Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Como acelerar o metabolismo e tornar a dieta mais eficaz e rápida

$
0
0

Sabe-seque a mulher geneticamente tem o metabolismo mais lento que os homens. Por issoo emagrecimento se torna mais lento e a perda de gorduras acumuladas mais difícil.Mas existem algumas dicas que encontramos para poder ajudar na aceleração dometabolismo. Isso somado a uma boa dieta ajudará no emagrecimento, diminuiçãode gorduras acumuladas e ainda no bom funcionamento de seu organismo, semcontar na eficácia e rapidez de sua dieta.

•Incluir alimentos em seu dia a dia que ajudam no bom funcionamento da tireoide,glândula responsável pela produção de hormônios que regulam o metabolismo, quepor sua vez é responsável pela queima de calorias do organismo, seria um bomcomeço. Principalmente para pessoas que têm hipo ou hipertireoidismo, osalimentos seriam:

Fontede magnésio: alfafa, amêndoa, maçã, pêssego, abacate, castanha-do-pará, arrozintegral, salsão, figo, peixe, salsa e uva.

Fontede cálcio: brócolis, couve-flor, couve-manteiga, semente de gergelim, lentilha,semente de girassol.

Fontede potássio: damasco, banana, cenoura, salsa, ervilha, salmão, sardinha,espinafre, cereais integrais.

Dicas

•Não siga a mesma dieta por muito tempo. De acordo com muitos nutricionistas,seguir a mesma dieta faz o corpo se acostumar com uma quantidade de calorias enutrientes, assim se acomodando, freando o metabolismo e o emagrecimento. Tentevariar de dietas.

•Beba bastante água. Ela ajuda o sangue a levar oxigênio para os músculos, auxiliandona queima de calorias.

•O limão-galego na água ajuda a manter a aceleração do metabolismo.

•Ficar muitas horas sem comer freia completamente o metabolismo, então não deixede comer, faça intervalos de no mínimo 4 horas.

•As refeições só de saladas têm poucas calorias, mas freiam seu metabolismo. Tentecombiná-las com alimentos integrais, proteína magra e gordura boa.

•Coma frutas secas com saladas, no iogurte ou na aveia. Têm uma grandequantidade de vitaminas e sais minerais, carboidrato do bem, que aceleram ometabolismo, além de potentes antioxidantes.

•Nos lanches, dê preferência a frutas secas, um punhado de amendoim, uma barrade cereais ou um iogurte desnatado.

•Para controlar a fome, tome um prato de sopa de legumes uma hora ou duas antesdo jantar.

•A combinação de alimentos picantes com amargos pode tonificar o baço, órgãoresponsável pelo metabolismo energético, dizem os orientais.

 • Para o lanchinho da manhã e da tarde, dêpreferência as frutas ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi, que sãodiuréticas e diminuem a retenção de líquidos.

•Evite cereais de milho e arroz, dê preferência aos ricos em fibras, grãosintegrais e aveia.

•Quando for comer, comece pelas saladas, elas darão a sensação de satisfeito e vocêcomerá menos dos outros alimentos.

•Os melhores alimentos que ajudam ao metabolismo são pimenta vermelha, gengibre,vinagre de maçã, chá verde, mostarda, laranja, kiwi, cafeína, guaraná em pó,aspargos, vegetais fibrosos como brócolis, acelga e couve, gordura de coco,produtos derivados do cacau, alimentos fontes de ômega-3 (bacalhau, salmão,arenque, sardinha, anchova) e fontes de ácido linoleico conjugado (nutrienteencontrado na carne bovina, de peru e em alguns laticínios).

•Nabo, rúcula, cebola e gengibre são capazes de aumentar o calor no interior doorganismo e por isso estimulam o metabolismo.

•Os chás verde e branco são considerados os melhores, de acordo com a culturamilenar oriental. Eles têm substâncias desintoxicantes, antioxidantes etermogênicas, ou seja, ajudam na aceleração do metabolismo e retardam oenvelhecimento das células.

•O colágeno, seja em pó, cápsulas, líquido, contido em alimentos, pode ajudarnão somente na aceleração do metabolismo, como também é uma importanteproteína, que fortalece as fibras da pele, evitando a flacidez.

• Vinagre de maçã ajuda o fígado a promover adesintoxicação do organismo e contribui para ajudar a digerir alimentos epratos ricos em gordura.

Tenteesta “poção” aliada a uma boa dieta:

**Em um copo, coloque uma colher de sopa de vinagre de maçã, adicione uma colherde sopa de mel de abelha, complete com água destilada ou filtrada.

Tomeantes das principais refeições.

Ovinagre de maçã também pode ser tomado apenas com água e adoçante, mas purosomente em saladas.

Bonscarboidratos: alimentos integrais e à base de fibras.

Fontesde gorduras boas: castanha-do-pará, de caju, amêndoa, amendoim, nozes, pinhão,pistache, azeite de oliva extravirgem, abacate, semente de abóbora, gergelim egirassol.

Evite:manteiga, chantili, bacon, linguiça, margarina e gordura vegetal hidrogenada.


Berinjela e emagrecimento

$
0
0


Quemnunca ouviu falar em suco de berinjela ou na água de berinjela para ajudar aemagrecer?  Existem estudos sobre o auxílioda berinjela na redução das taxas do colesterol, mas nada ainda foi realmenteconfirmado. Para emagrecer ainda não existe nenhum tipo de estudo, masnaturalistas aconselham o consumo de berinjela tanto para evitar pressão alta e diabetescomo para saciar a fome.

Diabete e hipertensão

Aberinjela pode sim ajudar em momentos de crise. Deixe de um dia para outro umaberinjela cortada em pedacinhos com casca e beba 200 ml da água três vezes aodia, por no máximo uma semana, depois 100 ml duas vezes por semana, nãoultrapassando 15 dias de uso direto, passe uma pausa de uma semana, refaça seusexames. Importante: Esta dica não substitui nenhum remédio receitado pelo seumédico, muito menos consultas e exames. É uma ajuda que os alimentos podem nosoferecer. Não abandone seu tratamento.

Masnão se deve usar essa dica caso de emagrecimento. Para muitos especialistas, afamosa “água de berinjela” não deve ser consumida por quem não tem problemasrelacionados com diabetes e pressão alta, podendo causar, inclusive, baixa dahemoglobina, causando anemia.

Emagrecer comberinjela

Nãopense que a berinjela é o milagre que esperava, pois ela não é um emagrecedor.Ela é bastante fibrosa, sendo assim digestiva, laxante e muito nutritiva,indicada para indigestões e prisão de ventre.

Ainclusão da berinjela também é indicada para problemas do fígado e do estômago.A verdade é que a berinjela, apesar de muitos não gostarem sequer de pensar emter no prato, pode sim ajudar bastante. É rica em proteínas, vitaminas (A, B1,B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcaloides,que diminuem a pressão sanguínea, prevenindo a arteriosclerose.

Nomercado fitoterapêutico já existem algumas opções concentradas da berinjela, oque pode ajudar a muitos que não gostam do legume.

Sucos de berinjela

Usaro suco de berinjela com frutas como limão, laranja, abacaxi, mamão e até cháverde pode sim ajudar, pois ela pode sustentar bastante, mas se não tiver umaalimentação bem balanceada não vão adiantar muito.

Seriabom tomar os sucos como lanches, ou até em jejum batidos com linhaça, o queseria melhor ainda para o funcionamento geral do organismo. Estes sucos saciama fome e ajudam o intestino. E quando aliados a uma boa alimentação pode simajudar no emagrecimento. Faça seu suco com frutas à sua escolha e use adoçantespara temperá-lo. Beba duas ou três vezes por dia, evitando as frutas ácidas emjejum, pois a acidez pode prejudicar pessoas propensas a problemas estomacais.


Berinjela no nossocardápio

Esselegume é muito saboroso e pode ser incluído em saladas temperadas com vinagrede maçã ou limão, um pouco de gengibre e pouco sal. Assim como é uma boa opçãopara substituir a massa da lasanha. Seja como for, tente incluir este legume,que cientificamente é considerado uma fruta.

Os perigos do mofo para a saúde

$
0
0
Omofo e o bolor podem ser grandes inimigos da saúde. Mulheres grávidas, bebês eidosos estão entre os que mais sofrem com esse tipo de problema. Os esporosproduzidos pelo mofo podem dar início ou agravar casos de asma, além detransmitir bactérias que podem causar infecções graves. Com a umidade e ocalor, é comum o aparecimento de mofo nas paredes da nossa casa. E esse mofopode ser muito perigoso.

Provadisso é o caso da atriz Brittany Murphy, que foi encontrada morta em casa, e domarido dela, que também morreu meses depois. Todas as suspeitas indicam que acausa estava no lugar onde eles moravam. A autópsia aponta que Brittany e o marido morreram de anemia severa epneumonia, causadas por mofo, pois fragmentos de bolor foram encontrados naresidência do casal.

Vivercom umidade e mofo é um verdadeiro perigo para a saúde. Os esporos produzidospelo mofo podem agravar a asma e transmitem bactérias que chegam a causar atéinfecções muito graves.

Têmsido associadas ainda ao efeito do mofo hemorragias pulmonares, insuficiênciasdo sistema imunológico, fadigas e dores de cabeça, variações de humor e câncer.

Dicas importantespara prevenir o mofo

Fiqueatento a qualquer infiltração de água. A umidade é o maior criadouro de mofos.

Casabem arejada e limpa também é garantia contra o mofo, por isso é preciso evitaro acúmulo de objetos dentro de casa, assim como tapetes e cortinas, quedificultam a limpeza.

Ovinagre e o cloro podem ser usados na limpeza, inibindo a proliferação, mas somenteo ozônio é capaz de eliminar eficientemente o mofo e o bolor.


Vantagens do ozônio comoexterminador de mofo, vírus e bactérias

Oozônio tem uma velocidade de desinfecção milhares de vezes superior à do cloro.

Eliminaeficientemente bactérias, microbactérias, vírus e endotoxinas.

Eliminafungos, algas e esporos.

Nãodeixa resíduo ou subprodutos tóxicos e o resultado após o uso  é a transformação natural do ozônio emoxigênio.

Eliminaodores de mofo em carpetes e paredes,  bemcomo cheiro de  cigarro  e de   ambientes  fechados em geral.

Éaltamente desinfectante e desodorizante, matando bactérias e fungos do ar.

Paraquem pensa que o tratamento com ozônio está fora do alcance de nós pessoascomuns, uma boa notícia: a empresa Remo Corporationdesenvolveu um equipamento portátil e acessível – o gerador de ozônio Ozoniks Plasma One, que absorve o ar e  todos os elementos orgânicos,  matandoos microorganismos que passam no fluxo de ar ao mesmo tempo que gera ozônio continuamente.O Ozoniks One utiliza três processos de limpeza:ozônio, plasma e íons negativos, deixando o ar puro e uma sensação de bem-estare disposição com o decorrer do uso, pois, mesmo após a diluição do ozônio noambiente, ele continua carregado de íons negativos.

Fontesde pesquisa:

Saw palmetto mantém a próstata saudável e ajuda a prevenir a calvície

$
0
0

Sawpalmetto é uma erva que ajuda os homens a manter a saúde da próstata. É muitopopular em toda a Europa pela sua capacidade de aliviar os sintomas associados àhiperplasia prostática benigna (BPH), também conhecida como aumento dapróstata. No EUA, onde os medicamentos são o padrão de tratamento paraproblemas da próstata, saw palmetto está ganhando popularidade após váriosestudos recentes mostrando que a erva proporciona em curto prazo alívio dossintomas urinários e de outros sintomas da BPH, bem como alívio da inflamaçãoda próstata e redução da proliferação celular. Também promove o crescimento docabelo em homens com calvície. O melhor é a erva fornece esses benefícios deforma segura, natural e sem efeitos colaterais.

Sawpalmetto, botanicamente conhecida como Serenoarepens ou Palm sabal na Europa, éuma palmeira que cresce naturalmente na Flórida, Geórgia e Mississippi. Ocomposto terapêutico vem das bagas da planta.

Emum estudo publicado no Journal of Urology, homens com hiperplasia prostáticabenigna obtiveram alívio significativo dos sintomas em curto prazo com saw palmetto.

Umestudo publicado em Pesquisa Anti-Câncer investigou o efeito do extrato de saw palmetto na próstata e em células de câncer de mama, bexiga, cólon e pulmão, afim de avaliar a sua capacidade de inibição de crescimento. Eles descobriramque o extrato de saw palmetto induziu um efeito dose-dependenteantiproliferativo em todas as células humanas malignas testadas.

Saw palmetto reduz aperda de cabelo masculina

Sawpalmetto também se mostra eficaz no tratamento de perda de cabelo masculina. Écapaz de reduzir o cabelo nas costas dos homens e pôr de volta na cabeça. Esseaspecto de saw palmetto foi descoberto por pessoas que o usam para problemas depróstata, que começaram a reportar o crescimento de cabelo na cabeça.

Xampuse loções contendo saw palmetto estão disponíveis em lojas de alimentossaudáveis on-line, bem como suplementos à base da erva. A dosagem para oshomens é de 300 a 500 mg por dia. Pesquisas mostram que saw palmetto não é tóxicoe é seguro para uso prolongado.

Alémde saw palmetto, existem outras ervas e compostos de plantas são potencialmenteúteis na manutenção da saúde da próstata, incluindo pygeum, urtiga, sitosterolbeta e carotenoides como o licopeno. A saúde da glândula da próstata éfortemente influenciada pela saúde geral do corpo. É difícil encontrar umapróstata doente em um corpo saudável. Por isso, seguir os princípios básicospara a saúde geral é meio caminho andado na promoção da saúde da próstata.

Textoadaptado.
Fontes:

Depressão – tratamento natural

$
0
0

O tratamento da depressão de forma natural e permanente pode ser achave para ter uma vida saudável e feliz novamente. A depressão pode prejudicartoda a nossa vida, incluindo o rendimento no trabalho, relacionamentos,esportes e vida social em si. Assumir o problema e procurar tratamento é umadecisão extremamente importante. A depressão pode ser causada pordesequilíbrios químicos associados com o corpo físico ou ser resultado de um estressemental, que pode afetar a saúde de forma profunda.

Tomarremédios antidepressivos pode proporcionar um alívio temporário dos sintomas,mas geralmente eles causam danos incalculáveis para a saúde física. O caminho natural pode ser uma saída, pois traz bons resultados sem efeitos secundáriosprejudiciais. No entanto, deve-se observar que cada pessoa pode ter melhoresresultados com um tipo de tratamento em especial.

O tratamento dadepressão na medicina alternativa

Pesquisascomprovaram que a medicina alternativa, usada isoladamente ou em conjunto commedicamentos convencionais, pode significar uma redução na quantidade demedicamentos necessários para o tratamento da depressão, bem como dos sintomasdepressivos.

Umadas maiores descobertas nos últimos anos tem sido a constatação de que avitamina D pode afetar o humor, especialmente em pessoas que foramdiagnosticadas com a deficiência, que causa transtorno afetivo sazonal (TAS),uma depressão que aparece nos meses de inverno, quando há falta de sol. Adeficiência também ajuda na perda de massa óssea, causando osteoporose, uma vezque o corpo necessita de uma quantidade suficiente de vitamina D para absorvero cálcio.

Osníveis de serotonina muito baixos podem desempenhar um papel importante nohumor e pesquisadores acreditam que isso pode levar à depressão, ao transtornoobsessivo-compulsivo (TOC), à ansiedade ou a ataques de pânico.

Outrosremédios naturais e suplementos que ajudam a combater os sintomas depressivos ea regular os níveis de serotonina e a função do cérebro são:

-5-HTP, um precursor da serotonina.

-Vitaminas do complexo B, cujos níveis baixos no organismo podem causardepressão. As vitaminas do complexo B ajudam a transformar a proteínaproveniente da alimentação em serotonina, um hormônio do “bem-estar”, quetambém está presente em muitos remédios tradicionais para depressão.Pesquisadores descobriram que as deficiências de folato e de vitamina B-12podem estar entre as causas da depressão. Estes nutrientes também tendem aajudar a medicação antidepressiva a funcionar melhor.

-Óleo de peixe ômega-3 – melhora a comunicação entre as células do cérebro.Adicionar ômega-3 na dieta faz com que haja no cérebro um equilíbrio degorduras consideradas saudáveis. Os ácidos graxos ômega-3 são muito importantespara a construção de um cérebro saudável.

Outrasindicações para tratar a depressão naturalmente são acupuntura, meditação (ajudaa controlar o estresse e traz muitos outros benefícios), exercícios físicos (liberamendorfina – estimulantes naturais), além de um bom sono, para reduzir oestresse.

Uso da homeopatia

Otratamento homeopático é baseado na procura da causa de cada depressãoespecífica. Se a causa para o início da depressão não é detectada, o tratamentohomeopático é baseado em sintomas pessoais. Todo mundo é um indivíduo único,bem como todos os sintomas são únicos.

Umdos principais remédios homeopáticos para a depressão causada pela dor é Ignatia amara. A Ignata também pode ajudar a tratar distúrbios psicológicos causadospor vários motivos, como separação, perda de emprego e até mesmo experiênciasde abuso.

APulsatilla é um tipo de remédiohomeopático que pode beneficiar pessoas inclusive com a depressão bipolar, quepossuem variações repentinas de humor. Pessoas com baixa autoestima podem sebeneficiar da Natrum murlatlcum. Esteremédio homeopático pode ajudar pessoas com tendência a muito choro, além deajudar a liberar ressentimentos.

Pessoasdeprimidas, independentemente da causa, podem levar mais tempo para perceberuma mudança com base na gravidade da depressão.

Ervas

Ervassedativas como camomila, erva-cidreira e aveia podem diminuir as tensõesnervosas e elevar o estado de espírito.

Alavanda misturada com flores de borragem em preparações herbais pode ser um bomremédio natural para a depressão.

Ohipérico, conhecido também como erva-de-são-joão, talvez seja a erva maisconhecida no tratamento de depressão. Estudos sugerem que o fitoquímicopresente na erva, a hipericina, pode ter monoamina oxidase, que auxilia nessacondição. A erva também parece influenciar nos níveis de dopamina enorepinefrina do cérebro, substâncias que podem inibir a produção e o funcionamentodo neurotransmissor serotonina, uma das responsáveis pela sensação de bem-estarno cérebro. Embora também usado, o hipérico é menos eficaz no tratamento dasoscilações de humor, depressão bipolar e no tratamento do transtorno afetivosazonal. A erva é utilizada de várias maneiras, como cápsulas, chá ou tintura.

Existeum fitoterápico muito bom chamado Ansiodoron, que vem em gotas ou comprimido. Émuito seguro e ajuda nos distúrbios do sono e da ansiedade. Pode ser usadotambém por crianças.

Aromaterapia

Aaromaterapia é também uma alternativa útil para ajudar a produzir maissentimentos positivos. Para apoiar a cura emocional, o toque em forma demassagem pode melhorar muito a recuperação. Para o tratamento da depressão,escolha tônicos estimulantes e óleos essenciais, como jasmim e angélica, que podemser usados pelo menos três vezes por semana em banhos e massagem nos pés. Oóleo essencial de jasmim age como um sedativo para os nervos e ao mesmo tempo émuito estimulante, antidepressivo e produz um cheiro muito agradável epositivo. O perfume de rosas cria uma sensação de bem-estar e leve euforia e hámuito tempo é reconhecido como um bom antidepressivo.

Sejaqual for a opção no tratamento da depressão, lembre-se de que a força devontade interior pode ser o maior dos aliados na cura. Acreditar que a cura dadepressão é possível pode ser um grande começo.

             
Fonte:Plantas Medicinais e Fitoterapia (texto adaptado)

Tratamento de infecções: antibióticos ou ervas chinesas?

$
0
0


Comoum pilar da medicina moderna, os antibióticos têm um papel enorme em lidar cominfecções. Quando o sistema imunológico está sobrecarregado, osantibióticos podem ser muito úteis. No entanto, embora mais de uma centena dediferentes antibióticos foram desenvolvidos desde a descoberta da penicilina,em 1928, as infecções ainda nos afligem. Muitas bactérias desenvolvemresistência aos antibióticos. Embora os antibióticos possam ser a salvaçãoquando usados apropriadamente, o uso excessivo ou inadequado de antibióticospode causar problemas de saúde generalizada.

Ouso excessivo de antibióticos nos Estados Unidos preocupa profissionais desaúde e as pessoas em geral. Este problema, porém, é muito menos prevalente empaíses asiáticos, pois os povos desses países têm um substituto natural epoderoso para os antibióticos: as ervas chinesas.

Osantibióticos – química moderna – existem há menos de cem anos, enquanto osantibióticos naturais de ervas prescritos por curandeiros tradicionais chinesestêm sido usados ​​por mais de 2.000 anos por milhões de pessoas.

Ouso adequado de ervas chinesas pode não só inibir infecções bacterianas, viraise fúngicas, mas também minimizar a necessidade de antibióticos, com os seusefeitos secundários adversos.

Ummedicamento que controla a infecção bacteriana e sustenta o sistema imunológicoé sempre preferível a um medicamento que mata as bactérias, mas deprime osistema imunológico.

Infecçõesrespiratórias

Otipo mais comum de infecção é a respiratória – coriza, garganta inflamada, espirros,dor de garganta, tosse, sinusite.  NaChina, as ervas são a primeira opção para lidar com esse tipo de problema.

Entreas dezenas de fórmulas, Yin Qiao San é a mais popular. Este remédio de cem anosde idade é famoso tanto para a prevenção e o tratamento da gripe comum. Essa fórmulatem inibe muitas bactérias patogênicas, como estreptococos e estafilococos.

Outraservas/fórmulas: Lian Qiao, Jin Yin Hua, Jie Geng, Bo He, Dan Zhu Ye, Gan Cao(alcaçuz), Jing Jie, Dan Gu Dou, Niu Estrondo Zi, Xin Yi Wan, Jiu Wei Qiang HuoTang, Sang Ju Yin, Ma Huang Tang, Gui Zhi Tang, Xie Fei San, Ma Xing Shi GanTang.

Infecçõesgastrintestinais

Umadas ervas mais importantes para lidar com esses problemas é Huang Lian.

Fórmulaschinesas para infecções gastrointestinais: Huang Lian Jie Du Tang,
LongDan Xie Gan Tang, Huo Xiang Zheng Qi San, Chang Qing Yin, Ge Gen Qin Tang Lian,Shao Yao Tang, Bai Tou Weng Tang.

Infecções do trato urinário

Infecçõesdo trato urinário, incluindo infecções da bexiga, infecções uretrais einfecções renais respondem por 10.000.000 visitas ao médico anualmente, e estãoperdendo apenas para as infecções respiratóriasa. As mulheres são maispropensas a infecções do trato urinário que os homens. Eles estão entre osproblemas de saúde mais comuns para as mulheres, aumentando com a menopausa.

Estatisticamente,vinte por cento das mulheres que tiveram uma infecção do trato urinário irádesenvolver uma segunda infecção. Uma variedade de antibióticos padrão, comoTrimpex, Bactrim, Amoxil e Macrodatin são os medicamentos mais frequentementeprescritos para infecções do trato urinário por praticantes da medicinaconvencional.Para alguém com infecções crônicas ou recorrentes, no entanto, ouso constante de antibióticos pode, eventualmente, diminuir a capacidadenatural do corpo para combater a infecção. Neste caso, ervas remédios naturaispodem ser uma alternativa segura e eficaz para o uso e abuso de antibióticos.

Fórmulasde ervas para infecções do trato urinário: Ba Zheng San, Chen Xiang San, XiaoJi Yin Zi, Dao Chi San, Zhi Bai Di Huang Wan, Cheng Shi Bi Xie Qing Yin Fen.


Texto adaptado.
Fonte:TCM

Goji berry – a baga antienvelhecimento

$
0
0

Asgoji berries são bagas vermelhas provenientes do Noroeste da China e do Tibete.São saborosíssimas e podem ser comidas diretamente do pacote ou adicionadas acereais, salada de frutas, batidos, etc. São vendidas secas, ainda cruas,porque são desidratadas ao sol ou a temperaturas inferiores a 40º.

Emborao goji seja uma novidade na cozinha ocidental, os chineses têm conhecimento dospoderes especiais desta baga há milhares de anos. Das cerca de 8.000 ervas ealimentos que fazem parte da medicina tradicional chinesa, as goji berries sãoconsideradas a erva-alimento número 1.

Asgoji berries contribuem para uma vida alegre, energética e saudável. Saborosas,fáceis de incorporar no nosso dia a dia e tão concentradas em nutrição, nãoadmira que estas pequenas bagas sejam um fenômeno extraordinário de sucesso portodo o mundo.

Informaçãonutricional

Asgoji berries são provavelmente a fruta mais rica em nutrientes que existe noplaneta:

Sãouma fonte de proteína completa, contendo 18 aminoácidos diferentes, entre osquais estão os 8 essenciais ao corpo humano.

Contêmaté 21 minerais de traço, entre os quais zinco, ferro, cobre, cálcio, germânio,selénio e fósforo.

Contêmtambém vitaminas B1, B2, B6 e vitamina E.

Etambém polisacarídeos, que fortificam o sistema imunológico – sendo um doselementos responsáveis pelo extraordinário efeito antienvelhecimento das gojiberries.

Usos tradicionais

Namedicina tradicional chinesa, as goji berries têm sido consideradas um alimentoda mais alta qualidade para promover a longevidade, dar força e estimular apotência sexual.

Ofamoso Li Qing Yuen, que popularizou o ginseng na cultura chinesa e queaparentemente viveu até a idade de 252 anos (1678-1930), consumia goji berriesdiariamente. A vida de Li Qing Yuen é o caso mais bem documentado delongevidade extrema.

Benefícios epossíveis efeitos medicinais

Muitosestudos publicados nos últimos anos, principalmente na China, reportampossíveis efeitos medicinais das goji berries, especialmente devido às suaspropriedades antioxidativas, incluindo potenciais benefícios contra doençascardiovasculares e inflamatórias, problemas de visão, do sistema neurológico eimunitário. Também se lhe atribuem propriedades anticancerígenas.

Éuma fruta antienvelhecimento por excelência, aumentando os níveis de energia,ajudando no processo digestivo e na perda de peso – por ser tão concentrada,basta comer pouca quantidade para se sentir saciado e bem nutrido.

Osaminoácidos presentes nestas pequenas bagas estimulam o funcionamento decélulas brancas até 300%, tornando praticamente impossível quem as consomeapanhar resfriados ou gripes.

Umadas mais recentes descobertas acerca dos benefícios das goji berries é a suacapacidade de melhorar os níveis de insulina nos diabéticos. Os resultados sãoprometedores.

Maso melhor de tudo nas goji berries é que elas têm a propriedade de fazer rir esorrir durante o dia todo. Por isso há quem as chame de happy berry ou smilingberry.

Como usar

Diretamentedo pacote, em misturas com outras frutas secas e/ou frescas, em batidos,mueslis, chás (excelente para melhorar o sabor de alguns chás medicinais,mitigando o sabor adstringente ou amargo que muitas plantas têm). Também podemser demolhadas e reidratadas em água. Esta água é excelente para hidratar ocorpo e pode ser usada como base para qualquer receita culinária.

Dosagem:quantidade razoável – 15 a 45 gramas diárias, ou seja, cerca de uma mão cheia.Mas elas são tão saborosas que você não vai resistir a comer quantidadesmaiores.

Fonte:Nutrir-me (texto adaptado) 

Benefícios do cártamo

$
0
0

Ocártamo (Carthamus tinctorius) é uma planta medicinal também conhecida como açafrão-dos-tintureiros.

Usostradicionais: amenorreia, ataque apoplético, celulite, coágulos no sangue,colesterol alto, contusões, deslocamentos, febre, histeria, inflamações, perdade peso, resfriados, sarampo.

Propriedadesmedicinais: analgésico, anticoagulante, anti-inflamatório, antioxidante,carminativo, diaforético, diurético, emenagogo, imunoestimulante, laxante.

Ocártamo também é rico em ácido oleico ômega-9, uma gordura monoinsaturadasaudável. As gorduras monoinsaturadas são boas para o corpo quando consumidasregularmente e, segundo os pesquisadores, podem cortar o risco de doençascardíacas em até 45%. Cientistas japoneses também descobriram que o ácidooleico ômega-9 reduz a probabilidade de acidente vascular cerebral (AVC).Segundo um estudo da Universidade da Califórnia, o óleo de cártamo é capaz dediminuir rapidamente os níveis de colesterol em cerca de metade das pessoas.Outro estudo realizado na mesma universidade constatou que o ácido oleicoestimula a produção do lipídio oleil-etanolamida (OEA), substância que reduz oapetite, aumenta a perda de peso e diminui a produção de LDL, o chamado “maucolesterol”.

Éuma das mais ricas fontes de ácido linoleico. O ácido linoleico conjugado  (CLA) em forma de suplemento é necessário paramanter uma boa saúde, pois é extremamente difícil de obter um nível ótimiado deCLA apenas seguindo uma dieta normal. O cártamo é usado na perda de peso comoum queimador de gordura.

Ocártamo ajuda na circulação do sangue e alivia a dor. É usado como unguentopara contusões, deslocamentos e inflamações.

Fonte:Plantas Medicinais e Fitoterapia (texto adaptado)

Óleo de cártamo acelera a perda de gordura abdominal

$
0
0

Oóleo de cártamo tem várias propriedades e benefícios, entre eles se destacam aaceleração na perda de gordura (principalmente na região abdominal), a regularizaçãodo nível de colesterol LDL e triglicerídeos, o aumento da energia e da imunidade,a normalização do perfil metabólico entre lipídeos e insulina, o aumento dadefinição muscular, a proteção antioxidante, o auxílio ao organismo na produçãode substâncias anti-inflamatórias, além da prevenção do aparecimento decelulites e de benefícios à pele.

Umestudo recente realizado pela Ohio State University descobriu que o óleo de cártamopode dissolver a gordura da barriga sem que seja seguida uma dieta ou programade exercícios físicos. O estudo também mostrou que duas colheres de sopa deóleo de cártamo (ou o equivalente em suplementos) todos os dias pode ajudar aspessoas (principalmente mulheres) a perder a gordura da barriga, bem comoperder mais gordura no geral. Os pesquisadores descobriram que o cártamoaumenta a produção de um hormônio chamado adiponectina. Esse hormônio avisa aocorpo para usar a gordura como fonte primária de energia. Por razões que oscientistas e os pesquisadores não entendem ainda, no caso das mulheres quetomam óleo de cártamo, a gordura extra que se queima parece ser mais orientadapara o meio do corpo. A adiponectina também ajuda o corpo a produzir menosinsulina, substância que armazena carboidratos extras.

Oóleo de cártamo pode ser usado na culinária ou simplesmente tomado puro. Noentanto, também existem disponiveis no mercado para comprar suplementosvitamínicos à base de cártamo.

Oóleo de cártamo contém proteínas, minerais, vitaminas, especialmente a vitaminaE, um conhecido antioxidante natural importante no combate aos radicais livres,que atacam diretamente as células do corpo. A vitamina E ajuda a defender asmembranas do corpo contra o estresse oxidativo, além de manter uma boa saúde ebeneficiar o sistema imunológico. O óleo também é recomendado para todos ostipos da pele, é altamente hidratante e calmante para a pele.


Fonte:Plantas Medicinais e Fitoterapia (texto adaptado) 

Líquido nas refeições. Até que ponto é prejudicial?

$
0
0

Muitaspessoas se proíbem de consumir líquido nas refeições com as mais diferentesjustificativas. Dizem que dificulta a digestão, dá barriga, engorda e outrastantas. O que é verdadeiro entre essas crenças?

Nossoestômago é bastante dinâmico e se adapta aos nossos hábitos. Se você iniciar umconsumo elevado de alimentos em todas as refeições, ele terá sua capacidadeaumentada, suportando assim maior quantidade de alimento. Desta forma, aoconsumirmos líquidos nas refeições, estaremos impondo ao estômago que se adaptea este volume (líquido + alimento), que repercutirá em aumento do tamanhofísico deste órgão.

Umvolume grande de alimento + líquido pode trazer a sensação de desconfortogástrico, que repercute em algumas pessoas com mal-estar. Essa situação deplenitude gástrica (estômago cheio) já foi sentida por todos nós. Por exemplo,quando sentimos muita sede e consumimos grandes volumes de líquido seguidamenteem curto espaço de tempo.

Estudosclássicos demonstram que a ingestão de líquidos junto com as refeições nãoprejudica a digestão, principalmente porque a digestão não ocorre apenas noestômago, ela se prolonga até o intestino. Alguns pesquisadores acreditavamque, ao consumirmos muito líquido durante a refeição, parte do ácido clorídricopresente no estômago seria diluído, comprometendo assim a digestão. Entretantoisso não ocorre, parte do líquido consumido é utilizada para a própria síntesedeste ácido, que tem sua concentração extremamente controlada pelo organismo(salvo em algumas enfermidades). Isso quer dizer que não ocorre comprometimentoda capacidade digestiva pela diluição gástrica. Alguns estudos têm demonstradoaté melhora da ação de enzimas digestivas na presença de componentes presentesem algumas bebidas, como polifenóis.

Apergunta que resta é: este consumo pode engordar? A resposta a esta indagaçãoé: depende. Pela água não, pois esta não fornece energia. Porém, se a bebidafor composta com outros nutrientes, como carboidrato, proteína, lipídeo ouálcool, a resposta é sim.

Destaforma, a recomendação é: não exagere. Se você tem o hábito de ingerir líquidosdurante a refeição, não há qualquer problema desde que o volume não sejaexagerado (cerca de 250 mL por refeição é suficiente). Tome cuidado também como valor calórico da bebida a ser ingerida.

Fonte:Nutritips (texto adaptado)

Substâncias naturais com atividade analgésica

$
0
0

Assubstâncias marcadas com asterisco são destinadas especificamente para a dorassociada à osteoartrite.

•Cânfora e capsaicina (Cinnamomum camphora e Capsicum species): substânciascontrairritantes que estimulam terminações nervosas, inibindo a dor. Sãorecomendadas para aplicação tópica em dores leves a moderadas. A cânfora estáindicada em dores leves e agudas, como picadas de inseto e queimaduras leves. Acapsaicina alivia temporariamente a dor em osteoartrite e outras condições. Aaplicação provoca ardor e certo desconforto.

•Ácido alfalipoico: é um antioxidante que parece aumentar o fluxo sanguíneoneuronal e a captação de glicose. O resultado é a melhora da função nervosaperiférica. Em pacientes diabéticos com neuropatia periférica, doses diárias de600 a 1.200 mg reduzem os sintomas de dor e disestesia. O ácido alfalipoicodeve ser considerado em pacientes com dor neuropática que não respondem aoutros tratamentos analgésicos.

•Bromelaína: é o nome dado a um extrato de enzimas proteolíticas extraídas deplantas da família Bromeliaceae, que inclui o abacaxi (Ananas comosus). Atuabloqueando alguns metabólitos que ativam a migração de leucócitos. Por isso éum agente anti-inflamatório utilizado em lesões desportivas, traumas, artritese outros tipos de processos inflamatórios. O uso oral de 400 mg de seu extratopor dia tem potencial para reduzir dor e inflamação.

•Magnésio: devido à sua propriedade relaxante muscular, pode ser usado em dorassociada à contratura muscular. A quantidade diária recomendada é de 350 mg,mas doses de até 1.000 mg parecem ser seguras em pessoas sadias. Na gestação, ouso deve ser supervisionado, devido à sua ação sobre a musculatura uterina.

•Unha-de-gato e garra-do-diabo (Uncaria guianensis e Harpagophytum procumbens):ervas com propriedades anti-inflamatórias.

•Sulfatos de condroitina e de glucosamina*: atuam sobre a dor e sobre aprogressão da osteoartrite.

•Óleos de abacate (Persea americana) e de soja (Glycine max)*: estudos clínicoscom esses extratos sugeriram melhora de dor e funcionalidade em osteoartrite dejoelho.

•Betacaroteno, vitamina C e outros antioxidantes*: podem retardar a progressãoda osteoartrite, porém apenas se vierem da ingestão alimentar.

•Ácidos graxos cetilados*: há relatos animadores do controle de sintomas com ouso de suplementos orais e também de cremes de aplicação tópica.

•Superóxido desmutase*: é uma enzima antioxidante encontrada em todas ascélulas, que converte substâncias tóxicas em outras inofensivas. Age prevenindoo dano relacionado à oxidação dos tecidos articulares, porém não funciona seingerido por via oral, apenas injeções intra-articulares da substânciamostraram efetividade.

Fonte:Artigo escrito por Roberta de Medeiros, doutora, professoratitular de fisiologia do Centro Universitário São Camilo, São Paulo (SP),Brasil. 

Texto adaptado

Açaí – rico em antioxidantes

$
0
0
Oaçaí é uma das frutas com maior concentração de antioxidantes. Também é rico emgorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas, que são benéficas e auxiliam naredução do colesterol ruim e na prevenção de doenças cardíacas.
Fonte da imagem: Murall

Estudosbioquímicos e tecnólogos sobre o açaí realizados pelo Centro Tecnológico daUniversidade Federal do Pará, em seu Departamento de Engenharia Química, e pelaUnidade de Bioquímica de Nutrição da Universidade Católica de Louvain (Bélgica)chegaram à seguinte conclusão:

1.O açaí é um alimento de base importante. A riqueza em lipídios dá ao seu sucoum valor energético duas vezes superior ao do leite.

2.Contém elevada quantidade de vitamina E, sendo portanto um antioxidantenatural, importante na eliminação dos radicais livres.

3.Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.

4.Tem um teor considerável de proteínas.

5.Os teores de potássio e cálcio são elevados, o que faz do açaí um alimentobastante completo.

6.Contém ainda vitamina B1 e elevado teor de pigmentos antocianinas (cor roxavioleta), que são também antioxidantes, favorecendo a melhor circulação dosangue.

Paraobter um açaí saudável, o mais importante é a rapidez desde o debulho  até o processamento.

Oaçaí é muito rico em antocianina, uma substância antioxidante, que ajuda nocombate ao colesterol e aos radicais livres. Não é por acaso que a cor do açaíé semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que auva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.

Alémde ser considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí é rico emfibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com maufuncionamento do aparelho digestivo. Por suas características microbiológicas,o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendoapenas para a castanha-do-pará.

Fonte:Marcela Nutrição (texto adaptado) 

Câncer em animais e os florais de Bach

$
0
0

Asessências florais de Bach são um método simples e natural de tratar através douso de certas flores silvestres. As essências, que tratam das desordens dapersonalidade do animal e não da condição física individual, foram descobertaspelo Dr. Edward Bach, médico inglês, por volta dos anos 30.

Depoisde praticar durante muitos anos uma medicina convencional e também numa linhahomeopática, o Dr. Bach foi levado a perceber que o que caracterizava asdesordens físicas das pessoas não era tanto as muitas categorias de doenças,mas as condições mentais que as geravam. Com os animais também é assim.

Algunsanos depois, ele estava apto a reconhecer essas condições mentais e descobriuuma essência floral para cada caso. Essas essências foram descobertas nasflores silvestres e nas árvores do campo.

Asessências de Bach não usam o material físico da planta, mas a energia essencialque se encontra dentro da flor. Essa energia é extraída das flores pelosmétodos solar e de fervura e acondicionada em água – para os animais (parahumanos, água e conhaque de uva).

Asubstância sutil assim extraída é usada para tratar a causa da doença num níveltambém sutil. As essências de Bach tratam a causa mental e emocional da doença.Os remédios florais são energia. Eles tratam o doente e não a doença. Asessências são vibracionais.

Princípiosbásicos das essências florais de Bach:

-elas tratam o animal e não a doença;

-são um sistema simples, natural e efetivo;

-podem ser usadas junto com qualquer outro tratamento (o sistema de Bach écomplementar e não alternativo);

-a efetividade pode ser observada em indivíduos inconscientes, em estado de coma,crianças, animais e plantas;

-não substituem a medicina veterinária ortodoxa.

Floraisde Bach utilizados para ajudar no tratamento do veterinário para animais comcâncer. Essa relação não é um guia, é apenas sugestão. Consulte um terapeutafloral:

-Horbeam - para tratamento de rotina do animal com câncer.

-Chicory - indicado depois de cirurgias de mutilação.

-Impatiens - para tratamento da dor (a tensão muscular aumenta a dor).

-Vine - para ajudar a tratar o câncer, que é uma doença agressiva.

-Mimulus - para tratar o medo.

-Gentian - para tratar a depressão de causa conhecida – a doença.

-Gorse - trata a desesperança, as doenças terminais.

-Wild rose - trata a apatia, restitui a força vital e a vontade de viver, reavivao interesse pela comida.

-Walnut - para tratar a dificuldade perante a mudança; é um protetor energético.

-Star of Bethlehem - para tratar efeitos posteriores ao choque, traumas, dor ousofrimento intenso.

-Oak - para tratar animais que lutam para sobreviver.


*Este texto é parte de um artigo escrito pela Dra. Martha Follain - colunista dosite Greepet. Formada em direito, especialista em florais de Bach para animaise humanos pelo Instituto Bach. Possui ainda formação em aromaterapia, floraisde minas, fitoterapia brasileira, terapia ortomolecular, bioeletrografia,cristaloterapia, cromoterapia, terapia de integração craniossacral, psicoterapiahoística, neurolinguística, Master Practitioner, hipnose, regressão e reiki.CRT 21524.

Fonte:Greepet

Lichia para chapar a barriga

$
0
0

Alémde levíssima, a lichia é uma ótima aliada no emagrecimento graças a umasubstância que regula as células de gordura: a cianidina.

Seo critério para fazer parte da sua dieta, ainda mais no verão, é não pesar na balança,saiba que essa fruta de origem chinesa é uma das menos calóricas, ainda mais secomparada com outras delícias que aportam nos supermercados nesta época defestas de fim de ano.

"Alicha tem apenas seis calorias, o que representa, mais ou menos, 0,3% do que umadulto pode comer ao longo de um dia", estima a nutricionista RaquelMagalhães, do Hospital Copa D’Or, no Rio de Janeiro. Ou seja, se devorar dezunidades suculentas, só vai gerar energia o suficiente para tostar em umaatividade bem simples, como fazer a cama ou arrumar a mala para um fim desemana na praia.

Masa leveza do fruto não é o único argumento a seu favor na discussão deestratégias antiobesidade. Um estudo da Universidade de Hokkaido, no Japão,analisou a perda de gordura abdominal em voluntários que receberam extrato delichia. Ao final de dez semanas, eles derreteram 15% a mais de gordura naregião da barriga do que os participantes tratados com placebo.

Acianidina é um pigmento que tinge a casca de vermelho e, apesar da brancura dapolpa, também se faz presente nela, ainda que em quantidades bem menores – masincrivelmente eficientes na ação sobre as gorduras. Lembramos que não existemalimentos milagrosos para o emagrecimento. A lichia pode ajudar se for associadaa uma dieta equilibrada e à prática de atividade física.

Outroencanto da lichia é ser uma fonte de vitamina C: com apenas seis frutas, vocêjá alcança a recomendação de ingestão diária do nutriente. "A vitaminaestimula o sistema imunológico, aumenta a resistência às infecções, auxilia acicatrização de feridas, aumenta a absorção do ferro pelo intestino e evita oenvelhecimento precoce", diz Carla Christimann, nutricionista do HospitalMoinhos de Vento, em Porto Alegre.

Mas,por ser rica em vitamina C, a frutinha exige alguns cuidados. Quando submetidaao calor ou em contato com a luz, a substância se perde. Por isso, deve serarmazenada em locais frescos e escuros e, de preferência, ser consumida innatura.

Jáo mineral que aparece em maior abundância no fruto é o potássio. "Ele atuano equilíbrio da água do organismo, ajuda no armazenamento de proteínasmusculares, na função renal, na contração do músculo cardíaco e no relaxamentomuscular em geral", diz Solange Saavedra, gerente técnica do ConselhoRegional de Nutrição de São Paulo e Mato Grosso do Sul. O potássio também éconhecido por seu poder anticâimbras e, por isso, pode ser consumido em boasdoses por quem pratica atividade física.

Fonte:Saúde (texto adaptado) 

O plasma de Quinton

$
0
0

RenéQuinton (1866-1925) formulou a hipótese de que “a vida animal, que começou comouma célula no mar, manteve através de toda a evolução zoológica as células quecompõem cada organismo num ambiente marinho”.

Issoserve tanto para as espécies marinhas quanto para as de água doce ou terrestre.Esse meio vital é externo nas primeiras espécies (o mar) e interno nas quevieram depois (sangue e linfa).

Quintonconcluiu que a água do mar isotônica (com o teor de salinidade apropriado paraa espécie) pode substituir o meio vital de um organismo. Essa hipóteseextraordinária é confirmada de maneira espetacular por Quinton, que substituipublicamente o sangue de um cachorro pela solução apropriada de água do mar. Nodia seguinte, o cachorro já andava e, oito dias depois, estava completamenteregenerado pela solução injetada. Esse cachorro só morreu cinco anos maistarde, em um acidente.

Oponto fundamental da lei de constância salina de Quinton é que a vida animal(e, portanto, a vida humana) – surgida na água do mar – conservou em todos osorganismos um meio marinho para as células, de maneira que elas continuam aviver como peixes na água do mar.

Devidoa essa identidade entre o meio interno (meio vital) e a água do mar isotônica,é possível estimular as forças vitais de qualquer organismo, regenerando seumeio vital enfraquecido – do qual se nutrem as células – por meio da água domar pura, de composição equilibrada e completa. Assim que o meio vital recuperasua vitalidade original, as células podem novamente retirar dele os elementosnecessários para seu bom funcionamento e vencer as doenças (desequilíbrios doorganismo).

Os dispensáriosmarinhos

Dianteda mortalidade infantil muito elevada (cólera, tifo, diarreia etc.), RenéQuinton criou dispensários marinhos para tratar de lactentes e criançaspequenas. O plasma de Quinton (água do mar isotônica) em injeções era o únicotratamento (acompanhado de uma dieta natural). Os resultados eram imediatos eespetaculares: crianças à beira da morte, recusando qualquer alimentação,comiam em pouco tempo após a primeira injeção do plasma de Quinton e começavama ganhar peso.

Muitoscriticaram a cura marinha de Quinton por ignorância, quando o método foi malusado ou mal dosado, quando a água do mar foi impropriamente tratada ou mesmosubstituída por simples soro fisiológico, cuja composição está longe de ser ado plasma.

Aágua do mar isotônica não trata apenas crianças, embora se tenha dadoprioridade a essas aplicações. Ela produziu resultados notáveis em casos deanemia, doença de pele, tifo, desidratação, distúrbios do sistema nervoso,doenças hereditárias, abortos, problemas intestinais, raquitismo, anorexia,toxemia e também como diluente para antibióticos.

Essapolivalência do plasma se deve ao tratamento do terreno, que é regenerado, nãoimportando qual a doença ou vírus em questão. A pluralidade de efeitos é malvistapela indústria farmacêutica, que produz centenas de medicamentos por moléstia.Ela sofre a concorrência de um produto que, embora não seja uma panaceia, é“policurativo” e custa quase nada.

Diversosmédicos consideram hoje que as doenças chamadas da “civilização” são doenças decarência, resultantes de um meio vital enfraquecido, desequilibrado, incapaz desuprir as necessidades vitais das células que deve alimentar. A medicinaconvencional estimulou o prodigioso desenvolvimento do mercado mundial desangue para transfusões, enquanto o plasma de Quinton constituía umaalternativa mais sadia e eticamente mais aceitável.

Superioridade da águado mar

Aágua do mar isotônica (plasma de Quinton) e hipertônica (Quinton via oral) sãoprodutos insubstituíveis. Por sua própria natureza, estão em osmose com oorganismo e fornecem a totalidade dos oligoelementos, numa dosagem e na forma quecorresponde exatamente ao necessário.

Quintonreproduziu todas as experiências que realizou com o plasma de Quinton comoutros produtos, especialmente o soro fisiológico. Todos os resultadosconfirmaram a nítida superioridade do plasma marinho. Mesmo uma solução de águado mar, obtida evaporando metade de seu volume e depois acrescentando águadestilada, não produz os mesmos resultados como o plasma feito com água do marselecionada e água de fonte. Isso porque os sais na água do mar e em nossoorganismo contribuem para uma ação coordenada.

Fonte:Trechos da revista “Le Lien”, 1990. Retirado de Taps.org (texto adaptado)

Medicina chinesa e pressão arterial baixa

$
0
0

Ocoração bombeia o sangue para uma boa circulação no corpo. O processocirculatório é chamado de pressão arterial. Sempre que uma pessoa fica animada,com medo e raiva, o aumento da pressão arterial ou diminui. A pressão arterialtambém está relacionada à taxa de pulso. Sempre que há fluxo de sangue demaisou de menos no corpo, lá vem uma deficiência ou doença.

Hipotensãoé uma deficiência pertencentes à pressão arterial baixa. É mais comum nasmulheres jovens. Mesmo se a pessoa tem pressão arterial baixa, deve cuidar,porque esta é uma condição séria. Em alguns casos, ela é causada por maufuncionamento das glândulas endócrinas ou pelo sistema circulatório.

Como saber se tenhohipotensão?

Sevocê sente dores de cabeça, tontura ao levantar-se, não sendo de pulsoenergético ou fraco, pode ter hipotensão. No entanto, este não é um sintoma deproblemas de saúde. Em muitos casos, as pessoas que têm pressão arterial baixadesfrutam de uma vida mais saudável e mais longa do que os indivíduos cujapressão arterial é mais perto da média.

Existemtratamentos incontáveis ​​para isso. Tomar medicamentos ou fazer uma dieta dedesintoxicação pode ser útil. No entanto, existe uma opção ou uma maneira maisacessível para prevenir ou tratar a hipotensão: os medicamentos chineses.

Existemervas que podem ajudar a tratar a hipotensão, como ginseng, aveia e bagas deespinheiro. Também há medicamentos tradicionais chineses que são úteis para amelhoria da circulação sanguínea, como Dang Shen, Huang Qi, Dang Gui, HuangJing, Bai Zhu, Wu Wei Zi, mistura de Ma Huang, Zhi Ke, Sheng Ma, e Gan Cao.

Nãoimporta qual seja o caso, um bom exame médico é o melhor para determinar acondição, a fim de tratar e prevenir a pressão arterial baixa.

Outrosremédios chineses:

DandelionRoot – a raiz do Dandelion é conhecida como um eficaz purificador do sangue porcausa de seus sais, que nutrem o sangue. Um polissacarídeo de insulina também éencontrado nessa raiz e tem propriedades que aumentam a imunidade. Tome 1colher de chá de este medicamento três vezes ao dia, dependendo da gravidade doseu estado de saúde.

Pu-Chung-I-Chi-Tang– essa fórmula chinesa é uma combinação de ginseng e astragalus, que é umtônico. Essa combinação é boa para a pressão arterial quando tomadaregularmente. A fórmula pode ser consumida como chá ou tomada em forma de pó.Como chá, coloque meia colher de chá de raízes desfiadas em um copo de água eferva por um minuto e meio. Deixe descansar por 20 minutos e beba uma ou duasvezes ao dia. Em pó, misture um grama das raízes pulverizadas em três colheresde sopa de água e beba de duas a três vezes ao dia.

TianWang Bu Xin Dan – serve como um tônico para o sangue, sendo eficaz devido aoseu conteúdo natural, que vem de diferentes ervas chinesas.

Procurea orientação de um médico para obter melhores resultados na manutenção dapressão arterial normal.

Publicadoem: Isnare.com (texto adaptado)

Benefícios da cereja fresca

$
0
0

A cereja fresca tem altas concentrações deantocianina, um anti-inflamatório natural. Deve ser comida ao natural oumisturada com iogurte ou vitaminas. Cereja é o fruto da cerejeira, plantaoriginária da Ásia, que deve ser cultivada em regiões frias. A cereja é umfruto pequeno, com dois centímetros aproximadamente, arredondado, de corvermelha, polpa macia e suculenta. Existem muitas variedades da fruta, todascontendo vitamina A, cálcio e fósforo. As árvores que não produzem fruto sãocultivadas como planta ornamental no Japão. A cereja pode ser consumida aonatural, como sobremesa. É usada na preparação de conservas, compotas, bebidascomo o cherry e o kirsh. Ao natural a cereja tem propriedades refrescantes,diuréticas e laxativas, além de dar um toque de elegância na decoração de doces,sorvetes e coquetéis.

Éfonte de Vitamina A e C. Além de fornecer sais minerais como cálcio, ferro efósforo.

Podeser classificada segundo seu grau de acidez. A doce, de polpa macia esuculenta, é servida ao natural, como sobremesa. A ácida, de polpa bem maisfirme, é usada na fabricação de conservas, compotas e bebidas licorosas.

Éalcalinizante, remineralizante, combate a desinteria, sendo eficaz contra aarteriosclerose.

Hiperatividade e aditivos químicos

$
0
0

Ahiperatividade é uma doença? A Ritalina é um medicamento eficaz para tratá-la?Não e não!

Hiperatividadenão é uma doença. É um engodo perpetuado por médicos que não têm a menor noçãodo que estaria errado com essas crianças. Para encontrar um tratamento eficaz emuitas vezes uma cura para a criança "hiperativa", é necessário emprimeiro lugar obter o diagnóstico correto.

Dr.Vernon Coleman, conhecido autor de inúmeros livros sobre a preservação erecuperação da saúde, escreve:

"Hojerecebi a carta de uma leitora cujo filho foi diagnosticado como sofrendo dehiperatividade e a quem o médico havia receitado Ritalina. Infeliz com odiagnóstico e ainda mais infeliz com a receita, a leitora decidiu experimentaralgo simples: removeu todos os aditivos químicos da alimentação do filho. Emmenos de quinze dias, o comportamento dele havia mudado, o problema haviadesaparecido, todos os professores (que entusiasticamente apoiam a Ritalina)haviam notado a mudança e telefonaram para a mãe para lhe dar os parabéns.Quando a mãe lhes disse a verdade, simplesmente não acreditaram".

Fonte:Taps

As crianças e os florais de Bach

$
0
0

Ascrianças reagem maravilhosamente aos florais e, na maioria das vezes, muitomais rápido do que os adultos, pois são puras, inocentes, sem ter vivido muitasfrustrações nem ter acumulado sentimentos negativos.

Seusproblemas emocionais, apesar de reais para elas, não são tão difíceis deresolver. Ao escolher as essências para elas, precisamos observar atentamentealguns itens: como se comportam perante uma dificuldade; se brincam isoladas ougostam de ficar em grupo; se são egoístas ou não; além do seu temperamento ehumor.

Étambém de grande importância ouvir o que elas têm a dizer.

Cadacriança tem uma personalidade distinta, encarando a seu modo a vida com suasdificuldades, decepções e mudanças, reagindo de forma diferente de acordo com oseu temperamento.

ODr. Bach disse: "Todos sabemos que uma mesma enfermidade pode afetar aspessoas de diferentes maneiras". Assim, se uma criança contrai sarampo,pode ficar irritada; a outra poderá ficar quieta e sonolenta. Uns pedem colo emimo, outros ficam assustados ou nervosos e há os que preferem se isolar.Portanto, se uma mesma enfermidade produz tantos efeitos diferentes, certamentenão haverá sentido em tratar-se unicamente a enfermidade. O melhor é tratarcada uma das crianças, conforme a sua personalidade, para que o sarampo váembora.

Omais importante no processo de cura é como a criança reage à doença, pois aívamos poder encontrar a essência floral que lhe trará de volta o equilíbrioemocional e, como consequência, a saúde.

Nãosó o comportamento da criança na doença, mas também na escola, em casa, nasdificuldades da vida, nos são de grande valia para encontrarmos a essência (ouas essências) que vão ajudá-la a atravessar a infância com mais saúde ealegria.

Atéos bebês se comportam de modo diferente perante a mesma situação. Quando estãocom fome, por exemplo, alguns ficam zangados, outros chorosos e outroscontinuam alegrinhos e a necessidade passa desapercebida pela mãe.

Descreverei,a seguir, alguns comportamentos das crianças que podem ser associados àsessências florais de Bach:

FloralMimulus: a criança do tipo Mimulus é aquela envergonhada e tímida, que tem medode enfrentar o mundo, de ficar sozinha, do escuro, de bichos, de vivenciarsituações novas como ir à escola, andar de avião ou entrar na água do mar. Emuma festa, por exemplo, já chega escondida atrás da mãe, com medo das pessoas,dos estranhos, do barulho, do palhaço, com dificuldade de olhar nos nossosolhos de cabeça erguida.

FloralRed Chestnut: a criança do tipo Red Chestnut é aquela que se preocupa demaisquando seus pais ou irmãos adoecem, se machucam ou demoram a chegar em casa.Fica pensando que pode ter acontecido algo ruim com eles. Angustiam-se muitoquando um amigo está triste ou passando por algum problema.

FloralCerato: a criança do tipo Cerato é aquela, por exemplo, que, apesar de já terescolhido seu brinquedo numa loja, fica perguntando a todos se acham queescolheu certo; ou que numa prova responde tudo a lápis e fica apagando ao verque o colega do lado fez diferente da sua.

FloralGentian: a criança do tipo Gentian é aquela que, diante de qualquerdificuldade, por menor que seja, fica triste e desmotivada. Por exemplo: quandotira uma nota baixa, quando perde um brinquedo, quando não pode ir a uma festaou passeio, quando fica doente.

FloralClematis: a criança do tipo Clematis é aquela distraída, sonhadora, de olhardistante, vivendo num mundo mágico e cheio de amigos imaginários. Sua mentecriativa a leva para fantasias e a deixa longe da realidade. Pode terdificuldades na escola pela sua falta de concentração.

FloralImpatiens: a criança do tipo Impatiens é aquela que fica extremamente irritadaquando alguma coisa demora um pouco mais para acontecer, não sabe esperar. Éimpaciente, irriquieta, geralmente nervosa, tensa, podendo apresentardificuldade para dormir e sono leve, mexendo-se muito durante à noite. Por terraciocínio rápido, termina logo as tarefas na escola, movimentando-seansiosamente no seu lugar até receber nova orientação.

FloralLarch: a criança do tipo Larch é aquela que, na classe, mesmo achando que sabea resposta, não fala, deixando para os colegas para não correr o risco deerrar. Evita os esportes, principalmente os de competição, por não se acharcapaz de vencer. Foge de falar em público ou participar de alguma demonstraçãoou teatro. Não se aventura a fazer nada sozinha, necessitando sempre do pai, damãe ou de um irmão à sua frente para ajudá-la.

Existemmuitos outros florais de Bach, cada um específico para um padrão depersonalidade, que podem auxiliar não só as crianças, mas o ser humano emqualquer fase de sua vida.

Conheçae experimente os florais, a fim de ter uma vida mais saudável e feliz.

Fonte:PARONI, M; PARONI, C. Aprenda a ser feliz com os florais de Bach. 2 ed. SãoPaulo: M. Paroni: C. Paroni, 2003. 176p.

Textoretirado do blog Adorável Naturologia.

Chá oolong – ajuda a emagrecer e é mais potente que o chá verde

$
0
0
Anovidade agora para quem quer emagrecer é o chá oolong, uma variedade da plantaCamellia sinesis, originário da Chinae também conhecido como qingcha (chá verde azulado).

Adiferença do chá oolong para o chá verde está no processo de fermentação à quala planta é submetida, já que as duas são originárias da planta da mesmaespécie.

Ooolong é semifermentado, o que lhe confere uma maior quantidade de flavonoidesdo que o chá verde.

Umapesquisa americana comprovou que mulheres que consumiram chá de oolong após oalmoço aumentaram 10% o gasto de energia e as que tomaram chá verde o gasto foide apenas 4%, portanto, o oolong possui mais efeitos estimulantes dometabolismo do que o chá verde.

Ochá oolong é rico em flavonoides, é estimulante e antioxidante natural, quecombate o envelhecimento das células. Além disso, como acelera o metabolismo,ajuda a emagrecer.

Ochá oolong deve ser consumido após as refeições ou em chás da tarde,acompanhado de algum alimento. O ideal é consumí-lo duas vezes ao dia.

Paraprepará-lo, basta ferver um litro de água e esperar dois minutos para abaixar atemperatura (o ideal é 90°). Acrescente sete colheres de sobremesa rasas daplanta e deixe em infusão por dois a quatro minutos.

Textode Francine Schmidt – nutricionista

Viewing all 1525 articles
Browse latest View live