O alimento que ingerimos, sua origem, a forma como nos alimentamos, os horários, atemperatura, a estação do ano e o estado físico e emocional em que nosencontramos no momento em que fazemos nossas refeições são alguns dos fatoresque influenciam em como esse alimento será processado e absorvido por nossoorganismo.
Sesomos o que ingerimos, talvez esteja na hora de darmos mais atenção às nossasrefeições diárias e tentar transformar estes simples instantes em momentos decomunhão e plena atenção. Nossa digestão e a qualidade do processamento dosalimentos feito pelo nosso corpo dependem muito de como está nossa mente,sentimentos, pensamentos e vibrações. Já ouviu falar que não devemos comerquando estamos com raiva ou irritados? Pois bem, eu diria que, para nãomorrermos de fome, devemos a todo tempo observar nosso estado mental e tentarelevá-lo sempre que necessário.
Cardápio dos doshas
PITTA
Deveenfatizar a rotina em relação ao horário do almoço. Pitta tende a sentir fomepor volta do meio dia, e negligenciar essa necessidade pode desequilibrá-lo.São favoráveis os sabores doce, amargo e adstringente. Também uma dieta queseja fria (refrescante), levemente seca e um pouco pesada. Os alimentos devem serfrescos, crus ou semicrus, podendo diminuir os estimulantes. Deve beber batantelíquido, sucos verdes ou de uva, maçã, etc.
VATA
Precisaestabelecer em sua vida uma rotina diária, que acalme e que seja regular. Issoimplica hábitos como levantar no mesmo horário, dormir cedo, não fazerexercícios extenuantes. Comer em horários regulares, de preferência de três em trêshoras, sem exgerar nas quantidades para evitar problemas de má digestão. Nadieta, deve priorizar os sabores doce, ácido e salgado, o picante pode serusado em pequena quantidade. Dar preferência a alimentos quentes, pesados,umedecidos e nutritivos.
KAPHA
Tendea um metabolismo mais lento, de modo que ele deve aquecer e estimular o sistemadigestivo. Deve aumentar a quantidade de alimentos mais quentes, mais leves emenos oleosos e reduzir os alimentos mais frios e pesados. São favoráveis ossabores picantes, amargos e adstringentes. A pessoa do tipo kapha não devecomer demais; além disso, deve ingerir ervas e especiarias que ajudem nadigestão, na eliminação de muco e toxinas, e que sejam diuréticas, comocavalinha, erva-doce, gengibre, hortelã e canela.
Antídotos alimentares
Naculinária ayurveda utilizamos as especiarias para combater os possíveis efeitosnegativos que certos alimentos nos causam. Dependendo do nosso dosha original,ou mesmo dos desequilíbrios que estamos atravessando, nosso organismo reage deformas distintas a determinados alimentos.
Asespeciarias, além de ajudar na formação de enzimas digestivas, facilitando apassagem do alimento pelo trato intestinal, também trabalham positivamente naprevenção de doenças, por terem propriedades antioxidantes.
Alimentos, efeitos negativose antídotos
Queijo – aumenta o muco e causa congestão.Antídotos: pimenta-do-reino e pimenta-malagueta.
Ovo– aumenta pitta. Antídotos: salsa e açafrão.
Sorvete– aumenta o muco e causa congestão. Antídotos: cravo e cardamomo.
Coalhada– aumenta o muco e causa congestão. Antídotos: coentro e cardamomo.
Iogurte– aumenta o muco e causa congestão. Antídotos: cominho, gengibre e cardamomo.
Peixe – aumenta pitta. Antídotos: coco, limão, limae açafrão.
Carnevermelha – é pesada para a digestão. Antídotos: pimenta-malagueta,chilli e cravo.
Aveia – aumenta kapha. Antídotos: açafrão, mostardae cominho.
Arroz – aumenta kapha (digestão difícil) e a gordura.Antídotos: cravo e pimenta em grão.
Trigo – aumenta kapha (digestão difícil) e agordura. Antídoto: gengibre.
Legumes– provocam gases e distensão. Antídotos: alho,pimenta-do-reino, pimenta-malagueta, gengibre e sal.
Batata – produz gases. Antídoto: ghee compimenta em grão.
Tomate– aumenta kapha (digestão difícil). Antídotos: lima e cominho.
Abacate– aumenta kapha (digestão difícil). Antídotos: açafrão, limão, alho e pimenta-do-reino.
Banana – aumenta pitta e kapha. Antídoto: cardamomo.
Frutassecas – agravam vata. Antídoto: embeberem água.
Nozes – produzem gases e aumentam pitta.Antídoto: embebidas de véspera e cozidas em óleo de gergelim.
Álcool – estimulante e depressivo. Antídoto: mastigar umquarto de colher de chá de sementes de cominho ou meia de sementes de cardamomo.
Chápreto – estimulante e depressivo.Antídoto: gengibre.
Cafeína– estimulante e depressiva. Antídoto: noz-moscada em pó com cardamomo.
Repolho– produz gases. Antídoto: preparo com óleo de girassol e açafrão.
Alho– aumenta pitta. Antídoto: cocogrelhado e limão.
Alface – produz gases. Antídoto: óleo deoliva com limão.
Chocolate– estimulante. Antídotos: cardamomo e cominho.
Doces – aumentam muco e causam congestão.Antídoto: gengibre em pó.
Tabaco– estimulante e aumenta pitta. Antídotos: gotu kola e cálamo.
Fonte:Anandamargabh