Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Anemia: o que fazer?

$
0
0
Segundoa Organização Mundial de Saúde (OMS), 30% da população mundial têm algum tipode anemia. Além disso, o número de casos entre as crianças menores de dois anoschega a quase 50% do total. Por consistir na redução dos níveis de hemoglobinano sangue, cuja principal função é transportar o oxigênio dos pulmões para ascélulas, a anemia merece atenção.

Sintomas da anemia

Fadigae cansaço fácil, palidez de pele e mucosas, sonolência e dificuldade de concentração,vertigens e desmaios e falta de apetite são alguns dos sintomas. Os menosfrequentes são palpitações, batimento cardíaco alto, náuseas, dores de cabeça,esquecimento, icterícia e dor abdominal. Mas os sinais são variáveis e dependemda gravidade do quadro, da velocidade de instalação, dos níveis de hemoglobinae da doença que causou a anemia.

Causas da anemia

Asprincipais causas da anemia são carencial, hereditária, por destruiçãoperiférica dos eritrócitos, decorrente de doenças crônicas e de doenças damedula óssea. A mais comum é a primeira (ferropriva), que pode ser desencadeadapela deficiência de ferro, de vitamina B12 ou de ácido fólico. Medidasalimentares podem prevenir e auxiliar no tratamento das anemias, sobretudo ascarenciais.

Oferro é um nutriente essencial para a vida e atua principalmente na síntese(fabricação) das células vermelhas do sangue e no transporte do oxigênio paratodas as células do corpo.

Como prevenir

Amelhor arma para a prevenção da anemia ferropriva é, sem dúvida, umaalimentação bem variada, rica em alimentos que naturalmente possuem ferro e emalimentos enriquecidos e fortificados com o ferro. Em casos mais graves deanemia, é necessário entrar com medicamento, mas isso será avaliado pelonutricionista e pelo médico.

Asmelhores fontes naturais de ferro são os alimentos de origem animal – carne deboi, frango, peru, porco, peixe e mariscos – por possuírem um tipo de ferro maisbem aproveitado pelo nosso organismo (ferro heme).

Outrosalimentos, de origem vegetal, também possuem ferro (mas não o ferro heme),porém esse ferro nem sempre é biodispónivel para o nosso corpo, não sendoabsorvido ou com pouca absorção. Entre eles destacam-se as leguminosas (feijão,grão-de-bico, fava, lentilha, ervilha), os grãos integrais ou enriquecidos,nozes, castanhas, rapadura, açúcar mascavo e as hortaliças (couve, agrião,taioba, salsa). Para uma melhor absorção do ferro presente nos alimentos, érecomendado o consumo de alimentos com alto teor de vitamina C (ela aumenta abiodisponibilidade do ferro e a sua absorção pelo nosso organismo), comoacerola, abacaxi, goiaba, kiwi, laranja, limão, pimentão, repolho e tomate, namesma refeição que o alimento fonte de ferro.

Algunsalimentos, porém, inibem a absorção do ferro, devendo ser evitados na mesmarefeição (geralmente as grandes refeições: almoço e jantar), como chá, café,leite, queijo e seus derivados.

Fonte:Viva Mais Saudável (texto adaptado)

Refrigerante zero também é vilão da dieta

$
0
0

Quemestá de dieta sempre procura evitar a ingestão de refrigerantes. Por causa daenorme quantidade de açúcar e do grande teor calórico, refrigerantes sãoconsiderados inimigos da balança. Os chamados refrigerantes zero passaram a seruma opção para as pessoas em constante dieta e que adoram a bebida.        

Devidoao seu baixo teor calórico e à pequena quantidade de açúcar, muitos têm apreferência de beber os conhecidos refrigerantes zero, em vez dos comuns. Sãobebidas que prometem baixo risco de ganho de peso, sempre alinhados àpropaganda da geração saúde.

Entretanto,esta bebida está longe de ser considerada saudável. Bebidas de quantidadesínfimas de açúcar apresentam quantidade excessiva de sódio. O sódio em nossoorganismo é responsável pela retenção de liquidos, muitas vezes sobrecarregandorins e fígado.   

Nutricionistasaconselham que, durante a refeição, deve-se evitar a ingestão de líquidos, queatrapalham a digestão do alimento e proporcionam um falso sentimento de estarsatisfeito, levando a pessoa a se alimentar minutos mais tarde.

Refrigeranteszero podem causar danos à saúde. Sua ingestão deve ser feita ocasionalmente,colaborando assim para uma boa dieta.

Textode Rodolpho Medeiros

Tratamento natural da impotência sexual

$
0
0

Onaturopata José Antonio Pacheco, de Dourados, apresentou aos pacientes umproduto natural encontrado em Mato Grosso por um mateiro que dizia “resolverqualquer problema”. Ele testou o produto e garante: “É um pó mágico com 100% desatisfação sexual”.

SegundoPacheco, o produto é natural e não oferece risco à saúde dos usuários. A únicaorientação é não tomar ou ingerir qualquer derivado do leite em seguida. Acomposição dá resultado em 40 minutos.

Onaturopata revela que ainda existe um tabu entre os homens com relação àsexualidade. “Eles ainda têm vergonha, uns pregam ser um super-homem quando arealidade não é bem assim. Existem ainda casos de ejaculação precoce e atémesmo de perder o desejo sexual ou de disfunção erétil, por isso quando tomam okanjin sentem satisfação”, diz ele.

Apósreclamações da vida sexual, um paciente diabético contou que por indicação deseu advogado tomou o kanjin. Segundo explicações, ele passava mal com a pílulaazul e, então, experimentou o produto. “Depois disso ele me colocou contra aparede e disse que eu precisava divulgar essa informação, já que tantos homenstinham o mesmo problema que ele e não sabiam o que fazer”, relatou Pacheco.

Energético

Kanjiné um composto 100% concentrado de ervas naturais e qualquer pessoa de 18 a 90anos pode tomar, de acordo com o naturopata. A embalagem em sachê é uma dosecompleta. Para saber mais sobre o produto, basta entrar em contato com aclínica “Vida Saudável”, localizada na Rua Nelson de Araújo, 26, no Centro deDourados. Telefone 3422-0697.

Fonte:MS Já (texto adaptado)


Observação da autorado blog

Oproduto realmente é muito bom. Ele foi testado por conhecidos meus e oscomentários são todos favoráveis. Alguns até revelaram ter melhorado dadisfunção erétil após o uso por um período curto. Parece que o produto temervas que são boas para a circulação. O único fator que desabona o kanjin é opreço, em média R$ 25 a unidade (dose única). Também existe o kanjin feminino.

Benefícios da canela-da-china

$
0
0

Acanela-da-china ajuda a controlar o nível de açúcar e de colesterol no sangue, oque previne o risco de doenças cardíacas. Para usufruir dos benefícios daespeciaria, basta polvilhar um pouco de canela em pó no café ou no cerealmatinal. Mas deve ser canela pura, e não aquelas misturadas que vendem nossupermercados.

Aspartes mais úteis da canela são o córtex dessecado e o óleo. O óleo é obtidodas folhas por destilação, por arraste a vapor. Seu principal constituinte é oaldeído cinâmico, cujo teor pode ser superior a 80%.

Propriedadesmedicinais: adstringente, afrodisíaca, antisséptica, aperiente, aromática,carminativa, digestiva, estimulante, hipertensora, sedativa, tônica evasodilatadora.

Fonte:Marcela Nutrição (texto adaptado)

Sementes de abóbora

$
0
0

Assementes de abóbora são uma grande fonte de magnésio. Para consumi-las,toste-as no forno e coma-as por inteiro, inclusive com a casca, que é rica emfibras.

Ouso de sementes de abóbora na medicina chinesa data do século XVII, com relatosno combate de parasitas intestinais. As sementes são retiradas dos frutoscompletamente maduros e postas para secar rapidamente ao sol. Contém de 44 a50% de fração oleosa (rica em ácidos graxos mono e poli-insaturados), elevadoteor de fibras (23-27%) em relação às demais sementes, albuminas (proteínas –37-40%), a cucurbitacina (um glicosídeo resinoso), sais minerais, especialmentezinco, magnésio e potássio, vitaminas do complexo B, sais do ácido fólico(folatos) e outras substâncias ainda desconhecidas.

Comtais características, a abóbora e sua semente são alimentos de interessenutricional para crianças, adolescentes, gestantes, pessoas em convalescença etodos que desejam melhor desempenho de memória e inteligência.

Assementes são mais terapêuticas se consumidas frescas e cruas, com ou sem casca.Melhor ainda se deixadas de molho durante a noite e batidas num suco ouvitamina pela manhã. A semente de abóbora torrada e salgada, como normalmentecomercializada, não apresenta o mesmo valor terapêutico descrito a seguir.

Ricoem ácidos graxos monoinsaturados, o óleo contido nas sementes de abóboraapresenta resultados benéficos no tratamento de problemas da vesícula(congestão e cálculos) e próstata (hiperplasia).

Coração– O óleo contido na semente da abóbora é comparável ao azeite de oliva quantoao seu elevado teor de ácidos graxos monoinsaturados, já reconhecidos comobenéficos ao sistema cardiovascular. Estudos revelam que o seu consumo diáriotem efeito redutor das taxas de colesterol e triglicérides. As vitaminas A, B1,B2, E, niacina, ácido fólico, e os minerais magnésio, zinco, ferro, cobre,potássio, manganês, cálcio e selênio complementam este pacote alquímico quepromove saúde ao coração.

Pressãosanguínea – Aposte na semente de abóbora para prevenir e tratar hipertensãoarterial. Rica em potássio (919 miligramas), este mineral cumpre importantefunção no controle da pressão arterial. Homens e mulheres precisam consumircerca de 2.000 miligramas de potássio por dia.

Prisãode ventre – A concentração de fibras na semente de abóbora é bastante elevada,o que torna o consumo diário desta semente muito indicado na prevenção etratamento da prisão de ventre. Mas não esqueça que a semente crua é muito maisbenéfica que a torrada e que o aumento do consumo de fibras deve seracompanhado pelo adequado consumo de líquidos: água, sucos e alimentos crus.

Pele,cabelo e olhos – Rica em vitamina E (3,910 miligramas), uma vitamina dereconhecida ação antioxidante, a semente de abóbora consumida diariamente podeser um coadjuvante no combate ao envelhecimento precoce não só da pele, comodas células de todo o organismo. A dose recomendada para homens e mulheres é de15 miligramas ao dia.

Ricaem vitamina A (6,2 microgramas), previne doenças como a degeneração macular.

Oóleo extraído da semente de abóbora, usado tanto interna quanto externamente,auxilia no tratamento de queda de cabelo, quando combate o DHT (dihidrotestosterona),que é o hormônio que penetra nos receptores dos folículos pilosos, iniciando umprocesso de enfraquecimento e perda dos cabelos.

Próstata– A semente de abóbora tem sido considerada um dos melhores tratamentosnaturais na prevenção de problemas da próstata e trato urinário. Seus lipídiose alta concentração de zinco melhoram a tonicidade dos músculos da bexiga,descongestionando a próstata. Ela pode ser ministrada como um coadjuvante nahipertrofia e inflamação da próstata, e também para prevenir quadros deinflamação da vesícula urinária.

Receita:cozinhe 150 gramas de sementes inteiras de abóbora (frescas e cruas, semdescascar) em 1 litro de água filtrada por 20 minutos em fogo lento. Deixeesfriar e transfira para uma garrafa ou recipiente de boca larga. Não énecessário coar, pois as sementes permanecerão no fundo e poderão ser jogadasfora após o total resfriamento. Tome um copo desta água três vezes ao longo dodia.

Vermífugo– As sementes da abóbora têm ação anti-helmíntica (vermífuga), particularmenteno combate à tênia. O que lhe confere esta notável propriedade são componentesativos de caráter resinoso localizados no embrião e na membrana verde dasemente: a cucurbitacina. Alguns autores mencionam a semente crua e descascada,outros a semente torrada. De qualquer forma, como se trata um tratamento dedose única, a indicação é de 100 a 150 gramas (crianças) e 200 a 250 gramas(adultos).

Fonte:Marcela Nutrição (texto adaptado)

A culinária indiana e a saúde

$
0
0

O alimento que ingerimos, sua origem, a forma como nos alimentamos, os horários, atemperatura, a estação do ano e o estado físico e emocional em que nosencontramos no momento em que fazemos nossas refeições são alguns dos fatoresque influenciam em como esse alimento será processado e absorvido por nossoorganismo.

Sesomos o que ingerimos, talvez esteja na hora de darmos mais atenção às nossasrefeições diárias e tentar transformar estes simples instantes em momentos decomunhão e plena atenção. Nossa digestão e a qualidade do processamento dosalimentos feito pelo nosso corpo dependem muito de como está nossa mente,sentimentos, pensamentos e vibrações. Já ouviu falar que não devemos comerquando estamos com raiva ou irritados? Pois bem, eu diria que, para nãomorrermos de fome, devemos a todo tempo observar nosso estado mental e tentarelevá-lo sempre que necessário.


Cardápio dos doshas

PITTA

Deveenfatizar a rotina em relação ao horário do almoço. Pitta tende a sentir fomepor volta do meio dia, e negligenciar essa necessidade pode desequilibrá-lo.São favoráveis os sabores doce, amargo e adstringente. Também uma dieta queseja fria (refrescante), levemente seca e um pouco pesada. Os alimentos devem serfrescos, crus ou semicrus, podendo diminuir os estimulantes. Deve beber batantelíquido, sucos verdes ou de uva, maçã, etc.


VATA

Precisaestabelecer em sua vida uma rotina diária, que acalme e que seja regular. Issoimplica hábitos como levantar no mesmo horário, dormir cedo, não fazerexercícios extenuantes. Comer em horários regulares, de preferência de três em trêshoras, sem exgerar nas quantidades para evitar problemas de má digestão. Nadieta, deve priorizar os sabores doce, ácido e salgado, o picante pode serusado em pequena quantidade. Dar preferência a alimentos quentes, pesados,umedecidos e nutritivos.


KAPHA

Tendea um metabolismo mais lento, de modo que ele deve aquecer e estimular o sistemadigestivo. Deve aumentar a quantidade de alimentos mais quentes, mais leves emenos oleosos e reduzir os alimentos mais frios e pesados. São favoráveis ossabores picantes, amargos e adstringentes. A pessoa do tipo kapha não devecomer demais; além disso, deve ingerir ervas e especiarias que ajudem nadigestão, na eliminação de muco e toxinas, e que sejam diuréticas, comocavalinha, erva-doce, gengibre, hortelã e canela.


Antídotos alimentares

Naculinária ayurveda utilizamos as especiarias para combater os possíveis efeitosnegativos que certos alimentos nos causam. Dependendo do nosso dosha original,ou mesmo dos desequilíbrios que estamos atravessando, nosso organismo reage deformas distintas a determinados alimentos.

Asespeciarias, além de ajudar na formação de enzimas digestivas, facilitando apassagem do alimento pelo trato intestinal, também trabalham positivamente naprevenção de doenças, por terem propriedades antioxidantes.

Alimentos, efeitos negativose antídotos

Queijo – aumenta o muco e causa congestão.Antídotos: pimenta-do-reino e pimenta-malagueta.

Ovo– aumenta pitta. Antídotos: salsa e açafrão.

Sorvete– aumenta o muco e causa congestão. Antídotos: cravo e cardamomo.

Coalhada– aumenta o muco e causa congestão. Antídotos: coentro e cardamomo.

Iogurte– aumenta o muco e causa congestão. Antídotos: cominho, gengibre e cardamomo.

Peixe  – aumenta pitta. Antídotos: coco, limão, limae açafrão.

Carnevermelha – é pesada para a digestão. Antídotos: pimenta-malagueta,chilli e cravo.

Aveia – aumenta kapha. Antídotos: açafrão, mostardae cominho.

Arroz – aumenta kapha (digestão difícil) e a gordura.Antídotos: cravo e pimenta em grão.

Trigo   – aumenta kapha (digestão difícil) e agordura. Antídoto: gengibre.

Legumes– provocam gases e distensão. Antídotos:  alho,pimenta-do-reino, pimenta-malagueta, gengibre e sal.

Batata – produz gases. Antídoto: ghee compimenta em grão.

Tomate– aumenta kapha (digestão difícil). Antídotos: lima e cominho.

Abacate– aumenta kapha (digestão difícil). Antídotos: açafrão, limão, alho e pimenta-do-reino.

Banana – aumenta pitta e kapha. Antídoto: cardamomo.

Frutassecas – agravam vata. Antídoto: embeberem água.

Nozes – produzem gases e aumentam pitta.Antídoto: embebidas de véspera e cozidas em óleo de gergelim.

Álcool – estimulante e depressivo. Antídoto: mastigar umquarto de colher de chá de sementes de cominho ou meia de sementes de cardamomo.

Chápreto –   estimulante e depressivo.Antídoto: gengibre.

Cafeína– estimulante e depressiva. Antídoto: noz-moscada em pó com cardamomo.

Repolho– produz gases. Antídoto: preparo com óleo de girassol e açafrão.

Alho– aumenta pitta. Antídoto:    cocogrelhado e limão.

Alface – produz gases. Antídoto: óleo deoliva com limão.

Chocolate– estimulante. Antídotos: cardamomo e cominho.

Doces – aumentam muco e causam congestão.Antídoto: gengibre em pó.

Tabaco– estimulante e aumenta pitta. Antídotos: gotu kola e cálamo.

Receitas ayurvédicas e a saúde

$
0
0

Paragarantir um bom funcionamento intestinal e a liberação de toxinas, é indicadotomar um copo d’água morna com gotas de limão todas as manhãs em jejum. Para odosha kapha, acresectar um pouco de mel, para pitta um pouco de sal, e no casoda dúvida de qual o dosha pertencente, considerar apenas a água e o limão.

Pararenovar a flora intestinal e apaziguar pitta em excesso (queimação), manipularuma parte de iogurte natural com duas partes de água, misturando dentro de umpano como um escorredor; deixar escorrer a água até que o iogurte se seque e setranforme em uma ricota. A parte líquida se chama buttermilk e pode ser usadacomo bebida acrescida de mel ou como tempero para saladas acrescida de coentro.

As especiarias e suaspropriedades terapêuticas

Ostemperos e as especiarias têm importância fundamental na culinária indiana e naayurveda. Além dos seus vários sabores e aromas, as especiarias possuemcaracterísticas terapêuticas, ajudando na digestão, regulando e estimulando oapetite. Funcionam como antídoto dos alimentos, pois podem neutralizar aspropriedades pesadas, dissipar os gases e facilitar a digestão.

Asespeciarias têm muitas propriedades medicinais e são úteis na maioria dasdoenças de pulmão, cabeça ou aparelho gastrintestinal.

Emgeral, as especiarias diminuem kapha e vata e aumentam pitta. São picantes,quentes, têm um efeito pós-digestivo picante e propriedades leves, secas,quentes, aromáticas, sutis e límpidas; são estimulantes, carminativas,antiespasmódicas, diaforéticas e expectorantes; ajudam a limpar os canais,queimam ama (toxinas) e promovem a atividade mental.

NaÍndia, para alguém ser considerado bom cozinheiro, é necessário que seja, antesde tudo, um malsachi, um misturador de especiarias, o que é compreensível numaterra em que até um simples chá é arte de sutilezas: seu massala chai, porexemplo, é mistura delicada de ervas e especiarias. Nenhum outro povo doplaneta soube, como este, misturar cheiros e sabores da natureza com tantaexuberância, harmonia e conhecimento.

Principaisespeciarias e suas propriedades

-Anis ou erva-doce (Sounf): estimula a digestão. É usada como refrescante apósas refeições. Regula a mestruação e alivia dores abdominais.

-Assa-fétida (Hing): é uma combinação de várias resinas obtidas de certasplantas persas. De cor amarelo-marrom, tem um aroma muito forte. É um poderosoagente digestivo e também indicado para o tratamento de problemas respiratórios.Indipensável na culinária indiana, deve ser usado em pequenas quantidades.Quando frita em óleo fervente, adquire um sabor refinado, lembrando trufas.

-Canela (Dalchini): usada como estimulante das funções digestivas e notratamento de sinusite, gripes e dores de garganta. É um bom analgésico,desintoxicante e expectorante.

-Cardamomo (Ilaichi): muito estimado por sua capacidade digestiva, regula aquantidade de ácido no estômago e ajuda a parar vômito e tosse. Ajuda a regularo metabolismo do açucar e previne a formação de muco. É antídoto de lactícinioscomo o leite e iogurte.

-Coentro (Dhaniya): As sementes na forma integral ou em pó talvez sejam aespeciaria mais utilizada em toda a Índia. Bom para constipação, gripes econdições de sangue tóxico. Também limpa e descongestionam o fígado e é bompara digestão nervosa e hiperacidez. Essencial no preparo de masalas.

-Cominho (Jira): bom para o tratamento da diarreia, disenteria e cólicas. Quandotostado ou frito, solta mais aroma e se torna mais facíl de moer. É um dosprincipais ingredientes da garam massala.

-Cravo-da-índia (Loung): moderadamente afrodisíaco, estimula as atividades doestômago, promove a digestão, rejuvenece e purifica o sangue. O óleo de cravo éusado como poderoso analgésico e alivia a dor de dente.

-Cúrcuma ou açafrão-da-terra (Haldi): membro da família do gengibre, é uma raízde cor amarelada. Pode ser usada na forma natural, mas é geralmente usada em pópara refogados e pratos de legumes. Antibiótico natural, melhora a digestão edesenvolve a flora intestinal. Purifica o sangue e estimula a formação de novascélulas. Deve ser usado em alimentos com muita proteína.

-Gengibre (Adrak): é um bom expectorante, analgésico e estimulante. Usado notratamento de gripe, indigestão, vômito, dores abdominais, hemorroidas, dor decabeça. É fartamente usado como tempero.

-Gergelim (Til): bom para rejuvenecer, fortalece as articulações e é usado parasolidificar as fezes nos casos de diarreia. As sementes pretas são boas para osdentes e ossos porque contêm maior quantidade de energia solar. É usadonormalmente em doces e para polvilhar pães.

-Mostarda (Rai e Sarsõ): negra, branca e castanha. Muito usada para temperar osrefogados e nos picles. Tem propriedades analgésicas, alivia a congestão eneutraliza as toxinas. Serve como antídoto para constipações e comidas pesadas,como o queijo.

-Noz-moscada (Jaifal): sedativo eficaz para dores abdominais, dismenorreia einsônia. É um ótimo calmante, alivia a contração muscular. Tem um saboraromático e açucarado.

A mostarda e seus diversos benefícios

$
0
0

Assementes de mostarda são utilizadas desde a Antiguidade tanto no uso culináriocomo medicinal. Os egípcios usavam a mostarda para combater problemasrespiratórios.

Amostarda pode ser usada para aliviar dores nas costas e nos músculos,desentupir o nariz, reduzir os sintomas da artrite reumatoide e da asma,diminuir os sintomas da menopausa e os problemas respiratórios, bem como ajudaa prevenir o câncer.

Amostarda é rica em vitamina A, responsável pela integridade da pele e dasmucosas; e vitaminas do complexo B, importantes no metabolismo energético. Éuma boa fonte de selênio, um nutriente que ajuda a reduzir os sintomas da asma;e de ômega-3, ácidos graxos, ferro, cálcio e zinco.

Assementes contêm enzimas que inibem o crescimento de células cancerígenasexistentes e também possuem um efeito protetor contra a formação de novascélulas.

Omagnésio que ajuda a reduzir a pressão arterial, regula o sono nas mulheres quesofrem com os sintomas da menopausa e reduz a frequência de crises deenxaquecas.

Ahortaliça é facilmente encontrada em feiras, sendo consumida crua ou cozida, emsaladas e sopas.

Utilidades

Paraaliviar dores nas costas, prepare um banho de imersão com mostarda. Coloquecerca de 200 ml de semente de mostarda normal (amarela) na banheira e ponhaágua quente. Depois da banheira cheia, misture bem e relaxe pelo menos 15minutos. Pode optar por colocar a mistura diretamente na zona que lhe causador.

Paraaliviar a congestão nasal, misture água quente com um pouco de mostarda, molheum pano nessa mistura e coloque em seguida sobre o peito.

Chá de especiarias

Cháque mistura erva-doce, canela e semente de mostarda em porções iguais. Aliviadores musculares e dá energia. Essas especiarias foram escolhidas porcombaterem o envelhecimento e serem ótimos antioxidantes. A canela é uma dasespeciarias mais utilizadas no mundo inteiro. Ela tem alto poder conservante.Na época das múmias do Egito, era usada como conservante.


Óleos usados nas massagens terapêuticas

$
0
0

Oayurveda recomenda o uso de óleos medicinais para alcançarmos os melhoresbenefícios da massagem terapêutica indiana. Os óleos são nutrientes para apele, segundo a visão oriental, pois contêm proteínas e carboidratos, que sãoabsorvidos pela epiderme e assimilados; isso leva à prevenção da secura(aumento de vata), melhora do brilho e evita o envelhecimento prematuro.

Amassoterapia indiana é sempre feita com óleos que serão escolhidos de acordocom o tipo de desequilíbrio predominante no paciente. Os melhores são aquelesfeitos com sementes de plantas cultivadas organicamente, já que são facilmenteabsorvidos, nutrem a pele e auxiliam na prevenção do envelhecimento.

Óleo de mostarda – É um óleo muito popular de massagem na Índia (alivia doresmusculares dos lutadores e fisiculturistas). O óleo de mostarda é amargo,picante, leve e amornante, destrói as doenças causadas por vata e kapha,aumenta pitta e o calor corporal. Nos casos de dores articulares e reumatismo,a associação do óleo de mostarda à cânfora traz bons resultados

Óleo de gergelim – É um dos óleos maispopulares no Oriente, muitas vezes utilizado como base para outras formulaçõesde óleos medicinais. O gergelim possui sabor doce, amargo e adstringente, além terde propriedades amornantes. Este óleo, segundo a tradição indiana, é indicadonas doenças causadas por vata e kapha aumentados e aumenta o pitta corporal.Esta planta é rica em substâncias antioxidantes, aminoácidos e minerais, sendoindicada em alterações do sistema nervoso, inchaços, pele seca (aumento de vata),nutrição dos cabelos (é muito usado para massagem na cabeça) e reumatismo. Umamassagem na planta dos pés com este óleo antes de deitar tem forte podercalmante sobre o organismo, favorecendo o sono.

Óleo de coco – É usado como base emmuitos cosméticos e sabonetes. A planta apresenta sabor doce e propriedadesrefrescantes, por isso está indicada nas pessoas com pitta (fogo) aumentado nocorpo. Na Índia, este óleo é comumente utilizado nas queimaduras, eczemas e micosespela sua propriedade antisséptica. É muito utilizado pelas mulheres no Oriente,pois deixa os cabelos saudáveis e bonitos. A massagem com óleo de coco refrescao calor corporal e auxilia o corpo a absorver mais prana (energia) do ar. NaÍndia, o coco é considerado uma fruta sagrada e com muitas propriedadesmedicinais.

Óleo de amêndoas – É um excelente óleopara massagem, sendo muito usado na Índia nas crianças e idosos. Possuipropriedades amornantes e sabor doce. É indicado para pessoas com kaphaaumentado no corpo. Deve-se colocá-lo ao sol por 40 dias para aumentar suaspropriedades terapêuticas. Muitas vezes é misturado com leite e usado comotônico pelos lutadores indianos. Quando utilizado na massagem, é ótimo para osmúsculos, aumenta a vitalidade e é indicado para inchaços e securas da pele. NoOriente também é indicado para melhorar a saúde dos cabelos e do sistema nervoso.

Óleo de rícino – Possui sabor doce,amargo e adstringente e propriedade quente. Está indicado para pessoas com vataaumentado, pois alivia a secura da pele. O óleo de rícino possui propriedadescurativas e nutridoras e um efeito alcalino no corpo. Para uso oral, estáindicado para constipação, gases, cólicas e úlceras. Também auxilia naeliminação de toxinas acumuladas devido a problemas digestivos e atua comoafrodisíaco quando misturado ao leite, aumentando a longevidade.

Textoescrito por Dr. Aderson Moreira da Rocha, diretor-presidente da AssociaçãoBrasileira de Ayurveda

Receita para desintoxicação – buttermilk

$
0
0

Obuttermilk ou takra é uma bebida terapêutica à base de iogurte integral e águaou – no caso do buttermilk ocidental – do leitelho proveniente da elaboração doqueijo e da manteiga. Segundo o ayurveda, a principal característica dobuttermilk é “laghu” – leve, possuindo os sabores doce, ácido e levementeadstringente, não causando peso quando consumido, pois é facilmente digerido.

Éindicado principalmente para a regulação da flora bacteriana intestinal e dacapacidade de absorção e assimilação do organismo, no tratamento de anemias. Oconsumo contínuo do buttermilk limpa e desintoxica os intestinos e aliviaconstipação. Ele é rico em vitaminas do complexo B, cálcio, potássio eelementos probióticos, além de ser uma opção para pessoas com intolerância àlactose devido à baixa taxa deste açúcar no buttermilk. Fresco, é excelentebebida para pitta, tonifica o intestino delgado e pode ser muito útil notratamento de hemorroidas, além de combater acne e espinhas – buttermilk é umabebida com qualidades refrescantes, perfeitas para ser ingerido frio nasestações quentes. Acalma e estabiliza o dosha vata. Pode ser ingeridoocasionalmente por kapha (devido à sua leveza) mais diluído em água do que paraos outros biotipos.

Obuttermilk nunca deve ser fervido, apenas amornado. É indicado pela ayurvedacomo antídoto no uso indevido de ghee e oleações excessivas ou malaplicadas  e utilizado como substituto doóleo na terapia do shirodhara para pessoas pitta, sendo esta modalidade chamadade takradhara.

 Receitas

Buttermilkpara vata (salgado): 1 parte de iogurte integral, 1 parte de água, 1/3 de colherde cafezinho de cominho, 1/4 de colher de cafezinho de coentro, 2 pitadas depimenta-do-reino, 1 pitada de sal

Buttermilkpara vata (doce): 1 parte de iogurte integral, 1 parte de água, 1/3  de colher de cafezinho de cardamomo em pó, ½colher de cafezinho de erva-doce em pó, ½ colher de sopa água de rosas.

Buttermilkpara pitta: 1 parte de iogurte, 1 parte de água, 1/3 de colher de cafezinho decoentro em pó, 2 colheres de água de rosas, 4 folhas de hortelã fresca.

Buttermilkpara kapha: 1 parte de iogurte, 1 e ½ parte de água, ½ colher de cafezinho decanela, 1 pitada de cardamomo e de pimenta-do-reino. Não adoçar.

Modode preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador por 4 minutos e deixedescansar por meia hora. Observe que uma leve camada gordurosa vai se formar nasuperfície. Ela pode ser retirada com auxílio de uma colher, mas não énecessário. Evite adoçar. Todas as receitas acimas podem ser feitassubstituindo o iogurte pelo leitelho.

Comofazer o leitelho - buttermilk mais leve com pouquíssima gordura

1colher de suco de limão para cada xícara de leite integral

Deixea mistura descansar por algumas horas e coe, separando o leite talhado dobuttermilk. Pode ser guardado por três semanas na geladeira para o consumo.Quanto mais antigo, mais ácida a mistura vai se tornando.

Desintoxicaçãocom buttermilk

Emterapias de desintoxicação, deve-se ingerir o buttermilk logo pela manhã. Eledeve estar morno – não esquente demais para não matar as bactérias do iogurte.E pode ser temperado com especiarias próprias para o seu dosha, mas não deveser adoçado. Ingerir por 10 dias consecutivos.

Equilibrando alimentos ácidos e alcalinos

$
0
0
Umsurpreendente número e variedade de problemas físicos e doenças pode sercausado por alimentos produtores de acidez após a digestão. Hoje a vastamaioria da população nas nações industrializadas sofre de problemas causadospelo estresse da acidose, porque tanto o estilo de vida moderno como a dietapromovem a acidificação do ambiente interno do corpo. A atual dieta ocidentaltípica é largamente composta de alimentos formadores de ácidos (proteínas,cereais, acúcares). Alimentos promotores de alcalinidade, como os vegetais, sãoconsumidos numa escala muito menor. Estimulantes como tabaco, café, chá eálcool são também extremamente acidificantes. O estresse e a atividade física(tanto insuficiente como em excessivo) também causam acidificação.

Muitosalimentos são alcalinizantes por natureza, mas alimentos processados são namaioria acidificantes. É importante consumir pelo menos 60% de alimentosalcalinizantes em nossa dieta para manter a saúde. Precisamos de abundância defrutas frescas e particularmente de vegetais (alcalinizantes) para equilibrarnossa necessidade de consumo de proteínas (acidificantes). E precisamos evitaralimentos processados, doces ou carboidratos simples, não apenas porque elessão acidificantes, mas também porque eles elevam o índice de açúcar no sanguemuito rápido (alto índice glicêmico, portanto engordam). Além de serem pobresem nutrientes, podem ser intoxicantes.

Qual o pH do corpo?

Aágua é o composto mais abundante no corpo humano, 70%. O corpo contém uma gamaenorme de soluções, as quais podem ser mais ácidas ou menos ácidas. O pH(potencial de hidrogênio) é a medida da acidez ou alcalinidade de uma solução –a relação entre íons positivamente carregados (acidificantes) e íonsnegativamente carregados (alcalinizantes). O pH de qualquer solução é a medidade sua concentração de íons hidrogênio. Quanto maior o índice do pH, maisalcalino e mais rico em oxigênio o fluido é. Quanto menor o pH, mais ácido epobre em oxigênio é o fluído. O pH varia de 0 a 14, sendo 7 o índice deneutralidade. Tudo acima de 7 é alcalino, e abaixo de 7 é considerado ácido. Osangue humano deveria ser levemente alcalino (de 7,35 a 7,45). Abaixo ou acimadessa faixa significa sintomas e doença. Se o pH do sangue se move para baixode 6,8 ou acima de 7,8 as células param de funcionar e o corpo morre. O corpo,portanto, se esforça em equilibrar o pH. Quando esse equilíbrio é comprometido,muitos problemas podem ocorrer. Uma dieta desequilibrada e rica em alimentosacidificantes, como proteínas, açúcar, cafeína e alimentos processados, exerceuma pressão no sistemas de regulação do corpo para manter a neutralidade do pH.A estocagem extra requerida pode debilitar o corpo de substâncias mineraisalcalinas, como sódio, potássio, magnésio e cálcio, fazendo a pessoa tender ater doenças crônicas e degenerativas. Os minerais são "emprestados"de órgãos vitais e ossos para compensar (neutralizar) a acidez e removê-la comsegurança do organismo. Por causa desse esforço, o corpo pode sofrer danosevero e prolongado – uma situação que pode ocorrer sem detecção por anos.

Problemas de saúdecausados por acidose

Sevocê tem um problema de saúde, muito provavelmente está sofrendo de acidose. Aspesquisas mostram que, a menos que o pH do corpo esteja levemente alcalino, ocorpo não pode autocurar-se. Assim, independentemente de que método você usepara cuidar da saúde, ele não será eficaz enquanto seu pH não estiverequilibrado. Se seu pH não estiver equilibrado, voce não pode, por exemplo,assimilar vitaminas, minerais e suplementos nutricionais. O pH de seu corpoafeta TUDO. A acidose diminuirá a capacidade do corpo de assimilar minerais eoutros nutrientes, diminuirá a produção de energia nas células, diminuirá acapacidade de seu organismo reparar células doentes, diminuirá a capacidade doorganismo para livrar-se de minerais pesados, auxiliará a reprodução de célulasde tumores e fará o corpo mais susceptível de fadiga e doencas. Um pH ácidopode ocorrer devido a dieta acidificante, estresse emocional, sobrecarga detoxinas ou reações do sistema imunológico ou qualquer processo que dificulte ascélulas de absorver oxigênio ou outros nutrientes. O corpo tentará compensar opH ácido usando minerais alcalinos. Se a dieta não contiver mineraissuficientes para compensar, ocorrerá uma acidificação celular.

Acidosepode causar os seguintes problemas: dano cardiovascular; ganho de peso,obesidade e diabetes; problemas da bexiga; pedras nos rins; deficiênciaimunológica; aceleração do dano por radicais livres; problemas hormonais; envelhecimentoprematuro; oosteoporose e dor nas juntas; dores musculares e aumento do ácidolático; baixa energia e fadiga crônica; digestão e eliminação lentas; aumentode fermentações e fungos; falta de energia, fadiga; baixa temperatura corporal;tendência a contrair infecções; perda de iniciativa, prazer, e entusiasmo; tendênciasdepressivas; exaustão rápida; compleição pálida; dores de cabeça; inflammaçãoda córnea e das pálpebras; amolecimento e dolorimento nos dentes; gengivassensíveis, inflamadas; úlceras estomacais e da boca; fissuras no canto doslábios; excesso de ácidos no estômago; gastrite; unhas finas e quebradiças;cabelos secos, quebradicos e queda; pele seca; irritação da pele; câimbras naspernas.

Teste aacidez/alcalinidade do corpo com tiras de papel de teste de pH

Érecomendável você teste seus níveis de pH para determinar se o pH do seu corpoprecisa de atenção imediata. Usando tiras de teste de pH, você pode determinaro seu fator de pH de maneira rápida e fácil na privacidade de sua própria casa.A melhor hora para testar seu pH é por volta de uma hora antes de uma refeiçãoou duas horas depois dela.

Testedo pH da saliva: simplesmente molhe um pedaço de papel com a saliva. Apesar de asaliva geralmente ser mais ácida que o sangue, o pH salivar espelha o do sanguee nos diz o que o corpo retém. É um indicador justo da saúde dos fluídosextracelulares e de suas reservas minerais alcalinas. O pH ótimo para a salivaé de 6,4 a 6,8. Uma leitura abaixo de 6,4 indica insuficiência de reservasalcalinas. Depois de comer, o pH da saliva deve subir para 7,5 ou mais. Umdesvio do pH salivar ideal por um tempo longo é um convite à doença. Se a suasaliva permanece entre 6,5 e 7,5 o dia todo, seu corpo está funcionando dentrode uma faixa saudável. A acidose, a permanência por um tempo longo no estado depH ácido, pode resultar em artrite reumatoide, diabete, lúpus, tuberculose,osteoporose, pressão sanguínea alta, a maior parte dos cânceres e muito mais.Se o pH salivar permanece muito baixo, deve-se ter uma dieta rica em frutas,vegetais e água mineral ou alcalina, bem como procurar remover acidificantesfortes, como sodas, trigo integral e carne vermelha.

Testedo pH da urina: ele indica como o corpo está trabalhando para manter o pHapropriado do sangue. A urina revela os ciclos metabólicos alcalinos(construtores-anabólicos) e ácidos (degradativos-catabólicos). O pH da urinaindica os esforços do corpo para regular o pH através dos “buffer salts" edos hormônios, via rins, suprarrenais, pulmões e gônadas. A urina pode proverum quadro bastante preciso da química do corpo, porque os rins filtram os"buffer salts" da regulação do pH e proporcionam valores baseadosnaquilo que o corpo está eliminando. O pH da urina pode variar de 4,5 a 9,0 nosextremos, mas a faixa ideal está entre 6,0 e 7,0. Se o seu pH urinário flutuarde 6,0 a 6,5 logo de manhã e de 6,5 e 7,0 à noite após o jantar, seu corpoentão está funcionando dentro de uma faixa saudável. O teste da urina podeindicar quão bem seu corpo está excretando ácidos e assimilando minerais,especialmente cálcio, magnésio, sódio e potássio. Estes minerais funcionam como"buffers". "Buffers" são substâncias que ajudam a manter eequilibrar o corpo contra o excesso de acidez ou alcalinidade. Mesmo comquantidades apropriadas de "buffers", níveis ácidos ou alcalinospodem se tornar estressantes para os sistemas reguladores do corpo. Quando ocorpo produz desta acidez ou alcalinidade, ele deve dispensar o excesso. Aurina é o método utilizado pelo corpo para remover qualquer excesso desubstâncias ácidas ou alcalinas que não puderem ser removida pelos "buffers".Se o sistema de "buffering" do corpo estiver sobrecarregado, umestado de "autointoxicação" ocorre, e deve-se atentar para umaredução deste estresse. Os ácidos são produzidos no corpo sempre que voce senteestresse, emoções negativas ou quando voce consome alimentosacidificantes. 

Alimentos alcalinizantese acidificantes

Atendência de um alimento para gerar acidez ou alcalinidade no corpo não temnada a ver com o real pH da comida em si mesma. Por exemplo, limões sãobastante ácidos, entretanto os produtos finais deles após a digestão eassimilação são bastante alcalinos, portante limões geram alcalinidade nocorpo. Da mesma maneira, a carne possui um pH alcalino antes da digestão, masdeixa resíduos ácidos no corpo, então, como quase todos os produtos de origemanimal, a carne é classificada como acidificante. É importante que nossaingestão diária de alimentos aja de maneira a equilibrar naturalmente o pH docorpo. Para manter a saúde, a dieta deve consistir de pelo menos 60% dealimentos alcalinizantes e de no máximo 40% de alimentos acidificantes. Parareconstituir a saúde, a dieta deveria consistir de 80% de alimentosalcalinizantes e 20% de alimentos acidificantes. 

Quandodigerimos um alimento, ele é quimicamente oxidado ("queimado") paraformar água, dióxido de carbono e um composto inorgânico. A natureza alcalinaou ácida desse composto inorgânico que foi formado é que determina se oalimento é alcalinizante ou acidificante. Se o composto inorgânico contivermais sódio, potássio ou cálcio, é classificado como alimento alcalino. Secontiver mais enxofre, fosfato ou cloro, é classificado como um alimentoacidificante.

Umadas formas de corrigir este desequilíbrio excessivamente ácido é ingerir enzimasem forma de suplemento, cálcio orgânico e suplemento de magnésio, mineraiscoloidais, vitamina A e D, e beber sucos de vegetais alcalinos (cenoura, salsãoe beterrada) e de limão. Desintoxique o corpo com frutas e sucos de vegetais.Todos os sucos de frutas e vegetais crus sao alcalinizantes (as frutas setornam mais acidificantes se forem processadas e principalmente se adoçadas comaçucar refinado). Os ácidos do limão são alcalinizantes porque, quando odigerimos, ele produz um resíduo alcalino.

Fonte:Alimentação Viva (texto adaptado) 

Coenzima Q10 pode retardar a progressão da doença de Parkinson

$
0
0

Quandoos especialistas descobriram que os pacientes de Parkinson têm um defeitoenvolvendo a produção de energia nas mitocôndrias, os olhos se voltaram para acoenzima Q10, um nutriente essencial para a produção de energia na mitocôndria.Enquanto os estudos da última década estão longe de ser conclusivos, muitosainda esperam que a coenzima Q10 tenha uma resposta para a cura do Parkinson.

Maisde 60 mil pessoas são diagnosticadas com a doença de Parkinson a cada ano nosEstados Unidos. A doença é crônica e progressiva, causando sintomas comopressurização da fala, dificuldade em controlar movimentos, tremores edepressão. Há medicamentos disponíveis para controlar os sintomas, mas não existenenhuma cura conhecida.

Noentanto, muitos especialistas têm esperança com base em um estudo de 2002 queanalisou a utilização de coenzima Q10 para tratar a doença de Parkinson. Esteestudo incluiu 80 participantes, que estavam em estágios iniciais de Parkinson,antes que qualquer tratamento medicamentoso fosse necessário. Os participantesreceberam aleatoriamente um placebo ou uma dose diária de 300 mg, 600 mg ou1.200 mg de coenzima Q10 por 16 meses.

Osparticipantes foram monitorados utilizando a Unified Parkinson Disease RatingScale, que determina a gravidade da doença. No fim do estudo, participantes quetomaram placebo haviam piorado 49,8%. No grupo de coenzima Q10, aqueles quetomaram 1200 mg por dia mostraram a menor progressão: em média, este grupopiorou 29,6%.

Osresultados positivos deste estudo deram à coenzima Q10 mais um mérito paraadicionar à sua reputação, mas nem todos os especialistas estavam certos detais benefícios. Outro estudo publicado no Archives of Neurology em julho de2007 incluiu 131 pacientes de Parkinson, que receberam 300 mg de coenzima Q10 ouum placebo a cada dia. No final de três meses, os níveis plasmáticos de coenzimaQ10 melhoraram naqueles que tomaram o suplemento, mas os sintomas não apresentarammelhora. Autores do estudo dizem que estes resultados não suportam a idéia deque coenzima Q10pode trazer benefícios para pacientes de Parkinson, porém maispesquisas precisam ser feitas em relação a doses mais elevadas de coenzima Q10.

Parater certeza, os pacientes no estudo tinham casos mais avançados de Parkinsonquando medicação era necessária. O estudo foi muito mais curto em duração doque o estudo de 2002, e a dose de coenzima Q10 foi muito menor do que a doseque mostrou uma diferença significativa no estudo de 2002. Esses fatores tornamdifícil comparar os dois estudos diretamente.

Umresultado que apareceu em ambos os estudos foi a segurança de tomar coenzima Q10em pacientes de Parkinson. O uso a longo prazo de coenzima Q10 não produziuefeitos colaterais negativos e foi bem tolerado, mesmo por aqueles que estavamtomando medicamentos para sua condição. Assim, parece que a adição de uma dosediária de coenzima Q10 é segura para pacientes de Parkinson.

Semefeitos secundários conhecidos e provas inclinadas em uma direção positiva,parece que a coenzima Q10 pode ser um complemento valioso para aqueles comdoença de Parkinson. A ciência moderna tem feito altas doses desse nutrientemais acessível do que nunca, tornando-se um tratamento mais viável através daplaca. Se você quiser aumentar a eficácia de um regime de coenzima Q10, adicionevitamina C e vitamina E. Com base anterior pesquisada, alguns especialistasacreditam que tomar estes três suplementos juntos daria uma arma sinérgicacontra a progressão do Parkinson.

Texto escrito por Elizabeth Walling, escritora freelancer especializada em saúde e nutrição dafamília.

Saibamais em: 

Açafrão – anticancerígeno comprovado

$
0
0

Acúrcuma (Curcuma longa) ou açafrão-da-índia é uma planta da família do gengibre,sendo a raiz a parte mais utilizada na culinária e na medicina. No Brasil,principalmente em Minas Gerais e Goiás, é conhecida como açafrão-da-terra, açafroaou gengibre amarelo. É no rizoma da cúrcuma longa que está o componente maisativo da planta, a curcumina, presente em 2% a 5% deste delicioso tempero.

Acurcumina comercial, encontrada nos mercados a preços bem acessíveis, contémtrês cucurminoides que lhe confere a cor amarelo-alaranjada: curcumina (77%),demetoxicurcumina (17%) e bisdemetoxicurcumina (3%).

Elaé muito consumida na Índia, em média 1,5 g a 2 g por dia de cúrcuma, comotempero. É o principal condimento do curry, ao qual ele dá a cor alaranjada.Estudos recentes mostram que podemos ingerir até 8 gramas ao dia sem efeitoscolaterais, entretanto a biodisponibilidade celular da curcumina é muito baixa,devido à rápida glucoronidação hepática e intestinal. A adição de pimenta-do-reinoaumenta em 2000% a biodisponibilidade do princípio ativo.

Foramencontradas 1.492 referências no Medline sobre a atividade biológica dacurcumina. Recentemente a literatura médica mostrou que a cúrcuma possui osseguintes efeitos:

1.Evita o câncer.

2.Aumenta o efeito da quimioterapia nas situações de resistência a múltiplas drogas.

3.É antiaterosclerótico.

4.É anti-inflamatório.

5.Reduz o colesterol.

6.Diminui a oxidação da LDL.

7.Inibe a agregação das plaquetas.

8.Diminui o tamanho da trombose no infarto do miocárdio.

9.Age contra a diabetes do tipo II – é hipoglicemiante, diminui os níveis dehemoglobina glicosilada e diminui a microalbuminúria.

10.Evita/trata a esclerose múltipla: diminui as crises de exacerbação.

11.Retarda o processo degenerativo do Alzheimer.

12.Corrige alguns defeitos da fibrose cística.

13.Evita/ajuda em doenças inflamatórias dos olhos: uveíte anterior crônica,pseudotumor orbital idiopático.

14.Diminui as dores na artrite reumatoide.

15.Age nas doenças de pele: psoríase e dermatites.

16.Tem efeito na esclerodermia.

17.Estimula a regeneração muscular.

18.Melhora a regeneração das feridas.

19.Cicatriza escaras.

20.Protege o fígado e os rins de lesões tóxicas.

21.Aumenta a secreção biliar.

22.Diminui a formação de cálculo biliar.

23.Tem efeito nas doenças inflamatórias de intestino.

24.Protege contra a formação de catarata.

25.Protege o pulmão da fibrose.

26.Inibe a replicação do HIV.

27.Inibe a reprodução das leishmanias.

Efeitos da curcuminano câncer

Acurcumina possui uma série de efeitos na prevenção e no tratamento do câncer. Éo fitoquímico que inibe o maior número de vias de sinalização, transdução etranscrição que conhecemos e por esse motivo possui potente efeito no câncercomo antiproliferativo, apoptótico, antiangiogênico e antimetastático.

Tambémé um potente agente anti-inflamatório (a inflamação está implicada nacarcinogênese).

Acúrcuma é mencionada nos tratados médicos da Ìndia, da China, do Tibete e doOriente Médio há mais de 2 mil anos.

Atualmente,em idade idêntica aos ocidentais, os indianos têm oito vezes menos cânceres depulmão que os ocidentais, nove vezes menos câncer de cólon, cinco vezes menoscâncer de mama e dez vezes menos câncer de rim. E isso apesar de uma exposiçãoa múltiplos cancerígenos presentes no meio ambiente, numa escala pior que o Ocidente.

ODr. David Servan-Schereiber (autor do livro Anticâncer),quando pesquisava seu próprio câncer, ficou perplexo ao descobrir que mesmotumores cerebrais tão agressivos como o temível glioblastoma multiforme, se mostravamais sensível à quimioterapia quando se prescrevia em paralelo o consumo dacúrcuma.

EmTaiwan, os pesquisadores que tentaram tratar tumores com cúrcuma em cápsulasperceberam que era extremamente mal absorvido pelo organismo, pois a cúrcumanão passa a barreira intestinal. O ideal é sempre ser utilizado misturado àpimenta (piper nigra).

Dica de utilização

Misturarum saquinho comercial de açafrão com meio saquinho de pimenta-do-reino edissolver em azeite de oliva até formar uma pasta. Utilizar em saladas, sopas,temperos, carnes, feijão, arroz, etc.

Linksobre o assunto: Curcumina e câncer: antiproliferativo, antiapoptótico, antiangiogênico e antimetastático.


Alecrim tem efeito semelhante ao do ginseng

$
0
0

Oalecrim tem aplicações muito vastas: utiliza-se para as doenças nos rins,calculoses, vômito, vertigens e tonturas, indigestão, anemia, reumatismo,diarreia, sistema imunitário, epilepsia, vesícula, cansaço, memória, entreoutros. É antisséptico e pode ser utilizado em lavagens, para problemas de pele(juntamente com outras plantas), como tônico capilar e, junto com a sálvia,para combater a caspa.

Oalecrim é um arbusto rústico e persistente, atinge de 50 cm até 2 metros dealtura, com folhas coriáceas, resinosas, lineares e verde-escuras na partesuperior e verde-acinzentadas na inferior. Elas emanam um forte e agradávelaroma. As flores, brancas e rosadas, são muito procuradas pelas abelhas.

Todossabem para que serve, a utilidade e as inúmeras vantagens do ginseng.

Talcomo o ginseng, o alecrim faz aumentar a pressão arterial, embora sejam maisfrequentes os casos de taquicardia relacionados com o ginseng; é estimulante,favorece a atividade mental (memória), o ritmo cardíaco, serve para problemasde hipotensão (pressão arterial baixa) e para os nervos, o estresse e a ansiedade.E tudo isso a um baixo custo em relação ao ginseng.

Nosmelhores tratamentos para os nervos e o estresse utilizam-se estimulantes demanhã e calmantes ao fim da tarde.

Comochá, o alecrim tem um sabor um pouco amargo e é quente, ou seja, tem uma açãofortificante e aquecedora sobre todo o organismo, particularmente o aparelhodigestivo, revigorando e aumentando a disposição e a energia, agindo como umantidepressivo nos casos de esgotamento físico e mental.

Combatea diabetes e tem propriedades antirreumáticas.

Algunsdizem que tomado quente acalma a tosse.

Tambémativa as funções do pâncreas e estimula a circulação.

Externamente,serve para desinfetar feridas e ajudar na cicatrização.

Paraasma: fumo de alecrim (reduzir a pedaços pequenos as folhas secas, fazer um cigarroe fumar quando ameaçar ataque de asma).

Parareumatismo, eczemas e contusões: folhas cozidas no vinho usadas externamente.

Antissépticobucal: infusão comum.

Parasarna: infusão bem forte aplicada externamente.

Cicatrizantede feridas e tumores: folhas secas reduzidas a pó ou suco.

Comomedicação, só se utilizam folhas de alecrim.

Galhosfloridos secando num vaso na casa estimulam a memória.

Usocaseiro: insecticida natural, plantado na horta, protege as outras plantas.

Ramosde alecrim frescos, colocados entre as roupas, defendem-nas de ataque detraças.

Desinfetantede alecrim: ferver folhas e pequenos caules de alecrim durante meia hora. Quantomenos água, mais concentrado será. Espremer e usar para limpar louças e casasde banho.  Para desengordurar melhor,misturar um pouco de detergente. Guardar na geladeira. Dura uma semana.

Aromaterapia:o óleo essencial de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo, artrite.

Ouso popular consagra o alecrim como remédio infalível para curar anemias. Paraisso, basta jogar um ramo de alecrim em um copo de água (cerca de 200 ml) fervente,deixar repousar durante dez minutos, coar e beber meia chícara todas as manhãs,em jejum, mantendo na geladeira. Repetindo este tratamento cinco vezes (cercade um litro de chá) consegue-se curar qualquer anemia.

Paratonturas e sequelas de derrame, preparar um chá com três cravinhos oucravos-da-índia sem cabeça, uma colher de chá de alecrim e uma colher de chá deerva-doce. Tomar à noite antes de dormir.

Oalecrim pode ainda ser usado como tônico capilar e para a caspa. Para isso,faça um chá bem forte com alecrim e sálvia e junte ao xampu, na proporção de umquarto de chá para um frasco de xampu. Pode também preparar uma tintura dealecrim e juntar 10 ou 15 ml ao xampu.

Oalecrim parece ter a particularidade de adaptar o nosso sistema imunológico,adequando as respostas às necessidades do organismo, pelo que tem excelentesresultados nas doenças autoimunes.

Sevocê não gosta do sabor do chá de alecrim, junte um pouco de erva-doce. O chácom estas duas plantas é ótimo também para combater o mau hálito, no entanto,não é aconselhável a pessoas hipertensas.

Fonte:Viagem do Fazer (texto adaptado)

Arroz preto ajuda no combate do câncer e de outras doenças

$
0
0

Produzidohá mais de 4 mil anos na China, o arroz preto tem sido bem difundido na Europa,Estados Unidos e, recentemente, no Brasil. Segundo a Empresa Brasileira dePesquisa Agropecuária (Embrapa), os brasileiros consomem em média 74 a 76quilos de arroz por ano. Em relação ao arroz integral, o arroz preto apresenta20% a mais de proteína e 30% a mais de fibra, além de menor taxa de gorduras ecalorias. 

Estevalioso grão é extremamente rico em hidratos de carbono, óleos, proteínas,compostos fenólicos, fibras, cobalto, vitaminas, niacina, ácido nicotínico,ácido pantotênico, pró-vitaminas C e E, que lhe garantem propriedades especiaispara a saúde.

Se,por um lado, o arroz branco é um dos grãos de maior consumo no Ocidente, é opreto, usado principalmente na Ásia, que traz mais benefícios à saúde, como:

•mais disposição e potência ao organismo;
•controle do colesterol;
•prevenção de doenças cardiovasculares;
•combate ao diabetes, pois ajuda a controlar o nível de glicemia;
•regeneração e oxidação dos tecidos;
•melhor produção de hormônios;
•calorias reduzidas;
•harmonização do funcionamento dos órgãos internos;
•melhora do fluxo sanguíneo;
•participação na manutenção e integridade de veias e artérias;
•prevenção do envelhecimento precoce;
•controle da pressão arterial.

Alémdisso, pesquisas indicam que o arroz preto pode ser um forte aliado no combateao câncer. Juntamente com o arroz integral e o parboilizado, o preto contémmetionina, substância que colabora para o bom funcionamento da memória.

Érico também em antocianina, pigmento antioxidante que lhe confere a cor escurae protege as artérias, impedindo danos ao DNA. Possui ainda alta concentraçãode ferro, composto responsável pelo transporte e armazenamento do oxigênio noorganismo. Não à toa, o arroz preto vem sendo considerado pela comunidadecientífica um poderoso alimento funcional.


Angélica-chinesa e TPM

$
0
0

Aangélica-chinesa (Angelica sinensis) é um tônico tradicional utilizado na Ásiacomo auxiliar do sistema reprodutor feminino. Contudo, os especialistasocidentais continuam a discutir a eficácia da planta. Embora exista no estadoselvagem na Ásia, a angélica-chinesa é também muito cultivada para finsmedicinais na China (a espécie A. sinensis) e no Japão (a A. acutiloba), ondemuitas mulheres a tomam diariamente para manter uma boa saúde em geral. A formaterapêutica mais espalhada deriva da raiz da A. sinensis, planta de caules ocosque pode atingir 2,5 m de altura e produz flores brancas. Entre os outros nomesda angélica-chinesa, figuram dang gui, dong quai e tang kuie.

Indicações principais

Trataproblemas da menstruação e da menopausa.

Corrigeos padrões anormais de hemorragia.

Aliviaos sintomas da síndroma pré-menstrual (SPM).

Aliviaas dores menstruais.

Reduzos afrontamentos da menopausa.

Diminuia secura vaginal associada à menopausa.

Outras indicações: ajuda a baixar atensão arterial, pois dilata os vasos sanguíneos, facilitando ao coração o seutrabalho de bombear o sangue para todo o corpo – o que acarreta o benefícioacrescentado de melhorar a circulação periférica.

Como atua

Pensa-seque a angélica-chinesa conserva o útero saudável e regulariza o ciclomenstrual. Pode também dilatar os vasos sanguíneos e aumentar o afluxo dosangue a vários órgãos. Porém, mesmo entre os especialistas das plantasmedicinais, continuam a existir dúvidas sobre os seus benefícios. Uma dasrazões pelas quais a atividade da angélica-chinesa tem sido difícil de avaliaré o fato de ser muitas vezes tomada em combinação com outras plantas.

Nota

Aangélica-chinesa não deve ser utilizada por mulheres grávidas ou que amamentam.

Aspessoas que tomam fármacos anticoagulantes devem consultar um médico outerapeuta antes de utilizarem a angélica-chinesa.

Aangélica-chinesa pode agravar as menstruações com fluxo abundante e aumentar asensibilidade da pele ao sol.

Possíveis efeitossecundários

Aangélica-chinesa pode ter um ligeiro efeito laxante e aumentar o fluxomenstrual. Proteja-se do sol enquanto a tomar, pois a raiz contém compostos, ospsoralenos, que tornam algumas pessoas mais sensíveis à luz do sol, podendosofrer queimaduras graves.

Como tomar

Paraaliviar a SPM, dores menstruais e afrontamentos, tomar diariamente 600 mg deextrato de angélica-chinesa. Pode-se obter o mesmo efeito tomando o equivalenteem gotas de tintura. Em cápsulas, comprimidos ou líquido, os extratos devem sernormalizados para conter 0,8 a 1,1% de ligustilida. Como alternativa, pode-setomar um preparado em que se combine a angélica-chinesa com outras plantasmedicinais reguladoras da menstruação, como o anho-casto, o alcaçuz e oginseng-da-sibéna. Para acabar com os sintomas da SPM, deve-se tomar aangélica-chinesa nos dias em que não estiver menstruada. Se sofrer também dedores menstruais, continue a usar a planta até a menstruação cessar. Para doressem SPM, comece a tomar angélica-chinesa até a véspera do dia previsto parainício da menstruação. Para afrontamentos, usar diariamente. O efeito destaplanta pode demorar até dois meses para se revelar completamente.

Indicações de compra

Sepretende experimentar esta planta para dores menstruais ou sintomas damenopausa, compre mesmo angélica-chinesa ou japonesa (A sinensis ou A.acutiloba), pois as angélicas europeia (A. archangelica) e americana (A.atropurpúrea) têm ambas sido muito usadas para afecções respiratórias eperturbações do estômago, mas não demonstram efeitos reais no abrandamento dosproblemas ginecológicos.

Fonte:Vida de Qualidade (texto adaptado) 

Nota da autora do Cura pela Natureza

Faziaum bom tempo que eu tinha cólicas e dor de cabeça no período menstrual. Resolviusar a angélida-chinesa (Angelica sinensis) e em pouco tempo senti melhora. Comeceia tomar uma semana antes da menstruação e no período menstrual não senti nada. Pelocontrário, me senti muito bem e com muita disposição. Tomei duas xícaras aodia. Comprei a angélica-chinesa na Mercearia Sim Sim. Ela vem em forma de raiz.Eu usei uma raiz para um litro de água. Faço o chá colocando a raiz e a água nofogo. Depois de ferver, espero dois minutos e desligo o fogo. Deixo amornar etomo durante o dia. Para mim foi o melhor remédio/chá que tomei até hoje.   

Carnes processadas: um perigo a ser evitado

$
0
0

Osembutidos de antigamente, produzidos de forma artesanal, ainda que levassemrestos de bichos, órgãos e outras carnes não utilizadas em seu estado normal,eram muito saudáveis porque não continham corantes, conservantes (como os malfaladosnitratos e nitritos), realçadores de sabor (como o glutamato monossódico) emuito menos continham restos de “sabe-se lá o que”.

Daforma como são produzidos hoje, só nos resta sugerir que você fique longe dosembutidos, para o bem da sua saúde e dos seus filhos. A não ser que você tenhaa sorte de saber prepará-los em casa da forma tradicional ou conheça alguém deconfiança que prepare.

Numestudo recente, mais de 1.500 pacientes sofredores de adenomas colorretais(pólipos pré-cancerígenos no cólon) tiveram suas dietas investigadas. Váriosanos depois eles foram reexaminados para saber se seus pólipos haviamretornado.

Ospacientes que tinham uma dieta rica em carnes processadas, incluindo salsichas,salames, mortadela, bacon, linguiças, etc., apresentaram um risco muito maiorde desenvolver novamente o problema. Entretanto, aqueles com dietas ricas emoutras carnes frescas, como galinha caipira, estavam com o risco diminuído. Ocâncer colorretal é o segundo tipo de câncer que mais mata nos Estados Unidos,mais de 57.000 pacientes morrem a cada ano.

Science Daily,December 21, 2005.
American Journal ofClinical Nutrition December 1, 2005; 82(6): 1169-1177

Mais algumas razõespara evitar as carnes processadas

Umpar de estudos recentes indentificou potenciais riscos à saúde relacionados aoconsumo de carnes processadas, incluindo câncer de mama e obstrução pulmonarcrônica.

Oconsumo de carne vermelha processada ou incorretamente preparada (como emchurrascos) está ligado a uma maior incidência de câncer de mama, uma conexãoainda mais forte quando se trata de mulheres na pré-menopausa.

Umadas explicações pode estar nos compostos produzidos quando a carne é grelhadaem altíssimas temperaturas – aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticospolicíclicos –, que comprovadamente promovem o crescimento de tumores.

Outroestudo, com mais de 7.000 pacientes – a maioria deles idosos –, mostrou quecarnes curadas, como presunto, bacon, salsichas e lingüiças, estão relacionadasa uma pior função pulmonar e um risco maior de obstrução pulmonar crônica,mesmo se levando em conta a dieta e inúmeros outros fatores de risco. Ospacientes que mais consumiam carnes processadas eram também normalmente os queconsumiam menos frutas, verduras e legumes, o que pode ter colaborado para oproblema.

American Journal ofRespiratory and Critical Care Medicine, vol. 175, no. 8, April 15, 2007:798-804.

British Journal ofCancer, Vol. 96, No. &, april 10, 2007: 1139-1146 (Free Full-Text Study)
  

Depressão e qualidade da alimentação

$
0
0

Quandoa pessoa sofre de depressão crônica, o tratamento é feito através de medicaçãoe psicoterapia. No entanto, se o indivíduo sofrer de uma depressão leve oumoderada, alguns nutrientes presentes nos alimentos podem trazer benefícios,auxiliando no combate aos sintomas depressivos. Por isso, a qualidade daalimentação consumida pelo indivíduo deprimido é tão importante.

Adepressão é um distúrbio emocional caracterizado por alteraçõescomportamentais, de pensamento e emocionais. A pessoa depressiva apresenta umhumor triste e tenta se afastar de todo convívio social.  O indivíduo com depressão apresenta baixosníveis de serotonina, um neurotransmissor responsável por  proporcionar a sensação de bem-estar erelaxamento nas pessoas.

Estudos científicos realizados

Váriosespecialistas na área de nutrição, nutrologia e psiquiatria conduziram algunsestudos científicos que revelaram a importância de uma boa alimentação paramelhorar o quadro clínico da depressão. De acordo com alguns deles, otriptofano, um aminoácido essencial presente em alimentos ricos em proteínas,como laticínios e carne, e que não é produzido naturalmente pelo organismohumano, pode ser adquirido através do consumo de alguns alimentos.

Segundopesquisas realizadas, o triptofano pode ocasionar a produção da serotonina, umneurotransmissor diretamente relacionado à sensação de prazer e bem-estar Porisso, os suplementos da substância 5HTP (Tripotofano) são recomendados emalguns casos de depressão, sendo mais indicados para pessoas que apresentamcarência desse nutriente, pois uma dieta equilibrada é capaz de suprir asnecessidades diárias desse aminoácido.

Ossuplementos seriam mais eficazes nos distúrbios leves de humor e na melhora doproblema da insônia. Vale ressaltar que pesquisas mais conclusivas devem serfeitas  para comprovação da eficáciadesse nutriente no combate aos sintomas depressivos. A substância é contraindicadatambém em pacientes portadores de enfermidades cardiovasculares ou com câncer.

Depressão e suplementaçãode vitaminas

Deacordo com especialistas, as vitaminas B9 (ácido fólico) e B12 são muitoimportantes para a produção de vários neurotransmissores, atuando comomoduladores dos sistemas hormonal e neurológico do indivíduo. Quando a pessoa está sofrendo de depressão, háuma redução do nível desses nutrientes na corrente sanguínea, daí a necessidadeda suplementação dessas vitaminas para  amenizaros sintomas depressivos e aumentar o efeito da medicação antidepressiva.

Segundoos profissionais especializados, não há aparentemente interações medicamentosasou efeitos adversos no uso dessa suplementação, já que o excesso dessasvitaminas normalmente é eliminado pela urina do paciente.

Carência dedeterminadas substâncias e depressão

Otriptofano é um aminoácido que interfere na síntese do neurotransmissor  serotonina, que é responsável pela sensação debem-estar nas pessoas. Por isso, quando o indivíduo está deprimido não podedeixar  de comer massas, pão e arroz,alimentos que auxiliam na absorção do triptofano, um aminoácido essencialpresente em alimentos ricos em proteínas, como peixes, carnes e algunslaticínios.

Umaalimentação à base de proteínas, complexo B, folato, magnésio, cálcio, selênioe ômega 3 e 6 auxilia no combate à depressão. Outro alimento também apontadocomo influente no estado depressivo dos indivíduos é a pimenta vermelha. Pesquisasrecentes revelaram que ela pode aumentar a produção dos neurotransmissoresresponsáveis pelo estado de alerta do indivíduo – a adrenalina e anoradrenalina.

Infusõescomo chás de camomila também foram descritas como eficientes para uso empessoas com depressão pelo efeito relaxante e redutor da sensação de ansiedade,tão comum no quadro de depressão.

Alimentos que podemmelhorar a depressão

Deacordo com especialistas na área de nutrição e nutrologia, alguns alimentos têma capacidade de estimular o bom humor das pessoas e por isso mesmo podem serconsumidos por pessoas com sintomas de depressão. Entre alguns, elesrecomendam:

Banana– pode reduzir a ansiedade e auxiliar a pessoa a ter um sono calmo.  Além disso, a banana é uma fonte de vitaminaB6, responsável pela produção de energia.

Mel– bom estimulante de serotonina, o neurotransmissor responsável pelo prazer e pelobem-estar.
Alface– rica em fosfato, proporciona efeitos relaxantes nas pessoas quando consumida.É eficiente também no combate ao cansaço físico.

Espinafre– por ter ácido fólico e potássio, previne a depressão. Contém também fosfato,vitamina A, C e do complexo B e magnésio, que auxiliam na estabilização dapressão arterial, garantindo ao sistema nervoso do indivíduo um bomfuncionamento.

Valeressaltar que a depressão é uma doença grave que deve ser acompanhada por umpsiquiatra na prescrição da medicação antidepressiva e de um psicólogo no apoiopsicoterápico. Os alimentos, neste caso, apenas auxiliam a amenizar os sintomasdo distúrbio.

Textode Salete Dias

Propriedades medicinais da Mucuna pruriens

$
0
0

Plantaproveniente da Índia, reconhecida pelas suas propriedades afrodisíacas, estimulatambém a deposição de proteínas nos músculos e aumenta a força e a massamuscular. Aumenta os níveis de L-dopa, um inibidor da somatostatina. O seuextrato é também conhecido por estimular o estado de alerta e melhorar acoordenação.

Indicações/benefícios

  • Doençade Parkinson (contém L-dopa natural).
  • Impotênciae disfunção erétil.
  • Comoafrodisíaco e para aumentar a testosterona.
  • Comoanabólico e androgênio, fortalecendo os músculos e ajudando a estimular ohormônio do crescimento.
  • Ajudandona perda de peso.

Aayurveda é sem dúvida o sistema mais antigo de medicina no mundo – e a únicamedicina tradicional para estar baseada em princípios científicos. O uso daerva M. pruriens na medicina ayurvédica vem de épocas de mais de 4.500 anosatrás. M. pruriens tem um perfil bioquímico fascinante, contendo uma grandequantidade de ingredientes ativos, como nicotina, serotonina e L-dopa (oudihidroxifenilalanina) – o precursor principal do neurotransmissor dopamina,isolado por cientistas índios em 1936.

Quandoa dopamina produzida pelos neurônios é afetada pela doença de Parkinson,resulta em tremores incontroláveis, rigidez dos músculos, dificuldades parafalar, escrever e se equilibrar e lentidão de movimentos. A deficiência subclínicade dopamina é responsável pelo sentimento de depressão e falta de desejosexual.

Adopamina é considerada o neurotransmissor "feelgood", produzido pelocérebro quando se quer "estar contente" ou dar ao corpo uma"recompensa". É também um intermediário na produção de norepineprina(ou noradrenalina, o neurotransmissor que nos desperta do sono) e é efetivo aestimular a produção do hormônio de crescimento (HgH).

Emum estudo comparativo com animal na doença de Parkinson, na qual quantidadesiguais de princípio ativo eram usadas, o extrato de Mucuna pruriens mostrou serduas a três vezes mais efetivo que o L-dopa sintético. Isso sugere que seja operfil bioquímico da erva como um todo, e não só o princípio ativo, que éresponsável por aumentar sua efetividade significativamente tratando sintomasda doença. Estudos humanos também mostraram benefícios neurológicos importantespara M. pruriens, ao contrário do L-dopa sintético – tolerância excelente equase nenhum efeito colateral.

Éprovável que quando se toma um extrato da erva juntamente com tribulus terrestrisaumenta-se a quantidade de L-dopa que alcança o cérebro. Tribulus contém uminibidor moderado de monoamina oxidase, uma enzima degradante da dopamina. Estemodo natural de melhorar os efeitos de M. pruriens foi reconhecido por médicosayurvédicos durante mais de 1.000 anos.

Oextrato padronizado de Mucuna pruriens estimula a secreção de hormônio docrescimento (HgH) pela glândula pituitária. O hormônio do crescimento éindubitavelmente o hormônio antienvelhecimento mais poderoso: encoraja a massamuscular e desencoraja a gordura de corpo, melhora a força e nivela a energia,aumenta o senso de bem-estar e tem uma influência positiva em muitos outrosaspectos de saúde.

M.pruriens também é usado na medicina ayurvédica para restabelecer a libido(junto com tribulus terrestris); aumentar os níveis de testosterona (comomostrado em um estudo controlado) e dopamina; em casos de esterilidademasculina e feminina (aumentando a contagem de esperma e encorajando aovulação); melhorar a agilidade mental, a coordenação motora e tratar condiçõesde apatia.

Estudosfarmacológicos mostraram sua utilidade como estimulante de SNC,anti-hipertensivo, estimulante sexual e mais.

Efeitoscolaterais: doses elevadas de Mucuna pruriens podem causar superestimulação,aumento da temperatura corpórea e insônia.

Contraindicações:a semente pode causar problemas de nascimento e estimular a atividade uterina.Deve ser evitado por mulheres durante a gravidez. Mucuna pruriens mostrou ter ahabilidade de reduzir o açúcar do sangue. Aqueles com hipoglicemia ou diabetesdevem usar somente sob supervisão médica. Mucuna pruriens possui atividadeandrogênica, aumentando os níveis de testosterona; pessoas com síndromesandrógenas excessivas devem evitar o uso. Mucuna pruriens inibe a prolactina. Casovocê tenha uma condição médica resultando em níveis inadequados de prolactinano corpo, não use a menos que sob supervisão médica. A semente contém altaquantidade de L-dopa. Levodopa é o medicamento usado para tratar doença deParkinson. Pessoas com doença de Parkinson devem apenas usar sob supervisãomédica ou de um terapeuta.

Doserecomendada: 400 mg uma vez ao dia ou em doses divididas, duas vezes ao dia, ouconforme recomendação médica. Cada 400 mg deve conter em média 15% de L-dopapadronizado.

Fonte:Renata Dias (texto adaptado)

Conhecendo a semente de chia

$
0
0

Asemente de chia, ou semente de sálvia, é da família da linhaça, podendo serempregada na culinária da mesma maneira e muito interessante para os queapresentam alergia à linhaça.

Assimcomo a linhaça, apresenta cores diferentes: dourada e escura, branca ou preta.A branca fica mais discreta nas receitas.

Éum excelente substituto do ovo em receitas.

Paraum ovo grande, utilize uma colher das de sopa de chia triturada em 1/4 dexícara de água. Aguarde uns cinco minutos para formar um gel e utilize.

Opoder aglutinante da chia é tão bom que ela pode substituir parte da gomaxantana ou CMC nas iguarias sem glúten, podendo até mesmo omiti-los. Ótimaopção para as pessoas que apresentam intolerância à goma xantana ou ao CMC.Para este fim, basta substituir a quantidade pedida na receita pela mesmaquantidade de chia triturada.

Assementes de chia eram utilizadas na alimentação dos incas, maias e astecas porproporcionar uma grande energia e resistência. Foram redescobertas e estãosendo reintroduzidas na alimentação saudável devido a estudos ressaltando seusnutrientes e propriedades.

Contémcinco vezes mais cálcio do que o leite; tres vezes mais ferro que o espinafre; quinzevezes mais magnésio que os brócolis; duas vezes mais potássio que a banana; trêsvezes mais antioxidantes que o mirtilo. É também rica em manganês e boro (quetambém é fundamental para os ossos).

Depoisde séculos de obscuridade, a semente da planta Salvia hispanica, conhecida comochia, mais uma vez assume um papel como fonte de alimento de suma importânciana dieta de pessoas conscientes do papel da alimentação na saúde. Chia é apalavra maia para força. Chamaram a chia de "alimento executivo",porque os mensageiros poderiam correr o dia todo com apenas um punhado desementes e com uma incrível resistência.

Oque as pesquisas estão constatando é que as sementes de chia têm um dos maioresperfis de benefícios científicos de todos os alimentos conhecidos, incluindo:baixar o nível de açúcar no sangue; baixar a pressão arterial; aumentar aenergia e a resistência; melhorar a saúde cardiovascular; estimular ocrescimento e o desenvolvimento neurológico da criança; contribuir para afluidez da membrana neural; melhorar as funções neurológicas; melhorar a saúde docólon e do intestino; diminuir o refluxo gastroesofágico e a azia; tornar aperda de peso saudável;

Achia também oferece um surpreendente equilíbrio de macronutrientes, óleos efibras. Com mais cálcio que o leite integral, mais magnésio que brócolis, maiscapacidade antioxidante que a uva mirtilo, mais ferro que o espinafre, maispotássio que bananas e mais proteína que o feijão, a soja e a ervilha, também éa mais alta fonte de ômega 3 de origem vegetal. É um alimento de megaenergia econstrutor de endurance (resistência). Por não ter glúten, é ótima paracelíacos.

Comofonte de proteínas, as sementes são facilmente digeridas e absorvidas,resultando em um rápido transporte de nutrientes para o tecido e para autilização pelas células. Esta assimilação eficiente faz a chia muito eficazquando o rápido desenvolvimento do tecido é necessário, como durante períodosde crescimento de crianças e adolescentes, o crescimento e regeneração dostecidos de uma mulher durante a gestação e a lactação, durante o treinamentoatlético ou competições que necessitam de grande resistência e durante areabilitação de uma lesão ou doença.

Assementes de chia oferecem a maior porcentagem natural conhecida de ácido graxo,ômega 3 (60%-64%). Os ácidos graxos são necessários para a absorção dasvitaminas lipossolúveis A, D, E e K e da atividade glandular normal,especialmente para as suprarrenais e a glândula tireoide. Eles também nutrem apele e são essenciais para deixar saudáveis mucosas e nervos, bem como para o funcionamentonormal do sistema reprodutivo. Também podem ser importantes na redução dedepósitos de colesterol.

Acamada externa da semente é rica em fibras solúveis e mucilagem. As fibrasinsolúveis arrastam detritos e toxinas das paredes do cólon.

Comoas sementes de chia podem conter até dez vezes seu peso em água, há uma maioreficiência na utilização dos fluidos do corpo e o equilíbrio de eletrólitos docorpo é muito melhor. Isso também significa uma melhor absorção de nutrientes,enquanto permite uma regulação mais eficiente do intestino. O coloidegelatinoso hidrofílico formado pelas sementes de chia, quando misturado comágua e o suco gástrico, cria uma barreira física entre os carboidratos e asenzimas digestivas. Os carboidratos são digeridos e transformados em glicose(açúcar no sangue) a um ritmo lento e uniforme, com um pico de insulinanecessário para reduzir o nível de açúcar no sangue, por isso a chia é ótimapara pessoas com diabetes. Essa lenta conversão de carboidratos em energia é umgrande auxiliar na resistência tão sonhada pelos maratonistas.

Essegel no estômago retarda a digestão e a absorção dos carboidratos e tem um dosperfis mais amplos de nutrientes que qualquer alimento disponível. Essa riquezade nutrientes ajuda a criar uma sensação de saciedade ao longo de um períodosignificativo de tempo, porque muitas das necessidades nutricionais do corpoestão sendo totalmente satisfeitas. Beber um copo de gel de chia antes de umarefeição pode reduzir significativamente a fome e a necessidade de comer tanto,bem como diminuir o desejo por alimentos doces. Essa plenitude ajuda noemagrecimento saudável, sem comprometimento da saúde.

Achia pode ser armazenada por longos períodos de tempo, até cinco anos, semficar rançosa. Isso acontece porque ela contém antioxidantes poderosos queprotegem seus óleos saudáveis.

Textode Claudia Marcelino

Viewing all 1525 articles
Browse latest View live