Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Aspartame mata mais que o diabetes

$
0
0
O diabetes é a quarta maior causa mundial de mortes, que mata uma pessoa a cada dez segundos por doença. A primeira causa de morte são as doenças circulatórias, que matam uma pessoa a cada segundo, envolvendo infartos e derrames cerebrais; a segunda causa de mortes é o câncer, que mata uma pessoa a cada dois segundos; e a terceira causa são os medicamentos e os erros médicos, que matam uma pessoa a cada cinco segundos.

O aspartame, o adoçante artificial que os médicos receitam aos diabéticos, matam mais do que a própria doença. Recentemente a ciência médica norte-americana descobriu que existem conexões entre o aspartame e doenças como tumores cerebrais, lesões cerebrais e linfomas, além de câncer de bexiga, falência dos rins, danificação das válvulas das veias das pernas e retinopatia, que os médicos atribuem ao diabetes. Em 1996 a FDA divulgou uma lista de 92 sintomas de envenenamento por aspartame. Conclui-se, portanto, que o aspartame não é um alimento seguro para consumo humano.

Os médicos devem, por uma questão de honra, remover da dieta dos diabéticos esse adoçante letal, pois está comprovado pela ciência que não é seguro o seu uso. Caso o seu médico insista em receitar para você o adoçante à base de aspartame, procure se consultar com outro profissional antes que ele mate você por envenenamento. O adoçante mais seguro é o Stévia ou Stevita, que não tem aspartame nem conservantes químicos e é totalmente natural.


Alerta para quem faz academia de musculação

Os consumidores de dietéticos que contêm aspartame ou efedra são predispostos a doenças cardiovasculares e, em longo prazo, podem ter ataques cardíacos e morte repentina (cardiomiopatias). Este alerta foi publicado num artigo de 1º março de 2003 do New York Times. O aspartame não oferece risco somente aos diabéticos, mas também aos jovens que frequentam academia de musculação.

Associado com cálcio e proteína (ou pantotenato de cálcio), o aspartame pode causar deformação na região frontal do rosto, ou melhor, na testa, com o aumento da massa óssea, principalmente em pessoas portadoras de sangue do tipo A ou AB. A deformação frontal é uma maneira que o organismo encontra para proteger o cérebro de calcificações e formação de tumores cerebrais por excesso de cálcio na região do crânio. A questão é que o aspartame é encontrado também nos suplementos alimentares usados pelos atletas que consomem proteína em pó.

Os atletas do sexo masculino que consomem produtos proteicos que contenham aspartame ficam malhados, mas são candidatos a doenças cardíacas, tumores no cérebro e impotência sexual. As mulheres que fazem academia e usam os produtos protéicos, por sua vez, cessam completamente as menstruações e ficam estéreis, além de perder a libido. Outros sintomas incluem fadiga, ganho de peso, depressão, variação de disposição, mudanças da personalidade e amenorreia. Portanto, você que faz academia de musculação, quando for adquirir os produtos proteicos, verifique se o suplemento tem aspartame. Caso confirme, recuse o uso. O Nutrilatina Mega Gym é o alimento compensador mais seguro para os praticantes de atividades físicas, pela ausência do aspartame e de açúcares.

Devido a vários artigos recentes sobre mortes repentinas (cardiomiopatias) e os numerosos relatórios dos atletas que caem mortos pelo provável uso de bebidas dietéticas e suplementos com proteínas ligados com o aspartame, o Dr. James Bowen, M.D., escreveu um profundo relatório sobre o aspartame e mortes repentinas. O texto integral deste relatório está no site www.dorway.com.

As estatísticas alarmantes

Estima-se que metade das pessoas com diabetes desconheça a própria condição. Em países em desenvolvimento, essa estimativa chega a 80%.

Estudos mostram que exercícios físicos e dieta equilibrada previnem 80% dos casos de diabetes tipo 2.

A cada ano 7 milhões de pessoas desenvolvem diabetes. A cada ano 3,8 milhões de mortes são atribuídas ao diabetes. Um número maior de mortes provenientes de doenças cardiovasculares pioradas por desordens lipídicas relacionadas ao diabetes e por hipertensão.

Pessoas com diabetes tipo 2 têm o dobro de chances de sofrer um ataque cardíaco, principalmente pelo uso do adoçante com aspartame.

Em 2007, os cinco países com os maiores números de pessoas com diabetes eram Índia (40,9 milhões), China (39,8 milhões), Estados Unidos (19,2 milhões), Rússia (9,6 milhões) e Alemanha (7,4 milhões).

Em 2007, os cinco países com a maiores prevalência de diabetes na população adulta eram Nauru (30,7%), Emirados Árabes Unidos (19,5%), Arábia Saudita (16,7%), Bahrein (15,2%) e Kuwait (14,4%).

A cada dez segundos duas pessoas desenvolvem diabetes no mundo.

O diabetes é a maior causa de falência renal em países desenvolvidos e a maior responsável por grandes custos de diálise.

O diabetes tipo 2 se tornou a causa mais frequente de falência renal nos países ocidentais. As incidências registradas variam entre 30% e 40% em países como Alemanha e EUA.

10% a 20% das pessoas com diabetes morrem de falência renal, mas os médicos ignoram que o principal causador desta anomalia é o aspartame.

É estimado que mais de 2,5 pessoas no mundo estão afetadas pela retinopatia diabética, e o aspartame é o que mais contribui para o aparecimento desse problema visual.

A retinopatia diabética é a maior causa de perda de visão de adultos em idade laboral (20 a 60 anos) em países com indústrias. Isto seria reduzido se o aspartame não fizesse parte da dieta do diabético.

Em média, pessoas com diabetes tipo 2 têm sua expectativa de vida diminuída em cinco a dez anos em relação a pessoas sem diabetes, principalmente por causa de doenças cardiovasculares.

As doenças cardiovasculares são a maior causa de morte no diabetes, respondendo por 50% das fatalidades e por muitas inaptidões. Os diabéticos que aboliram o aspartame têm maior expectativa de vida e menos risco de doenças cardiovasculares.

Pessoas com diabetes tipo 2 estão cerca de duas vezes mais suscetíveis a um ataque cardíaco ou derrame do que as que não têm diabetes. Na verdade, pessoas com diabetes tipo 2 são tão suscetíveis a um ataque cardíaco quanto pessoas sem diabetes que já tiveram um ataque.


Fonte: International Diabetes Federation
Texto retirado do site Terapeuta Natural



-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.


Tratamentos naturais

$
0
0
Afta

Mastigar folhas do olho da mangueira por alguns segundos e descartar.

Artrose
Fazer chá das folhas do sabugueiro.

Afta, azia, gastrite e úlcera
Provenientes do estômago: tratar com batata inglesa, que cura azia, gastrite e úlcera. Descascar a batatinha, ralar e depois espremer até sair o leite. Tomar uma colher, em jejum, após escovar os dentes.

Para azia: tomar durante uma semana.

Para gastrite: tomar durante duas semanas.

Para úlcera: tomar durante um mês.

Câncer
De próstata: cortar um tomate em cruz e ferver em um litro de água, fazendo um chá. Tomar várias vezes ao dia.

De mama: comer bastantes brócolis.

Colesterol elevado/emagrecimento
Cortar uma berinjela grande em fatias finas (com casca) e colocar de molho em um litro de água – colocar na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte, remover as rodelas de berinjela e acrescentar o suco de dois limões. Beber este litro ao longo do dia.

Cuidado: esta receita usada por mais de quinze dias causa emagrecimento acelerado. Portanto, não ultrapasse sessenta dias de uso contínuo.

Diabete
Fazer um chá de oitenta gramas da raiz da urtiga em um litro de água por dia.

Dor no ombro
Ralar o caroço de um abacate, colocar no álcool por uns dez dias e massagear o local.

Enxaqueca / dor de cabeça
Enxaqueca matinal: ferver casca de laranja (+- 5 cm) por cinco minutos e tomar o chá.

Enxaqueca à tarde: geralmente é causada por problemas digestivos – tomar chá de boldo.

Enxaqueca de ressaca e sonolência: pela manhã bater levemente uma fatia de melancia com semente, coar e tomar o suco.

Dor de cabeça: colocar os pés por um minuto imersos em água supergelada.

Dor de cabeça de tensão pré-menstrual: bater no liquidificador a polpa do melão juntamente com as sementes, coar e tomar dois copos por dia.

Estresse
Comer uma maçã por dia, sempre no café da manhã ou no lanche da tarde, nunca após as refeições (também combate asma e rouquidão).

Fazer chá da casca da maçã e tomar antes de dormir.

Caminhar de cinco a quinze minutos diariamente descalço na terra ou na grama.

Nas dermatites seborreicas/caspas causadas pelo estresse, esfregar por dois minutos o couro cabeludo com sementes de tomate e lavar em seguida com água fria (ou o mais fria possível).

Fibromialgia e relaxamento muscular
Mastigar a casca seca da laranja.

Furúnculos e hemorragias
Colocar rodela de cebola crua sob o local do furúnculo e enfaixar ou colocar esparadrapo – deixar de um dia para o outro. O furúnculo sairá completamente e vai ficar um buraco no local, que fechará em alguns minutos após a remoção da bandagem.

Nos cortes, esfregar pedaço de cebola crua no local várias vezes.

Nas hemorragias nasais, cheirar profundamente um pedaço de cebola crua.

Garganta
Fazer gargarejo com suco de abacaxi temperado com uma pitada de sal para cortar a acidez.

Gastrite/úlcera
Liquidificar uma batata grande (ou duas médias) e tomar um copo pequeno deste "leite" trinta minutos antes do café da manhã e trinta minutos antes do jantar.

Gastrite: tratar por duas semanas.

Úlcera: tratar por um mês.

Gripes/pneumonia
Assar bananas em forno convencional, pulverizar com canela em pó e comer à vontade pela manhã.

A casca da banana também é utilizada para remover verrugas, para cicatrizar queimaduras de até terceiro grau e para rachaduras nos pés – raspar a parte interna da casca, colocar sobre o local e cobrir com curativo ou faixa.

Infecção de garganta
Fazer gargarejo com suco de abacaxi com uma pitada de sal.

Comer, sempre que possível, rodelas de abacaxi à noite (como sobremesa do jantar).

Hipertensão
Pegar três dentes de alho à noite, esmagar, colocar em uma xícara com água e com o suco de um limão, cobrir e tomar pela manhã. Completar os mesmos dentes esmagados com água e limão novamente, tomar à noite e repetir a receita com outros três dentes de alho para o dia seguinte. Ou seja, cada três dentes são usados para tomar o remédio duas vezes.

Má circulação
Imergir os pés em água quente por quatro minutos e em seguida colocar em água fria por um minuto e voltar para a água quente e fria, sucessivamente.

Marcas de espinhas/rugas no rosto
Fazer uma mistura de argila, suco de cenoura, mel e confrei e aplicar uma camada desta pasta de aproximadamente um centímetro no rosto por uns quarenta minutos.

Memória
Chá da casca do abacaxi.

Metabolismo baixo
Tomar cápsulas de pimenta-caiena (farmácia de homeopatia). Também ajuda no emagrecimento.

Olhos
Para limpeza dos olhos: pingar algumas gotas do leite da maçã (extraído da  mesma forma da batatinha inglesa). Pode-se limpar também com umas gotinhas de limão, mas este arde.

Osteoporose
Suco de pepino (mesma receita da pressão alta).

Pressão alta
Chá de alho; chá de alpiste; suco de pepino (bater no liquidificador com água, coar e tomar o suco – regula a pressão, tanto a alta como a baixa).

Pressão baixa
Bater no liquidificador um pepino caipira, coar e tomar um cálice.

Repelente de mosquitos
Semente de quiabo.

Rins
Chá de folha de abacate ajuda a limpar o organismo e eliminar retenção de líquidos, melhorando o funcionamento dos rins.

Sarampo
Fazer chá das flores do sabugueiro.

Tosse/gripe
Bater uma cenoura no liquidificador, coar na peneira, acrescentar mel e ferver até virar um xarope. Cura até coqueluche. Para crianças, uma colher de sopa três vezes ao dia; para adultos, uma colher de sopa seis vezes ao dia.

Para gripe e tosse: usar rabanete em vez da cenoura para fazer o xarope.

Tosse persistente de coqueluche: assar no forno mamão-papaia com mel e tomar morno de manhã em jejum e à noite.

DICAS GERAIS

Tome no mínimo três litros de água por dia.

Tome banho o mais frio possível.

As receitas dadas devem sempre ser feitas com frutas, verduras e legumes frescos, nunca de garrafa ou congelados.

Não prepare as receitas em microondas.

Não adicione açúcar em nenhuma das receitas e tente diminuir o consumo deste produto ao mínimo possível na dieta regular.

A casca da laranja é um excelente analgésico.

Fonte: Lyndha

Observação: Essas indicações não substituem a consulta a um especialista.

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Nutrição e beleza

$
0
0
Atualmente, não há dúvidas de que a alimentação está cada vez mais aliada à beleza. A ciência da nutrição tem um papel fundamental no organismo, pois é através dela que este se mantém funcionando, desempenhando suas funções e nutrindo as células adequadamente. É importante saber que, ao realizar uma cirurgia plástica ou tratamento estético, sendo ele corporal ou facial, é fundamental ter uma alimentação saudável e equilibrada.

Diversos alimentos atuam como coadjuvantes nos tratamentos ligados à beleza, colaborando, por exemplo, para a promoção e manutenção de uma pele saudável, no controle da celulite, na prevenção de estrias, acne e queda de cabelo.

Algumas dicas alimentares para prevenir os indesejados “furinhos” que devem fazer parte do seu dia a dia:

Ingerir água adequadamente.

Eliminar a ingestão de sal.

Fazer exercícios físicos regularmente.

Consumir alimentos diuréticos, como alho, aspargos, abóbora, agrião, erva-doce, repolhos roxo e verde, cebola, rabanete, uva, abacaxi e maçã.

Ter uma dieta rica em fibras.

Evitar os alimentos enlatados, pois eles contêm muitos conservantes e um alto nível sódio.

Não usar roupas apertadas, pois elas impedem a boa circulação sanguínea.

É aconselhável eliminar os carboidratos refinados, como doces, macarrão e pão feitos com farinha branca.

É preciso evitar o consumo de frituras, preferindo alimentos assados, grelhados ou cozidos.

Abuse de alimentos como castanha-do-pará, água de coco, vitaminas do complexo B, folhas verdes escuras, aveia e linhaça.


Nutrientes importantes e suas fontes

CROMO

Principal fonte: aveia em flocos.

Outras opções: amêndoa, avelã, castanha-do-pará, pão integral, mariscos, bife de fígado, lula e queijo branco.

MAGNÉSIO

Principal fonte: castanha de caju.

Outras opções: lula, marisco, tofu, leite de soja, cebola, peito de frango, gérmen de trigo, espinafre, folhas verdes, pão integral e filé pequeno de linguado.


ZINCO

Principal fonte: ostra.

Outras opções: caranguejo, lula, pão de centeio, massa integral, nozes, pistache, amêndoas.


NUTRIÇÃO E PELE

Nutrientes e vitaminas importantes para uma pele saudável e bem nutrida:

Vitamina A – fígado, gema de ovo, iogurte, leite e derivados.

Betacaroteno – abobora, agrião, cenoura, espinafre.

Vitamina C – abacaxi, acerola, laranja, limão, morango.

Vitamina E – cereais integrais, repolho, castanha-do-pará.

Magnésio – nozes, milho, frutos do mar, leguminosas.

Selênio – grãos integrais, castanha-do-pará, peixes.

Zinco – carne vermelha, ostras, leite e derivados.

Flavonoides – vegetais, abacaxi, chá verde, morango.


EVITE

Embutidos, produtos industrializados, sal, refrigerante: são alimentos ricos em sódio, que em excesso faz com que você retenha líquidos.

Café e chá preto: assim como refrigerante, essas bebidas contêm cafeína, que em excesso pode causar irritabilidade.

Bebida alcoólica.


Texto adaptado. Fonte: Clínica Leger

-----

Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Kvass de beterraba

$
0
0
No livro Eat fat, loose fat, de Mary Enig e Sally Fallon, da Weston A. Price Foundation, há o seguinte texto: "Christine sofreu com candidíase muitos anos (...) e começou a tomar o kvass de beterraba, uma xícara antes de cada refeição. Os resultados foram mágicos. Os sintomas de cândida desapareceram imediatamente e a fadiga também".

Kvass é uma bebida fermentada de origem russa, rica em lactobacilos, geralmente feita a partir de um pedaço de pão seco ou da própria massa crua do pão. Refresca, alimenta e é muito popular. Tem sido amplamente usado na Europa em terapias contra o câncer. Depoimentos indicam que é excelente contra fadiga crônica, sensibilidade a produtos químicos, alergias e problemas digestivos. Tem propriedades medicinais e é um excelente tônico digestivo.

O kvass de beterraba aparentemente ajuda no controle da candidíase por seus "extraordinários poderes curativos: grande tônico do sangue, promove a regularidade intestinal, ajuda a digestão, alcaliniza o sangue, limpa o fígado e é um bom tratamento para pedras nos rins". Não é propriamente gostoso, mas cerveja também não é e a gente bebe, e ainda por cima a cor é linda. O kvass pode ser usado no lugar do vinagre ou do limão em molhos para saladas.

RECEITA DE KVASS

Ingredientes

Duas beterrabas médias ou três pequenas, orgânicas, sem casca, picadas com faca (não raladas nem processadas)

Um quarto de xícara de soro de leite feito em casa – colocar leite cru numa vasilha e deixar talhar, coar num pano e colher o soro em outra vasilha (o  coalho, pendurado numa trouxinha de pano durante a noite, vira um queijinho para quem não está em dieta)

Uma colher de chá de sal

Modo de fazer

Colocar as beterrabas picadas, o soro e o sal num vidro de um litro e completar com água filtrada. Mexer, tampar bem e manter em temperatura ambiente por dois dias. Depois guardar na geladeira. Ele faz bolinhas. Coar e servir. Tomar duas xícaras por dia, tirando-as da geladeira algumas horas antes.

Quando o kvas estiver quase acabando, encher novamente o vidro com água filtrada, tampar bem, deixar dois dias em temperatura ambiente e guardar na geladeira. Tomar e depois descartar tudo, começando novamente com beterrabas frescas.


Texto adaptado. Fonte: Correcotia

-----

 Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Fontes alimentares ricas em magnésio

$
0
0
Frutas e hortaliças: abacate, banana, folha de beterraba, beterraba, grão-de-bico, figo seco, feijão ervilha, mandioca (raiz), lentilhas, quiabo, batata com casca, fécula de batata, figo (seco), uva-passa, algas marinhas, soja, espinafres, couve.

Grãos e derivados: cevada, granola, aveia (grãos inteiros), farelo aveia, arroz integral, farelo de milho, farelo de arroz, farinha de centeio, farelo de trigo, gérmen de trigo, farinha de trigo integral, massas preparadas com trigo integral, cereais instantâneos ricos em fibras. Observação: mais de 80% do magnésio é perdido com a remoção do gérmen e das camadas externas dos grãos.

Nozes e sementes: nozes e sementes secas fornecem mais magnésio que as torradas; sementes de abóbora, girassol, gergelim; amêndoas, castanhas, amendoim, pistache, soja, nozes.

Outros alimentos: melaço, manteiga de amendoim, produtos de soja (molho, farinha, tofu), camarão, ostra, fermento, leite em pó.

Rico: 30 miligramas por 100 gramas de alimento.

Fonte: Pronsky, Z. M. Food Medications Interactions, 2002.

-----


 Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Regras para prevenir o câncer e outras enfermidades

$
0
0
A escritora norte-americana Ellen White escreveu em todos os seus livros sobre saúde esta frase: “É melhor prevenir do que remediar. A prevenção vale mais que a cura”.

As pessoas aprendem com os médicos que devem prevenir as doenças se submetendo a exames de laboratório, envolvendo também exames de toque do dedo no fundo da vagina da mulher e no reto do homem, para ver como anda a útero feminino e a próstata masculina. Há mulheres que dizem com prazer: “Vou fazer um preventivo”.

O verdadeiro preventivo não é feito em hospitais nem em consultórios médicos. O melhor preventivo que a pessoa pode fazer para evitar e se libertar de doenças e enfermidades, inclusive o câncer; é saber o que deve comer, como comer, quando comer e o que evitar de comer. Portanto, para você gozar de boa saúde e ter melhor qualidade de vida, siga as seguintes regas:

1. Não coma mais do que três vezes ao dia. No desjejum, coma como rei; mesa farta, até cinco porções de alimentos, envolvendo frutas doces e alimentos ricos em carboidratos e proteínas. No almoço, coma como príncipe; quantidade menor que pela manhã, até quatro pratos, começando com uma salada crua. No jantar, coma como mendigo; apenas um caldo de cereais com pão integral ou bolachas, e/ou uma fruta ácida ou semiácida com pão ou bolachas. Tomar sopas de legumes, mas somente no inverno, para aquecer o corpo.

2. Evite alimentos que podem matar ou enfraquecer as células T, como carne bovina e gorduras de origem animal, peixe de couro, caças, fumo, café de torrefação, bebidas alcoólicas, leite de vaca, açúcar refinado, cachorro-quente, refrigerantes, pão branco, arroz branco, carne de porco, frango e ovos de granja, queijos de leite de vaca, frituras e pastéis.

3. Fortaleça o seu sistema imunológico, de defesa do corpo, comendo alimentos ricos em vitaminas, sais minerais, fibras, magnésio e proteínas vegetais.

4. Mantenha o seu sistema imunológico fortalecido, adotando uma atitude mental positiva composta de esperança, alegria, amor, perdão e fé no poder de Deus.

5. Use o tempo de 24 horas que o Criador do universo nos concede adequadamente: oito horas para o trabalho, oito horas para o lazer e oito horas para o repouso. Permanecer até altas horas da noite acordado encurta a vida, diminui a capacidade defensiva do corpo e torna o metabolismo deficiente, fazendo os órgãos perderem sua vitalidade.

6. Exercite-se ao despertar e alongue-se antes de dormir. O exercício físico ativa a circulação e ajuda os rins a purificar o sangue e eliminar as substâncias indesejáveis do organismo. Ao despertar, faça careta de toda natureza e massageie o rosto, para prevenir rugas. Antes de entrar debaixo do chuveiro, massageie toda a pele com as mãos molhadas ou uma bucha vegetal seca.

7. Mantenha paz de espírito e viva em comunhão com Deus, através da oração e da leitura da Bíblia, diariamente. Seja amigo dos animais, proteja a natureza e viva harmonicamente com amigos e inimigos. Eis a receita dada por Jesus para evitar o estresse e fortalecer a célula T.


-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Benefícios da beterraba

$
0
0
Para melhorar a qualidade da alimentação, é preciso aproveitar os benefícios dos vegetais. As beterrabas, além de serem usadas em saladas, podem ser preparadas como suco. O suco de beterraba é altamente laxante e ajuda na recuperação de emoções fortes (pânico, medo, ira). É depurativo do sangue, fortalecendo coração, fígado, vesícula biliar e glândulas endócrinas; combate anemia, diabetes, obesidade e tumores em geral.

Você sofre de pressão arterial? Pesquisadores descobriram que o suco da beterraba reduz a pressão arterial dentro de 24 horas, diminuindo assim o risco de doenças cardíacas e acidentes vasculares cerebrais (AVC). Os cientistas concluíram que o nitrato encontrado naturalmente na beterraba é a causa do efeito benéfico.

Além disso, o suco de beterraba aumenta a resistência física e permite que atletas se exercitem por até 16% de tempo a mais — segundo um estudo realizado pela Universidade de Exeter, na Grã-Bretanha. O nitrato da beterraba ajuda a reduzir o consumo de oxigênio, aumentando o esforço necessário para que as pessoas cheguem à exaustão. O efeito de um copo de 500 ml do suco é maior que o de treinamento regular. A descoberta beneficia pessoas com doenças respiratórias e metabólicas, além de atletas de esportes de resistência.

Os cientistas ainda não sabem ao certo como o nitrato do suco de beterraba ajuda a aumentar a disposição física, mas eles suspeitam que a substância se transforma em óxido nítrico no corpo, reduzindo a quantidade de oxigênio consumida durante o exercício.

Suco de beterraba, laranja e cenoura

Pegue o suco de duas laranjas ou duas laranjas sem casca e sem sementes, meia beterraba, uma cenoura e meio copo de água e bata tudo no liquidificador. Coe e beba.

A beterraba, quando usada em sucos naturais, fornece boas quantidades de antioxidantes e carotenoides – que são responsáveis pela cor vermelha e ajudam a evitar que o colesterol ruim se acumule nas paredes das artérias.

As beterrabas cruas são ainda uma excelente fonte de ácido fólico, uma vitamina do complexo B muito importante para as mulheres grávidas ou para aquelas que pensam engravidar. Esta vitamina, além de importante para evitar um tipo de anemia, diminui significativamente o risco de o feto desenvolver uma malformação da medula espinhal.

A laranja é uma excelente fonte de vitamina C e antioxidantes, protegendo as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio). Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70 mg desta vitamina. Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C: ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais, como betacaroteno, tiamina, fosfato e potássio.

A cenoura é uma excelente fonte de vitamina A, cujas necessidades diárias podem ser quase supridas com apenas 100 gramas desse legume. Essa vitamina contribui para o bom estado da vista, da pele e das mucosas. Além disso, a cenoura contém muitos sais minerais, como fósforo, cloro, potássio, cálcio e sódio, necessários ao bom equilíbrio do organismo. Contém também as vitaminas do complexo B, que ajudam a regular o sistema nervoso e a função do aparelho digestivo.

Texto adaptado. Fonte: Beleza e Saúde

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais. 

O mito do espinafre

$
0
0
Se alguma vez você comeu espinafre achando que ia ficar forte igual ao Popeye, já deve ter percebido que esse vegetal não é tão poderoso quanto promete o marinheiro nos desenhos animados.

O mito do espinafre começou com uma confusão muito tempo atrás, em 1870, envolvendo um pesquisador americano, o Dr. E. Von Wolf. Um artigo publicado por ele saiu com um erro de datilografia: faltou uma vírgula no número que indicava a quantidade de ferro do espinafre. O resultado foi que a verdura ficou parecendo que tinha dez vezes mais ferro do que realmente possuía.

O ferro é um mineral importante para o organismo humano e a falta dele provoca anemia ferropriva, uma doença que geralmente deixa a pessoa sem fome, cansada, pálida, sem disposição para o trabalho e com dificuldade para aprender.

Somente em 1937 químicos alemães decidiram reinvestigar o milagroso vegetal e corrigiram o erro. Mas Popeye já estava por aí propagando o mito do espinafre. O personagem surgiu em 1929, nas histórias em quadrinhos, e em 1933 estrelou, pela primeira vez, em desenho animado.

Além de o espinafre não ter tanto ferro quanto se acreditava, hoje também se sabe que o ferro presente nos vegetais não é muito bem absorvido pelo organismo. Por causa disso, as melhores fontes desse mineral não são o feijão, a beterraba e o espinafre, como muita gente pensa, mas as carnes, principalmente vísceras, como fígado, rim e coração. No caso específico do espinafre, ele possui ainda uma substância chamada ácido oxálico, que impede a absorção do ferro, fazendo com que ele seja eliminado nas fezes.

Mas o ferro contido nos vegetais pode ser mais bem absorvido se você comer, na mesma refeição, carnes ou alimentos com alto teor de vitamina C, como acerola, abacaxi, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho ou tomate, que são estimulantes. Essa combinação é fundamental para os adeptos da dieta vegetariana.

Agora que você já sabe a verdade sobre o espinafre, não vai achar que pode cortá-lo do seu cardápio e finalmente se ver livre dele. O alimento predileto do marinheiro Popeye possui substâncias antioxidantes, que ajudam a prevenir diversas doenças, como o câncer, além de muitas vitaminas.

Uma xícara de espinafre cru fornece toda a quantidade de vitamina A que uma pessoa precisa por dia e quase metade da quantidade de vitamina C diária recomendada pelos médicos. Ele também fornece folato, um nutriente importante para mulheres grávidas ou que estejam planejando engravidar, pois ajuda a prevenir defeitos neurológicos no bebê.

Em grande quantidade, no entanto, o espinafre pode ter até efeitos tóxicos, principalmente quando consumido com alimentos ricos em cálcio. Em 1951, nos Estados, crianças recém-nascidas morreram ao tomar leite batido com espinafre. O objetivo era enriquecer a bebida com ferro. Então, nada de exageros, ainda mais com crianças muito pequenas.

Para aproveitar melhor os nutrientes do espinafre, consuma-o cru ou apenas cozido no vapor.

Fonte: Fiocruz

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais. 

Benefícios da sardinha

$
0
0
A sardinha é rica em proteínas e possui minerais essenciais, como magnésio, ferro e selênio, que têm ação anticancerígena. Esse tipo de peixe também ajuda o organismo a liberar o mercúrio e tem altas concentrações de ômega 3, um tipo de gordura "boa", essencial para o funcionamento do cérebro, do coração e para a redução da pressão arterial.

Por ser tão comum e ter um baixíssimo custo, nem todo mundo se dá conta de que a sardinha esconde uma riqueza inestimável. “Ela contém ácido graxo ômega-3 em quantidades que não deixam nada a desejar a parentes estrangeiros, como o salmão, que levam a fama de ser as melhores fontes da substância”, garante o especialista em ciência e tecnologia dos alimentos Luiz Henrique Beirão, da Universidade Federal de Santa Catarina.

Muita gente pode estranhar, já que o ômega 3, ácido graxo lotado de vantagens para a saúde, é típico de peixes de águas gélidas e profundas. “Essas espécies precisam da gordura para evitar que congelem nessas águas”, justifica o químico e cientista de alimentos Jesuí Visentainer, da Universidade Estadual de Maringá, no Paraná. Por que, então, a sardinha, que aprecia temperaturas amenas, seria tão rica no ácido graxo? “Por ser migratória e se movimentar muito, ela armazena a gordura como reserva energética”, responde a pesquisadora e doutora em nutrição Cristiane Neiva, do Instituto de Pesca de Santos, no litoral paulista. “Sem contar que também se alimenta de algas ricas em ômega 3”, completa.

A sardinha não só contém ômega 3 como fornece o ácido graxo em suas melhores variantes: o eicosapentaenoico, conhecido como EPA, e o docosahexaenoico, o DHA. A título de comparação, vegetais como a linhaça fornecem a gordura como ácido alfalinolênico. “Essa substância é convertida em EPA e DHA graças a enzimas no nosso organismo”, explica Jorge Mancini, especialista em tecnologia de alimentos da Universidade de São Paulo (USP). Mas essas enzimas nem sempre dão conta do recado, especialmente no caso de idosos. “E isso compromete o aproveitamento da tal gordura”, conclui Mancini. Já a sardinha se alimenta de algas ricas no ácido alfalinolênico. Assim, a pequena notável se encarrega de transformá-lo na dupla benéfica, que fica pronta para ser absorvida por qualquer um, em qualquer situação.

“No corpo humano, essas gorduras do bem minimizam a ação nociva de compostos inflamatórios”, explica o nutrólogo Celso Cukier, do Instituto de Metabolismo e Nutrição, em São Paulo. Dessa forma, ajudam na prevenção de uma série de males que dão as caras em locais díspares como o coração, o intestino e as articulações. Sem falar que ainda entram na constituição da retina e da massa cinzenta. Recentemente, um trabalho da UFSC analisou as quantidades de ômega 3 em diversos peixes da costa brasileira. E "a sardinha foi a campeã de EPA, ficando à frente de pescados como o bonito e o atum”, confirma Visentainer, um dos responsáveis pela avaliação.

Finalmente, como qualquer peixe que se preze, ela é fonte de proteínas de excelente qualidade, ideal para manter os músculos em dia, e fósforo, um mineral que participa da mineralização dos ossos.

Portanto, não faltam motivos para que se inclua essa aventureira dos mares no cardápio. Duas ou três vezes por semana é o suficiente. A versão em lata é uma alternativa válida de vez em quando, até pela praticidade. Só repare em um senão: em conserva, o peixe geralmente vem imerso em óleos ou molho de tomate. “Evite a primeira opção. Ela é fonte de ômega-6, gordura típica da alimentação ocidental e que, em excesso, provoca inflamações”, orienta Cukier.

Texto adaptado. Fonte: Saúde Abril

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais. 

Benefícios da prímula

$
0
0
A prímula (Oenothera biennis) é indicada nos casos de alcoolismo, arteriosclerose, artrite reumatoide, asma, cistos no peito, colesterol alto, câncer de mama, colite, eczema, enxaqueca, esclerose múltipla, esquizofrenia, feridas, hiperatividade, hipertensão, ressacas, tensão pré-menstrual (TPM), tosse e úlceras.

A prímula contém um óleo perfumado que desempenha um papel importante para a saúde natural. O óleo da semente de prímula contém ácido gamalinolênico (GLA), um ácido graxo ômega 6 que o corpo utiliza para fabricar uma prostaglandina vital para aliviar inflamações e fortalecer o sistema imune. Também ajuda a manter o sangue fluindo livremente, reduz a pressão arterial elevada, desempenha um papel importante na redução do cânceres de mama, além de reduzir o colesterol alto.

O óleo da semente de prímula pode ser tomado de forma complementar ou usado como uma salada de vegetais ou molho. Também é usado no tratamento da pele. Combinado com outros óleos, pode ser uma excelente base para tratar a pele danificada e doenças de pele. Também ajuda a prevenir o envelhecimento precoce da pele, retardando o aparecimento de rugas e pés de galinha. Não deve ser esquentado.

O óleo da semente de prímula pode ajudar significativamente a diminuir a dor da artrite e reduzir a inflamação, especialmente nos casos de artrite reumatoide, devido ao seu teor de ABL. Pesquisas também mostram que os níveis de GLA presentes no óleo de prímula são úteis no combate a artrite, eczema e tensão pré-menstrual (TPM).

Cientistas identificaram que o óleo de prímula pode ser efetivo contra tumores de mama. A substância presente no óleo chamada ácido gamalinolênico (GLA) atua da mesma forma nos cânceres da mama que drogas famosas utilizadas para este fim. O GLA interfere no gene que carrega o código DNA necessário para que o receptor funcione.

O ácido gamalinolênico (GLA) é um ácido gorduroso poliinsaturado que ajuda a proporcionar energia para o corpo e supre as gorduras estruturais presentes no cérebro, músculos, medula óssea e membranas das células. As prostraglandinas agem como um hormônio e são produzidas por quase todos os tecidos do corpo. Uma deficiência na produção desses ácidos graxos pode resultar em uma maior demanda de tempo para a coagulação sanguínea, debilitando o sistema imune, causando inflamação e rompimento de transmissão de impulsos de nervo. O óleo das sementes é útil para doenças relacionadas à deficiência de ácido gorduroso essencial ou à inabilidade do organismo para metabolizar ácidos gordurosos essenciais.

As raízes da planta foram esfregadas nos músculos de nativos americanos para proporciona-lhes forma. A planta inteira foi usada como cataplasma para feridas. As folhas jovens, flores, sementes maduras e raízes são comestíveis. As raízes às vezes apresentam gosto azedo. A planta é composta de ácido gamalinolênico, ácidos gordurosos essenciais (oleico, palmítico, esteárico), cálcio e vitamina B. A erva pode ser contraindicada para pessoas que sofrem de epilepsia.

Texto adaptado. Fonte: Plantas Medicinais e Fitoterapia

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Febre – terapia natural

$
0
0
A febre é um fator de cura e por isso não pode ser suprimida. Aliás, ter febre é um bom sinal de saúde: o sistema imunológico está agindo. Muita gente ainda não entende isso e recorre aos medicamentos para combater a febre. Age mal.

A gripe é causada por vírus que penetram no organismo humano. Nem sulfa nem antibióticos matam os vírus. Mas eles perdem a capacidade de se reproduzir com rapidez e morrem quando a temperatura do corpo atinge 39 ou 40 graus. Isso acontece justamente pela febre, que o corpo produz para esta finalidade.

A febre é, portanto, um processo natural de autocura. O organismo queima mais calorias e, com isso, a temperatura sobe. Ao mesmo tempo, o organismo produz um hormônio, chamado interferon, que impede a propagação do vírus.

A melhor forma de tratar a gripe
A pessoa que adoece deve ficar de cama, mantendo repouso. O coração precisa ser liberado de todo esforço desnecessário para o aumento de atividade metabólica.

Como o corpo precisa ser aquecido para vencer o vírus, fornecemos calor adicional por meio de sopa e chá quentes, banhos quentes, bolsa de água quente e inalações com vapor de água quente.

Como o corpo febril precisa de mais oxigênio, o quarto do doente deve estar bem arejado.

Com essas providências, a febre da pessoa gripada cede dentro de um a dois dias. Podemos, ou melhor, devemos evitar o uso de medicamentos para baixar a febre. Eles podem trazer risco de vida – principalmente na pessoa idosa – pois, suprimindo a febre, impedimos o corpo de defender-se contra os vírus. Tirando do organismo a sua própria defesa, os resultados podem ser recaídas constantes e enfraquecimento do sistema circulatório.

Podemos prevenir a gripe, quando existe uma ameaça, tomando banhos quentes (com a temperatura da água subindo de 38 para 41 graus), que provocam febre artificial. Além disso, precisamos dormir o suficiente e tomar sucos frescos de frutas que contenham vitamina C, como laranja, limão e acerola.


-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

O pódio das frutas

$
0
0
As mais energéticas: açaí (495 kcal em 1 tigela pequena), abacate (235 kcal em 1/2 unidade), caqui (90 kcal por unidade) e figo (90 kcal por 3 unidades)

As menos energéticas: melão (20 kcal em 1 fatia) e pêssego (25 kcal em 1 unidade)

As mais ricas em fibras: açaí (35 g em uma tigela pequena) e goiaba (10 g em 1 unidade)

As mais ricas em carotenoides: manga (3600 mcg em 1 unidade) e caqui (1800 mcg em 1 unidade)

As mais ricas em vitamina E: abacate (230 mg em 1/2 unidade) e açaí (90 mg em 1 tigela pequena)

As mais ricas em potássio: banana (350 mg em 1 unidade) e uva (296 mg em 1 xícara)

As mais ricas em vitamina C: goiaba (370 mg em 1 unidade) e morango (110 mg em 1 xícara)

As mais ricas em cálcio: açaí (236 mg em 1 tigela pequena) e tangerina (40 mg em 1 unidade)

As mais ricas em magnésio: abacate (100 mg em 1/2 unidade) e banana (30 mg em 1 unidade)

As mais ricas em ferro: açaí (25 mg em 1 tigela pequena) e amora (5 mg em 1 copo médio)

Frutas para esportistas
Os esportistas estão sujeitos a algumas condições que podem ser prevenidas e aliviadas com as frutas

Anemia: açaí, amora e carambola

Artrite: abacaxi, ameixa e maçã

Cãibras musculares: banana, laranja e melão

Diarreia: maçã sem casca e banana-maçã

Digestão pesada: combinar as refeições pesadas com abacaxi

Prisão de ventre: maçã com casca, ameixa e figo

Fadiga: banana, uva e figo

Retenção de líquidos: a maioria das frutas, por possuir potássio, pode provocar maior perda de líquido

Baixar o colesterol: maçã, pêra, abacaxi e pêssego

Ameixa: tônico antiestresse
Contém alta quantidade de fibra, que estimula o movimento intestinal e favorece a evacuação. Dependendo da coloração da fruta, a quantidade de vitaminas pode variar: as claras são as mais doces e ricas em carotenos, e as com coloração escura contêm mais ferro. Sua riqueza em vitaminas B e C torna essa fruta uma aliada contra o estresse. O suco de ameixa alivia a gota, o reumatismo, a artrite e problemas articulares.

Damasco, a fruta da pele
Tem alto teor de caroteno (pró-vitamina A), vitamina que previne o câncer, regenera os tecidos e favorece o bronzeado. É rica em ferro, magnésio, potássio, zinco e vitaminas B1, B2 e C. Um verdadeiro coquetel contra a fadiga. E só tem 47 kcal.

Figo, para os ossos
Tem cálcio, por isso é recomendado para esportistas e ajuda a prevenir a osteoporose. Contém benzaldeído, um agente anticancerígeno, flavonoides e uma enzima chamada ficina, que ajuda a digestão das proteínas. Além disso, possui ferro, potássio e fibra. As avós utilizavam o látex branco (líquido que sai da planta ao ser cortada) para eliminar as verrugas. Na Ásia, o figo é considerado um afrodisíaco natural.

Maçã, o presente à saúde
Ela é rica em fibra solúvel, regula o colesterol, protege o coração e equilibra a função intestinal, tanto no caso de diarreia como de prisão de ventre. Contém vitamina C, potássio e é hidratante.

Banana, a barrinha energética 
É o alimento dos campeões. Uma comida rápida, ideal para recarregar as energias. Quanto menos maduras, mais ricas em amido. A banana previne as cãibras musculares por sua riqueza em potássio. Também tem magnésio e vitamina B6, vital para levantar seu ânimo e ajudar no metabolismo do corpo.

Melão, o diurético mais natural
É típico das frutas de verão. Rico em potássio (diurético), betacaroteno, vitaminas e tem poucas calorias. Quanto mais amarelo o melão, maior é a quantidade de carotenos – responsáveis pelo cuidado da pele, melhorando também o bronzeado. É considerado uma fruta anticoagulante e um aliado na prevenção de trombose e enfartes.

Pêssego, a fruta saborosa
Rico em vitamina C e potássio. Regula o intestino, pois é rico em fibras. Tem baixo teor calórico.

Açaí, o pentacampeão
Esta frutinha amazônica, muito badalada entre os esportivas, sem dúvida nenhuma é pura energia. Rico em vitamina E, o açaí pode ser considerado um poderoso antioxidante. Além de ser rico em cálcio e ferro, que auxiliam na efetiva contração muscular. O alto teor de fibras pode ser ainda maior quando na tigela de açaí vai granola misturada.

Nectarina, o pêssego de pele suave
É uma fruta muito parecida com o pêssego. Contém provitamina A, vitamina B3, ácido fólico, potássio e fibra. Ajuda a regular o colesterol.

Pêra, para refrescar
A pêra é uma fruta que deve ser ingerida madura. É rica em pectina, fibra que regula o intestino, melhorando a flora intestinal; contém minerais como o selênio (antioxidante), zinco (aumenta a imunidade) e potássio (diurético e hipotensor). Para os esportistas, é uma fruta muito completa.

Abacaxi, para a digestão
A cozinha oriental combina pratos com carnes e abacaxi porque favorece a digestão das proteínas. Essa fruta tem uma enzima chamada bromelina. É rica em vitamina C.

Melancia, menos calorias
Se seus problemas são os quilinhos a mais, encha sua geladeira de melancia. Você vai poder comer quantos pedaços quiser, pois é a fruta que tem menos calorias (18 kcal/100 g). É rica em água, fibra, potássio (diurético), vitaminas A, B6 e C e magnésio.

Uva, limpa seu corpo das toxinas 
Uma das frutas que trazem mais benefícios para a saúde. É remineralizante, diurética, depurativa, energética. Contém taninos adstringentes, polifenóis, resveratrol (principalmente as uvas escuras) e substâncias com capacidade antitumoral. Uma alimentação rica em uvas garante boa saúde e limpa o organismo de toxinas.

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Pó da berinjela – colesterol e emagrecimento

$
0
0
Maracujá, linhaça, banana verde... Agora chegou a vez de a berinjela virar farinha. Para quem não dispensa os benefícios que ela proporciona à saúde, a novidade soa como música. O alimento em pó concentra todos os nutrientes poderosos presentes no legume. Em resumo: é possível consumir menos e ganhar mais, muito mais.

Para começar, a farinha de berinjela esbanja fibras, nas quais predominam as do tipo solúvel. “Elas são ótimas porque ajudam a digerir as gorduras no duodeno. Como consequência, ocorre uma redução nas concentrações de colesterol”, conta a nutricionista Glorimar Rosa, professora adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Vale lembrar que a profissional observou esse feito na prática, já que orientou uma pesquisa animadora sobre farinha de berinjela recentemente. O trabalho, objeto da tese de pós-graduação da nutricionista Aline de Castro Pimentel, mostrou que as concentrações de colesterol ruim (LDL) no sangue das mulheres que consumiram o suplemento por 60 dias despencaram, assim como as taxas de triglicérides e ácido úrico – afastando, portanto, as chances de desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

Cintura de pilão
Por falar em males do coração, não dá para esquecer mais um importante fator de risco: a barriga saliente. A boa notícia é que a farinha de berinjela também é vista como uma ótima opção quando o objetivo é dar uma enxugada. “Presente na berinjela, a niacina faz parte dos processos metabólicos do emagrecimento. Além disso, há as fibras, que são responsáveis por proporcionar uma sensação de saciedade e ainda auxiliam na redução da absorção intestinal da gordura”, explica a nutricionista funcional Priscila Meirelles, de Pelotas (RS).

E olha que beleza: esse benefício foi constatado lá para os lados do Rio de Janeiro. Segundo a nutricionista Wânia Monteiro, co-orientadora do estudo, houve uma redução significativa na circunferência da cintura (ou seja, a gordurinha abdominal) do grupo que incluiu a farinha na dieta. Como se não bastasse, essa turma ainda viu o índice de massa corporal (IMC) baixar e o percentual de massa magra subir.

*Duas colheres (sopa) por dia de farinha de berinjela estão de bom tamanho.

Intestino
Se ele anda meio preguiçoso, causando um baita desconforto, mais uma vez a farinha de berinjela pode entrar em cena. A nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo, afirma que, por ser abastecido de fibras, o alimento é capaz de dar uma mãozinha para o intestino, evitando a terrível constipação.

Mas atenção: se você pretende tirar proveito dessa função, invista em bons goles de água, indispensável para ajudar na formação do bolo fecal. “Se não tomar esse cuidado, o efeito pode ser o oposto do desejado”, salienta Priscila.

Saúde de ferro
Para Glorimar, da UFRJ, deve-se frisar ainda que a farinha é uma importante fonte alimentar de antioxidantes (eles marcam presença na casca da berinjela), substâncias que ajudam a reduzir a possível formação de radicais livres – aquelas moléculas instáveis que favorecem o envelhecimento precoce e outros tantos problemas para o organismo.

Depois dessa lista de benefícios, ficou fácil perceber que levar o pó à mesa é uma forma de cuidar da saúde, certo? E convenhamos: com uma praticidade sem igual. Afinal, a farinha pode ser consumida com vitaminas ou sopas, fazer parte de receitas de bolos, suflês e omeletes, ser usada como complemento da refeição pronta e por aí vai... “Ela praticamente não altera o sabor dos alimentos aos quais é adicionada, independentemente de serem doces ou salgados”, finaliza a profissional carioca.

Faça em casa
Em uma forma, coloque um quilo de berinjela, com casca, cortada em fatias. Em seguida, leve ao forno a uma temperatura de 160ºC e deixe por cerca de três horas ou até o legume ficar crocante e ressecado. Depois, triture a berinjela no processador ou no liquidificador (pulsar). O produto deve ficar com aparência semelhante à da farinha de mandioca e ser armazenado em um pote bem vedado e em local arejado. Rendimento: 100 gramas. Validade: um ano.

Fonte: Glorimar Rosa, nutricionista e professora adjunta do Departamento de Nutrição e Dietética da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Shake de berinjela

Ingredientes
1 copo de leite desnatado gelado
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
1 banana
Mel e gelo a gosto

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba em seguida.

Rendimento
1 copo de 300 ml

Fonte: Aline de Castro Pimentel, nutricionista (SP)

Omelete de legumes

Ingredientes
2 ovos
1 cebola
1 tomate picado
1 cenoura ralada
1 colher (sopa) de farinha de berinjela
Folhas de beterraba
Salsa, orégano, manjericão, pimenta vermelha a gosto
Preparo

Bata os ovos com um garfo. Adicione a farinha de berinjela. Em seguida, coloque todos os legumes picados com os ovos batidos e a farinha de berinjela e tempere. Unte uma frigideira com um pouco de óleo e coloque a mistura. Tampe até o ovo ficar cozido. Use fogo baixo.

Rendimento
2 porções

Fonte: Longevid

Bolo de milho cremoso

Ingredientes
2 latas de milho (escorrer a água)
3 ovos
4 colheres (sopa) de margarina light
3 colheres (sopa) de farinha de trigo
3 colheres (sopa) de farinha de berinjela
1 xícara (chá) de açúcar
2 xícaras (chá) de leite desnatado
1 colher (sopa) rasa de fermento em pó

Preparo
Bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos. Coloque em uma forma e deixe assar por 50 minutos. Para saber se está bom, espete um palito até o fundo da forma. Se sair limpo, está pronto.

Rendimento
12 porções

Fonte: Aline de Castro Pimentel, nutricionista (SP)

Texto retirado da revista Vida Natural

-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Tratamento naturopático para gota e ácido úrico

$
0
0

Doença inflamatória muito dolorosa, pertencente à família do reumatismo, a gota em geral afeta primeiro as articulações dos membros inferiores e depois as dos membros superiores, ocasionando avermelhamento, calor e inchação local. As primeiras crises manifestam-se à noite, precedidas pela ingestão excessiva de alimentos ricos em purina (proteína) e em ácido úrico, como também pela ingestão de bebidas alcoólicas e devido ao uso de certos medicamentos alopáticos (diuréticos), a trauma e a cirurgia. Caracteriza-se por uma dor articular aguda, normalmente unilateral, que pode acentuar-se no período da madrugada até o amanhecer, ou durante a realização de um esforço físico. A crise dura de quatro a sete dias, podendo prolongar-se além desse tempo; se for muito intensa, o seu agravamento pode ocasionar febre baixa e calafrios.
                      
Relacionada a fatores hereditários – em alguns casos, doença familiar –, alimentares e individuais, a gota é ocasionada pela elevação da concentração de ácido úrico (produto final do metabolismo das purinas orgânicas e alimentares) e derivados (uratos) no sangue e pelo seu depósito nas articulações e ao seu redor, na forma de cristais de monourato de sódio, que originam grumos inflamatórios, o que favorece o desenvolvimento da artrite gotosa. A gonartrose (artrose do joelho) é um bom exemplo desse problema.
                       
O fato de uma pessoa apresentar níveis elevados de ácido úrico no sangue não implica que seja portadora de gota. No sangue, o ácido úrico interage com o sódio, dando origem ao urato sódico. Os cristais de monourato de sódio podem depositar-se na membrana sinovial (fina membrana que umedece, nutre e forra o interior das cápsulas das articulações móveis), nas cartilagens, nas articulações, nas estruturas periarticulares, nos ossos, nos tecidos subcutâneos, nos tendões, nos rins e em outros tecidos do corpo, causando inflamações e danos.
                     
Entre as doenças crônicas e as metabólicas, a gota é uma das mais controláveis, porém podem ocorrer crises esporádicas com intervalos agudos variáveis e imprevisíveis, principalmente, quando o problema não é tratado de forma adequada e efetiva. Crises muito frequentes podem vir a causar lesões e alterações nos ossos e nas cartilagens das articulações.
                      
Gota é mais comum no homem
A gota é uma doença mais frequente no sexo masculino (95% dos casos) e em geral manifesta-se entre os 30 e 50 anos. As mulheres tornam-se mais propensas a sofrer desse mal durante a menopausa. É raro o diagnóstico em homens e mulheres jovens. Existe um ditado popular bem humorado: “Antes dos 50 é gostoso, depois, é gotoso”.
                       
Uma pessoa pode conviver com ácido úrico elevado durante 20 a 30 anos sem que apareçam os primeiros sintomas de gota.
                       
Alterações dos níveis de ácido úrico no sangue podem causar cálculo renal (sua incidência encontra-se aumentada em pacientes com gota primária que excretem mais de 700 mg/dia de ácido úrico), gota, artrite úrica, insuficiência renal aguda e/ou crônica (cerca 90% dos portadores de gota sofrem de certo grau de disfunção renal), hipertensão arterial etc.
                       
A gota e a hiperuricemia (aumento acima do normal de ácido úrico no sangue)   encontram-se associadas a certas doenças subjacentes: obesidade, hipertensão arterial, diabetes mellitus, nefropatia, hipertiroidismo, hipercolesterolemia, hipertrigliceridemia e arteriosclerose.
                        
Na maioria das vezes, a gota manifesta-se numa crise aguda de artrite; é muito comum a primeira articulação do dedo grande do pé ser afetada (cerca de 50% dos casos), posteriormente, o tornozelo, o calcanhar e o dorso do pé. A região afetada torna-se tão sensível que qualquer pressão, mesmo a do vestuário e as das roupas de cama, pode tornar-se insuportável. Após a fase aguda, o paciente pode ficar assintomático durante semanas, meses ou até anos.
                       
A causa mais frequente é a ausência congênita de um mecanismo enzimático responsável pela excreção de ácido úrico pelos rins. Assim, como há uma deficiência em sua eliminação, a concentração de ácido úrico no sangue aumenta. Outra causa, menos comum, é um defeito enzimático que ocasiona um excesso de produção de ácido úrico. No último caso, os rins, mesmo funcionando adequadamente, não conseguem eliminar todo o excesso de ácido úrico que se acumula no sangue.
                    
Alguns medicamentos alopáticos podem diminuir a excreção de ácido úrico pelos rins, como diuréticos e ácido acetilssalicílico.
                       
A crise de gota pode reaparecer por falta de medidas controladoras e preventivas, pela ingestão de alimentos ricos em purina e ácido úrico e a de bebidas alcoólicas, que muito contribui para aumentar significativamente os níveis de ácido úrico no sangue e reduzir a sua excreção, como para aumentar a produção de lactato (substância resultante da oxidação do etanol), o que sobrecarrega e prejudica a função renal. O álcool é um fator precipitante das crises agudas de gota, e a eliminação de seu consumo torna-se necessária. É preciso adotar uma dieta saudável, mais alcalina e vegetariana para se evitar a concentração de compostos ácidos, pois esses contribuem para agravar a gota.

Terapêutica

Sob orientação, acompanhamento e prescrição terapêuticas, o tratamento naturopático envolve:

Repouso – das regiões afetadas, durante a fase aguda, até sua normalização.

Medidas dietéticas – O consumo abundante e regular de água, além de hidratar o organismo, torna a urina mais diluída, o que favorece a excreção de ácido úrico e reduz o risco de formação de cálculos renais. Devem ser evitados carboidratos refinados (açúcares e amidos); frituras e gorduras saturadas; carnes em geral (bovina, suína, peixes e aves); miúdos (fígado, coração, língua e rins); frutos do mar e peixes pequenos (sardinhas, arenque, anchova, mexilhão, cavalinha, camarão e ovas de peixes); queijos; ovos; chocolate; leguminosas (feijão, grão-de-bico, ervilha, lentilha, grãos integrais); tomate com sementes; caldos e ensopados (o ácido úrico é muito hidrossolúvel, quando qualquer tipo de carne é cozido em água, ele se dilui); levedura (levedura de cerveja e do pão); café e chá; alimentos com níveis moderados de proteínas: espinafre, aspargo e cogumelo.

Remédios botânicos – devem ser prescritos de acordo com os sintomas e sinais de cada paciente – Harpagophytum procumbens (garra-do-diabo): anti-inflamatório e analgésico, amplamente utilizado no combate da artrite, gota e reumatismo, reduz o ácido úrico; Echinodorus macrophyllus (chapéu-de-couro): anti-inflamatório, depurativo do sangue, diurético, auxilia no combate da artrite, do reumatismo, das afecções renais e das vias urinárias; Bowdichia virgilioides (batata-de-sucupira): depurativo do sangue, antigotoso e antirreumático; Banisteria argyrophilla (cipó-prata): anti-inflamatório, diurético, indicado no combate das afecções renais e do ácido úrico; Leonotis nepetaefolia (cordão-de-frade): tônico, combate dores artríticas e auxilia na eliminação do ácido úrico; Smilax japecanga (japecanga): antirreumático, depurativo e diurético; Barosma betulina (buchu): diurético, combate excesso de ácido úrico, antisséptico, tônico renal e antilítico (dissolve cálculos renais); Uncaria tomentosa (unha-de-gato): anti-inflamatório, combate artrite reumatoide, melhora as defesas imunológicas, antialérgico e cicatrizante.

Suplementação nutricional – devem ser evitadas altas doses acima de 50 mg/dia de niacina e excessos de Vitamina A, que podem agravar as crises de gota. Devem ser indicados: ácido fólico (inibe a xantina oxidase, necessária à síntese de ácido úrico); ácido pantotênico; betacaroteno; vitamina C (aumenta a excreção de ácido úrico pelos rins; evitar megadoses); vitamina E; zinco (apresenta ação antiinflamatória); Sulfato de Glucosamina (apresenta propriedades benéficas às articulações); coenzima Q10; complexo B; ômega-6 (poderoso anti-inflamatório natural do organismo); quercetina (bioflavonoide indicado no combate da gota, inibe a xantina oxidase e protege as estruturas articulares); bromelaína (enzima proteolítica com intenso poder anti-inflamatório; acredita-se que ela amplie a absorção da quercetina e de outros suplementos e remédios).

Obtenção do pesocorporal ideal – 40% das pessoas que apresentam ácido úrico elevado e encontram-se acima do peso ideal só conseguem obter uma redução substancial do ácido úrico com o emagrecimento.

Eliminação dos fatores precipitantes bebidas alcoólicas, alimentos ricos em purina e ácido úrico e desidratação.

Acupuntura tradicional chinesa – para o combate da dor (por meio da liberação de endorfinas), do inchaço e da inflamação; para a melhoria da circulação sanguínea e do tchi (bioenergia) e a promoção do relaxamento muscular.

Massagens terapêuticas – com óleos vegetais medicamentados, com propriedades diuréticas, depurativas, anti-inflamatórias, antirreumáticas, que auxiliem na eliminação do ácido úrico e de toxinas.  


Texto de Gilberto Coutinho (adaptado)


-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.



Apendicite – tratamento natural

$
0
0


Apendiciteé a inflamação do apêndice, causada por alimentação inadequada, prisão deventre ou até mesmo por focos infecciosos.

Odoente sente dor súbita no ventre, abaixo do umbigo, acompanhada de sensação demal-estar, náuseas, vômito e falta de apetite. Esses sintomas podem seracompanhados de febre ou não e precisam ser bem observados, pois as doresabdominais, por exemplo, podem ter como causa o acúmulo de gases ou de matériasólida em determinada parte do abdome – nesses casos, desaparecem com aevacuação.

Nafase aguda de uma apendicite, as dores tornam-se cada vez mais intensas econstantes, podendo haver alívio repentino depois de um período de dor, quedeve ser considerado sinal de perigo: este alívio pode significar a perfuraçãodo apêndice ou o início de gangrena no órgão. É muito importante procurarsocorro médico imediatamente. Na maioria das vezes, a solução para o problemaconsiste na extirpação cirúrgica do apêndice, porém a inflamação pode sercombatida se identificada a tempo.

Paraprevenir a apendicite, evite o uso de bebidas alcoólicas, café, chá preto,condimentos irritantes, alimentos com gorduras (fritos, lacticínios, margarina,ovos), alimentos industrializados e charcutaria. Utilize alimentação natural,composta de vegetais crus, cereais integrais e frutas frescas da época. Bebamuita água pura e fresca e utilize alimentos ricos em fibras.

Tratamento naturalpreventivo para apendicite utilizando hortaliças

Agrião– sumo diluído em água. Tomar um copo duas vezes ao dia.
Cebola – chá (200 gramas para um litro de água). Cozinhar a cebola na água por 15minutos e depois de arrefecer tomar três xícaras ao dia.
Tomate,cenoura e beterraba – sumo combinado. Tomar um copo quatro vezes ao dia.

Tratamento naturalpreventivo para o apendicite utilizando frutas

Maçã – refeições exclusivas três vezes por semana.
Mamão– refeições acompanhadas com torradas e mel três vezes por semana.
Pera – refeições exclusivas três vezes por semana.



-----
Leve o Cura pela Natureza para casa por apenas 8 reais.

Alimentos alcalinos e vitalidade

$
0
0
Osalimentos são geralmente classificados como ácidos ou alcalinos de acordo com oresíduo que deixam no corpo humano depois de terem sido metabolizados.Geralmente a maioria das dietas é acidificante, o que causa o afastamento maiorda saúde, ou seja, o agravamento das mazelas (doença é o desvio do ácidobásico).

Demodo geral, são acidificantes as carnes de todas as espécies (suínas, bovinas,caprinas, equinas), assim como tudo que vive no mar, tudo que rasteja, voa, temolhos, todos os derivados da vaca (leite, iogurte, coalhada, queijos), todos osgrãos, de cereais e de feijões, todas as nozes, castanhas, coco verde,amendoins, avelãs, pinhão, macadâmia, castanha de caju, chá preto, mate, café,refrigerante, álcool, cigarro, alimentos industrializados, cristalizados, emconserva, químio e radioterapia, frituras, derivados de petróleo (corantes,edulcorantes, estabilizantes, gordura hidrogenada) e os remédios antibióticos.

Esão alcalinizantes todas as frutas frescas, secas, folhas verdes, legumes,raízes, painço, amêndoas, pistache, melaço de cana, couve-flor crua, milhoverde, abobrinha sem agrotóxico, ameixa preta, banana-passa, damasco,uva-passa, manga seca, pera seca, figo seco, quiabo, chuchu ralado cru (a gosmaé alcalina).

Amêndoas,avelã, azeite de oliva extravirgem, castanha-da-índia, óleo de gergelimprensado a frio, pinha, sementes de abóbora, sementes de gergelim e sementes degirassol são alimentos neutros.

Oequilíbrio ácido-alcalino é essencial para o correto funcionamento dosorganismos vivos. A alcalinidade/acidez do corpo é medida pelo pH (potencial dehidrogênio), que é representado numa escala de 0 a 14, sendo de 0 a 6,99 pHácido, 7 neutro e de 7 a 14 alcalino. O pH do sangue é 7,4 e precisa sermantido assim para preservar a nossa vida.

Umadieta desequilibrada tende a acidificar o sangue e os tecidos do corpo,levando, por exemplo, à perda da imunidade, ao câncer e à desmineralizaçãoóssea. A falta de reservas alcalinas ou a hipoalcalinidade também é a causa dereumatismo, das condições de artritismo e de tantas outras doenças.

Algunssintomas do excesso de acidez: baixa energia, fadiga crônica, excesso deprodução de muco (catarro), congestão nasal, resfriados frequentes, gripes einfecções, nervosismo constante, estresse (acidose), ansiedade, irritabilidade,agitação, unhas fracas, cabelo seco, pele seca, formação de cistos, ováriospolicísticos, cistos mamários benignos, dores de cabeça, dores articulares,artrite, neurite, dor muscular, câimbras, gastrite, indigestão ácida e cálculosbiliares (sistema acidificado que não é tratado bioquimicamente – equilíbrio doácido-básico).

Nossasaúde depende do correto equilíbrio entre os ácidos e alcalinos de nosso corpo.O estômago tem que ser ácido para digerir a proteína. O intestino delgado temque ser alcalino para que seu processo digestivo possa ocorrer. Da mesma forma,o sangue tem que ser 80% alcalino e 20% ácido.

Paraequilibrar nosso organismo, temos que equilibrar nosso regime alimentar comendodiariamente 80% de alimentos alcalinos e 20% de alimentos acidificantes ouacidóticos. Isso não é simplesmente uma questão do pH do alimento, mas do pHdas cinzas do alimento após ter sido metabolizado. Por exemplo, a laranja, quefora do organismo tem um pH ácido, é formadora de alcalinidade porque deixacinzas alcalinas no final de todo o metabolismo.

Oexcesso de acidez, ou melhor, a falta de alcalinidade nos traz uma sensação deque a vida é vivida com grande esforço. Quando se tem muita acidez no corpo, osnervos ficam à flor da pele. Ao equilibrarmos o regime com 80% e 20%, teremosuma sensação de continuidade ou fluidez da vida, que se leva com maiorfacilidade.

Aacidez leva à dor, à doença e à morte, enquanto a alcalinidade leva a uma melhorsaúde e à longevidade.

Água alcalina e saúde
Aágua alcalina também tem papel fundamental para manter o equilíbrioácido-alcalino. O consumo de água alcalina com pH acima de 7,5 e que contenhapropriedades antioxidantes é primordial. Além do mais, a água alcalina é oúnico alimento que não deixa nenhum resíduo que venha a ser acidificante. Elafunciona melhor que a dieta porque não adiciona mais resíduos no processo deredução dos ácidos. Todas as dietas especiais e os exercícios físicos criamtambém mais resíduos ácidos. E a água alcalina com qualquer dieta ou regime deexercícios funciona muito bem. Como é muito difícil mudar hábitos alimentares,beber água alcalina é uma solução fácil para nosso modo de vida moderno.

Certosmédicos dizem que o ácido do estômago neutraliza a água alcalina e que,portanto, beber essa água não tem utilidade, o que não é verdade. O fato é que,se o estômago fica muito alcalino, ou menos ácido, devido à ingestão de águaalcalina, ele precisa produzir mais ácido hidroclorídrico para manter o estadoácido original. No processo de geração desse ácido, o pâncreas, depois de um comando queparte do intestino delgado, produz bicarbonato de sódio, um elementoalcalino, que vai parar na corrente sanguínea, tornando o sangue mais alcalino.

Aágua alcalina contém milhões de antioxidantes, que hidratam o corpo, além delhe fornecer cálcio e oxigênio, e, o mais importante, ajuda a eliminar toxinasperigosas e resíduos.

Oproblema é que a maioria das águas minerais vendidas no mercado tem pH em tornode 4, ou seja, são ácidas. Sem falar na obrigatoriedade de adição de flúor e napossibilidade de contaminação no engarrafamento, no transporte e noarmazenamento.

Aquino Brasil os purificadores de água também deixam a desejar, uma vez que oferecembasicamente tratamento físico,químico e bacteriológico.A exceção que encontrei foi o AcquaLive, um purificador com certificação máximado Inmetro que fornece água alcalina ionizada, garantindo um pH acima de 8.

Aágua alcalina ionizada é reconhecida tanto no Japão como na Coreia por seufator terapêutico, sendo usada em hospitais e clínicas de ambos os países hámais de vinte anos. Ela pode ajudar o corpo a recuperar sua habilidade defuncionar em seu nível mais alto e manter um apropriado balanço de pH,fornecendo uma rica fonte de minerais alcalinos, como cálcio, magnésio epotássio, que o corpo pode usar facilmente.

Segundoo livro O Milagre do pH, de Robert Young, tomar água ionizada alcalina forneceoxigênio extra indiretamente às células do organismo e o sangue pode fluir maisfacilmente para qualquer parte do corpo.

Aágua alcalina favorece uma melhor digestão dos alimentos; contraria os estadosde hiperacidez gástrica, que provoca azias e úlceras gastroduodenais; combate ahiperacidez orgânica devido às dietas ricas em carne e produtos refinados epobres em frutos, legumes e fibras; atravessa facilmente as paredes celulares,favorecendo a digestão, o metabolismo celular e a eliminação das substâncias resultantesdesse metabolismo; evita as fermentações digestivas devido aos errosalimentares; ajuda nos casos de diarreia crônica.

Alémdisso, beber água alcalina com propriedades antioxidantes ajuda na prevenção demais de duzentos tipos de doenças, inclusive o câncer e o diabetes.
  
Fontesde consulta:

Cardiopatas desconhecem alimentos saudáveis para o coração

$
0
0
Umapesquisa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontou a falta deconhecimento de pacientes cardíacos sobre alimentos que fazem bem ao coração. Oestudo foi feito com cardiopatas do hospital estadual Dante Pazzanese,referência em tratamento cardíaco na capital paulista.

Noquestionário aplicado aos cerca de 50 doentes em tratamento, todos afirmaramconhecer apenas um de uma lista de 17 alimentos mais recomendados para ocuidado cardíaco, no entanto, desconheciam os benefícios da maioria deles.

Outrodado levantado pelo estudo foi que os pacientes não sabem qual a quantidadediária recomendada de cada alimento. Segundo o levantamento, os alimentos maisconsumidos pelos pacientes dentro das quantidades recomendadas são o azeite(87,23%), o alho (82,98%), a linhaça (76,60%), os produtos integrais (72,34%) ea aveia (70,21%).

Notrabalho de orientação alimentar realizado pela equipe de nutricionistas do DantePazzanese, a dieta ideal para o cardíaco deve ser composta de alimentos comolinhaça, peixes, chá verde, chocolate amargo, azeite, alho, abacate, aveia,soja, cereais e produtos integrais, óleos vegetais, iogurte, tomate, vinho esuco de uva.

Osalimentos cardioprotetores são compostos bioativos que possuem ação sobre adiminuição da pressão arterial, do colesterol ruim, triglicérides e controle dopeso. Também contribuem na melhora do colesterol bom e a diminuição daagregação plaquetária, que é responsável por controlar a boa circulaçãosanguínea para evitar coágulos e derrames. “Uma alimentação saudável, quandoaliada ao tratamento clínico, não só melhora quadro geral do cardiopata, mas tambémpossibilita qualidade de vida ao longo do tratamento, principalmente nos casoscrônicos”, explicou a nutricionista responsável do hospital, Renata Alves.

Umadica é ingerir uma colher de farinha de linhaça na refeição do almoço paradiminuir a absorção de gorduras e carboidratos.


Textoadaptado.

Fonte:Terra Saúde 

Receita da canja de galinha regeneradora

$
0
0

Estareceita faz parte do método Casalecchi.

Emuma panela grande, coloque 2 litros de água, 3 tomates médios sem a pele e semas sementes, 3 cebolas médias cortadas em 4 partes e desfolhadas, 2 copos de250 ml (de requeijão) de arroz, sal  esalsa a gosto, azeite a gosto. Leve ao fogo.

Quandoa água ferver, coloque 2 peitos de frango sem a pele e  com os ossos. Quando a carne estiver cozida,retire o frango da panela e deixe esfriar, para em seguida extrair a pele e osossos (desfie bem o frango ou corte em cubinhos).

Coma panela quase sem água, recoloque o frango desfiado com mais 1 litro de água. Deixeesquentar até ferver, desligue o fogo e pronto! Deixe esfriar, distribua acanja em 7 recipientes de plástico e coloque no freezer. Quando for esquentar aporção do dia, observe se está seca. Se estiver, coloque um pouco de água (agosto).

Éimportante que a canja seja ingerida em sete jantares seguidos para que se colhamos seus benefícios.

Estareceita faz parte de um dos 11 passos para reduzir 80% dos sinais e sintomas emapenas 1 mês.

Textoadaptado

Observação

Euprefiro fazer a minha canja de galinha sem congelar, para comer no dia. Apenas temperoa galinha, divido em partes e congelo. Na hora de fazer, liquidifico ostemperos (tomate, cebola, coentro, um pouco de curry) e cozinho com a galinha eum pouco de arroz integral. Depois retiro as partes de carne e tomo a sopa.


Alcalinização milagrosa

$
0
0
Nossocorpo alberga uma grande quantidade de bactérias e fungos, que vivem, crescem esobrevivem em harmonia quando estamos comendo e vivendo saudavelmente. Porémpodem tornar-se altamente daninhos quando o meio onde vivem se altera.

Aalteração desse meio é fomentada por dietas ricas em açúcar ou em hidratos decarbono, também por água e ar contaminados, ou pela destruição de nossa floraintestinal, causada pelo uso de antibióticos ou outros medicamentos(quimioterapia).

Asbactérias e fungos se alimentam das mesmas substâncias de que se alimenta onosso cérebro. Quando ingerimos em excesso alimentos ricos em glucose, também estamosalimentando em excesso as bactérias e fungos, que crescem e se multiplicamdesproporcionadamente.

Oconsumo de substâncias por essa excessiva população faz com que o cérebro nãoreceba suficiente alimento, e como o cérebro é quem manda, imediatamente emiteas ordens reclamando sua ração. É quando sentimos a urgência de correr paraingerir algo doce, hidratos de carbono (se convertem em glucose) ou álcool.

Começaassim o círculo vicioso: ao ingerirmos mais, cresce a provisão de açúcares e,consequentemente, se multiplicam as bactérias e fungos; essa população emcrescimento reclama mais alimentos, sentimos a necessidade de ingerir mais e mais.

Ocorreque, assim como as bactérias e fungos obtêm seu alimento de nosso sangue,também jogam nele seus desperdícios, toxinas que tornam cada vez mais ácido omeio e com o tempo chegam a “envenenar” os tecidos.

Parapoder processar as toxinas, o fígado as converte em álcool (ácido) e esseexcesso de álcool em nosso organismo produz uma sensação como a de estar bêbado,mareado, desorientado, mentalmente confundido.

Aacumulação excessiva de bactérias e fungos reduz a provisão de potássio emagnésio do corpo com a consequente redução da energia celular, que provocafadiga em excesso, redução das forças e da clareza de pensamento, acaba oentusiasmo, a ambição, a histamina; causa a liberação de radicais livres, osquais são coadjuvantes do processo de envelhecimento.

Outrossintomas de acumulação de bactérias e fungos são ataques de pânico, ansiedade,depressão, irritabilidade, dores de cabeça, dores nas articulações, inflamaçãonas vias respiratórias, sinusite, stress glandular e problemas menstruais.

Emdiferentes estudos científicos (Dr. Gunther Enderlein, da Alemanha; Dr. RobertYoung, dos EUA; Dr. Federico Ituarte, da Argentina; e outros) analisando ascélulas vivas do sangue, observou-se que formas de bactérias que vivem em nossoorganismo (algumas inclusive trabalham ajudando o corpo), dependendo do meio emque se desenvolvem, às vezes crescem e se alargam, tornando-se patógenas, emalguns casos, mudando de “bactéria” para “fungo”. Muitos estudos científicoscoincidiram em que as bactérias e fungos podem chegar a causar enfermidadesquando se lhes permite desenvolver-se em um terreno doentio (ácido).

Poucosabemos, porém a acidez no pH dos tecidos de nosso corpo deve ser o selodistintivo do câncer e de outros desequilíbrios da saúde, como enfermidadescardiovasculares, problemas cerebrovasculares, patologias dos rins, transtornosinflamatórios e enfermidades do pulmão.

Taisestudos concluem que as células saudáveis são alcalinas; um ambiente ácido contém menos oxigênio que um ambiente alcalino; as células saudáveis morrem em um ambiente ácido, enquanto as célulascancerosas morrem em um ambiente ALCALINO.

Esugerem que todo tratamento contra o câncer deveria começar mudando o ambienteácido por um ambiente alcalino.

Oinvestigador Sang Whang, com 50 anos de experiência no estudo do balanço ácido-alcalino,sustenta que é o excesso de ácido em nosso corpo que cultiva o câncer.

Dr.Robert O. Young, atualmente o microbiólogo mais reconhecido mundialmente, assimcomo muitos cientistas, diz que “a enfermidade é a expressão de um excesso deácidos no corpo humano”. Robert O. Young é doutor em medicina, microbiologia enutrição e há 30 anos realiza análises de sangue. Sua investigação sobre ocâncer foi validada por um estudo científico britânico. Diariamente, atende 14pacientes em seu centro “Milagroso pH”, localizado perto de San Diego, CA. Seuprotocolo de “Estilo de Vida Alcalino” conta com 100% de efetividade em quem oaplicou e conseguiu vencer um sem-número de enfermidades metabólicas. Dr.Young, criador do conceito da “Nova Biologia”, é autor de reconhecidos bestsellers “El Milagroso pH”, “Enfermo y Cansado”, “El Milagroso pH paraDiabetes”, “El Milagroso pH para Perder Peso” e “El Milagroso pH para elCancer”.

Dr.Robert O. Young sustenta que nosso organismo fabrica e utiliza bicarbonato desódio como um sistema natural para manter o desenho alcalino para prevenir adegeneração do tecido (recordemos o característico sabor do bicarbonato quemuitas vezes sentimos na boca antes do vômito). A hiperalcalinização dostecidos corporais com bicarbonato de sódio é a maneira mais segura, eficaz enatural para frear qualquer condição cancerosa e muitas enfermidades eprocessos inflamatórios.

Poranos, Dr. Tullio Simmoncini, oncólogo italiano, esteve tratando o câncer edestruindo tumores mediante o uso de bicarbonato de sódio. Dr. Simmoncini dizque o bicarbonato de sódio é um remédio seguro, extremamente barato einegavelmente efetivo quando se trata de tecidos cancerosos. A maioria de nósinicia a vida como seres sãos. Conforme envelhecemos, e em grande parte porcausa de nossos estilos de vida pouco saudáveis, bactérias e fungos se acumulamconstantemente em nosso organismo, rompendo o equilíbrio saudável em um círculovicioso cada vez mais grave. As bactérias e fungos envenenam, estressam edebilitam nosso sistema imunológico. Está comprovado que a maioria dasenfermidades imunológicas e das condições infecciosas é causada ou piorada pelapresença de bactérias e fungos.

Dr.Robert Young fala que uma adequada provisão destes quatro sais de bicarbonato éa melhor proteção contra o envelhecimento e toda enfermidade, incluindo ocâncer. Melhoram o rendimento atlético e, ao melhorar a saúde em geral,melhoram também o estado de ânimo e as energias: “Durante anos, tenho observadoo impacto que provoca aquilo que ingerimos no delicado balanço do pH de nossosangue. Através de minhas investigações comprovei que a combinação de 4maravilhosos sais de bicarbonato (sódio, magnésio, potássio e cálcio) ocorrenaturalmente em todos os fluidos de um corpo são, com o propósito de manter obalanço alcalino-ácido natural e atuando como antioxidantes, que retardam oprocesso de envelhecimento. Durante os recentes jogos olímpicos em Beijing,vários dos principais atletas melhoraram seu rendimento e inclusive romperamalguns records ingerindo 1 colher de bicarbonato de sódio”.

Parafrear o envelhecimento e recuperar a saúde, é necessário acabar com o dano doácido nas células mediante uma dieta alcalinizante. É hora de fazer as mudançasnecessárias em nosso estilo de vida para que nosso corpo volte a um estado deequilíbrio e harmonia.

Bebaao menos um litro de água por dia ao qual tenha agregado uma colher de sopa debicarbonato de sódio. Isto ajudará a enxugar seu sistema e a liberá-lo daacidez acumulada.

Parasolucionar casos de pneumonia, asma, sinusite, faça nebulizações de água comduas gotas de bicarbonato de sódio líquido duas ou três vezes por dia.

Paraprevenir a acumulação de bactérias na boca, faça bochechos com uma mistura deuma colher de chá de bicarbonato de sódio em um copo d’água.

Paraeliminar os resíduos químicos de seu cabelo, agregue uma colherinha debicarbonato de sódio a seu frasco de xampu.

Paracombater os efeitos de uma ingestão ácida, beba antes ou depois dela um copod’água com uma colher de chá de bicarbonato de sódio ou duas colheres caso seexceda com o álcool.

Deacordo com Dr. Robert O. Young: se mantemos nosso corpo com um pH alcalino entre7,3 e 7,4, nos manteremos livres de enfermidades.


Observação

Aquino Brasil existe o AcquaLive, um purificador que fornece água alcalinaionizada, garantindo um pH acima de 8. Eu experimentei e aprovei. A águarealmente fica alcalina, além de muito gostosa. Para comprovar, eu usei fitasde pH e reagente. O resultado a gente vê no aumento da alcalinidade do sangue ena consequente melhora gradual da saúde.

Nutrição e pele saudável

$
0
0


Aágua é sem dúvida a coisa mais importante que consumimos todos os dias. Elafornece o meio para todas as reações químicas em nosso corpo. Além disso, elaajuda a limpar e purificar detritos tóxicos e lava óleo rançoso da pele.

Trêsminerais são essenciais para uma pele saudável: sílica, zinco e enxofre. Elessão encontrados em muitos alimentos de origem vegetal. Alimentos ricos em antioxidantessão muito importantes para o corpo porque equilibram o estresse oxidativo e protegemas células da pele dos danos dos radicais livres. Existem cinco alimentos queajudam a deixar a pele bonita e radiante.

Pepinossão ricos em água, vitamina C e sílica. A sílica é um mineral fundamental parao tecido conjuntivo forte e surpreendente para a saúde da pele. Deficiências desílica levam à redução da elasticidade da pele, que promove rugas e manchas daidade.
Rabanetessão ricos em água e enxofre, contendo os aminoácidos cisteína e metionina. Oenxofre é conhecido como um mineral que ajuda a embelezar o nosso corpo adesintoxicar. Rabanetes são conhecidos por sua capacidade de ajudar o processode limpeza de toxinas no fígado e produzir bile. Além disso, contêm zinco,vitamina C, fósforo e vitaminas B, essenciais para a saúde da pele.

Ovosorgânicos são um dos superalimentos mais incríveis da natureza para a pele.Eles contêm enxofre, aminoácidos, zinco, vitamina lipossolúveis A e E, biotina,selênio e vitaminas B. O zinco ajuda a controlar o teor de óleo da pele e reduzos efeitos hormonais, que produzem acne. O zinco é também essencial para aformação de colágeno, uma molécula de proteína que forma o tecido conjuntivo e apele. O selênio é um mineral antioxidante que ajuda a promover a elasticidadedo tecido normal e protege a pele dos danos dos raios ultravioleta. A biotina éuma vitamina do complexo B que ajuda a promover a pele saudável, e vitamina A eE são antioxidantes que ajudam a proteger a pele contra o estresse oxidativo.

Acúrcuma, erva indiana, é ótima para a pele e corpo. Contém o poderoso polifenolantioxidante fitoquímico chamado curcuminoides. Muitos especialistas têmsugerido que curcuminoides têm 5-8 vezes mais propriedades antioxidantes que avitamina E e outros mais conhecidos antioxidantes. A cúrcuma também ajuda alimpar, purificar e nutrir a pele para manter a sua elasticidade. Além disso,ajuda a apoiar a flora natural que protege a pele dos micróbios perigosos.

Oespinafre é muito rico em água, vitamina C, magnésio, ácido fólico e clorofila,que ajudam reforço da pele. Além disso, espinafre é rico em antioxidantescarotenoides luteína e zeaxantina, que protegem a pele do estresse oxidativo.
  


Viewing all 1525 articles
Browse latest View live