Quantcast
Channel: Cura pela Natureza.com.br
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525

Gordura trans e gordura hidrogenada

$
0
0


ASociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) nos ensina: desconfie dos alimentossequinhos, aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse“milagre" chama-se gordura hidrogenada e, ao contrário do que pensa amaioria, faz muito mal à saúde do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela"plastifica" os vasos, levando a infartos e derrames.

Osácidos graxos trans (ou gordura trans) são um tipo de gordura formada porprocesso de hidrogenação natural ou industrial.

Ahidrogenação natural ocorre em animais ruminantes, assim existem pequenasquantidades desses ácidos graxos em leite e carnes. Já a hidrogenaçãoindustrial é um processo em que os óleos vegetais líquidos são transformados emgordura sólida em temperatura ambiente. É dessa hidrogenação industrial queprovém grande parte dos ácidos graxos trans consumidos diariamente.

Asgorduras vegetais hidrogenadas foram criadas para substituir as gordurasanimais (ricas em ácidos graxos saturados). São usadas na indústria alimentíciapara melhorar a consistência, o sabor e a durabilidade dos alimentos.

Durantemuito tempo achava-se que as gorduras trans eram melhores para a saúde, já queeram produzidas a partir de óleos vegetais. Porém, no início da década de 90,quando começaram a surgir os estudos sobre essas gorduras, verificou-se queelas são piores que as gorduras saturadas. De lá para cá essa teoria só seconfirmou.

Osestudos sugerem que o consumo de ácidos graxos trans tem sido associado aoaumento do LDL (o “mau colesterol”) e à redução do HDL (o “bom colesterol”).

Háevidências de que dietas ricas em ácidos graxos trans podem elevar também asconcentrações plasmáticas de triglicérides.

Resumindo:ácidos graxos trans fazem mal ao coração.

AOrganização Mundial da Saúde recomenda que o consumo máximo deste tipo degordura não ultrapasse dois gramas por dia.

Conscientedo mal que esse tipo de gordura faz ao coração, a SBC não certifica alimentosque contenham gordura trans ou gordura vegetal hidrogenada.

Asgorduras trans são extremamente prejudiciais para o coração e até hoje não seencontrou nenhum benefício dessa gordura para a saúde. Evitar seu consumo é umgrande passo para preservar a saúde.

E o glúten?

Vocêjá se perguntou o que é esse tal de glúten e por que os pacotes possuem esteaviso em destaque perto das informações nutricionais?

Glútennada mais é que uma proteína encontrada no trigo, cevada, aveia, malte ecenteio. Como esses cereais são ingredientes de vários alimentos, é fácilconstatar que vivemos cercados de glúten.

Mas,embora essa substância seja natural, algumas pessoas têm alergia a ela. São osportadores de doença celíaca.

Nosdoentes celíacos, o consumo da proteína pode levar a complicações graves. Essaspessoas não conseguem digeri-la.

Oglúten altera as vilosidades do intestino delgado, parte do corpo responsávelpela absorção dos alimentos que consumimos. As vilosidades diminuem de tamanho,tornando-se achatadas. Com isso, diminui a possibilidade de absorção denutrientes.

Seo doente celíaco abusa do consumo de glúten, o intestino fica plano e nãoabsorve os nutrientes. Isso causa desnutrição e, em casos graves, pode levar àmorte.

Celíacaé doença genética e identificada geralmente nos primeiros anos de vida, quandocomeça a introdução de papinhas, sopas e biscoitos, combinações perigosas quepodem levar a diarreia crônica, gases, distensão abdominal, emagrecimento efalta de apetite.

Apessoa tem que abolir o glúten de sua alimentação. Se não for feita a dietaadequada, ela pode desenvolver futuramente câncer do intestino, anemia,osteoporose, assim como ter abortos de repetição e ficar estéril.

Porém,mesmo que não desenvolveu a doença celíaca, a exposição permanente à proteínapode provocar intolerância.

Expor-seem excesso a qualquer tipo de alimento pode levar ao desenvolvimento deintolerância a ele. O segredo de qualquer alimentação saudável é não repetir.Os sintomas são fáceis de ser notados, mas geralmente as pessoas não osassociam aos distúrbios alimentares nem intestinais por pura falta deconhecimento.

Éimportante que as pessoas fiquem atentas a azia, gases, distensão abdominal,prisão de ventre e/ou fezes despedaçadas e disformes, dor articular, fadiga, dorde cabeça e cansaço excessivo.

Épreciso ficar alerta a esses problemas e prestar atenção ao tipo de alimentaçãoadotada.

Fonte:Aloe Vita (texto adaptado)

Viewing all articles
Browse latest Browse all 1525