Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live

Alimentos que ajudam na prevenção de vários tipos de câncer

$
0
0

Certos alimentos agem diretamente na imunidade do corpo. Frutas, verduras, peixes e alguns temperos estão na lista
  
Hámais de trinta anos, pesquisadores em todo o mundo estudam a relação entre aalimentação e a saúde das pessoas. Hoje já se sabe exatamente como algunsalimentos agem no organismo e fortalecem a principal aliada na luta contra ocâncer: a imunidade.

Paracombater o crescimento anormal das células, o organismo faz a apoptose, quandoo núcleo se fragmenta e os pedacinhos são degradados por enzimas. Quando osistema de defesa falha, as células se multiplicam desordenadamente, formando otumor. Os nutrientes de alguns alimentos despertam proteínas que reproduzemesse comportamento de defesa.

Conheçaalguns deles e em quais alimentos estão presentes:

Licopeno:antioxidante indicado para prevenir o câncer de próstata.
Alimentos:tomate e goiaba vermelha.

Ômega3: desestrutura uma parte da membrana celular e, com isso, os sinaisespecíficos de crescimentos tumorais deixam de funcionar. Experimentalmente,ele é poderoso contra o câncer de mama.
Alimentos:peixes marinhos, como salmão e sardinha.

Reverastrol:atua dentro da célula e na membrana que a envolve, impedindo a angiogênese, ouseja, o crescimento de novos vasos sanguíneos por onde o tumor se espalha.
Alimentos:uva, suco de uva e vinho

Fibras:protegem o intestino grosso. Durante a digestão, as fibras solúveis sãofermentadas por bactérias do bem e, dessa reação química, surge o ácidobutírico, que inibe o crescimento de células malignas. Já as fibras insolúveisprevinem o câncer porque facilitam a digestão.
Alimentos:frutas (solúveis) aveia, trigo e arroz integral (insolúveis).

Epigalocatequinagalato: evita a transformação maligna da célula, além de diminuir aproliferação das já existentes. Para ter esse efeito, o consumo tem que ser emgrande quantidade (cerca de dez xícaras por dia).
Alimento:chá verde.

Isoflavona:estudos mostram que o consumo da substância – quando feito desde uma idadeprecoce pelas mulheres – protege contra o câncer de mama.
Alimento:soja.

Sulforafano:tem ação antioxidante.
Alimentos:brócolis, couve-flor, couve-de-bruxelas, repolho.

Gingerol:poderoso antioxidante.
Alimentos:gengibre.

Capsaicina:efeito analgésico.
Alimentos:pimenta-malagueta.

Curcumina:anti-inflamatório, antioxidante e antimicrobiano.
Alimentos:curry.


Feno-grego - emagrece e previne diabete e câncer

$
0
0

O feno-grego (também conhecido por alfarva ou alforva) é originário da Índia e do Paquistão. 

Váriosestudos confirmaram que o feno-grego reduz o risco de alguns tipos de câncer, comoleucemia, osteosarcoma e câncer de cólon.

Nadiabete, muitos estudos indicam uma redução dos valores da glicose e nasdislipidemias, do colesterol total e da subida do HDL. Num estudo realizado noDepartamento de Medicina Integrada da Universidade de Huazhong, na China, 46pacientes com diabetes tipo II que já não estavam bem controlados somente  com sulfonilureias (antidiabéticos orais)alcançaram melhorias (diminuição dos níveis de glicose) quando juntaram o  feno-grego, ao longo de 12 semanas,comparativamente ao  grupo que continuousomente a tomar o fármaco.

Princípios ativos

Destaquepara a 4-hidroxisoleucina, um aminoácido responsável por grande parte do efeitodesta planta em nível lipídico e glicêmico. Estimula a produção de insulina porum efeito direto nos ilhéus de Langerhans (células do pâncreas que produzeminsulina).

Contémtambém diosgenina, uma saponina com efeito hormonal, precursora deprogesterona, e esteroides anti-inflamatórios, como a cortisona. Além disso,tem ação anticancerígena. Tem um elevado conteúdo de proteínas, fósforo sob aforma de lecitina, inositofosfato de cálcio e magnésio, o que contribui para asua ação tônica.

Incluiainda colina, com ação sobre os lípidos; trigonelina, um alcaloide (tambémpresente no café) que ajuda a prevenir cáries dentárias por inibir a aderênciade algumas bactérias aos dentes; e mucilagens, com efeito regenerador dostecidos e laxante suave.

Alémdisso, o feno-grego é uma planta digestiva que está associada ao melhorfuncionamento do sistema digestivo e tem propriedades para reduzir o apetite, porisso pode ser usado em programas de emagrecimento.

AUniversidade de Minnesota trabalhou com 18 pessoas obesas com idade média de 32anos. Deram-lhes de 4 a 8 gramas de extrato de feno-grego no café da manhã. Apósisso, verificou-se que o feno-greco permite reduzir o apetite, ajudando aseguir uma dieta de forma mais rigorosa e evitando as ingestões fora de hora.

             Outra Medicina

Pressa para quê?

$
0
0

Algumasideias que certamente fazem parte do repertório diário de boa parte dapopulação são “Corra!”, “Apresse-se!”, “Não perca oportunidades!”, “Não deixepara depois!”, “A hora é agora!”, “Seja o primeiro a chegar!”, “Seja rápido”,“Não perca mais tempo”, “Mantenha-se conectado” e outras sugerindo que se devaestar ininterruptamente atento e vigilante, que no mundo de hoje não se podeviver devagar, que é necessário se atualizar sempre para não ser passado paratrás, que o sucesso no mundo é dos espertos e atentos, que o dinheiro define ovalor das pessoas, etc.

Umafilosofia que já está circulando em diversos países e que vai contra essacorrente do mundo moderno, o mundo da pressa, está impactando e mudando a vidade muita gente e diversas pessoas estão conseguindo resgatar o essencial da suavida, tornando-se mais felizes, plenas, solidárias. Essa iniciativa mundial éum movimento denominado “DEVAGAR”.

Trata-sedo slow movement (movimento"DEVAGAR").

Umdos precursores desse movimento é Jean Carl Honoré, jornalista e escritor, que escreveuo livro “Devagar – como um movimento mundial” e está desafiando a cultura davelocidade, estimulando as pessoas a repensarem os valores que sustentam suas vidas,o que podem cortar na sua rotina e o que dá perfeitamente para viver sem emelhor. Esse livro se tornou best-seller em diversos países.

Paraos que quiserem tentar praticar a filosofia “DEVAGAR”, Carl Honoré enumera umasérie de atitudes necessárias para o bem viver a vida, como:
  
1.A primeira coisa é fazer menos. Olhe para seu calendário e corte as coisas quenão são essenciais, que não são vitais – isso pode significar ver menos TV,reduzir as atividades extracurriculares das crianças, dizer não a algunsconvites sociais, trabalhar menos, permitir-se “jogar conversa fora” com aspessoas, achar tempo livre só para bater papo e dar risadas, trocar abraços comas pessoas que representam afetivamente para si, soltar gostosas gargalhadas,aceitar alegremente “ficar sem fazer nada”, etc. É básico aceitar profundamenteque não podemos fazer nem saber tudo e que precisamos fazer escolhas.

2.Encontre momentos para desligar a tecnologia. Celulares e laptops sãomaravilhosas ferramentas, mas todos nós precisamos de tempo desligados deles.Nós precisamos de momentos de silêncio para recarregar, refletir, acessar nossomundo interno, que é onde estão as poderosas chaves do bem-estar, da plenitude.Até as grandes companhias de tecnologia entendem isso.

3.Inclua no seu dia uma atividade que o force a desacelerar, andar devagar. Podeser qualquer coisa, como praticar ioga, jardinagem, ler um livro, fazer umacaminhada com o telefone desligado, entrar na banheira sem nenhuma pressa parasair, caminhar pelas ruas da sua cidade sem destino, sem nenhuma obrigação esem nenhum objetivo.

4.Finalmente, priorize sempre a qualidade antes da quantidade. Fazer menos (oudeixar coisas de lado) é um preço pequeno a pagar por ter tempo para fazer bemas coisas importantes, desfrutá-las mais e realmente saborear a vida maisinteiro.

Observação

AHewlett Packard fez um relatório advertindo que interrupões eletrônicasconstantes (e-mail, fax) no trabalho faz com que os níveis de QI caiam dezpontos – o mesmo que fumar maconha. Um gerente sênior da IBM lançou ummovimento de "e-mail devagar". Ele recomenda que chequemos menos parasermos mais felizes e criativos. A Orange, uma grande companhia telefônica doReino Unido, está com uma campanha baseada na ideia de que coisas boasacontecem (você se une às crianças, se apaixona, etc.) quando seu telefone estádesligado.


Fonte:Terra Saúde (texto adaptado)

Sete dicas valiosas para um 2012 de muita paz

$
0
0

Ainquietação e a ansiedade humana nos levam a buscar e desejar inúmerasrealizações em todos os campos da vida: financeiro, profissional, amoroso e na saúdefísica. No fundo acreditamos que, ao concretizarmos esses objetivos, finalmentenos sentiremos completos. E o que significa essa completude mais profundamente?Significa nos sentirmos em paz, sem ansiedade.

Entretanto,os mais experientes já devem ter percebido que há uma ilusão nesse processo.Concretizamos novos objetivos (aumento da renda, novo apartamento, novorelacionamento, ter um filho, etc.), temos uma sensação inicial de bem-estar,mas ela é passageira. Logo vem novamente a ansiedade e então vamos buscar maiscoisas e realizações para que finalmente possamos nos sentir completos.

Quandovivemos dessa forma, a felicidade e a paz interior estão sempre no futuro. Oagora, que é a única realidade que existe, tem apenas breves momentos dealívio. Depositamos as expectativas no futuro, que não existe, e deixamos deviver em paz no agora.

Comoassim "o futuro não existe?". Alguém pode questionar isso. O futuroexiste apenas em forma de pensamentos que geramos. É apenas uma imagem mentalou um punhado de pensamentos. Você já conseguiu chegar ao futuro? Nunca. Toda avez que ele chega, ele é vivido como o agora, que é a única realidade queexiste.

Algunsdemoram a perceber que viver dessa forma serve apenas para alimentar aansiedade. O ego vive dessa maneira sempre no futuro e fugindo do agora. Quandoficamos em paz no presente, os objetivos se concretizam com muito maisfacilidade, porém o ego inverte a ordem das coisas, querendo que os objetivosnos tragam paz.

Primeira dica: Decida que a pazinterior é o que é mais importante para sua vida. Afirme para você mesmo:"Me sentir em paz é o que mais importa para mim, eu escolho a pazinterior".  Repita essa frase muitase muitas vezes até que essa ideia se torne parte do seu ser, se refletindo nosseus pensamentos e ações.

Sea paz interior é o mais importante para a sua vida, você vai escolher viver oagora, pois viver no futuro e ficar em paz é incompatível. Sim, você poderáfazer o planejamento para atingir um objetivo. Poderá pensar no futuro paraconcretizar algo, mas, assim que terminar de planejar, você voltará aopresente. Gradualmente você viverá a ordem natural das coisas: viver o agora amaior parte do tempo e fazer breves visitas ao futuro por meio dos seuspensamentos.

Segunda dica: Aceite cada momentoque surge do jeito que ele é.  Indubitavelmentemuitos momentos se apresentarão de uma forma que você não deseja. Observe a suareação. Você sente a contrariedade tomar conta de si?  Lembre-se novamente da afirmação: "Mesentir em paz é o que mais importa, eu escolho a paz interior". Você podeainda completar: "Eu escolho a aceitação". Aceite o agora como ele seapresenta.

Nãoconfunda aceitação com conformismo, inoperância ou falta de atitude. Se épossível fazer algo para mudar a situação para melhor, faça. Mas escolha sesentir em paz primeiro e depois aja. Agindo dessa forma, suas ações serão muitomais eficazes. Não condicione o seu bem-estar à resolução da situação.  E caso não seja mesmo possível fazer nadapara mudar, apenas aceite total e incondicionalmente e fique em paz. Aceitarsignifica não criar uma resistência interior àquilo que já é. Brigar com aquiloque já existe é insanidade, coisa do ego.

Amente egoica vai tentar convencê-lo a brigar mentalmente com a situação,tirando a sua tranquilidade. Fique atento, observe e não dê energia a essespensamentos. A repetição das afirmações de paz vai ajudá-lo a manter-se firmeno seu propósito.

Terceira dica: Tenha muitapaciência consigo mesmo. Viver no agora e praticar a aceitação exige treino. Amente vem sendo condicionada há muitas gerações a funcionar de determinadamaneira. O impulso da não aceitação e de viver no futuro será forte no início,mas, gradativamente, com persistência e paciência, o padrão vai mudando. Vale apena insistir.

Quarta dica: Pare de reclamar dequalquer coisa que seja: governo, marido, filhos, fila do banco,engarrafamento, impostos, funcionários, de você mesmo, dos homens, dasmulheres, do seu corpo... A reclamação é a manifestação mais clara da nãoaceitação. Qual é a sensação interior que surge quando começamos a reclamar? Éalgo agradável? Traz paz interior? Claro que não. Do ponto de vista prático,reclamar não muda em nada a situação e nos faz sentir mal.

Pararde reclamar não significa ficar cego ou deixar de reconhecer o maufuncionamento de alguma coisa e as atitudes negativas de alguém. Continuamosvendo tudo, mas sem gerarmos a negatividade no nosso interior, que apenas nosprejudica. Podemos ainda tomar atitudes caso estejam ao nosso alcance. Masprimeiro lembre-se de que ficar em paz é seu maior objetivo, e depois aja.

Quinta dica: Afasta-se cada vezmais do noticiário da televisão, jornais, revista e internet. Muita ansiedade,pessimismo, medo e outros sentimentos são causados ou alimentados pela pesadacarga de negatividade que as pessoas absorvem diariamente. As pessoas e a suaprópria mente tentarão convencê-lo de que é preciso estar informado para nãoficar "alienado". Mas o que observamos é que cada vez mais as pessoasficam alienadas por consumirem informação demais. Se tornam negativas e cheiasde crenças limitantes, mas pensam que são pessoas realistas e bem-informadas.

Sexta dica: Busqueautoconhecimento e ferramentas que podem ajudá-lo. Existem inúmeras técnicas etratamentos: pratique EFT (manual gratuito no site http://www.eftbr.com.br), pratique ho'oponopono(técnica de cura havaiana – manual gratuito no site www.hooponopono.ws), useflorais, receba reiki, pratique meditação, receba massagem, pratique algumaforma de arte (dançar, pintar, cantar...), invista em cursos de autoconhecimento,invista em trabalhos terapêuticos, etc.

Sétima dica: Observe a sua mentetentando tirar a sua paz interior. É apenas um velho condicionamento. Derepente você se pega relembrando uma situação do passado e dizendo "eudeveria ter feito isso e aquilo", "foi muito desrespeito defulano", "quem ele pensa que é?". Às vezes surgem lembranças desituações desagradáveis do passado e as alimentamos de forma automática comcomentários e pensamentos. Outras vezes surgem discussões mentais que nem houve.Imaginamos o que deveríamos ter dito e também coisas que o outro nem disse, masque supomos que ele deve ter pensado. É muita viagem mental. Mais uma vez, aose dar conta desses pensamentos, tenha muita paciência consigo mesmo.  Aceite-os e procure não dar mais energia paraeles. As frases de paz interior o ajudarão novamente a manter o foco. Pratiqueo perdão. A EFT pode ajudar muito.

Textoescrito por André Lima – engenheiro e praticante de EFT – e adaptado pelaautora do blog

Fonte:EFT

Benefícios do mel com canela

$
0
0

Ésabido que a mistura de mel e canela cura a maior parte de doenças. O mel éproduzido em quase todos os países do mundo. A ciência afirma que, embora o melseja doce, se ingerido na dosagem certa, a título medicinal, ele não prejudicapacientes diabéticos. A revista canadense "Notícias MundiaisSemanais" publica uma lista de doenças que podem ser curadas com mel ecanela, segundo cientistas ocidentais.

Useregularmente no café da manhã.

1.DOENÇAS DO CORAÇÃO

Façauma pasta de mel e pó de canela e aplique-a no pão, em vez de geleia, usando-aregularmente no café da manhã. Essa mistura reduz o colesterol nas artérias eevita o ataque cardíaco ou sua repetição.

Ouso regular dessa pasta também alivia a perda da respiração e fortalece asbatidas do coração. Na América e no Canadá, várias casas de assistência aidosos utilizam o método para proteção aos pacientes, notando-se que a canelarevitaliza artérias e veias.

2.ARTRITE

Ospacientes de artrite podem tomar diariamente, de manhã e à noite, uma xícara deágua quente com duas colheres de mel e uma colher de chá de pó de canela. Setomado regularmente, até a artrite crônica pode ser curada.

Emuma pesquisa recente, conduzida na Universidade de Copenhague, quando osdoutores trataram os seus pacientes com uma mistura de uma colher de sopa demel e meia colher de chá de pó de canela antes do café da manhã durante umasemana, das 200 pessoas selecionadas, praticamente 73 obtiveram alívio total dador, e em um mês a maior parte dos pacientes, que não podia andar ou semovimentar devido à artrite, voltou a se movimentar sem sentir dor.

3.COLESTEROL

Duascolheres de sopa de mel e três colheres de chá de canela, misturadas a meiocopo de chá, são capazes de reduzir em 10% o nível de colesterol no sanguedentro de duas horas. Como mencionado para pacientes artríticos, se tomado trêsvezes ao dia, ajuda a curar o colesterol crônico. Além disso, mel puro tomadocom comida diariamente alivia reclamações de colesterol.

4.INFECÇÕES DA BEXIGA

Tomeduas colheres de sopa de pó de canela e uma colher de chá de mel dissolvidas emum copo de água morna. A mistura destrói os germes da bexiga.

5.SISTEMA IMUNE

Ouso de mel e pó de canela diariamente fortalece a imunização de nosso sistema,protegendo o corpo de bactérias e ataques virais.

Oscientistas provaram que o mel tem várias vitaminas e grande concentração deferro. O uso constante do mel fortalece os corpúsculos de sangue brancos paralutar contra bactérias e doenças virais.

6.MORDIDAS DE INSETO

Mistureuma parte de mel a duas partes de água morna e acrescente uma colher de chá depó de canela, fazendo uma pasta. Massageie o local picado, lentamente, e a dorcederá dentro de um ou dois minutos.

7.PERDA DE CABELO

Osque têm problemas de perda de cabelo, ou calvície, podem aplicar uma pastafeita com azeite quente, uma colher de sopa de mel e uma colher de chá de pó decanela antes do banho. Aguardar de 5 a 10 minutos e lavar o cabelo normalmente.

8.DOR DE DENTE

Façauma pasta de uma colher de chá de pó de canela e cinco colheres de chá de mel eaplique no dente dolorido. A aplicação pode ser feita três vezes por dia.

9.CALAFRIOS (resfriado)

Osque sofrem de calafrios, comuns ou severos, devem tomar diariamente uma colherde sopa de mel morno com um quartode colher de pó de canela durante três dias. Esseprocesso cura tosse crônica.


10.ESTÔMAGO DE POMBO

Omel tomado com o pó de canela alivia dores de úlceras de estômago. Tomar duasvezes ao dia após as principais refeições.

11.GASES

Segundoestudos feitos na Índia e no Japão, o estômago ficará aliviado de gases se omel for tomado com o pó de canela duas vezes ao dia após as principaisrefeições.

12.INDIGESTÃO

Opó de canela, salpicado em duas colheres de sopa de mel e ingerido antes dacomida, alivia a acidez e ajuda na digestão de refeições pesadas.

13.INFLUENZA

Umcientista na Espanha comprovou que o mel contém o ingrediente natural que mataos germes da "influenza" e protege o paciente contra seu ataque.

14.LONGEVIDADE

Cháfeito com mel e pó de canela, quando tomado regularmente, detém as devastaçõesda idade. Ferva quatro colheres do mel, uma colher de pó de canela e trêsxícaras de água, para fazer um chá. Beba um quartode xícara três a quatro vezespor dia. Serve para manter a pele fresca e suave, além de permitir maiorlongevidade, fazendo com que você execute pequenas tarefas com muito maisfacilidade.

15.BORBULHAS OU PELOS ENCRAVADOS

Fazeruma pasta com três colheres de sopa de mel e uma colher de chá de canela em pó.Aplique-a nos pelos encravados, antes de dormir, e lave na manhã seguinte comágua morna. Se feito diariamente durante duas semanas, ela retira as borbulhasda raiz.

16.INFECÇÕES DA PELE

Aplicarmel e pó de canela, em partes iguais, sobre as áreas afetadas, cura eczema,tinha e todos os tipos de infecções de pele. Usar após o banho sobre a regiãobem limpa.

17.CÂNCER

Pesquisarecente no Japão e Austrália revelou que tanto o câncer do estômago como o deossos foram curados com sucesso. Os pacientes que sofrem dessas espécies decâncer devem tomar diariamente aquela colher de sopa de mel com uma colher dechá de pó de canela, durante um mês, três vezes por dia.

18.FADIGA

Osestudos recentes mostraram que o conteúdo de açúcar do mel é mais útil quenocivo à força do corpo. As pessoas idosas que recebem o mel e o poder dacanela em partes iguais são mais vigilantes e flexíveis. Doutor Milton, oresponsável pela pesquisa, afirma que aquele copo de água tomado com meiacolher de sopa de mel salpicada com pó de canela, diariamente ao levantar e àtarde, aproximadamente às 15h, quando a vitalidade do corpo começa a diminuir,revigora a vitalidade do corpo dentro de uma semana.

19.MAU HÁLITO

Aprimeira coisa a fazer pela manhã é um gargarejo com uma colher de chá de mel epó de canela.

Modode fazer: misture o pó de canela em água quente, e depois coloque o mel.

Assimo hálito se mantém fresco por todo o dia.
  
20.PERDA DE AUDIÇÃO

Fazeruso diário de mel e pó de canela, tomado em partes iguais, melhora a audição.


IMPORTANTE

Semefeitos colaterais conhecidos, o mel e a canela só não podem ser usados pelosque são alérgicos aos produtos. As gestantes, antes de tomar qualquer chá oumedicamento, devem consultar o médico.

Antesde fazer qualquer tratamento, procure conversar com o seu médico.


Autor:Wilson Dias

Fonte:Velhos Amigos (texto adaptado) 

Chakras – a cura sutil

$
0
0

O que são os chakras

Apalavra chakra vem do sâncrito e significa roda. É chamada algumas vezes derodas de luz. Estão presentes na estrutura energética humana, como grandescentros de força. Captam o prana, que é a energia do céu e da terra, guardam,transformam, distribuem para o corpo e o devolvem, no caminho inverso, para amesma fonte.

Saudáveis,essas rodas, como vórtices, giram numa velocidade, fazendo com que o pranacircule adequadamente. Mas diante de mudanças no fluxo de energia, ficambloqueadas ou inibidas, o que resulta em desequilíbrio, envelhecimento ou mesmodoença.

Sãosete os chakras principais, alinhados e conectados entre si, desde a base dacoluna vertebral até o alto da cabeça. Cada um corresponde a uma das seteprincipais glândulas endócrinas do corpo humano e tem, além disso, funçõesfísicas, emocionais e espirituais, pois guardam as experiências e informaçõespessoais.

Como perceber odesequilíbrio dos chakras

Todoser humano tem que sobreviver sem a sensação de algo que ameace a vida, ter osentimento de proteção, desenvolver a identidade e autoestima, gerar filhos,conquistar realizações, amar, ser amado e viver uma sexualidade saudável eintegrada.

Quandohá um exagero na necessidade, um padrão rígido e a vida passa a ser totalmentevoltada para uma das necessidades acima, surge o adoecimento energético. Amanifestação dos sintomas orgânicos patológicos é apenas uma questão de tempo.

O caminho da evoluçãoda consciência

Essespadrões devem ser transformados para se ter maior liberdade e possibilidade deequilíbrio do corpo e das emoções.

Ofuncionamento harmônico dos chakras permite o fluxo ascendente da circulação daenergia, livre de obstáculos, em direção a um maior discernimento, amorosidadee sabedoria, que é sinônimo de uma plena saúde física, psíquica e emocional.

Os sete chakras e suanatureza

Chakrabásico – Muladhara

Localizadona região do cóccix e períneo. Controla o sistema geniturinário. Gera nossoinstinto de sobrevivência e os medos relacionados quando há perigo contra avida. Quando saudável, sabe-se o que quer e como fazer. A pessoa é dinâmica,ativa e segura de si.

Chakrasexual – Svadhishthana

Localizadoabaixo do umbigo. Controla o sistema geniturinário e o reprodutor. Fala donovo, do criativo, da procriação, da identidade própria, da autoestima. Saudável,é responsável pela saúde geral do organismo. Quando enfraquecido, priva oualtera a sexualidade.

Chakraumbilical – Manipura

Localizadoao redor do umbigo. O chakra do plexo solar, relacionado com o sistemadigestivo. A energia penetra em todo o corpo físico por essa região. No útero,recebe-se o alimento pelo cordão umbilical. Agora a energia da vida penetra naforma de impressões e interações com o mundo. Ligado à assimilação das coisasda vida, ao apego, desejos e ambições, poder e do controle.

Chakracardíaco – Anahata

Localizadono centro, na altura da linha dos mamilos. Controla o coração físico. Fala dainteligência emocional, o que faz com que a reação diante das coisas seja feitacom sabedoria. Em equilíbrio, a pessoa não se deixa levar pelas emoções. Emdesequilíbrio, torna-se muito emocional É uma ponte entre as razões do corpo eda mente. Fala do amor maior, da compaixão e da imunidade.

Chakralaríngeo – Vishuddhi

Encontra-sena área da garganta onde estão as cordas vocais, a tireoide. Confere, quandosaudável, o poder da comunicação e grande capacidade de expressão dossentimentos e pensamentos. Dá origem ao dom da palavra, a sabedoria. Casocontrário, deixa sensação de falência na capacidade de se expressar, apatia,tristeza, fraqueza das funções físicas e psíquicas.

Chakrafrontal – Ajna

Localizadoentre as sombrancelhas. Controla as funções da hipófise, que dirige e coordenaas demais glândulas, rege o equilíbrio fisiológico e as atividadesintelectuais. É o chakra do intelecto, o discernimento da realidade. Tem a vercom a visão, compreensão e entendimento. É o chakra da intuição, o terceiroolho.

Chakracoronário – Sahasrara


Localizado no alto dacabeça. Relacionado com a glândula pineal, tem o controle total de todos osaspectos do corpo e da mente. É o chakra da ligação com a energia espiritual,da autorrealização e do êxtase.


Fonte: Cítara Saúde

A medicina ayurvédica e o tratamento dos desequilíbrios dos chakras

$
0
0

Conhecero estilo de vida, os pensamentos, sensações e sentimentos de quem procura ummédico ayurvédico faz parte do diagnóstico e tratamento dessa milenar arte decurar.

Asdoenças que já se manifestaram no corpo são tratadas com métodos suaves ouintensos de desintoxicação que incluem dietas, massagens e ervas medicinais.

Asalterações que se manifestam nas sensações, pensamentos e emoções – e queantecedem o aparecimento dos primeiros sintomas físicos – são perceptíveis etratáveis com métodos sutis que reequilibram o funcionamento dos chakras,prevenindo o aparecimento dos males físicos e devolvendo o bem-estar.


A abordagemterapêutica sutil

Umconjunto de orientações é prescrito de acordo com a peculiaridade de cada caso.Entre elas, encontramos:

-A orientação terapêutica de impressões sensoriais adequadas para orestabelecimento dos sentidos por meio de estímulos da natureza.

-Pranayamas ou respirações próprias e dirigidas a cada desequilíbrio. Acalmam aagitação da respiração, que perturba a mente e os sentidos. Purificam o canalsutil (sushuma) que controla as funções dos chakras.

-Mantras são sons ou palavras energizados de modo especial, que libertam a mentedo seu condicionamento. A vibração dos sons apropriada e particular para cadachakra traz sua harmonia.

-Cores têm efeitos apaziguadores e estimulantes. Cada cor tem afinidade epropriedade terapêutica por um chakra.

Podemosresumir no seguinte quadro:

Muladhara– som: LAM – cor: vermelho

Svadhishthana– som: VAM – cor: alaranjado

Manipura– som: RAM – cor: amarelo

Anahata– som: YAM – cor: verde

Vishuddha– som: HAM – cor: azul-celeste

Ajna– som: SHAM KSHAM – cor: azul-índigo

Sahasrara– som: AUM – cor: violeta

-A meditação é também usada como tratamento, pois acalma a mente e assimreequilibra todo o sistema orgânico e psíquico.

Amelhoria apenas dos sintomas que levaram o paciente ao médico é insuficiente. Obem-estar deve ser conquistado de forma permanente, e para isso a chave deacesso à manutenção da saúde necessita ser a ele devolvida.

Observaro próprio corpo todos os dias, aprender a reconhecer os sinais de desarmonia,os incômodos orgânicos, os pensamentos e sentimentos alterados é o início doprocesso de cura.

DraMaisa Misiara, médica homeopata e ayurvédica, responsável pela Clínica CítaraSaúde em São Paulo; docente do Instituto de Cultura e Escola de Homeopatia.

Quanto tempo os alimentos ficam no estômago?

$
0
0


Quemtem problemas do estômago precisa ter cuidado com as refeições. Assim como osmotoristas, devem comer apenas alimentos que não sobrecarregam o estômago. Paraeles é importante saber quanto tempo os alimentos ficam no estômago:

10minutos: mel de abelha. Este é rapidamente absorvido, devolvendo imediatamentea energia perdida.

1a 2 horas: chá preto, cacau, vinho leve, caldo de carne, arroz, leite e ovosmoles.

2a 3 horas: ovos duros, frutas, pão branco, batatas, verduras e peixes do mar.

3a 4 horas: um bife, carne assada de vaca e vitela, presunto, couve-rábano,espinafre, pepino, batata frita, pão integral e maçã.

4a 5 horas: leguminosas (feijão, lentilha, ervilha seca, etc.), carne de pato ede ganso e carne defumada.

5a 6 horas: toicinho.

6a 7 horas: escabeche e cogumelos.

7a 8 horas: sardinha em lata.


Fonte:Taps 

Recife amplia a oferta de medicamentos na rede municipal com a inclusão de fitoterápicos

$
0
0

Osusuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que moram na capital pernambucanacontarão com uma novidade a partir da segunda quinzena de janeiro. É que aPrefeitura do Recife está incorporando seis medicamentos fitoterápicos à listade produtos disponibilizados gratuitamente na rede municipal. Eles apresentampropriedades terapêuticas variadas, desde anti-inflamatórios, expectorantes ecalmantes a analgésicos, antidepressivos, digestivos e antiácidos.

Tratamentode origens antigas, a fitoterapia utiliza plantas medicinais em suas diferentesformas terapêuticas. Já os medicamentos fitoterápicos empregam derivados dosvegetais em preparações industrializadas, elaboradas por técnicas de farmácia.Os remédios oferecidos pela PCR são registrados na Agência Nacional deVigilância Sanitária, que exige o cumprimento de critérios de segurança,qualidade e eficácia.

“Nossaintenção é assegurar a integralidade da atenção no SUS, estimulando oaproveitamento da medicina tradicional ocidental tanto quanto das práticasintegrativas e complementares. Pretendemos trabalhar sempre o uso racional demedicamentos, valorizando e consolidando a política de assistência farmacêuticasingular, com foco na necessidade de cada indivíduo”, explicou o assessorexecutivo da Saúde do Recife, Tiago Feitosa.

Profissionaisda rede municipal foram capacitados para referendar a prescrição dosfitoterápicos na atenção básica. Os novos itens serão disponibilizados emapresentações variadas, como cremes, cápsulas, pomadas e xaropes. “O uso dosmedicamentos fitoterápicos se dará junto a outros dispositivos do modelo degestão e atenção à saúde, como o Núcleo de Apoio às Práticas Integrativas e oapoio matricial”, completou Tiago Feitosa.

Conheçaquais são e as propriedades terapêuticas dos remédios fitoterápicos que serãofornecidos pela PCR:

Arnica:anti-inflamatória.

Hipericumperforatum (erva-de-são-joão): anti-inflamatória, calmante, cicatrizante,antisseborreica e antidepressiva.

Maytenusilicifolia (espinheira-santa): antiácida, analgésica, antidispéptica,cicatrizante, digestiva, antiulcerosa, anti-inflamatória e antiespasmódica.

Mikaniaglomerata (guaco): broncodilatadora, expectorante e antibacteriana.

Peumusboldus (boldo-do-chile): estimulante biliar, digestiva, sedativa,antibacteriana.

Valerianaofficinalis (Valeriana): tranquilizante, sedativa, relaxante, ansiolítica.

Fonte:Blog de Jamildo (texto adaptado)

Mel e canela para perder peso

$
0
0

Usarmel e canela para perder peso pode oferecer grandes resultados, dadas aspropriedades de ambos.

Omel é uma espécie de açúcar e pode substituir adoçantes dietéticos, que contêmcarboidratos em sua formulação, assim como é rico em minerais e vitaminas.

Ocorpo usa vitaminas e minerais para digerir o açúcar, fazendo com que hajaredução destes nutrientes, já o mel age como uma força adicional para o bomfuncionamento do metablismo. E é livre de colesterol.

Tambémajuda no bom desempenho do aparelho digestivo, combatendo os resultados de umarefeição pesada, por exemplo.

Quantoà canela, pode ser benéfica principalmente para o controle do colesterol ruim eauxilia na manutenção do colesterol bom. Ou seja, regula os níveis de açúcar doorganismo.

Acanela é conhecida por ajudar a combater a obesidade, assim como a resistênciaà insulina, e é indicada para quem sofre com diabetes.

Parafazer uma dieta à base de mel e canela, basta seguir alguns procedimentossimples.

Como usar o mel e acanela para emagrecer

Todosos dias, em jejum, beba uma colher de sopa de canela em pó misturada num copomédio de água morna. Essa mistura deverá acelerar o metabolismo do corpo,provocando resultados positivos na perda de peso.

Amesma receita caseira poderá ser usada com o mel todas as manhãs.

Outrareceita com resultados satisfatórios é misturar os dois ingredientes. Separeuma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de canela. Coloque a canelaem pó num recipiente e ferva o equivalente a um copo médio de água. Quandolevantar fervura, despeje sobre a canela, deixe esfriar por cerca de meia horae coe. Em seguida, adicione a colher de mel. Beba este chá todas as noitesantes de dormir e todas as manhãs em jejum. Mantenha num recipiente bemfechado, guardado na geladeira.

Enquantoestiver bebendo este chá para emagrecer, busque equlibrar a alimentação,comendo alimentos saudáveis, para realmente conseguir resultados.

Endometriose: tratamentos alternativos diminuem os sintomas

$
0
0

Produtosfitoterápicos, acupuntura, nutrição e fisioterapia são aliados no combate àdoença

Aendometriose necessita do hormônio estrógeno para seu desenvolvimento. Este é ohormônio feminino mais importante produzido pelo ovário durante a vidareprodutiva da mulher. "Ele também é produzido pelo tecido gorduroso,apesar de ser em sua forma menos ativa, o que faz com que, por vezes, otratamento da doença como o bloqueio dos ovários não funcione”, afirma o ginecologistaEduardo Schor, professor afiliado e chefe do Setor de Endometriose da Unifesp –Escola Paulista de Medicina.

Porisso, uma dieta equilibrada, rica em nutrientes e pobre em gorduras favorece otratamento da doença. Quem tem endometriose deve também excluir alimentosindustrializados e que possuem alta quantidade de conservantes e hormônios decrescimento para sua produção. Por isso, é necessário seguir uma dieta adequadae o controle do peso.

Anatureza também é uma grande aliada no tratamento da endometriose. Afitoterapia pode complementar a terapia clássica. Um fitoterápico à base de umaplanta conhecida como unha-de-gato tem melhorado os sintomas da endometriose.

Antesmesmo dos resultados do estudo clínico, a unha-de-gato já estava sendoprescrita a pacientes da Unifesp que já usaram, sem sucesso, drogas hormonaisou para aquelas que não podem usar esse tipo de medicamento. Os relatos demelhora dos sintomas, principalmente da dor, surpreendem.

Deacordo com o médico, a unha-de-gato parece diminuir o processo inflamatóriocausado pela endometriose na região pélvica. Os pesquisadores ainda não sabemse a planta pode ser usada para ajudar mulheres com dificuldade paraengravidar.

Amudança no estilo de vida também é um dos segredos para um tratamento desucesso. Estudos mostram que mulheres submetidas a níveis elevados de estressesão as que mais desencadeiam a endometriose. Quem se enquadra nesse perfil podecontar com um grande aliado: o exercício físico. Ele estimula a imunidade, faza mulher emagrecer e dá sensação de bem-estar, já que o organismo libera aendorfina, diminuindo a produção de estrógenos circulantes (que são o alimentoda endometriose) e, consequentemente, melhorando os focos de endometriose.

Acupunturae fisioterapia se aliam no combate à endometriose. A técnica é milenar, mas osresultados estão cada vez mais presentes. O uso de agulhas está se tornandocomum no tratamento da endometriose. A aplicação entra como um coadjuvante,sobretudo para potencializar resultados nos casos que não respondem de formaadequada ao tratamento convencional. A acupuntura age no relaxamento e nocombate ao estresse, um dos fatores que apontam para o desenvolvimento da endometriose.Através dela, é possível, por exemplo, aliviar sintomas de dor que os remédiosnão resolvem. Muitos dos casos de endometriose estão associados a processos de aderênciae à infertilidade, e para essas patologias a acupuntura também proporcionaresultados favoráveis.

Ascólicas menstruais, a tensão muscular e a constante fadiga, sintomas básicos dadoença, estão sendo aliviadas com a prática da fisioterapia. "Osexercícios orientados por um fisioterapeuta podem melhorar a mobilidade pélvicae a percepção corporal, prevenindo as contraturas musculares", informaSchor.

Acombinação de fisioterapia e atividade aeróbica auxilia no sistema imunológicoe na melhora do sistema respiratório, promovendo o bem-estar corporal eemocional nas pacientes.

Fonte: Revista Fator e Endometriose  (texto adaptado)

Como prevenir a obesidade com medicina natural

$
0
0

Aprevenção da obesidade inclui seguir uma dieta saudável e realizar exercíciosde forma regular. Mas algumas terapias alternativas podem ajudar nesteprocesso.

Normalmentea obesidade ocorre quando se consome mais calorias do que o corpo necessita. Écausada, por exemplo, por dietas pouco saudáveis, falta de atividade física,sono insuficiente e má gestão do estresse, quando não ocorre por fatoresgenéticos ou hormonais.

Poderesultar em doenças cardíacas, diabetes tipo 2, pressão arterial alta, artrite,doença da vesícula biliar ou em câncer de mama, de cólon, dos rins, do útero edo esôfago.

Alémde cuidar da alimentação, pode-se combater a obesidade com terapiasalternativas e exercícios de corpo-mente.

Aioga é comprovadamente um dos meios mais eficazes no combate à obesidade.Sessões diárias, ou feitas três vezes por semana, podem auxiliar a perda depeso de forma saudável.

Etambém a acupuntura. Essa técnica pode resultar em redução significativa depeso.

Emum estudo realizado recentemente, 21 mulheres obesas participaram de umprograma de controle de peso de 10 semanas. O programa incluía uma sessão deduas horas semanais de tai chi ou uma hora de exercícios padrão. No fim doprograma, os participantes demonstraram ter uma grande redução do percentual degordura corporal. E ainda tiveram melhorias na pressão arterial e de humor.

Oresultado positivo de todas as técnicas depende, claro, da dieta. Não adiantafazer duas horas diárias de ioga e comer toda espécie de carboidratos, gordurase açúcares.

Umaboa dica para “matar” o desejo pela comida é a substituição do que “se iacomer” por um copo de água. Se necessário, beba dois copos de água em vez decomer um bombom, por exemplo.

Outraforma inteligente de lidar com esse desejo incontrolável pela comida é prepararpalitos de cenoura. Coma um sempre que possível. São nutritivos, contêm açúcarpara “saciar” o organismo e não engordam tanto quanto um pedaço de bolo, porexemplo.

Acrescenteum limão espremido sobre os palitos de cenoura e eles ficarão ainda mais saborosos.

O lado maravilhoso da soja

$
0
0

Entrevistacom Sonia Hirsch, pesquisadora, jornalista e escritora especializada empromoção da saúde

Sonia Hirsch, vocêagora é contra a soja?

Nuncafui a favor, a não ser nas formas fermentadas: missô, shoyu, tempê, natô. Já nomeu primeiro livro, Prato feito, queé de 1983, aviso que a soja não deve ser consumida como feijão.

Mas seus livros dãomuitas receitas de tofu.

Tofué bom de vez em quando, porque parte da acidez da soja sai no soro. O tofu éfeito de leite de soja talhado. Funciona muito bem para substituir o queijo quandoa gente está querendo parar de comer laticínios, mas não dá para abusar. Omundinho natural e macrô adora, mas eu mesma como pouco, porque minha pele nãogosta.

Ea carne de soja? Você dá uma receita de picadinho de carne de soja no Prato feito.

Essareceita foi uma exceção, é a única que você encontra em todo o meu trabalho.Está lá como uma homenagem ao Bira, cozinheiro macrô que morou muito tempo noRio e ficou famoso pelo picadinho. Eu mesma já não gostava de carne de soja naépoca, início dos anos 80; achava aquele negócio muito esquisito. Mas o Birafez o picadinho num evento do Circo Voador na Quinta da Boa Vista, a galeragostou e eu pensei: vou botar a receita, afinal ele merece... Depois fiz aautocrítica no próprio livro, a partir da décima edição. Demorou...

Masafinal, por que você está revoltada com a soja?

Estourevoltada com o uso que estão fazendo dela. Porque o consumo liberal de soja émuito prejudicial à saúde, tanto em forma de comida e bebida quanto em fórmulasfarmacêuticas para suplementação hormonal.

Prejudicial,como assim? A soja não é o tesouro da Ásia?

Ocultivo da soja na Ásia é muito antigo, tanto que ela é um dos cinco grãossagrados dos chineses, junto com arroz, trigo, cevada e painço; mas não parafins alimentares. Seu dom é agrícola. Por ser muito rica em proteínas, a soja,que é uma leguminosa, como todos os feijões, é também muito rica em nitrogênio,elemento essencial para a fertilidade do solo. Plantar a soja entre as outrasculturas e cortá-la quando as favas de feijão se formam, deixando-a apodrecerno solo, traz o maior benefício para a lavoura. Sem ela a terra se esgotaria.Como alimento, porém, ela tem inúmeros inconvenientes. Como todos os feijões,mas muito mais acentuados.

Osfeijões são inconvenientes?

Hipócratesjá dizia que os feijões são tão ricos em nutrientes que poderíamos viver sódeles se não fossem tão tóxicos. Por isso, recomendava comer os feijões empequena quantidade e sempre acompanhados por algum cereal, para equilibrá-los.A uma pessoa doente, Hipócrates proibia os feijões. O dr. Barcellos, médico, emsua dieta contra o câncer e todas as alergias, proíbe os feijões todos.Inclusive o amendoim e os feijões verdes, como a vagem, a ervilha fresca, opetit-pois. Aponta como problema a qualidade extremamente ácida e tóxica dasproteínas dos feijões. E realmente, se você para de comer feijão asindisposições melhoram. Feijão é coisa para gente saudável!

Mase a soja?

Asoja é o mais proteico de todos os feijões, por isso o mais tóxico. Hojeexistem muitos estudos esclarecendo vários pontos. Um: a soja contém altosníveis de ácido fítico, ou fitatos, que reduzem a assimilação de cálcio,magnésio, cobre, ferro e zinco em adultos e crianças, prejudicando a saúde e ocrescimento. E os métodos convencionais, como deixar de molho, germinar osgrãos ou cozinhar longamente em fogo baixo, não neutralizam o ácido fítico dasoja; somente a fermentação tem esse poder. Dois: a soja contém inibidores detripsina que interferem na digestão das proteínas e podem causar distúrbiospancreáticos e retardo no crescimento. Três: desde 1953 é conhecido o impactonegativo das isoflavonas sobre a saúde humana. A esse respeito, você encontrauma lista de 150 estudos científicos que não podem ser ignorados em www.westonaprice.org/soy/dangersisoflavones.html#studies.

Masas isoflavonas não são fitoestrógenos, bons para reposição hormonal?

Osfitoestrógenos da soja atrapalham as funções endócrinas, têm o potencial decausar infertilidade e de promover câncer de seio em mulheres adultas. Sãopoderosos agentes inibidores da tireoide, causando hipotireoidismo e podendoprovocar câncer de tireoide.

Nessecaso, as mulheres japonesas, que consomem tanta soja, não deveriam estar mal desaúde?

Paracomeçar, elas não consomem tanta soja; vivem muito mais de arroz, algasmarinhas, vegetais, peixes e frutos do mar. Da soja usam basicamente missô, queé a massa fermentada e salgada de soja; shoyu ou tamari, que são molhosfermentados de soja; e nattô, que é o próprio feijão de soja fermentado, comgosto e sabor fortíssimos. Aqui, ao contrário, as pessoas estão usando qualquercoisa de soja achando que é bom – leite de soja, tofu, proteína de soja,extratos de soja. Uma japonesa obtém da soja uma média de 10 mg de isoflavonaspor dia. As brasileiras estão ingerindo por dia 150 mg de isoflavonas(genisteína, genistina, daidzaína) em cápsulas, ou seja, dez vezes mais do quea média das japonesas consome.

Maselas têm menos câncer de seios e ovários.

Sim,mas é porque a alimentação delas, como um todo, é menos rica em estrogênio eseus análogos do que a dieta ocidental, abundante demais em leite, laticínios,carne vermelha, frango e ovos, todos conectadíssimos ao surgimento de doençascrônicas e degenerativas.

Eos milhões de crianças que se alimentam de leite de soja, correm algum risco?

Vários.Um deles é o desenvolvimento de distúrbios na tireide. Não sei se você notouque há uma epidemia de problemas na tireoide hoje em dia. De onde vem isso? Do estresse,mas também da alimentação. Um estudo mostra que bastam 30 g de tofu por dia,durante um mês, para causar problemas na tireoide.

Umponto positivo parece ser a presença de uma forma de vitamina B12 na soja...

Avitamina B12 só existe nos organismos animais. A gente produz B12 dentro docorpo. Nos vegetais você a encontra em uma ou outra microalga, ou então emforma análoga. Acontece que os análogos da vitamina B12 que a soja contém nãosão absorvidos e ainda aumentam a necessidade de B12 no organismo. Pior:comidas à base de soja aumentam também a necessidade de vitamina D.

Ea proteína da soja, serve para alguma coisa?

Nãoentendo por que alguém vai querer uma proteína tão desnaturada, já que éprocessada em alta temperatura até virar proteína isolada de soja, proteínavegetal texturizada. O processamento da proteína de soja resulta na formação datóxica lisinoalanina e das altamente carcinogênicas nitrosaminas. Fora umconteúdo extra de alumínio em grande quantidade – e o alumínio é tóxico para osistema nervoso, para os rins, para a medula óssea...

Vocêtem mais algum horror para contar sobre a soja?

Sómais um: o ácido glutâmico livre, MSG, GMS, glutamato monossódico ousimplesmente glutamato de sódio, é uma poderosa neurotoxina formadanaturalmente durante o processamento da soja. Estimula a tal ponto nossosreceptores de sabor no cérebro que pode matar neurônios. São documentados oscasos de morte súbita por excitotoxinas, outro apelido dessas neurotoxinas,entre as quais se inclui o aspartame. Ainda assim, esse derivado da soja estáespalhado por inúmeros produtos industrializados (bem como o aspartame). E nospróprios alimentos à base de soja, mais glutamato é adicionado para realçar osabor sem que seja preciso avisar no rótulo, já que se trata de um derivado"natural" da soja, então a lei dispensa.

Comose pode evitar o consumo de glutamato?

Lendoos rótulos, evitando produtos industrializados, preferindo comer o que estáainda na sua forma natural. E, num restaurante japonês, pedindo missoshiro semajinomoto, que é o próprio glutamato. Eles tentam recusar, porque a sopa demisso já está pronta, mas você repete com firmeza e eles preparam outra nahora. Não existe nada mais fácil, saudável e nutritivo do que uma missoshiro: olado maravilhoso da soja.

Fonte:Correcotia 

Glúten e obesidade

$
0
0

Talcomo 75% das pessoas com sobrepeso e obesos nos EUA, um grande número podemestar viciados por maus hábitos alimentares – ingestão demasiada de hidratos decarbono ou da proteína chamada glúten, que é encontrada no trigo, centeio, cevadae aveia.

Comoqualquer vício, esses desejos são insalubres e problemáticos.  Eles tomam a forma de um desejo irresistívelpor comidas ricas em carboidratos, como sobremesas, doces e junk food ouprodutos como cereais, pães e massas.

Alimentosricos em carboidratos compõem uma parte importante da dieta moderna e incluempães, bolos, chocolates, biscoitos, bolachas, bolos, frutas e suco de frutas,sorvetes, batata frita, batata, biscoitos, arroz, bolo, pipoca e bebidasadoçadas com açúcar.  Além disso, oexcesso de carboidrato acaba sendo usado como substituto do açúcar. O consumode bebidas alcoólicas e de alimentos contendo glutamato monossódico podeprovocar intensa compulsão por carboidratos, que por sua vez leva ao excesso depeso e à obesidade.

Oglúten pode ter um efeito tão viciante como um agente narcótico. O glúten dotrigo hidrolisado, por exemplo, prolonga o tempo de trânsito intestinal e podecontribuir para o ganho de peso. Os efeitos semelhantes à substância narcóticasobre o cérebro alavancam a compulsão e podem contribuir para o aparecimento dedistúrbios mentais e distúrbios do apetite, que habitualmente acompanham asdoenças ligadas à alimentação. Muitas pessoas sofrem sem suspeitar que estejamviciados em carboidratos, e o próprio diagnóstico é difícil nestes casos. Ovício em carboidratos é, na verdade, causado pelo excesso de insulina, que éliberada pelo pâncreas para a corrente sanguínea quando alimentos ricos emcarboidratos são consumidos.  A insulina avisaao corpo que recolha alimentos e, uma vez que o alimento é consumido, enviaordem para armazená-lo na forma de gordura. Excesso de insulina resulta em umdesejo irresistível e frequente de comer.

Otermo científico para essa condição é a hiperinsulinemia reativa pós-prandial.Isso significa que muita insulina é liberada depois de comer. Hiperinsulinemiaresulta da resistência à insulina, um desequilíbrio dos níveis de glicose einsulina.  Se não for controlada, a resistênciaà insulina pode resultar em excesso de peso e obesidade, aumentando o risco dedesenvolver uma variedade de distúrbios prejudiciais, tais como:

•O conjunto de fatores de risco cardiovascular, chamado síndrome metabólica(síndrome X), que pode levar a um ataque cardíaco ou a derrames.

•Síndrome do ovário policístico (SOP), uma das principais causas deinfertilidade feminina, bem como numerosos outros sintomas, incluindo problemasde pele, corpo e excesso de pelos faciais e calvície em mulheres.

•Pré-diabete reversível, que, se não tratada, pode levar à diabete tipo 2,irreversível na maioria dos casos.  Adiabete tipo 2 pode exigir injeções diárias de insulina e aumentarsignificativamente o risco de cegueira, doenças cardíacas e renais e anecessidade de amputação.

Intolerância aoglúten

Aintolerância ao glúten pode se manifestar de várias maneiras.  Você pode ter ouvido falar da doença celíaca,uma reação extrema a qualquer produto que contenha glúten (proteína encontradano trigo e em outros grãos).  Os sintomassão crônicos. O sistema imunológico das pessoas com doença celíaca reageseveramente a esta proteína, no entanto, existem milhares de pessoas que sofremreações mais leves ao glúten e nem desconfiam da causa.

Comerglúten pode causar inflamação nas membranas sensíveis da mucosa intestinal, quepode desencadear uma resposta imune. Devido a esta reação imune, os indivíduos experimentam grandes variaçõesde sintomas, como erupções cutâneas, fadiga mental, distúrbios de comportamentocomo hiperatividade em crianças, sintomas gastrointestinais, como diarreia ouconstipação, dores de cabeça crônicas e muito mais.

Muitaspessoas desenvolvem a compulsão por alimentos como uma reação ao consumo deglúten, mas não sabem a razão da sua vontade de comer de forma contínua oumesmo fora de controle.  Alguns médicossão desafiados a identificar esta condição e, como resultado, os pacientesmuitas vezes tratam os sintomas e não a causa – a ingestão de glúten.  Devido à falta de especificidade naidentificação de seu transtorno, muitas pessoas continuam a comer glúten pordécadas e lutam constantemente com os seus desejos alimentares.

Resistência àinsulina

Ainsulina aumenta a sensibilidade das células, que, por sua vez, dificulta oprocesso vital através do quais alimentos são convertidos em glicose no sangue,passando pela parede celular até ser convertido em energia.  A glicose “salta” fora das paredes dascélulas depois de ter sua entrada recusada e “flutua” livre para o fígado, ondeo açúcar é armazenado em células de gordura por todo o corpo através dacorrente sanguínea.

Ossintomas mais comuns decorrentes dessa fome de energia incluem irritabilidade,tremores, cansaço, fome intensa, confusão e dor de cabeça.  Como os altos níveis de insulina se mantêm, aglicose fica presa na corrente sanguínea e pode facilitar o aparecimento dapré-diabete de tipo 2.

Pré-diabéticos,que têm níveis de açúcar no sangue superiores ao normal, mas ainda não nointervalo de diabete tipo 2, podem mudar sua condição com uma dietaequilibrada, nutritiva e com exercício físico regular. Você se tornarádiabético se ignorar os sintomas ainda na fase da pré-diabete.

Nãohá atualmente nenhum teste de sangue que determine se você está carboviciado.Os níveis de insulina de jejum não necessariamente preveem como seu corpo vaireagir depois de comer alimentos ricos em hidratos de carbono e os testes detolerância à glicose usando bebidas altamente açucaradas não são o equivalenteaos carboidratos típicos nas refeições abundantes.

Masse você estiver com sobrepeso ou obesidade, há uma boa chance de que estejacarbo ou glutenviciado. O excesso de alimentos se torna ainda mais perigosoassociado a uma vida sedentária.

Aomudar seu estilo de vida, você reformulará o modo como o cérebro percebe acomida, então poderá mudar a resistência à insulina e conseguir a perda de pesoduradoura e uma maior sensação de bem-estar.

Retiradodo sítio Glúten e Obesidade

Ginger ale: refrigerante caseiro de gengibre

$
0
0

O ginger ale, uma bebida tradicional nosEstados Unidos, é bastante refrescante. O ginger ale moderno tem doisantecessores: a cerveja de gengibre, fermentada e envazada em casa (uma bebidafermentada e borbulhante, algumas vezes alcoólica, mas na maioria das vezesnão); e a água degengibre, uma bebida não alcoólica preparada por fazendeiros ingleses duranteos longos e quentes dias de poda nos campos de feno.          

Algumas pessoas adoçam com açúcar comum, mas a melhor opção serãosempre os adoçantes naturais, como mel ou rapadura. O gosto ligeiramente azedoé dado pela lactofermentação, o que torna esta bebida um excelente probiótico,perfeito para regularizar o intestino e fortalecer o sistema imunológico.

Estabebida é extremamente refrescante, ideal para ser tomada em pequenasquantidades acompanhando refeições ou como um isotônico após atividadesfísicas. Para o verão, sirva bem gelado, puro ou diluído, com ou sem pedras degelo e eventualmente usando folhas de hortelã fresca para enfeitar.

Ingredientes

Trêsquartos de xícara de gengibre fresco, descascado e ralado ou cortado em pedaçosmuito pequenos
Meiaxícara de suco de limão fresco
Meiaxícara de rapadura ralada (ou mel ou melado)
Duascolheres de chá de sal marinho
Umquarto de xícara de soro de iogurte fermentado
Doislitros de água filtrada e em temperatura ambiente

Modo de preparo

Coloquetodos os ingredientes num pote alto com tampa e mexa muito bem. Tampee deixe em temperatura ambiente por dois (quando os dias estiverem muitoquentes) a três dias e depois transfira para a geladeira. Coe na hora deservir. Também pode ser servido diluído em água com gás.

Soro de iogurte fermentado

Umlitro de iogurte natural integral

Forreuma peneira grande com um pano de algodão bem fino e limpo (pode ser uma fraldade pano branca). Coloque-a sobre um recipiente de vidro. Despeje o iogurte napeneira. Tampe e deixe repousando por várias horas, em temperatura ambiente (deum dia para o outro). O soro escorrerá para o recipiente, ao passo que a partesólida permanecerá na peneira (futuro cream cheese).

Amarre,com um barbante, o pano de algodão onde se encontra a parte sólida, com cuidadopara não espremer (se quiser um cream cheese mais molhadinho pule esta etapa). Amarreeste saquinho com uma colher de pau no meio e pendure-a sobre uma jarra devidro, de modo que mais soro possa continuar pingando.

Quandoo saquinho parar de pingar, o queijo estará pronto. Armazene o soro em umfrasco com tampa bem firme e o cream cheese em um recipiente apropriado ecoberto. Mantenha ambos em geladeira. O cream cheese se conserva um mês emgeladeira. O soro se conserva seis meses em geladeira. O cream cheese fica maissaboroso quando temperado com azeite extravirgem e um pouco de sal marinho.


Uso da babosa nos cuidados diários

$
0
0

Seguemalguns usos da aloe vera (babosa) no dia a dia.

Clareamento dental

Váa um laboratório de prótese, peça para tirar um molde de sua arcada dentária eencomende um molde de silicone.

Coloqueo gel de babosa dentro do molde e fique quatro horas aproximadamente com o gelpuro em contato com os dentes e gengivas.

Emum período de 15 dias seus dentes estarão brilhando e branquinhos como se vocêtivesse ido ao dentista e gastado uma nota.


Pasta de dente à basede babosa

Osdentes ficam brilhantes e a gengiva com uma cor avermelhada e aquela sensaçãomaravilhosa de limpeza e bem-estar.

Como fazer

Corteum pedacinho pequeno da folha de babosa à noite e deixe o líquido amareloescorrer. No dia seguinte de manhã, raspe o gel com a colher e passe a escovanos dentes, fazendo a escovação. Faz uma espuminha bem agradável e não temamargo nenhum.

Useo gel como se fosse pasta dental. Molhe a escova no gel, escove normalmente osdentes e retire com água.

Esseprocesso também pode ser utilizado para dentes sensíveis e sangramento nasgengivas.

Colírio de babosa

Usa-secom ótimos resultados em tratamentos de catarata, glaucoma degenerativo,deslocamento de retina, cirurgia de córnea, calor ocular, entre outrosproblemas oculares.

Receita

10gotas de mel
20gotas de água destilada
1gota de limão
1gota de geleia real
1gota do suco de babosa

Estareceita está no livro Recupere e conserveseus olhos, de Mário Sanches.

Vocêpode aumentar a receita dez vezes e guardar na geladeira em vidro escura. Avalidade é de dois meses.


Babosa para hemorroidas

Corteuma folha de babosa suculenta, de preferência das mais velhas. Deixe escorrer aaloína por pelo menos doze horas. Limpe-a com um pano úmido. Corte dois dedosaproximadamente da folha – não é necessário retirar a casca, se preferir tiresomente de um lado, pois o outro sustenta o gel firme. Congele ou apenas gele.Depois de meia hora, descasque e use o gel. Pode-se usar duas ou três vezes aodia.

Lavebem as mãos ou use luvas de procedimentos. Introduza o pedaço de babosa noorifício anal. Não é necessário forçar a parte externa para dentro. A própriababosa incumbirá de devolver a saúde da sua hemorroida.

Obs.:Deve ser usada como supositório.

Procuremanter uma alimentação mais natural com verduras e frutas para facilitar otrânsito intestinal.

Tomaro gel da babosa com suco de frutas pela manhã pode ser um grande auxiliarcontra os problemas das hemorroidas.


Fonte:Caminho do Conhecimento (texto adaptado)

Tratamento natural de lúpus eritematoso sistêmico, artrite reumatoide e síndrome de Sjögren

$
0
0

Apresento aos leitores o processo de cura natural de Catarina, constante no blog Curas Secretas.

Durantedois anos e oito meses, Catarina foi paciente terminal de lúpus eritematoso sistêmico,artrite reumatoide e síndrome de Sjögren, a chamada doença mista do tecidoconjuntivo. Ela foi desenganada por 148 médicos reumatologistas, mestres eprofessores das maiores faculdades de São Paulo, Rio de Janeiro e Estados Unidos.Ficou na cadeira de rodas à beira da morte, tomando todos os remédios indicadospara os casos (cortisona, cloroquina, MTX, etc.). E só piorava. Tudo issosomado aos efeitos colaterais terríveis e irreversíveis destas drogas.

Elase tratou dois anos e meio com drogas pesadas, MTX, quimioterápicos, reuquinol,cortisona, anti-inflamatórios, pulsoterapia, e só piorava, tendo efeitoscolaterais terríveis, indo parar na cadeira de rodas, ficando quase cega,perdendo cabelo e dentes, chegando à beira da morte, permanecendo no oxigêniogrande parte do dia, pois já não conseguia respirar e recuperar seu fôlegosozinha. E só melhorou e se curou após iniciar o tratamento com a dietarestritiva e a retirada de todos os medicamentos, com acompanhamento de um médicocontra o uso indiscriminado de drogas.

Quandoela estava praticamente inválida, demonstrou vontade de seguir uma nova linhade tratamento, tentando nutrir seu corpo com uma alimentação mais adequada, como consumo de frutas, eliminação de gorduras saturadas e dos alimentosproibidos, chamados de pró-inflamatórios, que são fontes de energia para osprocessos inflamatórios no organismo.

Tratamento que Catarinafez

Primeira etapa: Dieta alimentar (dietaautoimune) eliminando radicalmente determinados grupos de alimentos.

Segunda etapa: Diminuição dos remédiosaté parar totalmente em três semanas (acompanhada pelo reumatologista e deacordo com seus exames).

Terceira etapa: Durante doze meses, lutoucontra a abstinência das drogas, tendo febre e dores, tomando banhos tépidosquando sua temperatura passava de 37,8 e seguindo a dieta, como faz até hoje. Nasarticulações, fez a terapia do sal, com a colocação de bolsas de sal nasarticulações e nos focos de dor, durante doze meses.

Quarta etapa: Mesmo com dores emuito debilitada, iniciou atividade física com fisioterapeutas (parte vitalpara o sucesso do tratamento e a saída definitiva da cadeira de rodas).

Ea doença dela desapareceu totalmente em um ano de tratamento. Foi muitodifícil, porem não impossível.

Aretirada de certos alimentos, somada à auto-hemoterapia, à suplementação e aoFAO, possibilitou a remoção de todas as drogas e o desaparecimento de todos ossintomas de Catarina. Ela levantou da cadeira de rodas após ter tido indicaçãode prótese de joelho e quadril. Hoje ela anda, corre, sobe e desce escadas, vaià praia, faz musculação na academia e seus exames de imagem dos ossosdemonstram 7% de ganho de massa óssea e uma normalidade total funcional.

Catarinafaz auto-hemoterapia, toma magnésio e faz uso de Ascaridil duas vezes porsemana.

Novaspesquisas demonstram que a possível causa real do lúpus sistêmico e da artritereumatoide é o vírus do herpes em algumas de suas onze variações. Porém, seisso for provado, o tratamento com imunosupressores seria totalmente contraindicadoe perigoso, uma vez que teoricamente tornaria o vírus sistêmico e mais forte noorganismo. Por outro lado, a indústria farmacêutica e os médicos perderiammuitos pacientes crônicos, e perderiam muito dinheiro, por esse motivodificilmente se provará de fato alguma coisa, mesmo com tantas evidênciasconcretas de artrites virais e lúpus like.


Dieta feita porCatarina

Produtosproibidos – alimentos com alta capacidade inflamatória, pró-inflamatórios

Margarinae derivados, amanteigados, doces, etc.
Leite,iogurte e qualquer coisa que leve leite e seus derivados, manteiga, queijo denenhum tipo, etc.
Trigoe seus derivados, pizza, bolos, pães, etc.
Milhoe seus derivados.
Óleoaquecido, qualquer alimento feito com óleo ou aquecido (saturado).
Nenhumtipo de óleo e tudo que leve óleo na receita.
Tomatee tudo que leve esse vegetal.
Ajinomoto– glutamato monossódico.
Açúcare tudo que leve açúcar.
Adoçantee tudo que leve adoçante, todos eles.
Carnevermelha e tudo que leve carne vermelha.
Batatainglesa e tudo que leve batata inglesa.
Mele qualquer coisa que leve mel.
Açafrão,beterraba, berinjela, pimentão.
Açúcarmascavo e melado são totalmente proibidos, só é permitido frutose, e commoderação.
Bebidasalcoólicas, tabagismo, cigarro, charuto, cigarrilhas, etc.
Amêndoas,amendoins e derivados.
Cana-de-açúcare todos os seus derivados, rapadura, açucar mascavo, etc.
Alimentosindustrializados: leite de soja em caixinha, suco em caixinha.

IMPORTANTE:Essa dieta, quando feita de forma errada ou parcialmente sem seriedade, nãosurte efeito, pois apenas uma bala fora da dieta destrói todo um trabalho de seismeses.

Ofeijão, arroz, macarrão de arroz, abobrinha, peixes, frango e todos osalimentos em sua preparação não podem em hipótese alguma conter uma gota deóleo sequer, e parece quase impossível cozinhar assim, mais se aprende com otempo.

Outracoisa que Catarina faz é evitar ficar mais de duas horas sem comer. Ela colocana geladeira várias frutas picadinhas em vários pratinhos, cenoura inteiralavada para comer crua, isso para ir comendo durante o dia. Toma vários sucosde frutas sem adoçar, tenta comer bastantes legumes, folhas e verduras cruas;na hora do almoço e jantar tem sempre que possível salada com cebola picadinhacrua, alho picadinho cru, folhas de manjericão, cebolinha, coentro, salsinha,espinafre, brócolis, agrião, etc.

Observação: Todos os alimentosque for possível comer orgânicos são melhores para a saúde. É proibido qualquerproduto industrializado, com corantes, acidulantes, estabilizantes,conservantes.

Alimentos sugeridospelo médico:frango, peixe, frutos do mar (feitos na chapa, secos, sem nenhuma gota de óleo,só com algumas gotas de água, para não torrar; a aparência e o sabor melhoramcom uma salpicada de sal, frutose e pó de urucum durante o cozimento), ovocaipira, cebola, alho, legumes, verduras, muitas frutas, castanhas, noz, azeiteextravirgem (sem aquecer, cru, não tem problema), frutas secas in natura, banana-passa,figo, ameixa, etc., leite de soja natural em pó, diluído em água ou suco, nuncaindustrializado, frutose no lugar do açúcar e do adoçante, arroz, feijão (feitossem nenhuma gota de óleo), água de coco, mandioca e seus derivados, batata-doce,aveia, pasta de soja natural, bolacha de arroz (é importante sempre conferirnos rótulos se não contém algo da lista produtos proibidos).

Todosos alimentos são permitidos, exceto os da lista produtos proibidos.

Elatoma dois litros de água pura por dia – mineral, sem cloro nem flúor.

Complementosalimentares que ela toma

1000miligramas de vitamina C pura, feita em farmácia de manipulação, sem corantesnem arginina, sendo dois comprimidos de 500 miligramas, um quinze minutos antesdo almoço e o outro quinze minutos antes do jantar.

1000miligramas de L-lisina, sendo dois comprimidos de 500 miligramas, um quinze minutosantes do almoço e o outro quinze minutos antes do jantar.

Glucosamina,condroitina, entre outros.

Umcomprimido de 1000 miligramas de ômega-3 junto com o almoço.

Umcomprimido de 1000 miligramas de ômega-3 junto com o jantar.

Suasaúde geral e a circulação sanguínea melhoraram muito com esse complemento.

Terapia do sal – uso tópico

Elacolocava um quilo de sal grosso em uma vasilha no forno bem quente por vinteminutos, retirava com uma luva térmica e fazia quatro embrulhos de 250 gramascada, usando panos de prato, de forma que ficasse quente, porém não machucasse,e colocava nas articulações que estavam inchadas ou doloridas. Ela fazia isso trêsvezes ao dia. E trazia grande alívio.

Linha do tempo

Elafoi diminuindo os remédios até parar totalmente em três semanas (acompanhadapelo reumatologista).

Emtrês semanas, as articulações estavam incrivelmente menos vermelhas edesinchadas, menos dores. Ela começou a conseguir se levantar breves períodosda cadeira de rodas, com menos dor.


Emum mês, iniciou hidroterapia duas vezes na semana (saúde delicada, dores decabeça, imunidade baixa, tinha febre às vezes e controlava com o mínimo deanalgésico possível e com banhos tépidos).

Emdois meses, iniciou hidroterapia três vezes na semana (com a saúde muitofrágil, desenvolveu catapora e tomou por 45 dias doses diárias de Aciclovir).

Emtrês meses, iniciou hidroterapia cinco vezes na semana (teve parotidite e tratoucom antibiótico).

Emseis meses, iniciou hidroginástica três vezes na semana (a imunidade melhorousignificativamente, não sentia mais dores articulares em repouso, só quandoforçava muito o membro).

Emsete meses de tratamento, começou a caminhar pequenas distâncias, de 100 a 200metros (melhora a cada dia).

Emoito meses de tratamento, iniciou hidroginástica cinco vezes na semana.

Emum ano, iniciou musculação terapia, só o movimento sem peso.

Passoua andar distância de até 1 km, que era a distância de nossa casa até aacademia, sem cadeira de rodas nem muletas.

Emum ano e dois meses, passou a adicionar carga gradativa de peso.

Emum ano e meio, teve 8% de ganho de massa óssea e muito ganho de massa muscular.Passou a andar longas distâncias, de 3 a 4 km, sem dores, todos os dias. Já sesentia curada, mas tínhamos medo de dizer essa palavra (a imunidade estavaótima, sem dores, bastante disposição, sem tomar sequer um remédio, apenasseguindo a dieta e tomando os complementos alimentares).

Emdois anos, já podia descer e subir escadas. Passou a quebrar a dieta uma vez, acada 30 dias, em uma das refeições, almoço ou jantar. Estava sempre bem, masquando resolvia quebrar a dieta mais do que uma vez no mês, passava muito mal.Na mesma semana surgia de tudo, dor de cabeça, febre, dores articulares. Ela retomavaa dieta e tudo voltava ao normal.

Emdois anos e meio, só quebra a dieta de três a quatro vezes por anos,aniversário de parentes próximos, Natal e ano-novo, em uma das refeições,almoço ou jantar.

Cincoanos depois, corre, sobe e desce escadas, anda à vontade, faz academia comcarga normal, não tem febre, não tem dores nas articulações e todos os sintomasda doença foram extintos. Contudo, ela continua na dieta restritiva e comcomplementação alimentar somada à auto-hemoterapia, 10ml de cinco em cincodias. Não toma cortisona, cloroquina, reuquinol, quimioterápicos e nenhum tipode droga.

Fonte:Curas Secretas (texto adaptado)

Dez motivos para usar a babosa

$
0
0

Ouso da babosa poderá lhe trazer um novo ânimo para viver a vida, reforçandotodas as suas defesas imunológicas e dando novo vigor ao seu corpo.

Vejaalguns motivos para usar a babosa:

1.Contribui para a saúde e a higiene da sua boca. Tomar o gel diariamenteassegura e permite a manutenção da saúde, fornecendo ao organismo de formanatural estes aminoácidos essenciais.

Umaanálise da planta de aloe vera demonstrou que nenhuma outra planta conhecidaconsegue duplicar da mesma forma estes aminoácidos essenciais.

2.O gel da babosa inclui vitaminas A, B1, B2, B6, B12, C e E, ácido fólico eniacina. O corpo humano simplesmente não consegue armazenar algumas destasvitaminas. Por esse motivo, é necessária uma suplementação regular através daalimentação. A melhor forma de conseguir isso é beber uma dose diária do gel dealoe vera, construindo de forma natural um sistema de defesa do organismocontra os radicais livres causadores do envelhecimento precoce.

3.Ajuda a regular o peso e os níveis de energia, pois auxilia a libertação detoxinas. O gel da aloe vera apresenta na sua composição 12 substâncias naturaisque mostraram melhorar a flexibilidade muscular e o bom funcionamento dasarticulações. A babosa ajuda na manutenção das articulações e na mobilidademuscular.

4.A babosa fornece um vasto leque de materiais para a construção e manutenção deuma pele saudável. A pele renova-se a cada 21 a 28 dias. Utilizando osnutrientes do Aloe Vera, a pele poderá combater de uma forma eficaz os efeitosdo envelhecimento precoce. Uma dose diária de gel de aloe vera pode serexatamente o que a sua pele necessita.

5.Mantém a elasticidade da pele e os níveis saudáveis de colágeno. Fibroblastossão células que podemos encontrar na pele, que produzem fibras como o colágenoe a elastina. Estas fibras estruturam a pele, dando-lhe um aspecto maissaudável. Quanto mais tiver, mais nova a sua pele permanecerá.

Aaloe vera estimula os fibroblastos a reproduzirem-se mais rapidamente, produzindo-seassim maior quantidade de fibras, e ajuda a capacidade regeneradora da pele.

6.Contribui para a ingestão da dose diária recomendada de sais minerais (cálcio,sódio, ferro, potássio, magnésio, cromo, manganês). Todos sabemos que paramanter o bem-estar e a saúde é necessário que o organismo reponha os níveis deminerais, o que é conseguido pela ingestão de alimentos que fazem parte danossa dieta.

Beberaloe vera é uma forma saudável e natural de fornecer minerais ao organismo.

7.A babosa estimula o funcionamento intestinal, tem um efeito maravilhoso naestimulação do funcionamento intestinal, melhora o trânsito intestinal e aliviaos incômodos associados ao funcionamento do intestino.

8.As propriedades anti-inflamatórias atuam reduzindo a inflamação sem potencializarefeitos secundários. A babosa tem uma ação similar à dos esteróides, como acortisona, porém sem os efeitos nocivos que esta provoca. Por esta razão, pode serutilizada em todos os transtornos inflamatórios, como a bursite, artrite oupicadas de inseto.

9.O consumo diário da babosa permite a ingestão de aminoácidos, essenciais ao bomfuncionamento do organismo. Fornece um apoio de forma natural ao sistemaimunológico.

Onosso sistema imunológico funciona sem parar, protegendo o nosso organismo. A aloevera, com suas propriedades naturais, dá ao organismo as reservas necessáriaspara ele utilizar de acordo com as suas necessidades.

10.Ajuda a atenuar o ardor e acelera a cicatrização da pele em caso dequeimaduras. Como a babosa contém alta quantidade de cálcio e potássio, elaprovoca a formação de uma rede de fibras que retém os eritrócitos do sangue,ajudando assim a coagulação e a cicatrização necessária.

Ocálcio é um elemento muito importante para o bom funcionamento do sistemanervoso e para a ação muscular, sendo um grande catalisador em todo o processode cicatrização.

“Quatrosão os alimentos que são indispensáveis para o bem-estar do homem: O trigo, auva, a oliva e a aloe vera. O primeiro alimenta, o segundo levanta seu ânimo, oterceiro o coloca em harmonia e o quarto o cura.” – Cristóvão Colombo(1451-1506)

“Arazão principal do fracasso da medicina moderna está no fato de ela se ocupardos defeitos e não das causas.” – Dr. Edward Bach (1886-1936)

Edição:Antônio Ventura – Medicina Natural

Tratamento natural da osteoporose

$
0
0

Nossoesqueleto está sempre remodelado pela perda de 300 a 700 mg de cálcio por dia.Repor esse cálcio através da alimentação é fácil, fazer os ossos assimilaremdepende de vários fatores, entre eles vitamina D, sol, exercícios, fósforo,magnésio e estrogênio. E na mulher é por causa da falta de estrogênio que elatem a osteoporose, cuja massa óssea já não é muito densa e tem menos estrogênioem circulação.

Estudosrevelam que 50% da massa óssea da mulher são perdidos antes da menopausa.

Perde-secálcio por ansiedade, estresse, depressão, falta de exercícios, diarreia,disfunção da tireoide, falta de sol, excesso de proteína, gordura, sal, açúcar,fibras suplementares e ácido oxálico na comida, deficiência de ácidohidroclorídrico, ingestão habitual de álcool e cafeína, uso de antiácidos, tetraciclina,heparina, laxativos, diuréticos, anticonvulsivantes, aspirina e cortisona.

Consumode refrigerantes, carnes conservadas, queijos fortes, molhos industrializados,pães e massas de farinha branca também atrapalha, já que nos faz absorver muitofósforo, mineral que inibe a absorção do cálcio se estiver em maior proporção.A lactose (açúcar lácteo) tem um papel decisivo na assimilação do cálcio doleite. Pessoas alérgicas ou que não digerem a lactose aproveitarão poucocálcio, ainda que seu consumo de leite e laticínios seja grande.

Naosteoporose, tudo depende de duas coisas: a densidade óssea inicial e avelocidade com que se vai perdendo o cálcio. Ambas podem ser modificadas peloestilo de vida.

Oorganismo gasta muito cálcio para metabolizar a proteína, eliminando muito cálciopela urina. E nada a ver com a redução de estrogênio.

Exercíciosfísicos são a grande chave, aumentando até 30% da densidade óssea. Se não usamosos ossos, eles atrofiam. Por isso devemos fazer exercícios que estimulem oalongamento dos músculos, como andar, correr, dançar, bicicleta.

Nadarnão conta, porque a água não oferece resistência que os músculos e ossos possamenfrentar.

Osol, meia hora por dia para peles claras, as mais escuras o dobro do tempo. Aabsorção do cálcio é pelos intestinos.

VitaminaD: gema de ovo e sol.

Hávárias as fontes de cálcio, entre elas agrião, folhas de batata-doce, caruru,bredo, melado, espinafre, folhas de nabo, couve-chinesa e pó de casca de ovo –comer uma colher de café por dia na sopa, no feijão. Para fazer, deixe a cascado ovo de molho no limão para desmanchar a estrutura microscópica que prende ocálcio. Depois seque ao sol e liquidifique. Uma casca de ovo contém 2.400 mg decálcio e uma xícara de agrião cozido, 300 mg, enquanto um copo de leite contém290 mg.

Textode Sonia Hirsch, jornalista e escritora

Silimarina e sua proteção ao fígado

$
0
0

Silybummarianum (cardo-mariano ou cardo-leitoso) é a resposta da natureza aobombardeio constante das substâncias tóxicas ao nosso organismo devido à vidamoderna. Ela contém uma mistura de três flavonolignanas que juntas são chamadasde silimarina. A concentração de silimarina é mais alta no fruto, mas também éencontrada nas sementes e folhas.

Oefeito da silimarina na prevenção da destruição do fígado e na ampliação de suafunção relaciona-se grandemente com sua capacidade de inibir os fatoresresponsáveis pelo dano hepático, isto é, radicais livres e leucotrienos,acoplados com uma habilidade de estimular a síntese de proteína hepática(talvez o efeito mais interessante dos componentes do silibo sobre o fígado). Oresultado é um aumento na produção de novas células hepáticas para substituiras danificadas. Isso demonstra que a silimarina exerce um efeito protetor erestaurador sobre o fígado.

Ação antioxidante

Asilimarina impede o dano dos radicais livres, atuando como antioxidante, e émuitas vezes mais potente na atividade antioxidante do que a vitamina E. Asilimarina impede a depleção de glutationa (GSH) induzida pelo álcool e outrastoxinas hepáticas e aumenta GSH basal do fígado. Isso é extremamente útilquando a exposição a substâncias tóxicas é alta, devido ao papel vital daglutationa nas reações de desintoxicação.

NaEuropa o cardo-mariano é um medicamento fitoterápico popular confirmado porprovas científicas sólidas de como é possível evitar e reparar os danos aofígado, regenerando as suas células e grandes áreas do tecido hepático. Grandeparte das pesquisas tem sido feita na Alemanha, onde a planta tem apoio dogoverno como tratamento complementar de inflamações hepáticas crônicas ecirrose.

O que é ocardo-mariano?

Ocardo-mariano é uma praga, um cardo coberto por uma floresta arroxeada eespinhosa, e suas sementes são repletas de grandes benefícios farmacológicospara o fígado.

Nadécada de 1970, pesquisadores alemães da Universidade de Munique confirmaram alonga reputação do cardo-mariano como medicamento popular para o fígado aoidentificar os agentes farmacológicos protetores do fígado nas suas sementes ounos frutos de sua flor, e até mesmo detalhar a sua forma de ação contra astoxinas conhecidas como mais letais ao fígado.

Maisde duzentos estudos experimentais e clínicos revelam que o cardo-mariano é umaterapia eficaz para várias hepatopatias, inclusive fígado gorduroso, bastantecomum até em consumidores moderados de álcool – hepatite aguda e crônica, danosprovocados por medicamentos e exposição a substâncias químicas tóxicas e, atémesmo, cirrose avançada, geralmente irreversível e para a qual poucosmedicamentos farmacêuticos conseguem algum resultado, além de casos deinflamação do duto biliar.

Como funciona?

Oscomponentes ativos do cardo-mariano são um complexo de bioflavonoidesantioxidantes, que são conhecidos como silimarina. Esse complexo antioxidanteúnico exerce o seu poder curativo ao evitar danos às células hepáticassaudáveis e, simultaneamente, ao estimular a regeneração daquelas células jáprejudicadas, de acordo com amplas pesquisas realizadas.

Especificamente,a silimarina monta guarda nos sítios receptores externos das células, impedindoque as toxinas quebrem as membranas celulares adiposas e penetrem nas células.Ela também neutraliza as substâncias tóxicas que conseguem penetrar nascélulas.

Ademais,ela tem a capacidade única de estimular a síntese de proteína nas células dofígado pelo aumento da atividade genética (DNA e RNA). Isso, na verdade, ajudaa regenerar as células danificadas. O cardo-mariano também aumenta as outrasdefesas antioxidantes nas células hepáticas para neutralizar os invasorestóxicos. Por exemplo, um dos antioxidantes mais potentes do corpo humano é umasubstância altamente desintoxicante do sangue – a glutationa. Em seres humanossaudáveis, a silimarina aumentou as concentrações de glutationa no sangue em35%.

Ocardo-mariano também aumenta a ação de outro antioxidante potente, o superóxidodismutase, nas células daquelas pessoas que tenham hepatopatias. É interessanteobservar que esse antioxidante parece ter sido feito especialmente paracombater o tipo de radical livre prejudicial gerado pelo álcool no fígado.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)
Viewing all 1525 articles
Browse latest View live