alimentossequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse“milagre" chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa amaioria, faz muito mal à saúde do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela"plastifica" os vasos, levando a infartos e derrames.

Osácidos graxos trans (ou gordura trans) são um tipo de gordura formada porprocesso de hidrogenação natural ou industrial.

Ahidrogenação natural ocorre em animais ruminantes, assim existem pequenasquantidades desses ácidos graxos em leite e carnes. Já a hidrogenaçãoindustrial é um processo em que os óleos vegetais líquidos são transformados emgordura sólida em temperatura ambiente. É dessa hidrogenação industrial queprovém grande parte dos ácidos graxos trans consumidos diariamente.

Asgorduras vegetais hidrogenadas foram criadas para substituir as gordurasanimais (ricas em ácidos graxos saturados). São usadas na indústria alimentíciapara melhorar a consistência, o sabor e a durabilidade dos alimentos.

Durantemuito tempo achava-se que as gorduras trans eram melhores para a saúde, já queeram produzidas a partir de óleos vegetais. Porém, no início da década de 90,quando começaram a surgir os estudos sobre essas gorduras, verificou-se queelas são piores que as gorduras saturadas. De lá para cá essa teoria só seconfirmou.

Osestudos sugerem que o consumo de ácidos graxos trans tem sido associado aoaumento do LDL (o “mau colesterol”) e à redução do HDL (o “bom colesterol”).

Háevidências de que dietas ricas em ácidos graxos trans podem elevar também asconcentrações plasmáticas de triglicérides.

Resumindo:ácidos graxos trans fazem mal ao coração.

AOrganização Mundial da Saúde recomenda que o consumo máximo deste tipo degordura não ultrapasse dois gramas por dia.

Conscientedo mal que esse tipo de gordura faz ao coração, a SBC não certifica alimentosque contenham gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada.

Asgorduras trans são extremamente prejudiciais para o coração e até hoje não seencontrou nenhum benefício dessa gordura para a saúde. Evitar seu consumo é umgrande passo para preservar a saúde.

E o glúten?

Vocêjá se perguntou o que é esse tal de glúten e por que os pacotes possuem esteaviso em destaque perto das informações nutricionais?

Glútennada mais é que uma proteína encontrada no trigo, cevada, aveia, malte ecenteio. Como esses cereais são ingredientes de vários alimentos, é fácilconstatar que vivemos cercados de glúten.

Mas,embora essa substância seja natural, algumas pessoas têm alergia a ela. São osportadores de doença celíaca.

Nosdoentes celíacos, o consumo da proteína pode levar a complicações graves. Essaspessoas não conseguem digeri-la.

Oglúten altera as vilosidades do intestino delgado, parte do corpo responsávelpela absorção dos alimentos que consumimos. As vilosidades diminuem de tamanho,tornando-se achatadas. Com isso, diminui a possibilidade de absorção denutrientes.

Seo doente celíaco abusa do consumo de glúten, o intestino fica plano e nãoabsorve os nutrientes. Isso causa desnutrição e, em casos graves, pode levar àmorte.

Celíacaé doença genética e identificada geralmente nos primeiros anos de vida, quandocomeça a introdução de papinhas, sopas e biscoitos, combinações perigosas quepodem levar a diarreia crônica, gases, distensão abdominal, emagrecimento efalta de apetite.

Apessoa tem que abolir o glúten de sua alimentação. Se não for feita a dietaadequada, ela pode desenvolver futuramente câncer do intestino, anemia,osteoporose, assim como ter abortos de repetição e ficar estéril.

Porém,mesmo que não desenvolveu a doença celíaca, a exposição permanente à proteínapode provocar intolerância.

Expor-seem excesso a qualquer tipo de alimento pode levar ao desenvolvimento deintolerância a ele. O segredo de qualquer alimentação saudável é não repetir.Os sintomas são fáceis de ser notados, mas geralmente as pessoas não osassociam aos distúrbios alimentares nem intestinais por pura falta deconhecimento.

Éimportante que as pessoas fiquem atentas a azia, gases, distensão abdominal,prisão de ventre e/ou fezes despedaçadas e disformes, dor articular, fadiga, dorde cabeça e cansaço excessivo.

Épreciso ficar alerta a esses problemas e prestar atenção ao tipo de alimentaçãoadotada.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Oito comidas venenosas que você adora comer

$
0
0

Cogumelo

Vocêjá sabe que alguns tipos de cogumelo “dão barato” e que podem até alterar a suapersonalidade. Por outro lado, tem também os cogumelos inofensivos e que podemser ingeridos sem problemas, como o shiitake. O perigo está justamente na horade diferenciar os cogumelos comestíveis dos venenosos. Apesar de existiremmaneiras de identificar se um cogumelo é venenoso ou não, elas não sãoinfalíveis e todos os cogumelos de origem desconhecida são, portanto,perigosos.

Noz-moscada

Existemdois casos documentados de morte por noz-moscada: um em 1908 e outro em 2001.Mas calma, é preciso ingerir uma noz moscada inteirinha para que a substânciaalucinógena que ela contém possa te matar. Infelizmente, quantidades menores daespeciaria também causam efeitos colaterais perigosos. A ingestão de dez gramasleva a alucinações e apenas dois gramas da noz-moscada causam uma sensaçãoparecida com a de consumo de anfetaminas, levando a náusea, febre e dores decabeça.

Amêndoas

Asamêndoas amargas, apesar de muito populares por seu sabor, possuem umcomponente nada saudável: elas são cheias de cianeto (chamado antigamente decianureto). Isso mesmo, aquela substância letal usada pelos assassinos emromances da Agatha Christie. Mas não é preciso criar pânico! Antes de seremliberadas para consumo, elas são obrigatoriamente processadas para remover oveneno. Alguns países, como a Nova Zelândia, preferem não arriscar e tornamilegal a venda das amêndoas amargas.

Cereja

Ascerejas são frutinhas populares, principalmente na cobertura de bolos deaniversário (elas costumam ser disputadas). Porém, o que pouca gente sabe éque, quando as sementes das cerejas são esmagadas ou mastigadas, elas produzemcianeto de hidrogênio, a mesma substância tóxica e letal das amêndoas amargas.Pensando nisso, ainda bem que nem sempre o que vem no bolo é cereja de verdade!

Mandioca

Amandioca é a terceira fonte mais importante de calorias nos países tropicais,por isso é de assustar que ela contenha substâncias tóxicas. Suas raízes efolhas, quando mal processadas, liberam o já citado cianeto de hidrogênio. Paraevitar que isso aconteça, a mandioca precisa ser preparada com cuidado, eexistem diferentes maneiras de retirar o veneno: desde cozinhar a fermentar amandioca. Sem o devido preparo, ela pode causar intoxicação aguda, o que leva avertigem, vômitos e, em alguns casos, à morte dentro de uma ou duas horas.

Maçã

Assimcomo as amêndoas e as cerejas, as sementes da maçã também contêm cianeto, masem quantidades muito menores. Por isso, mesmo que você consuma sem querer umasemente dessas, não precisa sair correndo para o hospital. É preciso mastigar eingerir um número bem alto de sementes de maçã para ficar doente. Mesmo assim,pode acontecer. E você com medo de comer aquela maçã que, depois de cortada,escurece…

Tomate

Lembraquando você descobriu que tomate era uma fruta? Está na hora de mais uma lição.Os caules e folhas do tomate contêm glicoalcalóides, que pode causar extremonervosismo e transtornos gastrointestinais. Essas partes não são usadas nasalada, mas são muito úteis para realçar o sabor na hora de cozinhar. Se foremremovidos antes do consumo, não há chance de o veneno escapar em quantidadesuficiente para causar qualquer problema.

Batata

Abatata comum, assim como os tomates, contém quantidades consideráveis deglicoalcalóides nas suas folhas. Essa substância tóxica causa fraqueza,confusão e pode levar ao coma e à morte. Mas, tudo bem, ninguém come essa partedas batatas mesmo. O problema é que esse veneno pode estar presente também naprópria batata. Mas há uma maneira fácil de identificar se ela pode serconsumida: altas concentrações do veneno glicoalcalóide mudam a coloração dabatata para verde.


Fonte:Superinteressante (texto adaptado)

Água oxigenada contra a sinusite

$
0
0


Existeuma técnica muito eficaz contra sinusite usando água oxigenada.

Enchauma bacia ou cuba de inox com água morna e adicione 100 ml de água oxigenada de10 volumes. Mergulhe a cabeça várias vezes, fazendo bolhinhas pelo nariz.

Sevocê tem sensibilidade nos ouvidos, use um protetor auditivo.

Esseexercício pode ser feito uma vez ao dia até que os sintomas desapareçam, maslogo nas primeiras vezes você sentirá um alívio enorme.

Quinze dicas práticas para ajudar o planeta

$
0
0


Ser“verde" não precisa ser uma tarefa difícil nem significar mudançasdrásticas na sua vida. Coisas simples podem fazer a diferença:

-Troque as lâmpadas comuns por fluorescentes. Se cada família substituir uma lâmpadaregular por uma lâmpada fluorescente compacta, a redução da poluição seriaequivalente à remoção de um milhão de carros das estradas. Caso não goste dacor da luz, use em closets, lavanderias e outros lugares onde não incomodetanto.

-Ao desligar o computador, em vez de deixá-lo em modo de suspensão, você podeeconomizar até 40 watts-hora por dia. Se não quiser esperar seu computadoriniciar, configure-o para ligar automaticamente alguns minutos antes de começara trabalhar.

-Não preaqueça o forno, a menos que você esteja fazendo pão ou bolo. Ligue-osomente quando colocar o prato dentro. Ao verificar seu alimento, olhe atravésda janela do forno em vez de abrir a porta.

-Recicle o vidro. Vidro reciclado reduz a poluição do ar em 20% e a poluição daágua em 50%. Se não for reciclado, pode demorar um milhão de anos para sedecompor no meio ambiente.

-Use fraldas de tecido. Até o momento em que uma criança é treinada a ir aobanheiro, ela usa de cinco a oito mil fraldas, somando milhões de toneladas deresíduos em aterros sanitários a cada ano. Ao utilizar uma fralda de pano ououtro modelo mais ecológico, o impacto será muito mais suave para o planeta.

-Use varal para secar suas roupas. Ao utilizar o varal, suas roupas vão manter acor e a forma e durarão muito mais tempo. Além disso, você economiza dinheiroao economizar energia e ajuda o meio ambiente.

-Evite fazer refeições à base de carne, isso ajuda o planeta e sua dieta. Porexemplo: são necessários mais de nove mil litros de água para produzir meioquilo de carne bovina. Além disso, poupam-se algumas árvores. Para cada hambúrgeroriginado de animais criados em terras da floresta, cerca de 55 m2 foramdestruídos.

-Tome banhos mais curtos. A cada dois minutos que você diminui no banho podemser economizados mais de 37 litros de água.

-Lembre-se da quantidade de poluição gerada para trazer o alimento da fazendapara sua mesa. Sempre que possível, compre de agricultores locais ou em mercadosde agricultores, apoiando a economia local e reduzindo a quantidade de gases doefeito estufa emitidos quando os produtos são transportados por caminhão.

-Considere a compra de itens de uma loja de segunda mão. Brinquedos, bicicletase patins podem ser encontrados em lojas deste tipo. Muitas vezes esses itenssão vendidos em excelentes condições, uma vez que são usados ​​por um períodocurto de tempo.

-Se tiver jardim, regue suas plantas ou gramado no início da manhã antes quequalquer umidade seja perdida por evaporação. Se tiver alguma erva daninha,trate-a com vinagre.

-Sempre desligue as lâmpadas incandescentes quando sair de uma sala. As lâmpadasfluorescentes são mais afetadas pelo número de vezes que são ligadas edesligadas, então desligue quando sair de uma sala por 15 minutos ou mais.Deste modo, a energia da lâmpada em si é economizada, e os custos deresfriamento também.

-Veja com seu empregador se você pode trabalhar em casa uma parte da semana.Deste modo, economiza-se dinheiro, gasolina e diminui-se o número de carros nasruas, contribuindo com o trânsito de sua cidade.

-Lava-rápido de carros profissional geralmente é mais eficiente no consumo deágua. Caso prefira lavar em casa, utilize panos úmidos e um balde d’água.

-Antes de jogar algum item fora, pense se alguém está precisando dele. Doe parauma organização de caridade ou ofereça em um site projetado para conectarpessoas e coisas.


Fonte:Ciclo Vivo (texto adaptado)

Melão-de-são-caetano contra diabete

$
0
0

Ochá de melão-de-são-caetano (Momordicacharantia) previne gripe e age contra a febre; as folhas agem na leucorreia,nas cólicas causadas por vermes, nas menstruações; o revestimento das sementescom vaselina dá um unguento supurativo; o suco do fruto é purgativo, vermífugoe contra hemorroidas; o chá das folhas combate a diabete.

Paradiabete, fazer decocção de 20 g de folhas picadas (frescas ou secas) em umlitro de água e deixar por dez minutos. Tomar uma xícara (chá) pela manhã eoutra antes do jantar.

Aação diminuidora do açúcar sanguíneo do suco fresco ou do extrato da frutaverde foi claramente estabelecida em estudos clínicos e experimentais.

Fonte:Portal Anchietano (texto adaptado)

Mil-folhas – um verdadeiro cura-tudo

$
0
0



Éuma planta medicinal por excelência e possui qualidades antissépticasfantásticas. Com ela não existe infecção e ela poderia ser chamada de iodo oumercúrio-cromo da natureza. Suas folhas e flores são consideradas tônicodigestivo, remédio contra cálculos renais, calmante cardíaco, enfim, no usointerno é um verdadeiro cura-tudo. No uso externo, cura toda a sorte deferimentos, úlceras, contusões, hemorragias do nariz e hemorroidas.
 
Emresumo, cura ferimentos, estanca hemorragias, alivia dores (de dente, porexemplo), combate gripes e resfriados, é um tônico digestivo, baixa a febre, éútil nos transtornos urinários e nos problemas menstruais. E existem aindaoutros usos para a mil-folhas. Com ela se faz um vinho e também um licor. Nos meiosrurais é utilizada não só devido às suas numerosas propriedades medicinais, masainda para conservar o vinho, introduzindo-se no tonel um pequeno saco comsementes.

Fonte:Portal Anchietano (texto adaptado)

Alimentos para o bom humor

$
0
0


Alimentos e sensaçõescaminham juntos para os seres humanos

Essaligação começa quando o bebê nasce: ao ser amamentado, ele não apenas énutrido, mas sente prazer. A explicação para esse envolvimento de nossasemoções é científica: a química dos alimentos é capaz de alterar a produção deneurotransmissores – substâncias que transmitem impulsos nervosos no cérebro esão responsáveis pelas sensações.

Porisso, a máxima de que você é o que come se aplica também ao bom humor. Há umasérie de alimentos que podem contribuir para melhorar o ânimo, porque estimulama produção dos neurotransmissores responsáveis pelo prazer, pelo bem-estar e pelaeuforia.

Umaobservação importante: ficar muito tempo sem comer reduz os níveis de glicose,o que pode afetar negativamente o humor.

Fontes de bom humor

Chocolate: além do açúcar,contém tirosina – substância que estimula a produção de serotonina – e mineraisimportantes, como cobre, manganês e magnésio (nutriente que fica em falta noperíodo pré-menstrual). Dispara a produção de endorfina e dopamina,responsáveis pelo relaxamento.

Aveia: cereal que contémaltas doses de triptofano. Além do aminoácido que auxilia o organismo a liberara serotonina, também tem bons níveis de selênio, que colabora para a produçãode energia.

Banana madura: contém duassubstâncias que auxiliam o humor: os carboidratos, que estimulam a produção deserotonina, e a vitamina B6, que garante mais energia.

Brócolis: rico em ácidofólico, que é importante para a liberação da serotonina. Além de garantir o bomhumor, renova as células e previne defeitos no sistema nervoso dos fetos,portanto é essencial para as gestantes.

Espinafre e folhasverde-escuras:têm efeito antidepressivo por serem ricos em magnésio, que atua na produção deenergia, potássio e vitaminas A e C. são fontes ainda de complexo B, que ajudaa manter o sistema nervoso tranquilo.

Frutas oleaginosas: são as nozes,castanhas, amêndoas e a castanha-do-pará. Auxiliam na diminuição do estressepor conterem um importante antioxidante, o selênio.

Laranja, maracujá ejabuticaba:por terem altas doses de vitamina C, previnem o cansaço e combatem o estresse.Também colaboraram com as defesas do organismo.

Ovos: contêm substânciasque garantem o bom humor, como tiamina e niacina (vitaminas do complexo B),além de fazerem bem para a memória.

Peixes e frutos domar:grandes fontes de minerais importantes para a atividade cerebral, como oselênio. Também ajudam a combater o cansaço e a ansiedade. Os frutos do mar, emespecial a ostra, são ricos em zinco, mineral essencial para o bom humor.

Pimenta: a sensação deardência é provocada pela capsaicina – substância presente na pimenta – e fazcom que o cérebro produza mais endorfina. A pimenta-de-cheiro, a vermelha e amalagueta são as melhores para o humor.

Sementes de abóbora egirassol:ricas em triptofano, além de auxiliarem na manutenção do bom humor, ajudam amelhorar a qualidade do sono.

Alface: tem poderoso efeitocalmante em razão da lactucina, substância presente em maior quantidade nostalos e no coração, que devem fazer parte das saladas, juntamente com asfolhas.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Cúrcuma contra fungos, bactérias e vírus

$
0
0

Oaçafrão-da-terra é também chamado cúrcuma e seu nome científico é Curcuma longa.  Existe outra cúrcuma diferente, chamadazedoária, por isso, para evitar confusão, usamos seu nome mais popular,açafrão-da-terra.

Porcausa de suas qualidades, o açafrão-da-terra é usado como tempero. Constitui umingrediente essencial no curry, ao qual empresta cor e sabor, sendo aindaadicionado à mostarda, aos curtidos e a diversos molhos. Usa-se igualmente paradar cor e sabor a ovos, queijos, manteiga, bebidas de frutas, licores esaladas, podendo inclusive substituir o açafrão.

Oaçafrão-da-terra é uma farmácia por si só. Várias pesquisas científicasdemonstraram que esta especiaria dourada pode proporcionar para a saúde efeitossobre os sistemas digestivo, cardiovascular, reumático e imunológico. Sãograndes suas propriedades anti-inflamatórias. Apresenta um documentado efeitode reduzir o colesterol e diminuir os riscos de ataque cardíaco.

Umdos usos tradicionais do açafrão-da-terra tem sido o tratamento de artrite,diminuindo a dor e o enrijecimento. Ele parece também realmente ajudar oorganismo a desintoxicar-se de substâncias potencialmente causadoras de câncer.O açafrão-da-terra há muito é usado como agente antibiótico natural. Pesquisasdo mundo todo confirmam que componentes dele podem inibir o crescimento debactérias, fungos e vírus.
  

Picão-preto – icterícia e hepatite

$
0
0


Seunome científico é Bidens pilosa. Temprincípio acre e mucilaginoso. Usa-se a decocção dos ramos e das folhas, assimcomo o suco. Externamente, o decocto é empregado como cicatrizante e emgargarejos, nas anginas simples, amigdalites, etc. Cataplasmas são tambémempregados como revolutivos das glândulas engurgitadas. O suco é empregadointernamente contra as manifestações de icterícia.
 
Éfrequente o uso do chá para combater icterícia e, principalmente, para combaterhepatite. Regenera o tecido lesionado por ferimentos ou feridas,cicatrizando-o.  Tem atuação comprovadana diminuição da glicose no sangue, ativando o pâncreas na distribuição dainsulina. Normaliza o distúrbio orgânico caracterizado pelo aumento dabilirrubina no sangue das pessoas que estão com icterícia.
 
Certamentea indicação que mais interessa hoje é a relativa à diminuição da glicose nosangue.
 
Alémdo picão-preto, é conhecido entre nós o picão-branco, ao qual  se atribuem as mesmas propriedades.

Fonte:Portal Anchietano (texto adaptado)

Equinácea, poderosa arma contra gripes e resfriados

$
0
0


A equinácea (Equinacea purpurea, Equinaceaangustifolia) é uma planta nativa americana e um dos fitoterápicos maisconhecidos e utilizados na Europa e Estados Unidos na prevenção e gripes eresfriados.

NosEstados Unidos, a partir de 1887, passou a ser empregada oficialmente pelamedicina; e em 1914 foi citada pela primeira vez como imunoestimulante.

Desdeentão, medicamentos contendo extratos da planta do gênero Equinácea têm sidoutilizados tanto sob receituário médico quanto de venda livre em vários paíseseuropeus, para prevenção e tratamento de gripes e resfriados.

Suaação sobre os mecanismos de defesa, já confirmada em diversos trabalhoscientíficos, torna a equinácea a planta imunoestimulante mais estudada domundo. Fortalece a habilidade do organismo em resistir a infecções, tanto bacterianasquanto virais, além de intoxicações.

Aequinácea vem se destacando no mercado fitoterápico internacional como a melhoropção terapêutica de prevenção e tratamento de doenças causadas por baixaimunidade, como é o caso de gripes e resfriados.

Imunoestimulante

Existemmuitos fatores no nosso dia a dia que podem desequilibrar o nosso organismo e osistema imunológico, como o estresse da vida moderna, a poluição e o abuso demedicamentos. A mais importante indicação da equinácea é como imunoestimulante,aumentando a defesa do organismo em pacientes submetidos à quimioterapia,prevenindo infecções e doenças temporárias como gripes, resfriados, abscessos,bronquite, herpes e dor de garganta.

Aequinácea já estabeleceu sua marca na medicina, principalmente em estudoseuropeus, como um "imunoestimulante" que fortalece o organismo contraagentes infecciosos de todos os tipos, vírus ou bactérias.

Aequinácea não elimina diretamente ou incapacita as bactérias infecciosas.Contudo, pesquisas recentes sugerem que ela ataca diretamente o vírus, o que atorna uma raridade entre os remédios de todos os tipos, inclusive osfarmacêuticos.

Como funciona

Aequinácea fortalece o sistema inumológico ao estimular as células-troncos namedula óssea e no tecido linfático a produzirem um número maior de glóbulosbrancos mais fortes, inclusive os linfócitos T, para combater as infecções. Emum estudo, a equinácea aumentou a atividade dos linfócitos T em 20% a 30% maisdo que um agente destinado especificamente para esse objetivo.

Emoutro estudo, a equinácea conseguiu que determinados glóbulos brancos quecombatem infecções – os leucócitos – aumentassem mais rapidamente naqueles apenascom viroses do que em outros com infecções predominantemente bacterianas, o queindica que a equinácea é melhor no combate de viroses do que de infecçõesbacterianas.

Outraexplicação interessante seria que a equinácea estimula a produção de interferon,uma substância natural do organismo e de grande importância em seu sistema dedefesa genérico.

Ações da equinácea

Estimulaa produção de leucócitos.
Atuacom um antibiótico natural.
Aceleraa reabilitação do organismo.
Temefeito anti-inflamatório.
Combateviroses.
Combatea candidíase.
  
Principais usos daequinácea

Noaumento das defesas do organismo.
Naprofilaxia das gripes e resfriados.
Nasinfecções do trato respiratório superior.
Nador de dente e gengivite.
Nosabcessos, furúnculos e pústulas.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Violeta contra o câncer

$
0
0


Avioleta de que aqui falamos é aquela plantinha rasteira, de folhasarredondadas, por entre as quais aparece, na ponta de uma haste longa, uma florazul perfumada. É também chamada violeta-de-cheiro, violeta-perfumada,violeta-europeia e violeta-de-jardim. Seu nome científico é Viola odorata, da família Violaceae.Muito cultivada antigamente, é mais rara hoje e não deve ser confundida com avioleta africana, introduzida mais recentemente e amplamente cultivada emvasinhos. 

Éusada fundamentalmente para a tosse, a bronquite e o catarro. Nos anos 30 seempregava muito para o câncer de mama e o pulmão. Figura em terapiasalternativas para o câncer, especialmente após a cirurgia, para impedir odesenvolvimento de tumores secundários.

Herbalistasmodernos valorizam as propriedades expectorantes das folhas e flores e asreceitam para tosses, bronquite e catarro. Uma série de testes realizados nosanos 60 mostrou que um extrato de folhas de violeta inibiu o crescimento detumores em ratos.

Usointerno: bronquite, catarro respiratório, tosse, asma e câncer de mama, pulmõesou tubo digestivo.

Asfolhas e as flores se empregam principalmente no tratamento dos transtornosrespiratórios, em especial do catarro nasofaríngeo crônico e da bronquite. Sãotambém empregadas em xaropes para tosse e no tratamento de reumatismo.Utilizam-se como gargarejos em casos de inflamação da mucosa bucal. 

Emrelação ao uso interno, apenas uma restrição: em doses elevadas, as violetasprovocam náuseas e vômitos, por causa dos efeitos irritantes das suas saponinasno sistema digestivo.

Fonte:Portal Anchietano (texto adaptado)

Abusar de açúcar é tão nocivo quanto ingerir álcool em excesso

$
0
0

Ingeriraçúcar demais é tão nocivo para a saúde quanto o abuso de álcool, afirmam trêscientistas americanos, que defendem a adoção de restrições ao consumo, como asimpostas às bebidas alcoólicas e ao tabaco.

Parareduzir o consumo, os cientistas propuseram adotar uma taxa para as bebidas eos alimentos que contenham açúcar agregado, em particular a frutose, segundoartigo publicado na revista científica Nature.

Deacordo com Robert Lustig, Laura Schmidt e Claire Brindis, o consumo abusivo deaçúcar é tão nocivo que eles propõem que se proíba a venda de bebidasaçucaradas a menores de 17 anos.

Doençasnão transmissíveis, como cardiopatias, diabetes ou câncer, contribuem para amorte de 35 milhões de pessoas a cada ano em todo o mundo, afirmaram osespecialistas, destacando o papel do açúcar no avanço destas patologias.

Osefeitos do consumo excessivo de açúcar podem ser similares aos do abuso deálcool, favorecendo a hipertensão, o diabetes e os riscos cardíacos.

Segundoo estudo, o consumo de açúcar em todo o mundo triplicou nos últimos 50 anos.

Fonte:AFP

Textoretirado do portal NE10

Quebra-pedra contra diabete

$
0
0

Muitoconhecidas entre a população, as ervas medicinais chamadas quebra-pedra sãotambém muito comuns e frequentes. O uso mais comum é para os problemas depedras nos rins, mas os livros indicam também outras propriedades. Eliminacatarros vesicais, cálculos do fígado, areia dos rins e da bexiga, alivia asdores de cadeira e das juntas e a hidropsia. Combate dor de barriga, azia,prostatites. O chá das folhas e das sementes é indicado contra diabete.

Estaplanta dissolve as areias e cálculos. É diurética, fortificante do estômago e aperiente. Também é usada para combater cólicas renais, cistite, enfermidadescrônicas da bexiga, hidropisia e distúrbios da próstata. 

Fonte:Portal Anchietano (texto adaptado)

Babosa para aliviar os olhos

$
0
0

Estareceita à base de babosa é indicada para o tratamento de catarata, chiqueironos olhos, glaucoma e conjuntivite.

Deixaruma folha de aloe vera em água fervente por dois dias para remover todo o iodo dotalo (mudar a água a cada 12 horas). Depois de dois dias, retirar o gel, colocarem uma tigela e adicionar o sumo de meio limão. Aplicar de duas a três gotas noolho doente à noite e pela manhã.

Observação:Deve-se remover o iodo da aloe vera porque ele escurece a pele.

Fonte:Para Saber (texto adaptado)

Alimentos que fortalecem o sistema imunológico

$
0
0

Desdeo momento que nascemos, estamos expostos a bactérias, vírus, fungos e outrassubstâncias estranhas que podem agredir nosso organismo, atacando-o a qualquermomento. Entretanto, para combater esses inimigos, nosso corpo está equipado,dispondo do que chamamos de sistema imunológico, ou seja, um"exército" de células específicas que estão sempre alertas e prontaspara defendê-lo de agentes estranhos.

Contudo,esse sistema pode muitas vezes ficar fragilizado, debilitado, e quando issoacontece, nós nos tornamos suscetíveis a todos os agentes estranhos já citados,que tendem a provocar resfriados, gripes ou outras doenças mais sérias, comoinfecções generalizadas e até mesmo câncer.

Entreos fatores que podem acarretar prejuízos para o sistema imunológico, destacamoso estresse físico, ambiental (por exemplo, a poluição), emocional (por exemplo,a depressão) e a alimentação desequilibrada, que é a mais importante.

Sistema imunológico

Afunção do sistema imunológico consiste em reconhecer cada um dos tecidos,células, proteínas do organismo para distingui-las de uma ampla variedade deagentes patogênicos e substâncias estranhas. Neste processo, os linfócitos T,células pequenas que fazem parte dos glóbulos brancos sanguíneos (tambémconhecidos como leucócitos), têm grande importância.

Duranteo desenvolvimento fetal, o sistema imunológico "aprende" a distinguiras substâncias próprias do organismo; com isso mantém desativados os linfócitosT que reagiram diante delas. Mas quando um agente estranho, como uma bactéria,invade nosso corpo, essas células são ativadas com o objetivo de defender nossoorganismo dos possíveis prejuízos que ele causará. É por isso que os linfócitossão frequentes em áreas de inflamação crônica, pois eles estão ali para exercersua função imunológica. E é por isso que num exame de sangue a taxa alteradadessas células pode indicar que algo vai mal com nosso sistema imunológico.

Umaconcentração anormal, maior que o valor de referência, pode indicar, porexemplo, infecção. Já no caso de indivíduos infectados pelo vírus da aids, adestruição da função desses linfócitos pelo vírus resulta numa deficiênciaimunológica e na consequente vulnerabilidade a infecções oportunistas potencialmente fatais.

Os alimentos quemantêm o sistema imunológico em dia

Umindivíduo bem nutrido, que se alimenta de frutas, verduras, legumes e grãos,está muito mais bem preparado para enfrentar gripes, infecções e outras doençasdo que um indivíduo mal nutrido, cujo cardápio é rico em alimentos gordurosos,processados e com excesso de açúcar. Isso porque as vitaminas e minerais quepotencializam as nossas defesas orgânicas estão presentes em grande quantidadenas frutas, grãos e hortaliças em geral.

Asprincipais vitaminas e minerais que atuam fortalecendo nosso sistemaimunológico são as vitaminas A, C, E e ácido fólico e os minerais zinco eselênio. A seguir mostraremos quais são as principais funções imunológicas decada um desses nutrientes e em quais alimentos são mais encontrados.

VitaminaA – Apresenta um papel muito importante na manutenção da integridade dasmembranas mucosas. Por isso, a sua deficiência no nosso organismo provoca umaredução do número de linfócitos T circulantes, aumentando a probabilidade deinfecções bacterianas, virais ou parasitárias. Os alimentos considerados ricosnessa vitamina são cenoura, abóbora, fígado, batata-doce, damasco seco,brócolis, melão, entre outros.

VitaminaC – Estimula a resistência às infecções através da atividade imunológica deleucócitos. Ela aumenta a produção dessas células de defesa, que têm efeitodireto sobre bactérias e vírus, elevando a resistência a infecções. Acerola,frutas cítricas (limão, laranja, lima), kiwi, caju, tomate e vegetais folhososcrus são fontes excelentes. Morango, repolho e pimentão verde são boas fontes.Mas não se esqueça: a vitamina C é facilmente destruída pela luz e pelo calor.Um suco de laranja com acerola, por exemplo, deve ser consumido imediatamenteapós o preparo para que não haja grande perda da vitamina C.

VitaminaE – Tem a capacidade de interagir com as vitaminas A e C e com o mineralselênio, agindo como antioxidante. Sua função primordial é proteger asmembranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temerososradicais livres, que são liberados em qualquer reação química do organismo epodem causar sérios danos às estruturas das células, detonando o processo deenvelhecimento e desencadeamento de algumas formas de carcinogênese. Alimentosricos em vitamina E são o germe de trigo (fonte mais importante), óleos desoja, arroz, algodão, milho e girassol, amêndoas, nozes, castanha-do-pará,gema, vegetais folhosos e legumes.

Ácidofólico – É essencial para a formação dos leucócitos (glóbulos brancos) namedula óssea. Alimentos ricos em ácido fólico são fígado, feijões e vegetaisfolhosos verde-escuros (brócolis, couve, espinafre).

Zinco– Atua na reparação dos tecidos e na cicatrização de ferimentos. Uma deficiênciade zinco resulta em diversas doenças imunológicas; a deficiência grave causalinfopenia (grande diminuição do número de linfócitos). Fontes alimentaresimportantes de zinco são as carnes, peixes (incluindo ostras e crustáceos),aves e leite. Cereais integrais, feijões e nozes são também boas fontes.

Selênio– A sim como a vitamina E, esse mineral possui grande capacidade antioxidante,ou seja, neutraliza a ação dos radicais livres (formados devido à ação dosraios solares, poluição, fumaça de cigarro, entre outros) no nosso corpo,retardando o processo de envelhecimento e evitando o desencadeamento de algumasformas de câncer. Castanha-do-pará, alimentos marinhos, fígado, carne e avessão os alimentos mais ricos em selênio.

Vejaagora alguns dos alimentos que apresentam propriedades benéficas para seusistema imunológico:

Iogurtee leite fermentado – Também conhecidos como probióticos, eles possuemmicroorganismos vivos que recuperam a flora intestinal e fortalecem o sistemaimunológico.

Alho– Excelente agente antibacteriano, além de possuir substâncias que previnem ocâncer gástrico e doenças cardiovasculares.

Acerola– Fruta riquíssima em vitamina C (30 a 50 vezes mais que a laranja), que age nareconstituição dos leucócitos em períodos de queda de resistência.

Gengibre– Excelente alimento que ajuda no fortalecimento do sistema imunológico.

Botânicossugeridos: aloe vera (babosa), unha-de-gato, equinácea, ipê-roxo e  cogumelo-do-sol.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Fadiga crônica – tratamento com minerais e lactobacilos

$
0
0

Fadiga crônica, perdade energia, alergias, mal-estar geral e menor libido podem ter origem nacandidíase intestinal

Osupercrescimento de cândida é mais frequentemente associado ao uso crônico deantibióticos. Os antibióticos matam as bactérias amigáveis, que ajudam a mantera cândida sob controle. Além do uso de antibióticos, a candidíase é resultadodo uso de corticoides, drogas antiúlcera, contraceptivos orais, muito açúcar nadieta e ausência de secreções digestivas.

Assecreções digestivas, como o ácido clorídrico e as enzimas, normalmente impedemo crescimento demasiado da cândida e sua penetração nas superfícies absorventesdo intestino.

Ozinco e a vitamina B6 liberam a ação do ácido clorídrico no processo dedigestão (sem ele não se absorvem os minerais). Disso decorre a chamadahipocloridria. Sem zinco e B6 o ácido clorídrico fica com ação irregular, sendoliberado em pequenas quantidades durante as refeições e de forma excessiva nosintervalos delas, formando um quadro de gastrite por deficiência do ácido.

Dieta

Adieta deve ser livre de açúcar refinado, inclusive sucrose e frutose. Tambémdevem ser eliminados bebidas alcoólicas, queijos, frutas secas e amendoins. Oleite e seus derivados devem ser evitados devido a seu alto conteúdo de lactose(açúcar do leite) e dos níveis de traços de antibióticos. Da mesma forma que aassimilação adequada dos nutrientes necessita de um "ambiente" ácido,a melhor absorção dos aminoácidos depende de um "ambiente" alcalino.Dessa forma, deve-se evitar o consumo de água mineral com gás durante asrefeições, deixando-a para os intervalos entre elas.

Imunidade prejudicada

Quandoo sistema imune está prejudicado, a cândida cresce demasiadamente rápido.Várias coisas podem enfraquecer o sistema imune, inclusive o uso frequente deantibióticos, quimioterapia, esteroides, radiação, vários produtos químicosambientais, deficiência de nutrientes, doenças como câncer, diabetes ehipotireoidismo, álcool e estresse.

Quinzepor cento da flora intestinal é cândida, que pode aumentar em até 100%,alterando a permeabilidade do intestino, impedindo a absorção adequada dosnutrientes dos alimentos. Oitenta por cento do intestino são os lactobacilos,antídotos da cândida. Quando essa proporção inverte-se, surgem as doenças, quena maioria das vezes não têm a origem devidamente identificada.


Deficiência denutrientes

Quasetodas as deficiências nutricionais podem resultar em supercrescimento decândida, já que todos os nutrientes conhecidos são críticos para a função imuneideal. Os nutrientes particularmente significantes no tratamento da candidíasecrônica incluem vitamina A, vitamina B6, zinco, selênio, magnésio, ácidosgraxos essenciais (ômegas), ácido fólico, ferro, suplementos de lactobacilos eácido clorídrico.

Lactofos

Olactofos é um suplemento de fruto oligossacarídeo e lactobacillus que fornecede maneira simbiótica as bactérias benéficas ao organismo humano. Os frutosoligossacarídeos (alimentos probióticos) promovem o crescimento das bactériasbenéficas, suprimindo o crescimento de bactérias putrefativas, balanceando aflora intestinal (alimento prebiótico) e reduzindo, desta forma, o acúmulo demetabolitos tóxicos decorrentes de processos fermentativos e a incidência decâncer colônico. Ele favorece o reequilíbrio e a recolonização da microfloraintestinal, além de prevenir as infecções ocorrentes após o uso deantibióticos. O lactofos também melhora o processo digestivo e auxilia naabsorção de nutrientes.

Magnésio plus

OMagnésio plus é um suplemento que apresenta composição balanceada de mineraisquelatos de alta absorção (magnésio, zinco, manganês), cálcio, vitaminas B3 eB6, lecitina de soja e óleo de fígado de bacalhau, cujas dosagens foramcuidadosamente estudadas para suprir certas necessidades essenciais doorganismo humano sem provocar excessos.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live